Jornal das 12h, edição de 16 de Outubro de 2025
DESCARGAS ELÉTRICAS MATAM SETE PESSOAS E DEIXAM OUTRAS SETE FERIDAS NO BIÉ;
– JONAS SAVIMBI E HOLDEN ROBERTO SERÃO CONDECORADOS NO QUADRO DOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA. UNITA AFIRMA QUE ANÚNCIO FEITO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ÉCONSEQUÊNCIA DA PRESSÃO DA OPOSIÇÃO;
– SINPROF DEFENDE MAIS INVESTIMENTOS NO SECTOR DA EDUCAÇÃO E SUGERE APLICAÇÃO DOS 500 MILHÕES DE DÓLARES DISPONIBILIZADOS PELO GOVERNO PARA ÁREAS PRIORITÁRIAS;
– MINISTRA SÍLVIA LUTUCUTA DESMENTE OCORRÊNCIA DE MUITAS MORTES NOS BANCOS DE URGÊNCIA E REITERA APOSTA NO SECTOR PRIMÁRIO DE SAÚDE;
– DONALD TRUMP AMEAÇA CORTAR AJUDA À ARGENTINA SE JAVIER MILEI PERDER AS ELEIÇÕES.
JINGLE MIX & PUBLICIDADE
Notícias no jornal ao meio dia de quinta-feira, 16 de Outubro de 2025. Técnica de Edson Machado, Ailton Kulonga e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
Sete mortos e sete feridos em consequência de descargas elétricas ocorridas ontem Bié.
As descargas, que aconteceram na sequência de fortes chuvas, provocaranm ainda o ferimento de sete outras, nos municípios do Chinguar e do Andulo.
Todos os dados com o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Superintendente Bombeiro Wilson Baptista.
WILSON BAPTISTA – 01′ 30” 12H 16 10 2025
Superintendente Bombeiro Wilson Baptista, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
PONTO
O Presidente da República anunciou que os líderes históricos Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto vão ser condecorados com a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.
Durante o seu discurso de mais de três horas sobre o Estado da Nação, ontem no Parlamento, João Lourenço considerou que este gesto, adicionado ao trabalho para dignificação das vítimas dos conflitos políticos é um contributo significativo à reconciliação nacional.
JOÃO LOURENÇO 01 – CONDECORAÇÕES – 01′ 05” 12H 16 10 2025
Presidente da República, João Lourenço, anunciando que os líderes históricos Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto vão ser condecorados com a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.
Na reação, o presidente da UNITA, disse que os signatários do Acordo de Álvor não devem ser reconhecidos no espírito do perdão, mas pela sua luta para cosquista da independência.
ADALBERTO COSTA JUNIOR – 01′ 28” 12H 16 10 2025
Outra reação é de Benedito Daniel, do PRS.
BENEDITO DANIEL – 01′ 06” 12H 16 10 2025
Por seu turno, o analista político, Eugénio Clemente, entende que o facto de o Presidente João Lourenço ter anunciado as condecorações dos signatários do Acordo de Álvor demonstra um sinal de unidade.
EUGÉNIO CLEMENTE – 01′ 23” 12H 16 10 2025
No entanto, o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, aponta que as condecorações a Jonas Savimbi e Holden Roberto vão pôr assim um fim às controvérsias levantadas no início do processo.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 01′ 37” 12H 16 10 2025
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, e o anúncio feito ontem pelo Presidente da República de que os líderes históricos Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto serão condecorados com a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.
Por outro lado, o presidente da República anunciou a disponibilização de 500 milhões de dólares para o sector da educação.
Repórter Adelina Dembi;
PEÇA ADELINA DEMBI 12H
A repetição da grande entrevista de hoje, com o secretário-geral do SINPROF, Admar Jinguma, para acompanhar às 13h nesta sintonia.
Da educação para saúde…
A cólera continua a assolar grande parte das províncias do país, com destaque para o Cunene, Uíge, Huíla, Lunda Norte e Malanje.
Apesar disso, a ministra da Saúde garante que têm sido tomadas medidas para controlar a epidemia, que já matou mais de 800 pessoas desde Janeiro.
Quanto ao sarampo, Sílvia Lutucuta disse que o grande problema tem sido a baixa adesão à vacinação de rotina.
SÍLVIA LUTUCUTA 01 – 01′ 01” 12H 16 10 2025
Questionada sobre a ocorrência de muitas mortes nos hospitais do país, a ministra Sílvia Lutucuta mostra-se preocupada, mas esclarece que o número de óbitos não é tão elevado.
SÍLVIA LUTUCUTA 02 – 01′ 37” 12H 16 10 2025
De acordo com a ministra Sílvia Lutucuta, o governo tem apostado no sector primário de saúde.
SÍLVIA LUTUCUTA 03 – 01′ 15” 12H 16 10 2025
Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde, falando aos jornalistas ontem à margem do acto de abertura do novo Ano Parlamentar.
O executivo trabalha na melhoria da modernização dos serviços da administração pública.
Segundo a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, a formação técnico-profissional é outro dos desafios.
TERESA DIAS – 01′ 22” 12H 16 10 2025
Teresa Dias, ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
PONTO DESPORTO
A equipa sénior feminina do Petro de Luanda está nos quartos de final do Campeonato Africano de Clubes de Andebol que está a decorrer em Casablanca Marrocos.
As Petrolíferas derrotaram ontem o África Sport de Abidjan por 35–17, em jogo da última jornada da fase de grupos, disputado em Casablanca-Marrocos.
Com este triunfo, o Petro de Luanda termina a fase de grupos com três vitórias em três jogos, somando nove pontos e um saldo de golos positivo. Reafirmando o estatuto de uma das principais favoritas à conquista do título continental.
Marília Quizelete esteve em destaque com uma exibição excelente. Dada a sua capacidade técnica individual, foi eleita MVP do jogo.
…
Já estão disponíveis alguns materiais para a montagem da pista de canoagem na baía de Luanda, onde decorrerá o campeonato africano que Angola acolhe de 28 a 30 de Novembro.
Domingos Pemba vice-presidente executivo da Federação Angolana dos Desportos Náuticos fez saber que nesta altura o que mais preocupa é a questão da dragagem da pista.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 1.
Domingos Pemba vice-presidente executivo da Federação Angolana dos Desportos Náuticos e os Preparativos para o campeonato africano de Canoagem decorrem a bom ritmo.
PONTO INTERNACIONAL
O líder do golpe de Estado militar em Madagáscar, o coronel Michael Randrianirina, afirmou hoje que vai assumir, nos próximos dias, “o cargo de Presidente”, um dia após o Tribunal Constitucional lhe ter pedido que o fizesse.
Randrianirina anunciou, na terça-feira, que as forças armadas estavam a tomar o poder em Madagáscar, após semanas de protestos contra o Presidente Andry Rajoelina e o seu Governo, protagonizados sobretudo por grupos de jovens descontentes com a conjuntura económica e social.
…
Trump ameaça cortar ajuda à Argentina se Milei perder eleições
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu que a ajuda do seu país à Argentina poderá ser interrompida se Javier Milei não conseguir manter o seu mandato após as eleições legislativas de 26 de outubro.
…
Israel voltou a atacar em Gaza apesar do cessar-fogo
Tanques e `drones` abriram fogo em vários locais no norte da Faixa de Gaza e na cidade de Rafah, a sul.
Para já, não há relato de vítimas mortais ou pessoas feridas devido ao sucedido.
Um cessar-fogo, em vigor desde sexta-feira, foi acordado entre Israel e o movimento islamista palestiniano Hamas, patrocinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e negociado com a mediação de Egito, Qatar, Turquia e Arábia Saudita.