Jornal das 12h, edição de 18 de Abril de 2025
JORNAL 12H/MV
MANCHETES
CRISTÃOS INICAM O PERÍODO MAIS SOLENE DA SEMANA SANTA;
POLICIA VOLTA A APREENDER TRÊS MIL LITROS DE COMBUSTIVEL CONTRABANDOADO PARA A RD DO CONGO;
SEGURO AGRICOLA É A NOVA APOSTA DA A AGÊNCIA ANGOLANA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DE SEGUROS (ARSEG);
UNITA INTENTA PROVIDENCIA CAUTERAL PARA IMPEDIR TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL EEITORAL;
PRESIDENTE DO TOGO INICIA MEDIAÇÃO PARA A PAZ NA RD DO CONGO;
Jornal ao meio dia de 18 de Abril, O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios .Coordena Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Joao Congo.
JINGLE MVIEIRA
Celebrada hoje pelos cristão a sexta feira santa, é nesse dia sagrado , onde o perdão, o amor são refletidos em torno da crucificação e a morte de Cristo como acto de amor infinito e redenção.
Nesse dia importante para os cristão Também conhecida como Sexta-feira da Paixão, A Igreja pede aos fiéis a partilha com os necessitados e a se absterem dos próprios desejos , como um gesto de solidariedade com o sofrimento de Cristo .
…
Cristãos defendem, que a caridade e o amor devem ser praticados todos os dias, e não unicamente hoje.
VOX POP
O padre Celestino Epalanga, falou do processo da semana santa, em entrevista esta manha, no programa desta casa de Rádio, Ronda MFM, disse ser um momento que deve ser refletido por todos em os cristãos, apelando para a pratica de fazer o bem, como uma forma de sermos solidários com Cristo;
RD PADRE CELESTINO EPALANGA 1
Durante entrevista, o tambem presidente da comissão de justica e paz da CEAST, anunciou que a Conferência Episcopal de Angla e São Tomé, esta a preparar congresso de reconciliação nacional, a proposito dos 50 anos de independencia de Angola.
Temas como; o que aconteceu em durante os cinquanta anos da independencia e quais os males causados aos angolanos? assim como, a reconsiliação com a Historia, são alguns dos pontos a serem debatidos no congresso agendado para 29 de outubro proximo.
PADRE CELESTINO EPALANGA 3 12 H
De acordo com o Padre, Intolerância no comportamento dos angolanos precisa ser freiada, do contario, podera despoletar contornos que no passado levaram o país a guerra.
PADRE CELETINO EPALANGA 2 12 H
…
O Vaticano iniciou hoje o período mais solene da Semana Santa com o Papa Francisco parcialmente afastado por estar a recuperar de uma pneumonia, tendo sido designados cardeais para celebrar os serviços litúrgicos da Páscoa.
Francisco, de 88 anos, não compareceu à missa de Quinta-feira Santa, na Basílica de São Pedro, mas a imprensa italiana avançou que se espera que o Papa visite a prisão central de Roma durante o dia para cumprir um compromisso que manteve nos 12 anos de papado: comemorar a última ceia de Cristo antes da crucificação com os menos afortunados.
O Papa prometeu dar uma ênfase especial aos presos em 2025, tendo iniciado o ano com eventos especiais dedicados a quem vive nas prisões.
O Vaticano não comentou o objetivo para este dia porque, de acordo com os meios de comunicação social, qualquer saída será privada e dependerá da condição de Francisco.
O Papa, que está a recuperar de uma pneumonia dupla, deverá participar apenas em alguns eventos da Páscoa.
PONTO
Está detido em Luanda um enfermeiro de um posto de saúde, localizado no município do Kilamba Kiaxi, por abuso sexual de uma adolescente de 16 anos.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Superintendente-chefe Nestor Goubel, o enfermeiro aproveitou-se da fragilidade da menor que procurou por ajuda médica junto do posto de saúde onde trabalha.
Fruto do acto, a adolescente de 16 anos encontra-se grávida, tal como esclarece o Superintendente-chefe Nestor Goubel.
NESTOR GOUBEL 01 – ENFERMEIRO – 01′ 11” 12H 18 04 2025
O porta-voz da Polícia em Luanda confirma igualmente o desmantelamento de uma rede criminosa, que se dedicava em assaltos à mão armada, aqui na Urbanização Nova Vida.
NESTOR GOUBEL 02 – ASSALTANTES – 41” 12H 18 04 2025
Por outro lado, as autoridades apreenderam mais de 3 mil litros de combustível contrabandeados que tinham como destino a República Democrática do Congo.
NESTOR GOUBEL 03 – COMBUSTÍVEL – 37” 12H 18 04 2025
Superintendente-chefe Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, e o balanço da micro-operação denominada “Kilamba Kiaxi Seguro” realizada nos últimos dias.
PONTO ECONOMIA
Com mais de 1500 casos, e dezenas óbitos registados, Benguela, é o actual Epicentro da Cólera no País.
Baia Farta, Benguela, Biopio, Catumbela, Xongoroi , Dombe Grande, Lobito, e Navegantes, estão entre os municípios mais afactados.
Para acudir a situação, o ministério da Saúde procedeu a entrega de 5 Ambulâncias, ao instituto nacional de emergências medicas da província, que segundo o Governador Manuel Nunes Junior, é um reforço significativo.
MANUEL NUNES JUNIOR 12 H
E o Director Provincial da Saúde, Antônio Cabinda, disse que Benguela esta a viver um momento difícil, e que a província precisa de mais atenção, face aos casos crescentes do surto de Cólera.
ANTONIO CABINDA 12 H
Antônio Cabinda, Director Provincial da Saúde em Benguela, onde o INEMA passa a contar com 13 viaturas para a acudir as ocorrências, numa altura em que a província tornou-se no epicento da cólera em Angola.
PONTO
As privatizações em Angola renderam 38,7 mil milhões de kwanzas, em 2024.
O PROPRIV, Programa de Privatizações de Angola, arrecadou no ano passado, cerca de 1,3 biliões de kwanzas, sendo que deste valor mais de 630 mil milhões já foram encaixados para os cofres do Estado e os outros estão a ser recebidos ao longo do tempo em parcelas.
Os dados foram avançados, esta semana, pelo presidente do Conselho de Administração do IGAPE, Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado, Álvaro Fernão, no final da 1.ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações, orientada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
No ano passado foram privatizados 9 activos, em um valor de 38,7 mil milhões kz, com destaque para Oferta Pública Inicial das empresas ACREP, ENSA e BODIVA. Ainda em 2024, registaram-se recebimentos totais de 28 mil milhões kz, dos quais 22,7 mil milhões são referentes a contratos celebrados nesse ano.
Entretanto, este é o valor mais baixo deste a existência do PROPRIV, tal como refere o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 27” 12H 18 04 2025
Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para os assuntos económicos.
Para este ano está prevista a privatização em bolsa do Banco de Fomento Angolano (BFA), do Standard Bank, da operadora móvel UNITEL e da TV Cabo, segundo o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado.
…
A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) de Angola garante que vai estabilizar e proteger o Seguro Agrícola, através de um programa que faz parte do “Plano Estratégico 2025-2029”, apresentado em Luanda.
A informação foi avançada pelo director do gabinete de estudos e planeamento estratégico da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), César Marcelino.
Ao abordar as acções prioritárias para a estabilidade do comércio, o responsável informou que será feita uma revisão no diploma sobre Seguro de Importação de Mercadoria. Citando o Instituto Nacional de Estatística (INE), o director do gabinete de estudos e planeamento estratégico ARSEG referiu que 47.7% de todos empregos gerados em Angola em 2024 estão relacionados com o sector agrícola.
…
Em 2024, a Unidade de Informação Financeira (UIF), recepcionou 22 pedidos de suspensão de operações, tendo sido concretizados 6 bloqueios pelas instituições de aplicação da lei, segundo as informações publicadas no relatório anual da UIF.
Ao todo, foram impedidas operações financeiras avaliadas em mais de 1.000 milhões USD, valor que representa um crescimento exponencial face a 2023.
De acordo com o relatório de 2024 da UIF, entre as 22 operações suspeitas, 21 foram reportadas pelo sector financeiro e totalizaram 1.000 milhões USD, 749 milhões Kz e 900 mil euros.
Estes dados estatísticos demonstram, entre 2023 e 2024 uma queda substancial nas operações bloqueadas, que passaram de 55 para as referidas 22.
No que diz respeito aos valores em causa, se no ano passado atingiram mais de 1.000 milhões USD, em 2023 ficaram- -se pelos cerca de 25 milhões USD, naquela que é uma diferença abissal em apenas dois anos.
…
A petrolífera norte-americana Chevron, que há mais de 30 anos opera na Bacia do Congo no offshore angolano, procura se desfazer dos Blocos 14 e 14T, cuja produção se encontra em declínio há já algum tempo, tendo já dado início ao processo de retirada das respectivas licenças.
A Chevron terá dado indicações ao Banco de Investimentos ScotiaBank para que este encontre, o quanto antes, um comprador para as suas licenças no bloco 14 (31%) – responsável actualmente pela produção de cerca de 56.000 barris de crude por dia – e 14T (15,5%), conforme avança o Africa Intelligence.
De acordo com portal especializado, o CEO do banco, Moncef Attia, esteve envolvido em inúmeras vendas de alto nível em África, tendo sido responsável pela venda de 40% da Perenco no campo de Atora, no Gabão e a venda das licenças da Delonex, no Chade, em 2021, e, mais recentemente, da Chevron no Congo.
Esses activos congoleses, adquiridos pela Trident Energy, também estavam localizados nas imediações dos blocos operados pela Chevron em Angola.
Um deles, o bloco 14T, onde se localiza o campo de Lianzi, que pertence inclusive a uma área compartilhada entre os dois países [Angola e o Congo].
…
Os jornalistas angolanos contam, agora, com assistência jurídica e psicológica gratuita, sempre que precisarem, através de dois advogados que passam a representar os profissionais da Comunicação Social em situações que extrapolam para o fórum jurídico.
A garantia consta de um memorando assinado está semana entre o Sindicato de Jornalistas Angolanos, o Misa Angola e a Associação Pro Bono Angola, na última segunda-feira, em Luanda, a margem do Workshop sobre Ética, Deontologia profissional e Metodologia de investigação jornalística, que acolheu profissionais de Luanda, Icolo e Bengo, Cuanza Norte e Cuanza Sul.
O documento teve como signatários os presidentes André Mussano, do Misa Angola e Bartolomeu Milton, da Associação Pro Bono Angola e é bem como o Secretário Geral do SJA, Pedro Miguel.
PONTO UNITA
O Grupo Parlamentar da UNITA vem, por este meio, dar a conhecer a opinião pública nacional e internacional que, a 11 de Abril de 2025, remeteu ao Gabinete da Presidente da Assembleia Nacional, 3 (três) projectos de lei de alteração às actuais Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais, Lei Orgânica Sobre a Organização e Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral e Lei do Registo Eleitoral Oficioso, com o objectivo de munir o ordenamento jurídico angolano de leis modernas, adequadas aos princípios da SADC, que visam a realização de processos eleitorais democráticos, transparentes, livres, justos e credíveis.
O Grupo Parlamentar da UNITA defende que quanto maior for a transparência do processo, maiores serão as chances de se respeitar a verdade eleitoral e a vontade soberana do Povo.
Como é do conhecimento público, a Presidente da Assembleia Nacional convocou para a próxima segunda-feira, 21 de Abril do corrente ano, a tomada de posse do Sr. Manuel Pereira da Silva como Presidente da Comissão Nacional Eleitoral e a discussão e votação do Projecto de Resolução sobre a Designação Nominal dos Membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
O Grupo Parlamentar da UNITA esclarece que existem dois processos em curso no Tribunal Constitucional, um sobre as Regras do Regulamento do Concurso Curricular para o Provimento do Cargo de Presidente da CNE e outro processo sobre a própria composição da CNE, ambos aguardando decisão do Tribunal Constitucional.
Deveras, se foram postas em causa as regras do concurso curricular de provimento do cargo de Presidente da CNE, o Grupo Parlamentar da UNITA entende que todo o processo deve parar, razão pela qual foi intentada uma Providência Cautelar Não Especificada para solicitar a suspensão dos pontos 2 e 3 da ordem do dia da III Reunião Plenária Extraordinária da III Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.
O Grupo Parlamentar da UNITA espera que as instituições respeitem, desta vez, a Constituição da República de Angola e as Leis.
JINGLE DESPORTO
O treinador do clube de futebol Sporting de Luanda, Patrício Correia prevê um jogo com elevadas dificuldades, nos quartos de final da Taça de Angola em futebol.
O adversário desta fase é o São Salvador do Zaire, uma equipa treinada por Flávio Amado que eliminou, nos oitavos de final o segundo classificado do Girabola o Williete de Benguela.
RD-PATRÍCIO CORREIA-PARTE 1.
O Sporting defronta amanhã o Kabuscorp do Palanca B, na liga provincial de Luanda, é uma mais um jogo que os Leões vão entrar para vencer, segundo fez saber Patrício Correia.
RD-PATRÍCIO CORREIA-PARTE 2
Patrício Correia treinador do clube de futebol Sporting de Luanda que defronta amanhã o Kabuscorp do Palanca B, na liga provincial de Luanda.
INTERNACIONAL
O Presidente do Togo, Faure Gnassingbé, foi oficialmente designado como novo mediador da União Africana (UA) para o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), sucedendo ao Presidente angolano João Lourenço.
A nova nomeação pretende relançar os esforços diplomáticos num dos conflitos mais violentos da região dos Grandes Lagos.
Faure Gnassingbé realizou esta quarta-feira, 6 de Abril, a sua primeira visita a Kinshasa, capital da RDC, onde se encontrou com o Presidente congolês Félix Tshisekedi. Uma visita que representa o início formal da nova missão para tentar relançar o diálogo entre a RDC e o Ruanda, países envolvidos num conflito através de grupos armados, como o M23, apoiado por Kigali.
Segundo fontes da presidência congolesa, o encontro entre os dois líderes decorreu nos escritórios presidenciais em Ngaliema, Kinshasa, durou cerca de duas horas, longe dos holofotes mediáticos.
Embora à saída do encontro não tenha havido declarações oficiais, o governo congolês expressou a expectativa de que esta nova mediação traga avanços concretos: “A RDC toma nota desta designação e esperamos que ela ponha fim rapidamente ao ciclo de violência [no leste do país]”, declarou uma fonte congolesa.
Antes de se dirigir a Kinshasa, Faure Gnassingbé esteve em Luanda, em Angola, onde foi recebido por João Lourenço no Palácio Presidencial. Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, tratou-se de uma passagem de testemunho simbólica e de partilha de informações sobre o processo de mediação conduzido por Angola desde 2022.
….
O assessor internacional da Presidência brasileira, Celso Amorim, avaliou hoje que a China oferece mais oportunidades e menos riscos ao Brasil do que os Estados Unidos.
“A China tem hoje uma disponibilidade de recursos para investimento no exterior que os Estados Unidos não têm. É uma questão pragmática. A China hoje oferece mais oportunidades ao Brasil e menos riscos”, disse Amorim numa entrevista publicada pelo jornal O Globo.
Amorim, que é uma dos principais assessores do chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também considerou que as tarifas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a mais de 180 países significam um grande risco para o sistema multilateral já que, ao impor taxas unilateralmente e depois anunciar abertura de negociações, os norte-americanos estariam a forçar outros países em desvantagem a fecharem acordos sem a proteção e fora das normas da Organização Mundial de Comércio.
…
O departamento de Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas (ONU) prevê que as economias africanas acelerem o crescimento económico, passando de uma expansão de 2,9% do PIB, em 2024, para 3,6%, este ano.
“Em África, o crescimento deverá aumentar para 3,6% este ano; o panorama económico das três maiores economias, que em conjunto valem quase metade da produção económica agregada, apresenta traços mistos de recuperação e desafios”, escrevem os analistas da ONU Comércio e Desenvolvimento no relatório sobre o crescimento da economia mundial.
A nível global, prevê-se um abrandamento para 2,3%, o que compara com os 2,8% registados em 2024. Olhando apenas para a África subsaariana, a ONU prevê uma aceleração, de 4% em 2024, para 4,3% este ano, mas ainda assim insuficiente para melhorar a qualidade de vida dos africanos desta região que integra a maioria dos países lusófonos.
No mais recente relatório especificamente sobre África, publicado pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), no final de março, os analistas escreviam que um dos principais problemas da região era o elevado montante de dívida pública, que retirava espaço para investimentos nas infraestruturas que permitem o desenvolvimento das economias.
A dívida pública em África deverá descer de 62,5%, no ano passado, para 62,1% este ano, depois de em 2023 ter chegado dos 67,3%, mas esta queda não chega para eliminar a crise da dívida que muitos países da região enfrentam, diz a ONU.
FIM/FIM