Jornal das 12h, edição de 16 de Janeiro de 2025
JORNAL 07H/MV
MANCHETES
MAIS DE 20 MORTOS COM QUASE QUATROCENTOS CASOS DE CÓLERA REGISTADOS ATÉ AO MOMENTO;
PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO EM VISITA OFICIAL A FRANÇA PARA REFORÇO DA COOPERAÇÃO;
ABEL CHIVUKUVUKU E MAIS SEIS DEPUTADOS PELA BANCADA DA UNITA SUSPENDEM MANDATOS NO PARLAMENTO PARA SE DEDICAREM EXCLUSIVAMENTE AO NOVO PARTIDO PRA JÁ-SERVIR ANGOLA;
ECONOMISTA FERNANDES WANDA DEFENDE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA AGRICULTURA COM O FOCO DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA;
DANIEL CHAPO PROMETE ACABAR COM A CORRUPÇÃO, REDUZIR TAMANHO DO GOVERNO E REVER AS LEIS E REVER LEGISLAÇÃO ELEITORAL;
HUMAN RIGHTS WATCH ACUSA A ISRAEL E RÚSSIA DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE E GENOCÍDIO;
JINGLE NOTICIAS
Noticias MFM, com coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo.
JINGLE MV
O número de casos de cólera notificados em Angola aumentou para 332, 60 já confirmados, dos quais resultaram 22 mortes, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualizado ontem.
Nas últimas 24 horas, foram notificados mais 49 casos de cólera, sendo 34 no município do Cacuaco, epicentro da doença que está já identificada em três províncias: Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
Angola totaliza 20 óbitos, dos quais 17 no município do Cacuaco e dois em Viana na província de Luanda e um no município do Dande na província do Bengo.
Dos casos registados, 15 foram confirmados laboratorialmente, tendo ocorrido um óbito.
Desde o início de 2025, registam-se em Angola um total de 332 casos, com idades entre os dois e os 73 anos, dos quais 158 são do sexo masculino e 174 do sexo feminino.
O surto de cólera foi declarado com a confirmação do primeiro caso no dia 07 de janeiro de 2025, no município de Cacuaco, província de Luanda, que está situado numa área suburbana com uma população estimada em 1,2 milhões de habitantes.
As autoridades apelam à população para o cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção, como a lavagem regular das mãos, ferver a água durante 20 minutos ou adicionar cinco gotas de lixívia em cada litro de água, lavar bem as frutas e legumes com água fervida ou tratada, entre outras.
As autoridades sanitárias confirmam o registo de 383 casos até ao momento, dos quais 76 positivos, nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, que resultaram em mais de 20 mortos.
A este respeito, o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, entende que já era previsível que o país enfrenta-se um surto de cólera, tendo em conta o fraco investimento na saúde preventiva.
ADRIANO MANUEL 01 – 01′ 17” 12H 16 01 2025
Apesar das medidas levadas a cabo pelo governo, Adriano Manuel considera que Angola não está preparada para lidar com um possível agravamento do surto de cólera, daí defender maior aposta na prevenção da doença.
ADRIANO MANUEL 02 – 01′ 30” 12H 16 01 2025
Adriano Manuel, presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos, e o surto de cólera em Angola, que segue com 383 casos até ao momento, dos quais 76 positivos, nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, que resultaram em mais de 20 mortos, segundo as autoridades sanitárias.
PONTO
Um incêndio deflagrou ontem nas instalações do Termina de Carga do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro sem causar vítimas.
De acordo com uma nota a Sociedade Gestora de Aeroportos S.A (SGA), o incêndio começou no armazém de inspecção de mercadorias a exportar, sob controlo da Administração Geral Tributária (AGT) no Terminal de Carga.
WILSON BAPTISTA 07H
…
O SIC deteve um pescador da praia da Mabunda, por roubo de viaturas na zona dos Mulenvos em Luanda.
Durante a operação, foram apreendidas três viaturas, todas elas furtadas na via pública, tal como fez saber o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, Superintendente-chefe Fernando de Carvalho.
FERNANDO DE CARVALHO 9H
Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda.
…
De crimes não é tudo, foi detido em flagrante um cidadão de 51 anos, quando tentou corromper com 10 milhões de kwanzas um agente do SIC, no Porto de Luanda.
O implicado pretendia retirar de forma fraudulenta 7 camiões apreendidos pela AGT num dos terminais do Porto, de acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.
MANUEL HALAIWA – 37” 12H 16 01 2025
Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e as últimas da criminalidade em Luanda.
JINGLE DEBATE
O Presidente da República iniciou o primeiro de dois dias de uma visita oficial a França.
João Lourenço é recebido pelo homólogo francês, Emmanuel Macron, numa cerimónia oficial que terá lugar numa unidade hoteleira, devendo os dois estadistas seguir depois para o Palácio do Eliseu para um encontro bilateral.
Trata-se da segunda visita de João Lourenço a França, a última aconteceu em 2018 e desde então as relações entre os dois países têm-se reforçado.
Os dois estadistas devem analisar a porta fechada as parcerias económicas e a instabilidade política no continente africano, seguindo-se de declarações à imprensa.
Para o analista Osvaldo Nboko, esta vista do presidente angolano reveste-se de grande importância, apesar da França estar a perder influencia em África;
OSVALDO NBOKO 12 FRANÇA ( 02.00”)
…
O Coordenador Geral do PRA-JA, Abel Chivukuvuku, solicitou a suspensão do seu mandato como deputado eleito pela bancada parlamentar da UNITA.
Em nota, o Secretariado Nacional do partido dá conta de que a suspensão do mandato é consequência da lei que proíbe os deputados estarem filiados a um partido diferente daquele em cuja lista foram eleitos, no caso o partido UNITA.
Assim, um total de sete membros do PRA JA- Servir Angola solicitaram a suspensão dos respectivos mandatos de deputados eleitos pela lista da UNITA, no âmbito da plataforma eleitoral Frente Patriótica Unida.
A lista inclui Abel Chivukuvuku, Coordenador-Geral do PRA-JA, Xavier Manuel, Vice- Coordenador para os Assuntos Políticos; Isaías Sambangala, Vice-Coordenador para Administração, Finanças e Património; Américo Chivukuvuku, Secretário-Geral; Florêncio Kanjamba, Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Constitucionais e Eleitorais; João Dias, Secretário Provincial do Cuanza Norte e Carlos Lucas, Secretário Provincial de Malanje.
A este respeito, o jurista, José Rodrigues, considera que a suspensão do mandato destes deputados, eleitos pela bancada parlamentar da UNITA, enfraquece a Frente Patriótica Unida.
JOSÉ RODRIGUES 12H
Jurista José Rodrigues, considerando que a FPU fica de certo modo enfraquecida, na sequência da suspensão do mandato de Abel Chivukuvuku e mais seis deputados à Assembleia Nacional, eleitos pelo Grupo Parlamentar da UNITA.
O PRA JA- Servir Angola foi reconhecido em Outubro do ano passado pelo Tribunal Constitucional, num processo que se vinha arrastando desde 2019.
…
O economista Fernandes Wanda, Coordenador do Centro de Investigação da Faculdade de Economia, alerta para a necessidade de uma transformação urgente da estrutura da economia angolana. Caso contrário, na óptica do académico, o país corre o risco de continuar a perder muito tempo e dinheiro sem que alcançar os objectivos preconizados.
Falando esta manhã ao programa A ULTIMA PALAVRA, o especialista em Economia Polícia do Desenvolvimento apontou o caminho para a mudança que se impõe: aumento da produtividade na agricultura com o foco na industria transformodora.
FERNANDES WANDA – 01′ 38″
Fernandes Wanda considera inaceitável que, em pleno século 21, a agricultura familiar esteja completamente dependente da chuva.
FERNANDES WANDA – 02″ 14″
Na mesma perspectiva, o economista defende a titularidade das terras das familiar camponesas.
FERNANDES WANDA –
Economista Fernandes Wanda, Coordenador do Centro de Investigação Social e Económica da Universidade Agostinho, o convidado desta manhã do programa
A ÚLTIMA PALAVRA.
Os ouvintes poderão acompanhar novamente a entrevista completa as 13H00 e logo mais, as 22H00.
PONTO ECONOMIA
A ENDIAMA, prevê para 2025, uma produção de 14,8 milhões de quilates de diamantes e uma faturação de 2,1 mil milhões de dólares disse hoje o presidente do conselho de administração.
José Ganga Júnior, que falava por ocasião do 44.º aniversário da empresa, estimou para este ano o preço de 146 dólares por quilate de diamante, apesar dos problemas do mercado.
Segundo o presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), a redução significativa de preços arrasta-se há alguns anos, chegando a mais de 60% em alguns casos.
Em 2023, Angola registou uma produção de cerca de oito milhões de quilates e faturou 2,9 mil milhões de dólares e em 2024 atingiu o recorde de produção, com 14 milhões de quilates e uma faturação de apenas 1,4 mil milhões de dólares.
Para 2025, um dos desafios, segundo o presidente da diamantífera pública, é melhorar a organização para antever os desafios do futuro, nomeadamente a implementação de certificados de rastreio da produção.
INTERNACIONAL
O novo Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, promete acabar com a corrupção naquele país do índico.
No seu primeiro discurso como Chefe de Estado de Moçambique, proferido ontem na Praça da Independência, em Maputo, Daniel Chapo garantiu que não haverá lugar para corruptos no seu governo, tão pouco em todo o país.
DANIEL CHAPO 01 – 42” 12H 16 01 2025
Daniel Chapo garante total independência dos tribunais e maior atenção para os sectores da educação e saúde.
DANIEL CHAPO 02 – 55” 12H 16 01 2025
A fome e a pobreza agravadas com a problemática do desemprego, sobretudo no seio da juventude, são outras das prioridades do novo Presidente de Moçambique.
DANIEL CHAPO 03 – 01′ 16” 12H 16 01 2025
Daniel Chapo, novo Presidente de Moçambique, quando discursava ontem, durante a sua tomada de posse na Praça da Independência em Maputo.
Entretanto, o candidato presidencial, Venâncio Mondlane, que se autodeclarou Presidente eleito pelo povo, anunciou que vai apresentar amanhã a partir das 15h, na sua página oficial do Facebook, medidas governativas para os primeiros 100 dias do seu alegado mandato.
VENÂNCIO MONDLANE – 57” 12H 16 01 2025…
Quanto ao discurso de Daniel Chapo, Mondlane disse que as linhas apresentadas pelo novo Presidente de Moçambique são exatamente as mesmas que constavam do seu programa eleitoral.
VENÂNCIO MONDLANE 02 – 47” 12H 16 01 2025
Venâncio Mondlane, candidato presidencial em Moçambique, reagindo ao primeiro discurso de Daniel Chapo, que foi investido ontem como quinto Presidente de Moçambique.
…
Israel e Hamas aceitaram um acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza que prevê também a libertação de reféns, indicaram fontes próximas das negociações.
O acordo promete a libertação de dezenas de reféns israelitas mantidos pelo Hamas em várias fases, a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos em Israel e permitirá que centenas de milhares de pessoas deslocadas em Gaza regressem ao que resta das suas casas.
…
Crimes contra a humanidade e genocídio são as principais acusações que a Human Rights Watch aponta a Israel e Rússia, lamentando que seja lenta ou nula a responsabilização dos líderes destes países em guerra.
No relatório sobre a situação dos direitos humanos no mundo em 2024, a organização internacional sublinha que tanto Israel como a Rússia, países agressores das duas guerras mais mediáticas da atualidade, promoveram crimes contra a humanidade, ao atacarem deliberadamente civis e infraestruturas como hospitais e provocando cortes de eletricidade, falta de água e fome.
No capítulo dedicado a Israel e Palestina, a HRW refere que Israel matou, deixou passar fome, forçou deslocações, destruiu casas, escolas e hospitais numa escala sem precedentes na História recente e sublinha que vários líderes – como o primeiro-ministro e o ex-ministro da Defesa israelitas e os responsáveis militares e políticos do Hamas – são alvos de mandados de detenção internacional por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Gaza, mas continuam impunes.
O documento da HRW avança que, a par de um balanço de dezenas de milhares de mortos e feridos desde o início das hostilidades, a 07 de outubro de 2023, e que “quase todos os palestinianos em Gaza foram deslocados à força e todos enfrentaram uma grave insegurança alimentar ou fome”.
A HRW critica ainda o apoio dos Estados Unidos à conduta de Israel.
FIM/FIM