Jornal das 12h, edição de 17 de Janeiro de 2023

PROFESSORES DÃO, ÚLTIMA MORATÓRIA AO GOVERNO DEPOIS DO FRACASSO NAS NEGOCIAÇÕES E PROMETEM INICIAR GREVE POR TEMPO INDETERMINADO EM TODO O PAÍS

-.-

 

ANGOLA REDUZ MORTALIDADE INFANTIL EM CERCA 175% NOS ÚLTIMOS 30 ANOS … E MATEM ALTA TAXA DE MORTE NEONATAL – ESPECIALISTA EM SAÚDE PUBLICA AVANÇA OS MOTIVOS NESTE JORNAL

-.-

 

MPLA E PARTIDO HUMANISTA DÃO PASSAGEM NA GENERALIDADE DO OGE 2023 – APESAR DOS VOTOS CONTRA DA UNITA E ABSTENSÕES DO PRS E FNLA

-.-

 

 

DETIDOS TRÊS CIDADÃOS NO AEROPORTO INTERNACIONAL POR TRÁFICO DE COCAÍNA

 

 

INTERNACIONAL

 

 

TRIBUNAL DÁ TRÊS DIAS PARA BOLSONARO EXPLICAR DECRETO DE GOLPE DE ESTADO

 

 

 

 PONTO MIX

 

Jornal da tarde na MFM 18 de Novembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão de Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o de Tony Fancy.

 

PONTO AS NOTÍCIAS

 

Depois da primeira moratória que condicionou o arranque da terceira fase da greve dos professores o cenário de insatisfação no meio dos homens do giz voltou a acontecer depois de haver uma diferença de mais de 12% entre a proposta apresentada pelo SINPROF e a proposta de resolução vinda do ministério da educação que chegou a ofender os professores segundo avançou Admar Jinguma secretário-geral do Simprof.

 

ADEMAR GINGUMA 1

 

Ademar Ginguma diz ainda que agora resta uma última chance para o governo resolver os anseios dos professores a pedido do ministério da educação que prorrogou a negociação para a próxima segunda-feira e que segundo o responsável do SINPROF caso a proposta não convencer, os professores vão começar uma greve por tempo indeterminado.

 

ADEMAR GINGUMA 2

 

POR OUTRO LADO

 

A ministra da educação disse esta esta segunda-feira  na Assembleia Nacional que o seu sector continua a investir na necessidade de ter mais quadros para os objetivos nacionais. 

Luísa Grilo disse que apesar das greves os investimentos no sector vão continuar.

 

 

LUISA GRILO 12H

 

Ministra da Educação Luísa Grilo

 

PONTO

 

Cerca de cinco milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em 2021 por falta de cuidados de saúde de qualidade, avançou um recente relatório da ONU, lamentando que a sobrevivência continue a depender do local onde se nasce.

 

E

 

Angola reduziu a mortalidade infantil em cerca 175% nos últimos 30 anos, ao sair de 132 por Mil nascimentos em 1990 para 48 por Mil nascimentos em 2020,

O especialista em saúde publica Jeremia Agostinho, avançou a MFM, os motivos que levaram o pais a reduzir a mortalidade infantil nas ultimas décadas.

 

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H17012023

 

Por outro lado, o pai ainda regista uma alta taxa de mortalidade neonatal, segundo o medico os altos níveis deve-se a fraca qualidade do serviço que prestado a mulher gravida e criança nos primeiros dias de vida.

 

 

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H17012023

 

 

Angola reduziu a mortalidade infantil em cerca 175% nos últimos 30 anos.

 

E

 

A ministra da saúde Silvia Lutukuta, prometeu para este ano a realização de mais um concurso publico no sector.

 

SILVIA LUTUKUTA 12H 

 

 

PONTO

 

A Assembleia Nacional aprovou, esta segunda-feira, na generalidade, a Proposta de Orçamento Geral de Estado para o exercício económico de 2023.

O documento, foi aprovado com 117 votos a favor (MPLA e PHA), 80 contra (UNITA) e quatro abstenções (FNLA-PRS), na 3ª Reunião Plenária Extraordinária da Assembleia Nacional.

A Proposta do OGE 2023, com despesas e receitas avaliadas em 20,1 biliões de kwanzas, prioriza o sector social, com peso sobre a despesa total do OGE de 23,9 por cento e estima um preço de referência de 75 dólares por barril de petróleo e uma produção petrolífera média de 1,18 milhões de barris.

 

O deputado Kilamba Van-Dúnem, do MPLA, justificou o voto favorável do seu partido “por estarem garantidos os preceitos legais e regimentais que permitem, ao Parlamento, admitir a Proposta de Lei para a sua posterior apreciação, discussão e votação em sede da especialidade”.

 

KILAMBA VAN-DUNEM – J012H17012023

 

 

O deputado Fernando Dinis, do PHA, justificou o voto a proposta do OGE por estar em causa o direito ao bem-estar de todos.

 

FERNANDO DINIS – J012H17012023

 

Já o deputado Américo Chivukuvuku, da UNITA, disse que o seu partido votou contra a Proposta por considerar que, no formato actual, a lei do OGE não está alinhada com as tarefas fundamentais do Estado.

 

AMÉRICO CHIVUKUVUKU – J012H17012023

 

 

AN aprova na generalidade proposta de OGE 2023.

 

 

PONTO

 

Os Devedores das empresas privatizadas contestam rescisão dos contratos por parte do Estado.

A medida foi tomada pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), que lançou um concurso público internacional para alienação de 13 unidades industriais, na segunda vaga de privatizações de empresas da Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

No entender de Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM, o processo caminha sem grandes contestações.

 

CARLOS ROSADFO 1

 

Por outro lado, o analista MFM pensa que as contestações que existem no processo poderão ser dirimidas em tribunal.

 

CARLOS ROSADO 2

 

Devedores das empresas privatizadas contestam rescisão dos contratos por parte do Estado.

 

PONTO

 

O Serviço de Investigação Criminal, detiveram três cidadãos nacionais, por tráfico de droga, uma das mulas na posse de 13 quilis de cocaína era proveniente da República Federativa do Brasil.

A informação foi avançada a MFM, pelo porta-voz do SIC Geral Manuel Halaiwa.

 

MANUEL HALAIWA – J012H17012023

 

Detidos três cidadãos no aeroporto internacional por tráfico de cocaína.

 

PONTO CORRIDO

 

O Presidente da República, João Lourenço, intervém, hoje, na Cimeira sobre Sustentabilidade, que decorre em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O Chefe de Estado intervém no período da tarde, em torno do tema sobre produção de energias limpas no continente africano, um painel que junta igualmente os Presidentes da Zâmbia, Uganda, Tanzânia e Quénia.

O estadista angolano, que cumpre uma visita oficial a Abu Dhabi, onde assistiu à cerimónia de abertura da Semana de Sustentabilidade 2023, juntamente com outros líderes mundiais.

-.-

Treze mil e 360 acidentes de viação foram registados em Angola durante o ano de 2022, resultando em dois mil e 999 mortos e 15 mil e 693 feridos.

A informação consta do comunicado da reunião do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Transito, realizada nesta segunda-feira, em Luanda, sob orientação da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que apreciou o projecto da Estratégia Nacional de Prevenção e Segurança Rodoviária 2023-2027, entre outros.

Em comparação com o ano de 2021, registou-se um incremento de 1.134 acidentes de viação, envolvendo pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos.

 

INTERNACIONAL

 

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil deu ao ex-Presidente Jair Bolsonaro três dias para explicar o conteúdo de um projeto de decreto, que encenava um golpe de Estado, encontrado na residência de um ex-ministro.

O prazo foi fixado numa decisão do juiz do tribunal eleitoral Benedito Gonçalves, na segunda-feira, que ordenou a inclusão do documento numa investigação contra Bolsonaro por alegado abuso de poder durante a campanha para as eleições presidenciais de outubro.

O texto controverso é o projeto de um decreto que permitiria a Bolsonaro estabelecer o estado de emergência para intervir no mais alto tribunal eleitoral e reverter o resultado das eleições de 30 de outubro, em que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.

O documento foi encontrado pela Polícia Federal na residência de Anderson Torres, que era ministro da Justiça de Bolsonaro e está detido desde sábado sob a acusação de alegada omissão, pois era responsável pela segurança em Brasília quando milhares de radicais invadiram a sede da presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal.

 

Data de Emissão: 17-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados