Jornal das 12h, edição de 19 de Dezembro de 2022
LUTA PELA LIBERDADE NÃO VAI PARAR MESMO QUE O PREÇO A PAGAR, SEJA A VIDA – GARANTE SECRETARIO GERAL DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS
SINPROF DIZ NÃO HAVER CONSENSO NA NEGOCIAÇÕES E DENUNCIA CAMPANHA DE DESINFORMAÇÃO E MANIPULAÇÃO CRIADA PELO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE GRADUALISMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
INTERNACIONAL
PARTIDO NO PODER NA ÁFRICA DO SUL DEVE ANUNCIAR HOJE NOVA LIDERANÇA
PONTO MIX
Jornal da tarde na MFM 19 de Dezembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy
PONTO AS NOTÍCIAS
Os jornalistas angolanos marcharam este sábado, pela primeira vez na história de Angola, em Luanda e algumas províncias em protesto contra os ataques à sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e contra as ameaças de que vários jornalistas têm sido alvo, exigindo respeito pela liberdade de imprensa.
Na ocasião o Secretario Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos Teixeira Cândido, disse há actualmente há uma ameaça visível a liberdade de imprensa e da integridade dos jornalistas.
TEIXEIRA CANDIDO – 1 – J012H19122022
O sindicalista disse ainda que a luta pela liberdade não vai parar mesmo que o preço a pagar seja a vida.
TEIXEIRA CANDIDO – 2 – J012H19122022
Secretario Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos Teixeira Cândido.
POR OUTRO LADO
O comentarista MFM, Joaquim Jaime considerou o 17 de dezembro histórico por ser um marco para classe.
JOAQUIM JAIME – 1 – J012H19122022
Joaquim Jaime, considerou que houve um retrocesso nas liberdades e garantias em comparação com as promessas feitas pelo Presidente da República no seu primeiro mandato.
JOAQUIM JAIME – 2 – J012H1912202
Comentarista MFM, Joaquim Jaime.
PONTO
O Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) anunciou a realização de uma assembleia geral de associados, no dia 24 de Dezembro, para discutirem a efectivação ou não da terceira fase da greve, prevista para o período de 3 a 31 de Janeiro do próximo ano.
O secretário-geral do SINPROF, Ademar Ginguma disse, que a convocatória da assembleia é resultado de um encontro entre os secretários provinciais da organização, em que se abordou aspectos das negociações de quinta-feira com os ministérios da Educação.
O sindicalista diz não haver consenso e denunciou uma campanha de desinformação e Manipulação promovida pelo Ministério da Edução.
ADEMAR JINGUMA – 1 – J012H1912202
Ademar Jinguma garantiu que não se chegou a um entendimento com o Ministério de Tutela
ADEMAR JINGUMA – 2- J012H1912202
O Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) anunciou a realização de uma assembleia geral de associados, no dia 24 de Dezembro, para discutirem a efectivação ou não da terceira fase da greve.
PONTO
O Presidente da República João Lourenço em entrevista a Voz da América na última semana, voltou a defender o “gradualismo” na realização de eleições autárquicas.
JOÃO LOURENÇO – AUTARQUIAS – 12H19122022
Segundo João Lourenço a nova Divisão Política e Administrativa, não vai impedir as autarquias locais.
JOÃO LOURENÇO – DIVISÃO ADMINISTRAVIVA – 12H19122022
O Chefe de Estado, falou ainda sobre a alteração ou não do número de mandatos do Presidente da República.
JOÃO LOURENÇO – CONSTITUIÇÃO – 12H19122022
Presidente da República João Lourenço em entrevista a Voz da América na última semana.
PONTO
A Câmara Representativa dos Profissionais de Diagnóstico e Terapêutica de Angola realiza nesta Terça-feira, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares – Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, o primeiro workshop subordinado ao tema: “A Participação Corporativa do Profissional da Saúde no Garante da Assistência Humanizada”.
Joquim Kandange porta-voz da Camara, disse que o evento vai encerar o presente ano administrativo, tendo em antecâmera o exercício de 2023.
JOAQUIM KANDANGE – J012H19122022
Câmara Representativa dos Profissionais de Diagnóstico e Terapêutica de Angola realiza nesta Terça-feira em Luanda workshop subordinado ao tema: “A Participação Corporativa do Profissional da Saúde no Garante da Assistência Humanizada”.
-.-
O ano de 2022 caminha rapidamente para o seu termino e várias doenças tem sido a maior causa de morbimortalidade no país.
O Especialista em Saúde Publica, Jeremias Agostinho, disse que a malaria continua a ser a principal causa de morte, com mais de 10 mil vitimais por ano.
JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H1612022
Jeremias Agostinho, informou ainda, que os acidentes rodoviários são a maior causa de morte no país e uma das doenças que mais consome recursos hospitalares.
O Especialista em Saúde Publica, deixou conselhos para esta quadra saúde.
JEREMIAS AGOSTINHO – 2 – J012H1612022
Malaria continua a ser a maior causa de morbimortalidade do país.
PONTO
Os funcionários e colaboradores do 1.º de Agosto, manifestam-se, defronte a academia do clube localizado no distrito urbano da Maianga, no Município de Luanda, para exigir da direção o pagamento de 16 meses de salários em atraso.
O CAÇOSSO DOMINGOS TEM MAIS DADOS
INTERNACIONAL
O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder desde 1994 na África do Sul, deverá anunciar hoje a sua nova direção na 55ª Conferência Nacional eletiva do partido, em Joanesburgo.
Após um fim de semana de intensa negociação entre os eleitos das estruturas nas nove províncias do país, os cerca de 4 Mil e 500 delegados votaram até cerca da meia-noite de domingo para eleger os sete primeiros dirigentes do comité central, faltando fechar a votação na província de Gauteng, o motor da economia do país.
Entre os candidatos à liderança do ANC está o ex-ministro da Saúde Zweli Mkhize, que concorre com o atual presidente, Cyril Ramaphosa.
A reeleição na liderança do ANC permitirá a Ramaphosa recandidatar-se à presidência da África do Sul em 2024.