Jornal das 12h, edição de 16 de Maio de 2025

– GOVERNO REAGE À SUPOSTA EXPULSÃO DA EQUIPA DA RTP DO PALÁCIO PRESIDENCIAL DA CIDADE ALTA;

PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE EM LUANDA PARA O REFORÇO DA COOPERAÇÃO BILATERAL;

ANGOLA REPORTOU 199 NOVOS CASOS E 8 MORTES POR CÓLERA NAS ÚLTIMAS 24H;

OBSERVATÓRIO POLÍTICO E SOCIAL DE ANGOLA CONSIDERA QUE IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS PREÇOS DE ÁGUA E ELETRICIDADE CARECE DE ESTUDOS PRÉVIOS;

– CAMPEÃO DO GIRABOLA PODE SER CONHECIDO NESTE FIM DE SEMANA;

ÍNDIA E PAQUISTÃO CONCORDAM EM PROLONGAR CESSAR-FOGO ATÉ AO PRÓXIMO DOMINGO.

JINGLE MIX & PUBLICIDADE

Notícias no jornal ao meio de sexta-feira, 16 de Maio de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de João Congo, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE “AS NOTÍCIAS”

Angola notificou 199 novos casos de cólera nas últimas 24h, elevando para 20.447 ocorrências registadas desde 7 de Janeiro.

Dos novos casos, 51 foram reportados no Kwanza Sul, 37 no Namibe, 28 em Luanda, 22 em Benguela, 21 em Malanje, 18 no Kwanza Norte, 9 na Huíla, 4 em Cabinda, 3 no Cubango, igual número na Lunda Norte, enquanto o Icolo e Bengo notificou 2 novos casos.

Foram registados igualmente 8 óbitos, sendo 3 no Namibe; 2 mortes cada no Kwanza Sul e Kwanza Norte e uma na Lunda Norte.

Ocorreram desde o início da epidemia 624 mortes em um total de 20.447 casos notificados.

51% das crianças angolanas nas zonas rurais e 31% nas áreas urbanas sofrem de desnutrição crónica.

Os dados foram apresentados hoje durante a cerimónia de lançamento dos resultados do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde 2023-2024, que terminou há instantes em Luanda.

A acompanhar o evento está o jornalista MFM, Alves Fernandes.

DIRECTO –

O Instituto Nacional de Estatística apresentou esta manhã, em Luanda, o segundo relatório do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde 2023-2024.

E tudo acontece numa altura em que os países africanos de língua portuguesa apostam na integração dos serviços para responder aos desafios na área da saúde, como o aumento das doenças crónicas, mas se deparam com dificuldades ao nível informático e digital, fundamentais para esta resposta.

A ideia foi transmitida por representantes de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, que participaram numa mesa redonda no âmbito da primeira cimeira de integração de cuidados da CPLP, que decorre em Lisboa.

Helga Freitas, diretora nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Angola, reconheceu a importância da integração dos serviços de saúde, mas identificou algumas dificuldades, a começar pelo crescimento populacional, que aumenta a um nível de 3,3% ao ano, com 60% da população jovem.

A diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, respiratórias e o cancro são algumas das patologias crónicas que mais respostas vão exigindo ao país em matéria de cuidados de saúde.

PONTO

O coordenador do Observatório Político e Social de Angola considera o aumento das tarifas de água e eletricidade como um “dilema” para as famílias de baixa renda, e afirmou que a sua implementação carece de estudos prévios.

De acordo com o coordenador do Observatório Político e Social de Angola,Sérgio Calundungo, as autoridades deveriam explicar aos cidadãos as vantagens do aumento das tarifas da água e energia, salientando que o nível dos atuais serviços nesses setores “é criticável e deplorável”.

As tarifas da água e da eletricidade em Angola vão aumentar 30% e 11,5%, respetivamente, a partir de Junho próximo, segundo a nova tabela aprovada pelo Instituto Regulador dos Serviços de Eletricidade e de Água.

Sobre este assunto o presidente da AADIC, Associação Angolana de Defesa dos Direitos do Consumidor, Lourenço Texe, já tinha lamentado a forma tardia como o consumidor final, mais uma vez é afectado em sectores tão sensíveis para a vida moderna, como água e energia;

LOURENÇO TEIXE 01 – 01′ 26” 12H00 16 05 2025

O activista de defesa do consumidor diz ainda que zonas há em que a cobrança de agua, por exemplo, é realizada por estimativa, devido a gritante falta de contadores.

Segundo Lourenço Texe, é uma situação que afecta grandemente o bolso do consumidor;

LOURENÇO TEIXE 02 – 01′ 31” 12H00 16 05 2025

Lourenço Texe, presidente da AADIC, Associação Angolana de Defesa dos Direitos do Consumidor, lamentando a forma tardia como o consumidor final, mais uma vez é afectado em sectores tão sensíveis para a vida moderna, como água e energia.

Os trabalhos de substituição dos equipamentos danificados durante o incêndio na subestação eléctrica de Viana estão concluídos.

Segundo o porta-voz da ENDE, Lauro Fortunato, a energia da rede pública já foi restabelecida nas zonas afectadas.

O incêndio que ocorreu na passada sexta-feira deixou mais de 35 mil famílias privadas de energia eléctrica nos municípios de Viana e dos Mulenvos, em Luanda, e de Calumbo, no Icolo e Bengo.

LAURO FURTUNATO – 01’ 30’’ 12H 16 05 2025

O porta-voz da ENDE confirma, outro lado, que começaram a ser instalados contadores pré-pagos em áreas de Luanda que ainda não beneficiam do sistema.

Lauro Fortunato diz que com este projecto espera-se ver melhorada a questão da eficiência nas cobranças  e o consequente aumento das receitas.

LAURO FORTUNATO 12 CONTADORES

Lauro Fortunato, porta voz da ENDE, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, que começou ontem a instalar contadores pré-pagos em áreas de Luanda que ainda não beneficiam do sistema.

PONTO UNITA

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse ontem no Bengo que o recente encontro com o Presidente da República, João Lourenço, serviu para apresentar soluções sobre os principais problemas que Angola enfrenta neste momento.

O líder do maior partido político na oposição considerou que perante o actual cenário político e social não se podem quebrar os canais de diálogo.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR – 01′ 53” 12H 16 05 2025

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando discursava ontem em Caxito, durante a sua jornada de trabalho ao Bengo.

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos manifesta repúdio por suposta expulsão da equipa da RTP destacada para a cobertura de um evento no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Pedro Miguel, considerou que a atitude das autoridades angolanas representa um grave atentado à liberdade de imprensa.

PEDRO MIGUEL – 58” 12H 16 05 2025

Pedro Miguel, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, expressando preocupação por suposta expulsão da equipa da RTP destacada para a cobertura de um evento na sede da Presidência angolana, em Luanda.

Sobre o assunto, a televisão portuguesa já se pronunciou. Em nota de protesto, os diretores de Informação da RTP, António José Teixeira, da RDP, Mário Galego, e a diretora da RTP África, Isabel Silva Costa, manifestaram “profunda preocupação e veemente repúdio” por supostamente uma equipa da emissora pública portuguesa, destacada no Palácio da Cidade Alta para a cobertura de um encontro oficial da Presidência ter sido expulsa de forma arbitrária.

Entretanto, o governo angolano reagiu hoje a este assunto.

Em comunicado divulgado pela secretaria de imprensa da Presidência da República, o executivo esclareceu que “por força de notícias tendenciosas que foram sendo veiculadas pela referida estação nos últimos tempos, o Governo soberano de Angola decidiu dar por findo o privilégio de acesso ao Palácio Presidencial.

Segundo a Presidência da República e continuamos a citar, “a RTP foi notificada no dia 15 de Abril de 2025 sobre a cessação da sua prestação em eventos no Palácio Presidencial, uma decisão, entretanto, ignorada pelatelevisão portuguesa, que na última terça-feira 13 de Maio, se apresentou na sala de imprensa do Palácio, mesmo sabendo que não constava da lista de órgãos com acesso autorizado, pelo que foi convidada a abandonar o local, contrariamente ao que se veiculou na imprensa portuguesa.

Na nota, o executivo avança que nenhum jornalista ou cadeia televisiva angolana se atreve a entrar num Palácio Presidencial sem que para tal esteja credenciado e diz que estranha, por isso, a suposta campanha de vitimização, que não abona os laços de amizade e cooperação entre os dois países.

PONTO ISENÇÃO

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, encontra-se desde a manhã de hoje em Luanda para uma visita oficial a Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Na sua agenda de trabalho, consta um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, assim como uma deslocação à Zona Económica Especial Luanda-Bengo para identificar oportunidades de investimentos e negócios a desenvolver em Angola.

Esta quinta-feira, delegações de Angola e Moçambique estiveram reunidas em Luanda, num encontro orientado pelos chefes das diplomacias dos dois países, Téte António e Maria Lucas, respectivamente, onde foram eleitos os sectores da Economia, Comércio, Indústria, Agricultura, Saúde, Cultura, Turismo, Transportes e Logística, Finanças, Recursos Minerais, Tecnologia e Tesouro.

O especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, falou sobre o impacto desta visita de Chapo ao nosso país, que tem como principal foco a cooperação econômica.

OSVALDO MBOCO – 01′ 36” 12H 16 05 2025

Osvaldo Mboco, especialista em relações internacionais, e a visita que o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, efectua a Angola.

Presidentes de empresas africanas querem um novo acordo com os governos do continente com  melhor gestão e mais transparência. A ideia é lançar formas de melhor fazer dos sonhos dos africanos, realidade.

O comentarista Carlos Rosado de Carvalho reflete sobre a necessidade de haver uma maior dinâmica entre as politicas publicas e a satisfação da vida dos cidadãos;

CARLOS ROSADOD DE CARVALHO – 02′ 01” 12H 16 05 2025

PONTO

Continuam as denúncias sobre a existência de professores que recebem salário mesmo estando ausentes dos locais de trabalho, muitos dos quais residem atualmente no exterior do país.

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, na voz do seu secretário para os assuntos jurídicos e laborais, Zacarias Jeremias, defende medidas mais gravosas para se acabar com este mal, que na sua visão devem ir além da retirada destesprofessores das folhas de salário.

ZACARIAS JEREMIAS 01 – 01′ 42” 12H 16 05 2025

Zacarias Jeremias entende que os gestores escolares que encobrem os professores nesta condição devem igualmente ser responsabilizados.

ZACARIAS JEREMIAS 02 – 01′ 06” 12H 16 05 2025

Zacarias Jeremias, secretário para os assuntos jurídicos e laborais da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, e a existência de professores a receber salários, mesmo sem trabalhar.

PONTO

25 mortos e 84 feridos é o resultado das ocorrências registadas esta semana pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, em todo o país.

Entre as causas, estão acidentes de viação e incêndios, de acordo com o porta-voz do corpo nacional de bombeiros, Superintendente Bombeiro Wilson Baptista.

WILSON BAPTISTA – 54” 12H 16 05 2025

Superintendente Bombeiro Wilson Baptista, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros

PONTO DESPORTO

O campeão da presente edição do Girabola pode ser encontrado no final de semana, se o líder Petro de Luanda vencer, mas dependendo de uma derrota do Williet de Benguela o segundo classificado que está a três pontos na tabela classificativa.

O Petro joga no domingo na cidade do Dundo diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte, um adversário de má memória, que o afastou da taça de Angola.

Também no domingo joga o Williet, vem a Luanda para defrontar um Primeiro de Agosto que está moralizado, até ao momento só sabe ganhar.  Os jogos deste final de semana contam para a 28ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão.

A pista de Motocross de Ndalatando já está em condições para acolher o Grande Prémio que acontece amanhã, o engienheiro de pista Pedro Silva disse a MFM, que o traçado tem cinco curvas para esquerda e três para direita.

RD-PEDRO SILVA-PARTE 1.

 

PONTO INTERNACIONAL

A Índia e o Paquistão concordaram em prolongar o cessar-fogo até, pelo menos, domingo, após as conversações de quarta e quinta-feira.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, o acordo foi feito pelo telefone, entre altas patentes.

Já esta semana, o ministro da Defesa paquistanês, afirmou em entrevista ao canal de notícias do seu país haveria negociações sobre a região disputada de Caxemira, o terrorismo e a gestão da água, afectada pela suspensão unilateral da Índia de um tratado assinado por Nova Deli e Islamabad em 1960.

Há quase três semanas, um massacre cometido por homens armados na Caxemira administrada pela Índia matou 26 turistas, tendo Nova Deli atribuído o ataque a terroristas apoiados pelo Paquistão, mas Islamabadenegou qualquer envolvimento.

O encontro sobre as primeiras negociações de paz diretas entre Kiev e Moscovo desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia permanece incerto.

Em Ancara, Volodymyr Zelensky disse que os enviados ucranianos a Istambul deveriam encontrar-se com a delegação russa na noite de ontemou ser adiado para sexta-feira, após conversas com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

Ao início da noite desta quinta-feira, a diplomacia turca anunciou que as negociações terão lugar na sexta-feira:

O presidente ucraniano explicou que os negociadores enviados por Kiev “terão um mandato para um cessar-fogo” e serão liderados pelo ministro ucraniano da Defesa, Rustem Umerov, ao contrário do líder da delegação russa que Zelensky considerou ser de segundo escalão e fazer parte de uma “pura fachada”.

O vice-presidente JD Vance vai chefiar a delegação norte-americana à missa de inauguração do pontificado de Leão XIV, o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos, que será celebrada no Vaticano no domingo.

O gabinete de Vance anunciou hoje num comunicado que o vice-presidente participará na missa acompanhado pela esposa, Usha Vance, e pelo chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.

Vance é o primeiro convertido ao catolicismo a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos e Rubio também é católico, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Leão XIV foi eleito em 08 de maio como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco, que morreu em abril.

O novo pontífice, de 69 anos, nasceu em Chicago, mas obteve a cidadania peruana depois de viver a maior parte da vida no país andino.

Vance visitou o Vaticano durante a Semana Santa e encontrou-se brevemente com Francisco poucas horas antes da morte do Papa argentino.

Quando ainda era o cardeal Robert Francis Prevost, o Papa demonstrou empenho na luta pelos direitos dos migrantes e contra as alterações climáticas.

Também criticou membros da atual administração norte-americana, incluindo Vance.

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 16-05-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados