Jornal das 12h, edição de 18 de Julho de 2025

Hoje dia 18 de Outubro, é o dia internacional de Nelson Mandela… eis as manchetes desta tarde…

JOVENS VOLTAM A MARCHAR EM VARIAS PROVINCIAS CONTRA AUMENTO DO CUSTO DE DIA E SUBIDA DO PREÇO DO COMBUSTIVEL;

DECORRE QUARTA CERINOMIA DE AUTORGA DE CONDECORAÇÕES. SÃO 670 AS PERSONALIDADES DISTINGUIDAS;

ASSEMBLEIA NACIONAL RENDE HOMENANGEM AS VITIMAS DO ACIDENTE DE VIAÇÃO NA SERRA DA LEBA;

CONFRONTOS DO SUL DA SAIRIA FAZEM 600 MORTES EM TRÊS DIAS. ONU APELA A UMA INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE;  

PALANCAS NEGRAS COMEÇARAM A DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA ATACAR  O CAMPEONATO AFRICANO DAS NAÇÕES (CHAN);
JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 18 de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Airton Kulonga.

JINGLE MVIEIRA

O Presidente da República, João Lourenço, orienta, neste momento, em Luanda, a quarta cerimónia de condecorações no âmbito das comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional.

Esta quarta cerimónia prevê distinguir 670 cidadãos pelos seus contributos relevantes ao país. Destes, 187 serão agraciados na Classe Independência e 483 na Classe Paz e Desenvolvimento.

As condecorações, atribuídas em várias etapas ao longo do ano celebrativo, visam reconhecer o legado de dedicação e serviço à pátria.

….

Jovens voltam a marchar por Luanda amanha contra o aumento do preço do combustível e transportes públicos.

As autoridades estão notificadas segundo Adilson Manuel, da organização;

ADILSON MANUEL 1

O activista disse que a manifestação vai seguir o mesmo trajecto da ultima semana.

ADILSON MANUEL 2

Estudantes angolanos anunciaram hoje marchas de protesto em várias províncias, no sábado, contra o aumento das propinas no ensino privado, dos combustíveis e contra o aumento das tarifas de água e eletricidade, que “agravam” o sofrimento das famílias.

O responsável disse que a marcha agendada para sábado, 19 de julho, surge para repudiar as medidas governantes que agravam a dor e o sofrimento dos jovens e das famílias angolanas.

Para o presidente do MEA, o aumento das propinas, do preço do combustível, da água e eletricidade resultam de medidas “impostas” pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial (BM) ao Governo angolano e concorrem para o agravamento da condição de vida dos angolanos.

O líder estudantil entende, por isso, que todos os jovens angolanos “devem levantar-se para exigir que quer o FMI, o BM e o Governo [angolano] não aumentem mais o sofrimento dos jovens e das populações angolanas”.

Associações do ensino privado em Angola anunciaram em junho que o ajuste do valor das propinas e emolumentos para o ano letivo 2025-2026, que se inicia em setembro, será de 20,74%, limite máximo, acompanhando o valor da inflação, no mesmo mês em que o Governo aumentou as tarifas da água e eletricidade. Francisco Teuixeira do MEA falou sobre a manifestação;

FRANCISCO TEIXEIRA 12H

Além de Luanda, Uíje, Huíla, Malanje, Lunda Sul e Cuanza Sul são as outras províncias que devem realizar protestos no sábado, como realçou Francisco Teixeira, dando nota que em Luanda a marcha deve iniciar-se em frente ao Mercado de São Paulo e seguir até ao Ministério das Finanças.

A Assembleia Nacional rendeu, na manhã de hoje, homenagem às vítimas do trágico acidente de viação ocorrido, quarta-feira, na Serra da Leba, uma cordilheira montanhosa que liga as províncias da Huíla e Namibe.

No acto, que decorreu durante a 7.ª Plenária Ordinária da 3.ª Sessão Legislativa da quinta Legislatura, os deputados observaram um minuto de silêncio em memória às 18 pessoas que perderam a vida, até ao momento.

A homenagem às vitimas foi um pedido da UNITA, principal partido na oposição.

O acidente envolveu um autocarro de passageiros que embateu contra um camião de carga.

Subiu para 22 o número de vítimas fatais no acidente com o autocarro entre a Huíla e o Namibe.

As autoridades confirmaram, nesta quinta-feira, que o número de vítimasfatais no trágico acidente na Serra da Leba subiu para 22.

Segundo o balanço final, divulgado após o encerramento das operações de resgate às 13h20, foram contabilizadas: 22 mortos e 28 feridos.

O total de vítimas chega a 50 pessoas.

As autoridades continuam a dar apoio médico e psicológico aos sobreviventes e famílias enlutadas, enquanto decorre a investigação oficial sobre as causas do acidente.  

No entanto, a polícia nacional na Huila diz que continua com o trabalho de prevenção rodoviária, segundo a  porta voz da policia nacional na Huilasuperintendente Renata de Matos;  

RENATA 07H

PONTO

Os membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola tomaram posse, esta quinta-feira, sob aplausos dos deputados do partido no poder e protestos da maior força política da oposição.

Apenas os comissários MPLA, Partido de Renovação Social (PRS) e (FNLA) foram empossados por Carolina Cerqueira, a presidente da Assembleia Nacional.

Não tomaram posse, por falta de indicação, os comissários UNITA.

O comissário indicado pelo Partido Humanista de Angola (PHA) também não tomou posse devido a um processo no Tribunal Constitucional contra a sua nomeação.

A UNITA  não aceitam ter apenas quatro comissários contra os nove do MPLA e lutam “nas instituições” pela impugnação da composição da Comissão Nacional Eleitoral.

Assim, interpuseram, na quarta-feira uma providência cautelar junto do Tribunal Constitucional para impedir a tomada de posse, que não surtiu efeito.

O maior partido da oposição continua a reivindicar cinco comissários na CNE, oito para o MPLA e um para cada um dos outros partidos.

Neste momento, a UNITA aguarda que o Tribunal Constitucional reaprecie o recurso de apelação sobre o processo de impugnação.

O analista Manuel Cangundo fala em descredito das instituições com a não presidência da UNITA na CNE;

MANUEL CANGUNDO 1

O jurista falou ainda da providencia cautelar interposta pela UNITA num passado recente;

MANUEL CANGUNDO 2.

PONTO ECONOMIA

A taxa de câmbio do kwanza face ao dólar está estagnada na casa dos 912 Kz por USD desde Dezembro do ano passado, mas face ao euro já depreciou 13% só no primeiro semestre do ano, segundo cálculos do Expansão com base nas taxas médias de câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA).

Continua a tendência do Kwanza desvalorizar face ao euro, mas mantém-se firme contra o dólar, tal como realça Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

…………………………………………………………….  

PONTO DESPORTIVO.

Luanda acolhe a partir de amanhã o torneio internacional de Vela por equipas da classe Optmist.

É uma competição especifica, que envolve muita técnica e com regatas muito curtas, em que  os atletas têm que dominar as táticas das regras, utilizando o barco Optimist de alto desempenho.  

As equipes acumulam pontos ao longo de várias etapas, e a equipa com menos pontos no final do torneio é declarada vencedora. No torneio que acontece em Angola vão participar apenas duas seleções estrangeiras Portugal e Moçambique.

O presidente para modalidade da Vela Nuno Gomes disse quepara o dia de hoje acontece sessões de treinos no campo de regata da Baía de Luanda e integração  com a comissão de regatas e árbitros internacionais .

RD-NUNO GOMES-PARTE 1.

Luanda acolhe a partir de amanhã até domingo o torneio internacional de Vela por equipas da classe Optmist.

No futebol, os Palancas Negras começaram esta segunda feira, a definir estratégias para atacar  o Campeonato Africano das Nações (CHAN) que acontece este ano, de 2 a 30 de Agosto, no Quénia, Uganda e Tanzânia.

No primeiro dia de trabalho, no estádio 11 de novembro, a equipa técnica priorizou a recuperação física da pré-selecção nacional. Angola está no grupo-A com Marrocos, Quênia, Zâmbia e RDC.

O CHAN é um torneio de seleções nacionais de futebol organizado a cada dois anos pela Confederação Africana de Futebol,  só podem participar atletas que jogam nos seus respectivos países.

…………………………………….

INTERNACIONAL.

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu hoje que seja feita rapidamente uma investigação aos confrontos no sul da Síria, que fizeram quase 600 mortos em apenas alguns dias.

 

“Este derramamento de sangue e esta violência têm de cessar, e a proteção de todas as pessoas tem de ser a principal prioridade”, afirmou Türk, em comunicado.

 

“Devem ser conduzidas investigações independentes, rápidas e transparentes sobre todas as violações, e os responsáveis devem ser responsabilizados”, defendeu o alto-comissário, apelando às autoridades sírias para que o garantam.

 

“A incitação à violência e ao discurso de ódio, tanto ‘online’ como ‘’offline, também tem de acabar”, acrescentou.

 

Considerando “essencial que sejam tomadas medidas imediatas para evitar que a violência se repita”, Volker Türk sublinhou que “a vingança e a desforra não são a solução”.

 

Os confrontos entre a comunidade drusa e as tribos beduínas sunitas em Sweida começaram no domingo, embora as relações já fossem tensas há décadas.

 

As forças governamentais da Síria enviaram reforços para repor a segurança na região e assumiram o controlo de várias cidades, mas acabaram por se retirar depois de ser anunciado um cessar-fogo.

 

No entanto, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), testemunhas e grupos drusos acusaram as forças sírias de lutarem ao lado das tribos e de cometerem abusos.

 

Israel ameaçou na quarta-feira intensificar os seus ataques se as forças sírias não abandonassem esta província do sul do país, onde os combates fizeram quase 600 mortos, segundo o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

 

Data de Emissão: 18-07-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados