Jornal das 12h, edição de 19 de Janeiro de 2023
POLÍCIA JUDICIÁRIA PORTUGUESA FAZ BUSCAS AO BANCO EUROBIC A PEDIDO DE AUTORIDADES ANGOLANAS NO CASO ISABEL DOS SANTOS – JURISTA ABRE INTERROGAÇÕES A VOLTA DO PRAZO DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL.
-.-
REUNIÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA ENTRE SINPROF E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PODE DITAR OU NÃO GREVE GERAL NO SECTOR.
-.-
CRÉDITO BANCARIO EM ANGOLA … SO COM INFORMAÇAO AO BNA, ANUNCIA INSTRUTIVO DO BANCO CENTRAL.
-.-
O MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIZ NÃO TER CONHECIMENTO DE NENHUM CASO CONCRETO DE PERSEGUIÇÃO A JORNALISTAS NO PAÍS.
-.-
CONSELHO ANACIONAL DA JUVENTUDE VAI DEIXAR DE RECEBER DINHEIRO DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO
INTERNACIONAL
DERROTA DA RÚSSIA “PODE PROVOCAR GUERRA NUCLEAR” DIZ – DMITRI MEDVEDEV
PONTO MIX
Jornal da tarde na MFM 19 de novembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão de Edmundo Simões, edita e apresenta as notícias o de Tony Fancy.
PONTO AS NOTÍCIAS
A Procuradoria-Geral da República portuguesa confirmou esta quarta-feira buscas do Ministério Público a empresas de consultadoria e a uma entidade bancária, a pedido das autoridades angolanas.
Segundo informações recolhidas pela Visão, estas diligências foram realizadas a pedido das autoridades angolanas no âmbito da investigação a Isabel dos Santos, empresária que, apesar do mandado internacional de captura emitido pela Interpol, continua a partilhar nas redes sociais a sua vida quotidiana no Dubai.
A Visão adianta que a carta rogatória enviada pela Procuradoria-Geral da República angolana para a congénere portuguesa solicitava a apreensão de documentos nas duas consultoras, entidades que, segundo a investigação angolana, apenas terão servido para o desvio de dinheiro da Sonangol.
O Comentarista e também jurista, Joaquim Jaime, considerou que as buscas feitas em Portugal no Banco BIC – EUROPA, pela PGR Portuguesa, surgem no âmbito da cooperação existente entre os dois países.
JOAQUIM JAIME – 1- J012H19012023
Joaquim Jaime, levantou algumas interrogações a volta destas bucas no que toca o prazo de instrução processual.
JOAQUIM JAIME – 2 – J012H19012023
Polícia Judiciária portuguesa faz buscas ao banco EURO-BIC a pedido de autoridades angolanas no caso Isabel dos Santos – jurista abre interrogações a volta do prazo de instrução processual.
PONTO
Depois do último encontro do dia 16 do corrente mês, entre o SINPROF, o Ministério da Educação e outros departamentos ministeriais não ter produzido avanços nas negociações, os professores continuam com a actividade laboral desde a suspensão da segunda fase da greve no sector.
O Secretario Geral do SINPROF, Ademar Jinguma, contou a MFM, os motivos que levaram a suspensão das negociações com o Órgão de Tutela.
ADEMAR JINGUMA – J012H19012023
O Sindicalista, garantiu que a pedido do Ministério da Educação o próximo encontro será, na segunda-feira 23 e caso as questões fraturantes não forem tidas em conta, serão tomadas decisões com os filiados que podem terminar com mais uma paralisação.
ADEMAR JINGUMA – 2 – J012H19012023
Reunião da Próxima segunda-feira entre SINPROF e Ministério da Educação pode ditar ou não greve geral no Ministério da Educação.
PONTO
A provedora de Justiça, Florbela Araújo, defendeu, esta quarta-feira, a necessidade do reforço permanente da cooperação institucional com a Assembleia Nacional e o contacto com os deputados, como forma de atender as preocupações dos cidadãos.
Florbela Araújo falava durante um encontro de trabalho que manteve com presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, com quem abordou questões ligadas à defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
FLORBELA ARAÚJO – J012H19012023
Florbela Araújo referiu que a falta de instalações próprias do provedor de Justiça, o alargamento do quadro de pessoal e a alteração pontual da Lei da Provedoria de Justiça e a Lei Orgânica do Estatuto do Provedor de Justiça constituem as maiores preocupações relacionadas com o sector.
Por seu turno, Carolina Cerqueira referiu que acolheu as questões apresentadas e assegurou submetê-las aos órgãos competentes, aludindo que a provedoria de Justiça deverá colaborar com a 10.ª Comissão dos Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos da Assembleia Nacional, no quadro do reforço da cooperação institucional.
PONTO ECONOMICO
Os bancos angolanos estão agora obrigados a remeter ao Banco Nacional de Angola as informações sobre os pedidos de concessão de crédito, independentemente da sua natureza.
As Instituições Financeiras Bancárias devem reportar as informações sobre os pedidos de crédito, através da Central de Informação e Risco de Crédito (CIRC), semanalmente, até às 08h:30 min de segunda-feira da semana seguinte”, determina a Directiva N. º 01/2023 do Gabinete de Acompanhamento de Crédito do BNA.
Na análise Carlos Rosado de Carvalho disse esta manhã que esta medida vem regrar o mercado.
CARLOS ROSADO 1
O BNA alerta que as acções das instituições financeiras bancárias que contrariamente a esta diretiva “constituem contravenção prevista e punível nos termos da Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras”.
Carlos Rosado de Carvalho revela que cabe ao mercado determinar tudo, pela sua dinâmica.
CARLOS ROSADO 2
Bancos angolanos estão agora obrigados a remeter ao Banco Nacional de Angola as informações sobre os pedidos de concessão de crédito.
PONTO
PONTO
O Ministro das telecomunicações tecnologias de informação e comunicação social, disse nesta quarta-feira não ter conhecimento de nenhum caso concreto de perseguição a Jornalistas do país.
Mário Oliveira que falava a margem da apresentação de contribuições dos parceiros sociais, aproposito do Orçamento Geral do Estado para 2023, firmou que a acontecer, o ministério que dirige tudo fara para defender a classe.
O CAÇOSSO DOMINGOS, TEM MAIS DADOS.
CAÇOSSO DOMINGOS
PONTO
O Conselho Nacional da Juventude vai deixar de beneficiar, a partir do próximo ano (ou seja em 2024), verbas do Orçamento Geral do Estado.
A informação foi avançada no Parlamento pelo Secretário de Estado da Juventude, Francisco Boaventura Chitapa.
De acordo com responsável, o dinheiro vai passar a ser atribuído ao Instituto Angolano da Juventude
FRANCISCO BOAVENTURA CHITAPA – J012H19012023
O Conselho Nacional da Juventude vai deixar de beneficiar, a partir do próximo ano, verbas do Orçamento Geral do Estado.
PONTO
Foram apresentados esta quarta-feira os novos Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial, Luanda/Bengo.
Na ocasião o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, pediu aos responsáveis com destaque ao novo PCA Manuel Pedro, mais trabalho, para garantir o funcionamento do importante polo industrial.
O responsável, apelou ainda a manutenção e permanência das mais de 150 empresas instaladas com cerca de seis mil postos de trabalho.
MARIO CAETANO JOÃO – J012H18012023
Já o novo PCA Manuel Pedro, garante responsabilidade e implementar um conjunto de acções no sentido de atrair investidores para a Zona.
MANUEL PEDRO – J012H19012023
Apresentado esta quarta-feira novo Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial, Luanda/Bengo.
INTERNACIONAL
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, voltou a avisar os países ocidentais sobre o risco de um conflito nuclear, numa altura em que estes discutem o reforço da ajuda militar à Ucrânia.
Dmitri Medvedev, voltou esta quinta-feira a alertar o Ocidente sobre o envio de armas pesadas e sistemas de ataque à Ucrânia, ameaçando que a derrota da Rússia no conflito pode levar a uma guerra nuclear.
O aviso surge na véspera da reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, na base aérea norte-americana de Ramstein na Alemanha, para discutir o fornecimento de tanques, em particular dos alemães Leopard 2.
Será o terceiro encontro neste formato conhecido como ‘Ramstein’ desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado.
FIM