Jornal das 12h, edição de 19 de Setembro 2022

REDACÇÃO MFM

J12H00 19SET2022

ABÍLIO CÂNDIDO

 

MANCHETES

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE MINISTROS RECONDUZIDOS AO NOVO EXECUTIVO PERTENCEM A EQUIPA QUE CONSIDERA VENCEDORA;

DEPUTADOS A ASSEMBLEIA NACIONAL COMEÇAM A PARTIR DE HOJE A SEREM CAPACITADOS EM MATÉRIA DE ACTIVIDADE PARLAMENTAR;

JOVEM DE 16 ANOS MORRE CARBONIZADO APÓS TENTAR ASSALTAR RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CACUACO EM LUANDA;

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM ANGOLA VAI SUBIR PARA 1,18 MILHÕES DE BARRIS/DIA. PREVISÃO É DA CONSULTORA OXFORD ECONOMICS ÁFRICA;

JINGLE MIX

Jornal da tarde da MFM, segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE NOTÍCIAS

Trabalhar mais e comunicar melhor, foi o pedido do Presidente da República, João Lourenço, que conferiu posse esta manhã do Palácio Presidencial, em Luanda, aos novos auxiliares do titular do poder executivo.

Este é o Governo que vai, nos próximos cinco anos, gerir o país sob orientação de João Lourenço, que quando tomou posse na última quinta-feira, reforçou a urgência em realizar e concluir várias tarefas, prometidas antes das Eleições de 24 de Agosto, e com vitória do MPLA e o seu candidato.

João Lourenço, pediu aos empossados, que desenvolvam as suas tarefas com rigor e humildades, realçado que aqueles que foram reconduzidos aos seus antigos cargos, pertencem a uma equipa que considera de vencedora.

JOÃO LOURENÇO 1 12H00

E aos governadores das 18 províncias do País, que hoje também tomaram posse, o Presidente da República, João Lourenço, pediu aos responsáveis provinciais, a concluírem com os projectos traçados nos últimos cinco anos, sobretudo, tornar cada dia mais exequíveis com o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

JOÃO LOURENÇO 2 12H00

E o economista, Carlos Rosado de Carvalho, faz uma percepção da constituição do novo executivo e a suas alterações em alguns departamentos ministeriais.

CARLOS ROSADO 12H00

Economista, Carlos Rosado de Carvalho e a tomada de posse dos auxiliares do titular do poder executivo esta manhã em Luanda no Palácio Presidencial.

PONTO LONGO

Começa nesta segunda-feira, 19 de Setembro, o Seminário de Iniciação dos deputados da V Legislatura da Assembleia nacional.

Os 220 deputados vão ser capacitados em matéria de actividade parlamentar.

Com início para às 14 horas de hoje, vai proceder o discurso de abertura a Presidente da Assembleia nacional, Carolina Cerqueira.

CAROLINA CERQUEIRA 12H00

PONTO

Quatro mortos, 19 feridos, são vítimas de 21 acidentes de viação e danos materiais avaliados em mais de 19 milhões de kwanzas ocorridos, nas principais entradas de Luanda.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia nacional, Nestor Goubel, prestou esta informação na manhã desta segunda-feira.

NESTOR GOUBEL 1 1200

E um cidadão de 16 anos de idade morreu carbonizado neste domingo no bairro paraíso, município de Cacuaco em Luanda. De acordo com a Polícia Nacional, o jovem foi morto, quando tentava assaltar uma residência.

O porta-voz da corporação na capital do país, superintendente, Nestor Goubel, disse, que um dos autores que cometeu o crime qualificado, já se encontra detido.

NESTOR GOUBEL 2 12H00

PONTO

A Consultora Oxford Economic Africa prevê que a produção de petróleo, em Angola, suba 4,4% para 1,18 milhões de barris diários, depois de ter crescido 3,8% de Janeiro à Agosto.

Num comentário ao petróleo em Angola, os analistas da consultora escrevem que a produção de petróleo no nosso país continua melhor este ano, em linha com as suas projecções.

Ainda de acordo com a consultora, a produção cresceu 3,8% para 1,17 milhões de barris por dia, de Janeiro à Agosto, face ao mesmo período do ano passado, e a perspectiva de curto prazo é optimista, com uma previsão de aumento da produção de 1,13 milhões de barris por dia, em 2021, para 1,18 milhões este ano.

A consultora sublinha, também, que as receitas do petróleo, que está actualmente 40% mais caro do que a mesma altura do ano passado, subiram mais de 72% nos primeiros oito meses deste ano, face ao período homólogo e antevê novos projectos em breve no país.

Os analistas apontam que a perspectiva de curto prazo, para aprodução de petróleo em Angola, é optimista, graças aos novos projectos; a fase 2 do projecto Zinia, da Total Energies, e o projecto Cuida, da italiana ENI, cuja produção começou em Maio e Agosto de 2021, respectivamente, para além dos projectos Cabaça Norte e Ndungu.

PONTO

O Conselho de Administração da TCUL lamenta informar com profunda dor e tristeza o acidente de viação ocorrido na passada quarta-feira na zona da Mutamba, envolvendo um autocarro da TCUL embateu contra dois obstáculos. Pelas imagens postas a circular nas redes sociais e nos meios de comunicação o autocarro parecia desgovernado e provavelmente com falhas nos travões originando o atropelamento de duas cidadãs, com as idades compreendidas entre os 21 e 25 anos de idade.

Informamos que tão logo à Direcção da TCUL e os efectivos da Polícia Nacional, tomaram conhecimento do infausto acontecimento, às vítimas foram de imediato transportadas para o hospital mais próximo, o Josina Marchel, para os devidos cuidados médicos. Devido à gravidade dos ferimentos, a Sra. Daniela Kidimueno, veio falecer no mesmo dia.

Em função do triste acontecimento, o Conselho de Administração mandou instaurar um inquérito para apurar as reais causas do acidente. Entretanto, informa que a vítima, Luísa Albertina Dôngua, já recebeu alta hospitalar e se encontra junto da sua família.

O Conselho de Administração, desde a primeira hora vem acompanhando de perto a situação e prestando todo apoio ás famílias e se responsabilizará com todas as despesas para a realização das exéquias fúnebres e do tratamento médico e medicamentoso da Sra. Luísa Dôngua.

O Conselho de Administração e o colectivo de trabalhadores da TCUL, endereça os seus mais profundos sentimentos de pesar e de consternação à família enlutada.

DESPORTO

Primeiro De Agosto e Petro de Luanda confirmaram o favoritismo e garantiram presença na última eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos campeões, onde os Militares vão defrontar o Simba da Tanzânia e os tricolores defrontam o Cape Town da África do Sul.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO-DIRECTO

INTERNACIONAL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse numa entrevista transmitida no domingo que as tropas norte-americanas defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa.

Questionado no programa “60 Minutos” da CBS se “os americanos defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa”, o líder dos EUA respondeu: “Sim, se de facto ocorresse um ataque sem precedentes”.

O presidente dos EUA fez questão de sublinhar que não estava a “encorajar” a ilha a declarar a independência. “A decisão é deles”, afirmou.

A China considera Taiwan, com uma população de cerca de 23 milhões de habitantes, como uma das suas províncias, que ainda não conseguiu reunificar com o resto do seu território desde o fim da guerra civil chinesa (1949).

Em sete décadas, o exército comunista nunca conseguiu conquistar a ilha, que permaneceu sob o controlo da República da China – o regime que em tempos governou a China continental e agora apenas governa Taiwan.

Joe Biden já tinha irritado Pequim ao dizer no final de maio que os EUA iriam intervir militarmente em apoio a Taiwan no caso de uma invasão da China comunista.

Data de Emissão: 19-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados