Jornal das 12h, edição de 18 de Janeiro de 2023

ANGOLA GANHA MAIS VELOCIDADE NO USO DE ENERGIA LIMPA, ANUNCIA PRESIDENTE JOAO LOURENÇO. 

ANGOLA QUER RECUPERAR 21 MIL MILHOES DE DOLARES DESVIADOS PARA O EXTERIOR. 

CERCA DE MIL E QUINHENTOS QUILOS DE COCAINA APREENDIDOS NO AEROPORTO DE LUANDA.

LIVRO DETALHA PLANOS RUSSOS PARA MATAR ZENLESKY. SECRETA AMERICANA TERIA AVISADO O PRESIDENTE DA UCRANIA SOBRE A INTENÇAO. 

JINGLE 

Noticias na MFM, com coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões. 

NOTICIA COM MV 

Cerca de 77% da eletricidade produzida em Angola virá de energias renováveis até 2025, anunciou hoje o Presidente angolano, numa conferência em Abu Dhabi, onde testemunhou também a assinatura de acordos na área dos transportes e energias.

João Lourenço, que participou hoje num painel sobre Energia Limpa em África, no âmbito da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi 2023, disse que Angola produz atualmente 73% de energia a partir de fontes “não poluentes”, nomeadamente centrais hidroelétricas e parques solares.

JOAO LOURENÇO 2 

O chefe de Estado angolano sublinhou, na sua intervenção, que o país traçou ações complementares no domínio da gestão sustentável, nomeadamente com a construção de barragens hidroelétricas.

João Lourenço revelou também que Angola está a dar os primeiros passos para a produção de hidrogénio verde e que vai avançar com a energia eólica, diversificando assim as fontes de produção não poluentes.

JOÃO LOURENÇO 1 

No âmbito desta Semana da Sustentabilidade, Angola e os EAU assinaram também hoje, em Abu Dhabi, três acordos de cooperação nos domínios dos transportes e energias renováveis.

Segundo a Presidência angolana, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assinou um acordo que liga o seu setor à empresa Masdar, ao abrigo do qual esta produzirá em Angola até dois gigawatts de energia, com uma primeira fase de 500 megawatts.

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, assinou um instrumento jurídico com a Abu Dhabi Ports Company, que “vai assegurar uma cooperação mais estreita e troca de informações nas áreas de cooperação já estabelecidas”.

Foi também assinado com a empresa emirati Ad Ports Group um acordo com vista à reabilitação e modernização da operadora de transporte e logística, Unicargas.

PONTO CORRIDO 

O executivo recuperou 5 mil milhões de dólares de ativos retirados ilicitamente do país, e aguarda decisões judiciais relativas a bens no valor de 21 mil milhões. 

Os dados foram avançados por Eduarda Rodrigues, diretora do Serviço Nacional de Recuperação de Ativos à margem de uma conferência sobre o confisco de ativos como ferramenta de combate ao crime económico e organizado.

No entanto, este valor representa menos de 20% do valor dos ativos que se pretende recuperar, já que, segundo a mesma responsável, tudo indica que, entre 2001 e 2017, tenham sido transferidos ilicitamente para o exterior do país cerca de 150 mil milhões de dólares.

Deste montante, mais de 5 mil milhões de dólares foram efetivamente recuperados e entraram já nos cofres angolanos.

Mas há mais de 21 mil milhões de dólares em ativos apreendidos, quer em Angola, quer no exterior do país que ainda aguardam decisões judiciais.

A responsável assegurou que a entidade tem “obtido resultados positivos em qualquer desses países”, referindo que mesmo no Dubai – frequentemente apontado como destino de exílio para pessoas ligadas ao anterior regime e agora na mira da justiça – tem havido resultados.

As autoridades angolanas detiveram, em Luanda, no aeroporto internacional 04 de Fevereiro, três cidadãos angolanos, por tráfico de droga provenientes do Brasil, informou hoje o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Entre os detidos estão uma mulher de 48 anos, comerciante, que transportava uma mala de viagem onde estavam dissimulados 13 quilos de cocaína, em 25 embalagens de toalhas de mesa e duas embalagens de lençóis.

Os restantes detidos, um homem de 29 anos e uma mulher de 24, transportavam também quatro malas de viagem, onde estavam escondidos, em tubos de puxadores 1.332 quilos de cocaína.

A nota do SIC realça que a detenção dos passageiros ocorreu no momento do desembarque do voo da companhia aérea TAAG Angola Airlines, proveniente de Guarulhos/ Estado de São Paulo, Brasil.

As apreensões anunciadas hoje seguem-se a outra realizada na semana passada, na qual foi detida uma mulher no aeroporto internacional de Luanda, quando tentava proceder ao levantamento da droga do tipo cocaína, em estado líquido, dissimulada em 27 embalagens de sabonete.

O Serviço de Investigação Criminal, detiveram três cidadãos nacionais, por tráfico de droga, uma das mulas na posse de 13 quilis de cocaína era proveniente da República Federativa do Brasil.

A informação foi avançada a MFM, pelo porta-voz do SIC Geral Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – J012H17012023 

Detidos três cidadãos no aeroporto internacional por tráfico de cocaína.

No entanto, a policia nacional anunciou a apreensão de varias armas de fogo segundo Euler Matari, porta voz da policia nacional.

EULER MATARI 12H 

PONTO

Angola reduziu a mortalidade infantil em cerca 175% nos últimos 30 anos, ao sair de 132 por Mil nascimentos em 1990 para 48 por Mil nascimentos em 2020,

O especialista em saúde publica Jeremia Agostinho, avançou a MFM, os motivos que levaram o pais a reduzir a mortalidade infantil nas ultimas décadas.

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H17012023 

Por outro lado, o pai ainda regista uma alta taxa de mortalidade neonatal, segundo o medico os altos níveis deve-se a fraca qualidade do serviço que prestado a mulher gravida e criança nos primeiros dias de vida.

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H17012023

Angola reduziu a mortalidade infantil em cerca 175% nos últimos 30 anos.

Depois da primeira moratória que condicionou o arranque da terceira fase da greve dos professores o cenário de insatisfação no meio dos homens do giz voltou a acontecer. 

Depois de haver uma diferença de mais de 12% entre a proposta apresentada pelo SINPROF e a proposta de resolução vinda do ministério da educação que chegou a ofender os professores segundo avançou Admar Jinguma secretário-geral do Simprof.

ADEMAR GINGUMA 1

INTERNACIONAL

O diretor da CIA viajou até Kyiv, antes do início da invasão russa, para alertar o presidente ucraniano de que Moscovo tencionava matá-lo.

O diretor da CIA, Bill Burns, encontrou-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kyiv, antes do início da invasão russa para o alertar dos objetivos da Rússia, nomeadamente uma conspiração para matar o chefe de Estado.

No livro ‘The Fight of His Life: Inside Joe Biden’s White House’, publicado esta terça-feira nos Estados Unidos da América (EUA), o autor e analista Chris Whipple revelou que, em janeiro de 2022, o mês antes do início do conflito, Zelensky rejeitou a ideia de que Moscovo iria avançar com uma invasão e afirmou que os avisos estavam a causar “o pânico” e poderiam ter um impacto negativo na economia ucraniana. 

Segundo a obra, o diretor da CIA revelou os “detalhes precisos dos planos russos”, a pedido do presidente norte-americano, Joe Biden, entre os quais o objetivo das Forças Especiais russas em matar Zelensky.

A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

A freira francesa Lucile Randon, conhecida como Irmã André, que desde abril de 2022 era a decana da humanidade, morreu na madrugada de segunda para terça-feira aos 118 anos, na casa de repouso onde se encontrava, em Toulon, no sul de França.

O Livro de Recordes do Guinness também registou esse recorde em 25 de abril, após a morte aos 119 anos da japonesa Kane Tanaka.

População da China voltou a baixar 60 anos depois. Mas ao contrário do que aconteceu nos anos 60 em que a descida foi episódica devido à fome agora a diminuição da população veio par ficar. Comentários de Carlos Rosado de Carvalho.

Data de Emissão: 18-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados