Jornal das 12h, edição de 08 de Julho de 2025
HIGINO CARNEIRO ANUNCIA CANDIDATURA A LIDERAÇA NO MPLA;
SIC DETÉM MAIS UM TÉCNICO DA AGT NO ÂMBITO DO DESCAMINHO DE SETE MIL MILHÕES KWANZAS;
FALTA DE PASSAPORTES PODE OBRIGAR AUSENCIA DE CANOISTAS ANGOLAS EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL;
TRUMP ANUNCIA ENVIO DE MAIS ARMAS A UCRANIA;
JINGLE MIX E PUBLICIDADE
Jornal ao meio dia de 08 d Julho. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de João Congo e Edson machado.
JINGLE MVIEIRA
JINGLE MPLA
O general na reserva Higino Carneiro anunciou a sua intenção de se candidatar à liderança do MPLA, defendendo a valorização das bases, o “fim da bajulação”.
O antigo ministro e ex-governador compromete-se com uma visão reformista, apelando ao “ressurgimento da militância ativa” e ao “regresso dos que se afastaram”, convidando os angolanos para a reconstrução da “mística ganhadora” do partido.
Higino Carneiro promete múltiplas candidaturas a todos os níveis, caso seja eleito presidente do MPLA;
HIGINO 07H ( 0.33”)
O general defende ainda que os Comités de Ação do Partido (CAP) deixem de ser apenas estruturas de mobilização para comícios, passando a ser núcleos de intervenção política ativa junto das comunidades e assegura que quer “caminhar com todos”.
HIGINO CARNEIRO 2
Recordo que o Presidente da República, João Lourenço, refutou, informações de que estaria a apoiar algum candidato às próximas eleições gerais.
Numa recente entrevista à Televisão Pública de Angola, João Lourenço referiu-se muito concretamente a uma audiência que concedeu ao general na reforma Higino Carneiro.
Neste contexto, o Presidente João Lourenço defendeu que quer se passar a ideia de que durante a audiência houve um entendimento de que o general Higino Carneiro tem luz verde para começar a corrida;
JOÃO LOURENÇO 1 – HIGINO ( 01’ 52’’)
JINGLE UNITA
O presidente da UNITA garante que não aceitaria qualquer alteração da constituição visando mais um mandato do presidente da republica.
Adalberto Costa júnior conta um episodio de alegada tentativa de aliciamento para se alinhar em sentido contrario a corrente do seu partido;
ADALBERTO COSTA JUNOR NOVO MANDATO
O Presidente da UNITA disse que caso for poder em 2027 procederá a sérias alterações à Constituição da República.
Respondendo a algumas questões, durante a terceira edição das CONVERSAS ECONOMIA SEM MAKAS, que decorreram ontem em Luanda, Adalberto Costa Júnior fez saber que uma das alterações tem a ver com o sistema de eleição do Presidente da República;
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 2 – 01′ 26” 12H 07 07 2025
O presidente da UNITA disse ainda não aceitaria qualquer alteração da constituição visando mais um mandato do presidente da republica;
ADALBERTO COSTA JUNOR NOVO MANDATO
O mentor da iniciativa de mais uma conferencia SEM MAKAS diz que foi um bom momento de debate sobre a vida nacional;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
PONTO ECONOMIA
Organizações da sociedade civil angolana alertaram, em nota pública, para o impacto negativo nos grupos mais vulneráveis do aumento no preço do gasóleo em Angola, de 300 para 400 kwanzas por litro.
Na nota, emitida no sábado, as organizações Associação Upangue, OMUNGA, Friends of Angola, FORDU e ALDA, referem que se trata “da segunda retirada de subvenção aos combustíveis num curto espaço de tempo” e alertam para “o impacto [desta situação] desproporcional sobre os grupos mais vulneráveis da sociedade angolana”.
Reconhecendo o direito do executivo de adotar políticas de ajustamento económico, os signatários escrevem que “tal decisão, num país com acentuadas fragilidades estruturais e sociais, sem medidas compensatórias eficazes, agrava significativamente o custo de vida da maioria dos cidadãos, sobretudo os que dependem da economia informal e dos transportes públicos”.
Por outro lado, afirmam que “a subida de preço dos combustíveis aumenta os custos de transporte e energia, o que poderá impactar de forma negativa os setores essenciais, como educação, saúde e alimentação”.
Tal situação, segundo as organizações da sociedade civil que assinam a nota pública, irá acentuar as desigualdades sociais e dificultar a materialização dos direitos básicos previstos na Constituição da República de Angola.
Os signatários, que trabalham na promoção e defesa dos direitos humanos em Angola, escrevem ainda que são favoráveis à rentabilidade da empresa Sonangol, mas não a qualquer custo.
Por último, solicitam ao Presidente da República angolano que considere a cessação definitiva da subvenção aos combustíveis e recordam as promessas feitas pelo então candidato João Lourenço, “como o reforço da capacidade produtiva da refinaria de Luanda e a conclusão da refinaria do Lobito”, que escrevem “continuam sem concretização”.
O coordenador da OMUNGA, Joao Malavidele espera que a vida do cidadão poder ser mais difícil daqui em diante;
MALAVINDELE 12H
O aumento do preço do petróleo está em vigor desde 04 de julho.
Desde a tarifa dos táxis coletivos, conhecidos como vulgo “candongueiros”, passou a ser de 300 kwanzas por viagem, e a dos autocarros urbanos sobe para 200 kwanzas por viagem, de acordo com um comunicado da Agência Nacional dos Transportes Terrestres.
Para os serviços intermunicipais de passageiros, os ajustes tarifários serão definidos pelas autoridades locais, tendo em conta os critérios técnicos e operacionais de cada rota.
…
Enquanto isso, o INACOM desmente informações que circulam nas redes sociais, dando conta de um suposto aumento dos preços dos serviços de comunicações electrónicas no país, durante este ano.
De acordo com o Instituto Angolano das Comunicações, não foi autorizado qualquer ajuste de preços neste ano, classificando os conteúdos em circulação como “falsos e descontextualizados”.
Segundo uma nota do INACOM, as informações resultam da utilização indevida de recortes de notícias referentes ao ano de 2024, apresentadas como se fossem actuais, com o propósito de manipular a percepção pública e criar alarme junto dos consumidores.
PONTO
SIC detém mais um técnico da AGT pelo seu alegado envolvimento no descaminho de mais de 7 mil milhões de kwanzas.
O Serviço de Investigação Criminal, deteve, nesta segunda-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um cidadão nacional de 49 anos de idade, Técnico Tributário da Administração Geral Tributária (AGT), colocado na Direcção de Serviços Fiscais, por factos constitutivos dos crimes de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação e Devassa, através de Sistema de Informação, Falsidade informática, Associação Criminosa, Peculato e Branqueamento de Capitais, consubstanciado em indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
Este é o mais novo detido n caso AGT.
A detenção deste funcionário, segundo o SIC, decorre da aturada investigação em curso, que detectou a existência de múltiplos impostos indevidamente processados com recurso a um acesso fraudulento no sistema informático, cujo esquema o detido tem participação directa.
…
A Administração Geral Tributária (AGT) angolana tem recuperado anualmente, no ano âmbito de ações de fiscalização, cerca de 200 mil milhões de kwanzas , avançou hoje o presidente desta instituição.
José Leiria, que falava à imprensa à margem do workshop sobre “Prevenção e Deteção de Crimes Fiscais”, afirmou que os ilícitos fiscais continuam a ser “uma enorme preocupação” para o fisco angolano, frisando que estes montantes “são os impostos que os contribuintes deixam de pagar e a AGT, mediante mecanismos de cobrança coerciva, tem vindo a recuperar”.
Segundo José Leiria, as receitas fiscais não petrolíferas deviam contribuir em torno de 15% para o Produto Interno Bruto (PIB), mas chega apenas a 10%.
As declarações fiscais irregulares submetidas à AGT por contabilistas têm sido um dos principais ilícitos detetados pelo fisco angolano.
O workshop foi organizado pelo Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras para o início do processo de capacitação técnica promovida pela AGT, Procuradoria-Geral da República (PGR), Serviço de Investigação Criminal (SIC) e tribunais.
…
O SIC desmantelou uma rede criminosa que se dedicava ao aluguer de viaturas em renta car, hipotecando os veículos com documentos obtidos de forma fraudulenta.
Durante a operação, foram detidos em flagrante dois cidadãos nacionais e recuperadas 12 viaturas, tal como avança o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.
MANUEL HALAIWA 8H
Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, e a detenção de dois cidadãos envolvidos no aluguer de viaturas em renta a car.
…
A TAAG vai inaugurar uma nova rota entre Luanda e Nairobi a partir de 01 de setembro, com três voos semanais, reforçando a ligação entre a África austral e a África oriental, anunciou hoje a companhia aérea angolana.
Em comunicado, a transportadora destaca que Nairobi é “um importante ‘hub’ regional e ponto de referência para o trânsito entre diferentes regiões de África, Ásia e Europa”, sublinhando que o Quénia é uma das economias mais dinâmicas do continente africano.
A ligação direta com a capital queniana representa, segundo a TAAG, um “avanço significativo na expansão da rede internacional da companhia”, oferecendo “vantagens competitivas nas opções de mobilidade para passageiros, promoção de negócios bilaterais, relações diplomáticas, entre outras valências”.
Com esta nova ligação, a TAAG passará a voar para mais de dez destinos domésticos e 15 destinos internacionais, incluindo cidades como Lisboa, Paris, Dubai, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Kinshasa, Maputo e Windhoek.
PONTO
A falta de água potável na comuna do Ngolome, município do Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, está obrigar os moradores a consumir água impropria, proveniente de valas e charcos.
A situação tem estado a causar doenças como dengue, infeção urinária e cólera.
Reportagem com a jornalista Maria Humba…
JINGLE DESPORTO
Dois canoistas da pré-selecção nacional de Canoagem podem falhar o campeonato internacional, que decorrerá em Portugal, se não receberem os passaportes até a próxima semana.
O seleccionador César Fidalgo diz que pretende levar para o campeonato do mundo Cinco atletas, mas nesta altura apenas três atletas estão com a documentação regularizada.
RD-CÉSAR FIDALGO-PARTE 1.
11 atletas fazem parte da pré-selecção nacional de Canoagem, que continuam a trabalhar para o campeonato internacional, César destaca a dedicação e os resultados durante os treinos.
RD-CÉSAR FIDALGO-PARTE 2.
Angola pode competir apenas com três atletas no campeonato internacional de Canoagem que decorrerá em Portugal de 19 a 20 de julho.
Se os dois Canoistas angolanos não conseguirem receber os seus passaportes, para o pedido de visto, o seleccionador não contará com cinco atletas.
INTERNACIONAL
O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos “terão de” enviar mais armas para a Ucrânia.
A decisão surge poucos dias depois de ter suspendido o fornecimento de armas essenciais a Kiev.
Os seus comentários marcam uma mudança brusca de rumo. Na semana passada, o Pentágono anunciou que iria adiar o envio de mísseis de defesa aérea, artilharia guiada de precisão e outras armas, alegando preocupações com a diminuição das existências.
No entanto, na segunda-feira, Trump disse: “Temos de o fazer“, acrescentando: “Eles têm de ser capazes de se defender. Estão a ser duramente atingidos agora. Vamos enviar mais algumas armas – principalmente armas defensivas”.
A pausa ocorreu numa altura difícil para a Ucrânia. As forças russas têm vindo a intensificar os ataques aéreos, lançando ataques mais frequentes e complexos. Na segunda-feira, as autoridades disseram que os ataques russos mataram pelo menos 11 civis e feriram mais de 80, incluindo sete crianças.
…
O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) começou a lançar ajuda alimentar de emergência do ar para milhares de famílias no estado do Alto Nilo, no Sudão do Sul, anunciou hoje aquela agência da ONU.
Esta é a primeira vez em mais de quatro meses que o PAM consegue “fornecer assistência alimentar e nutricional vital a mais de 40.000 pessoas que enfrentam uma fome catastrófica nas partes mais remotas dos condados de Nasir e Ulang, áreas que só podem ser acedidas por via aérea”, indicou a agência em comunicado.
Mais de um milhão de pessoas no Alto Nilo enfrentam fome aguda, incluindo mais de 32.000 que já experimentam níveis extremos de fome , o nível mais alto de insegurança alimentar, de acordo com a ONU.
Esse número triplicou desde o início do conflito armado em março, provocando deslocamentos em massa, inclusive através da fronteira com a Etiópia, onde o PAM fornece ajuda alimentar vital a cerca de 50.000 pessoas que fugiram do Alto Nilo em busca de alimentos e segurança, explica.
FIM/FIM