Jornal das 12h, edição de 12 de Setembro 2022

REDACÇÃO MFM

J12H00 12 SET 2022

ABÍLIO CÂNDIDO

 

MANCHETES

JOÃO LOURENCO DEVE TER SECTOR SOCIAL NAS SUAS PRIORIDADES NOS PROXIMOS CINCO ANOS DE GOVERNAÇÃO, DIZEM ANALISTAS MFM;

ACIDENTES DE VIAÇÃO CONTINUAM A TORNAR LUANDA NUM PALCO SANGRENTO AOS FINAIS DE SEMANA; POLÍCIA NACIONAL REGISTA DEZ VÍTIMAS MORTAIS NOS ÚLTIMOS TRÊS DIAS;

BAIRROS DE LUANDA SEM DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL HÁ MAIS DE UMA SEMANA, EPAL PROMETE REPOSIÇÃO DO PRECIOSO LÍQUIDO NOS PROXIMOS DIAS;

INSEGURANÇA EM PAÍSES LUSÓFONOS EM ÁFRICA MINA COOPERAÇÃO SINO-LUSÓFONA;

ONU ACUSA RÚSSIA DE INTIMIDAR OPOSITORES INTERNOS DA GUERRA NA UCRÂNIA;

 

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal de tarde da MFM, 12 de Setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, numa edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VEIRA

A cerimónia de posse de João Lourenço, reeleito Presidente da República de Angola, depois de o Tribunal Constitucional validar esta os resultados eleitorais que dão vitória ao MPLA, vai realizar-se na próxima quinta-feira dia 15 de setembro.

A cerimónia de investidura do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, e da vice-presidente da República, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, vai ter lugar em Luanda, na Praça da República.

O jurista Adriano Kulimbala, descreve no seu parecer, os principais desafios de João Lourenço para os próximos cincos de governação.

ADRIANO KULIMBALA 12H00

Para o Jurista Bartolomeu Milton, as prioridades de João Lourenço devem ser aquelas que constam do manifesto eleitoral do seu partido, quem visam os bem-estar dos angolanos sem exceção.  

BARTOLOMEU MILTON 12H00

Já o Jurista Joaquim Jaime ressalta os desafios do novo executivo em função de algumas situações internas vividas pelo partido vencedor das últimas eleições

JOAQUIM JAIME 12H00

 

PONTO

Os acidentes de viação registados aos finais de semana, tem tornado a Província de Luanda num palco sangrento. Nos últimos três dias, dez pessoas perderam a vida, vítimas de 35 acidentes, que fez também 26 feridos e causando danos materiais avaliados em mais de 16 milhões de kwanzas.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, diz que dos 35 acidentes, 16 foram por atropelamento ocorridos nos nove municípios da capital do país.

NESTOR GOUBEL 1 12H00

Das actividades operacionais desenvolvidas por efectivos da corporação, foram encontradas nas mãos de cidadãos suspeitos 10 armas de jogo.

NESTO GOUBEL 2 12H00

Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel.

E na Província do Bengo, a Polícia nacional, registo dois mortos e a carbonização total de duas viaturas, provocado por um acidente de viação tipificado por colisão entre veículos automóveis, ocorrido na manhã deste domingo, na estrada nacional 100, no troço rodoviário que liga desvio da Barra do Dande ao Panguila.

O Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do MINIT no Bengo, Paulo Miranda de Sousa, presume-se que o acidente terá ocorrido, quando o auto ligeiro de passageiros de marca Isuzu de cor branca tentava fazer uma ultrapassagem irregular em alta velocidade, que causou a colisão com um outro veículo de marca Toyota Hiace.

PAULO DE SOUSA 12H00

Porta-voz do Comando Provincial do bengo da Polícia nacional, Paulo Miranda de Sousa. Acidente de viação provoca dois mortos e a carbonização de duas viaturas.

PONTO

Alguns bairros de Luanda, estão sem fornecimento de água de rede pública há mais semanas por conta de rupturas na linha de abastecimento, que deixaram certa zonas  da cidade sem água, situação que força os moradores a comprarem o bidão de 25 litros a preços que variam entre os 100 e os 150 kwanzas.

OUVINTES MFM

E o porta-voz da EPAL Vladimir Bernardo, diz que já tem equipas e meios que nos locais onde regista-se estas falha e promete que o problema será superado nos próximos dias;

VLADIMIR BERNARDO 12H00

PONTO

Os interessados na aquisição de acções referentes à venda da totalidade da participação da Sonangol no Banco Caixa Angola podem subscrevê-las numa das 32 agências do Banco Caixa Angola espalhadas pelo país.

Os dados com o Jornalista Romão de Jesus

ROMÃO DE JESUS 12H00

PONTO

As inscrições para a segunda chamada dos exames de acesso à Universidade Agostinho Neto ao ano académico 2022/2023 arrancaram hoje.

Esta informação foi prestada pelo Coordenador de Comunicação para os Exames de acesso da UAN, Lopes Baptista. Para esta segunda volta estão disponíveis duas mil e trezentas e quatrocentas vagas.

LOPES BAPTISTA 12H00

DESPORTO

Primeiro de Agosto e Petro de Luanda começaram com vitória nas eliminatórias de acesso a fase de grupos da liga dos clubes africanos.

Os Petrolíferos foram a Moçambique derrotar o Blak Bull, já os Militares derrotaram na Zambia o Red Arrows.

A actualidade desportiva com Hilário Leonardo;

HILÁRIO LEONARDO 12H00

PONTO

Morreu Avó Kitoko, terapeuta tradicional que se notabilizou pela recoperação de doentes mentais que pululavam pelas ruas de Luanda, de seu nome próprio Kitoko Muayavângua, o malogrado era presidente fundador da Câmara Profissional dos Terapeutas da Medicina Tradicional de Angola, uma instituição que congrega Ervanários e médicos tradicionais de todos os grupos etnolinguísticos do país.

Avó Kitoco faleceu ontem a noite, na sequência de um acidente de viação ocorrido no distrito urbano do Zango aqui em Luanda

INTERNACIONAL

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, iniciou hoje uma visita de trabalho ao Quénia para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito, William Ruto, anunciou hoje a Presidência de Maputo em comunicado.

“A visita do chefe de Estado moçambicano surge em resposta ao convite formulado pelo homólogo queniano, Uhuru Kenyatta, para participar na cerimónia de investidura do Presidente eleito do Quénia”, refere-se no comunicado da Presidência moçambicana.

Além de participar na cerimónia de tomada de posse de Wiliam Ruto, em Nairóbi, Filipe Nyusi vai procurar “aprofundar laços de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação entre os dois povos e países”, acrescenta-se no comunicado.

Acompanham o chefe de Estado moçambicano na visita de dois dias ao Quénia o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves.

Na terça-feira, o Presidente eleito e vice-presidente cessante do Quénia, William Ruto, será empossado como novo chefe de Estado depois de o Supremo Tribunal do país ter confirmado a sua vitória eleitoral na semana passada.

:::::

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos acusou hoje a Rússia de intimidar os opositores da guerra na Ucrânia e de praticar várias “formas de censura” no país.

a Rússia, “a intimidação, as medidas restritivas e as sanções contra pessoas que se opõem à guerra na Ucrânia prejudicam o exercício das liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, em particular os direitos à liberdade de reunião, expressão e associação”, afirmou a alta-comissária em exercício, Nada Al-Nashif, no discurso de abertura da 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.

 

 

Data de Emissão: 12-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados