Jornal das 12h, edição de 07 de Julho de 2025

ADALBERTO COSTA JÚNIOR AFIRMA QUE CASO FOR PODER EM 2027 VAI ALTERAR O SISTEMA DE ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;

– PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DEFENDE MAIOR FINANCIAMENTO DOS BRICS FINANCIAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA;

– CORRIDA DE TÁXI NOS AZUIS E BRANCOS SOBE PARA 300 KWANZAS. AUTOCARROS PÚBLICOS PASSAM A COBRAR 200 KWANZAS;

– ACIDENTES DE VIAÇÃO MATAM 7 PESSOAS E DEIXAM 15 OUTRAS FERIDAS EM LUANDA;

– ESTADOS UNIDOS ANUNCIAM TARIFAS GLOBAIS A PARTIR DO DIA 1.º DE AGOSTO.

JINGLE MIX & PUBLICIDADE

Notícias no jornal ao meio dia de segunda-feira, 7 de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de João Congo, numa edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE “AS NOTÍCIAS”

O Presidente da UNITA disse que caso for poder em 2027 procederá a sérias alterações à Constituição da República.

Respondendo a algumas questões, durante a terceira edição das CONVERSAS ECONOMIA SEM MAKAS, que decorrem neste momento, no Hotelo Epic Sana, em Luanda, Adalberto Costa Júnior fez saber que uma das alterações tem a ver com o sistema de eleição do Presidente da República.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR – 01′ 26” 12H 07 07 2025

A implementação efectiva das autarquias é outra prioridade de Adalberto Costa Júnior, que entende que deste modo se vai garantir a participação activa do cidadão no poder local.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 02 – 01′ 38” 12H 07 07 2025

Outra questão levantava pelo líder do maior partido político na oposição em Angola tem a ver com a Lei de Terras.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 03 – 52” 12H 07 07 2025

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, convidado da terceira edição das CONVERSAS ECONOMIA 100 MAKAS, que decorrem neste momento no Hotel Epic Sana, em Luanda.

O líder do maior partido político na oposição apresenta assim o tema “Que Políticas Económicas Alternativas Para Angola?”.

Os EVENTOS SEM MAKAS, isto é, as CONVERSAS e CONFERÊNCIAS, são uma iniciativa do economista e jornalista, Carlos Rosado de Carvalho, em parceria com a Rádio MFM.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, este domingo, no Rio Janeiro, o papel dos BRICS e das suas instituições no financiamento para o desenvolvimento de África e das infraestruturas de que o continente necessita.

Ao discursar na 17.ª Cúpula de Líderes dos BRICS, na qualidade de presidente em exercício da União Africana, João Lourenço disse que a falta de financiamento condiciona a realização de projectos essenciais nas áreasda agricultura, saúde, educação ciência e tecnologia, assim como da energia, transportes, telecomunicações e outros.

JOÃO LOURENÇO 01 – 01′ 43” 12H 07 07 2025

O Presidente João Lourenço apelou, por outro lado, o fim dos conflitos em curso no mundo, com destaque para a guerra no leste RDC.

JOÃO LOURENÇO 02 – 01′ 22” 12H 07 07 2025

Presidente da República, João Lourenço, quando discursava ontem, no Brasil, na 17.ª Cúpula de Líderes dos BRICS, na qualidade de presidenteem exercício da União Africana.

PONTO ISENÇÃO

O preço da corrida de táxi subiu de 200 para 300 kwanzas, ao passo que os autocarros públicos passam a cobrar agora 200 kwanzas por cada viagem, ao contrário dos anteriores 150.

Em nota, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres esclarece que a medida deve-se ao recente reajuste do preço do litro de gasóleo, que passou de 300 para 400 kwanzas na última sexta-feira.  

Na reação, cidadãos ouvidos pela MFM apontam para inúmeros constrangimentos com a subida do preço do táxi.

VOX POP – 01’ 14’’ 12H 07 07 2025

E o presidente da Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola, Rafael Inácio, diz que esta subida já era esperada, embora não nos moldes desejados.

RAFAEL INÁCIO – 01′ 09” 12H 07 07 2025

Rafael Inácio, presidente da Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola, e o aumento do preço da corrida de táxi, para 300 kz, e dos autocarros públicos, para 200.

Relativamente ao serviço intermunicipal de passageiros, a nota da Agência Nacional dos Transportes Terrestres dá conta que os ajustes tarifários serão definidos pelos Órgãos da Administração Local do Estado, de acordo com critérios previamente estabelecidos e adaptados à realidade operacional de cada rota.

O especialista em mobilidade, Luís Moita, falou sobre as várias implicações do aumento do preço dos combustíveis na vida das populações.

LUÍS MOITA – 02′ 31” 12H 07 07 2025

Especialista em mobilidade, Luís Moita…

E no entender do economista, Heitor Carvalho, o actual cenário deve-se à falta de auscultação do governo a pessoas entendidas na matéria.

HEITOR CARVALHO – 02′ 31” 12H 07 07 2025

Economista, Heitor Carvalho, e o aumento do preço da corrida de táxi para 300 kwanzas, em consequência da subida do litro de gasóleo para 400.

PONTO

7 pessoas morreram e 15 outras ficaram feridas, em consequência de 15 acidentes de viação ocorridos, no último fim de semana, em Luanda.

Os dados foram avançados pelo porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Superintendente-chefe Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL – 24” 12H 07 07 2025

Superintendente-chefe Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, e o registo de 7 mortos e 15 feridos, em consequência de 15 acidentes de viação, ocorridos nas últimas 72h.

Um incêndio consumiu ontem parte do arquivo morto do Hospital Josina Machel, em Luanda, sem causar vítimas mortais.

Em declarações à imprensa, a ministra da Saúde explicou que o incêndio de grande proporção afectou a área do “arquivo morto”, adjacente ao serviço de neurocirurgia.

No local, estavam internados 24 pacientes que foram mobilizados para uma outra área, como fez saber a ministra Sílvia Lutucuta.

SÍLVIA LUTUCUTA – 43” 12H 07 07 2025

Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde, e o incêndio que consumiu ontem parte do arquivo morto do arquivo morto do Hospital Josina Machel, vulgo MARIA PIA, em Luanda.

Ainda não são conhecidas as causas deste incêndio.

PONTO

Moradores da Comuna do Ngolome, município do Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, estão preocupados com o índice de delinquência na zona.

Os populares ouvidos pela MFM contam que a insegurança na zona atingiu níveis alarmantes, com os crimes de roubos e furtos a serem cometidos por adolescentes e jovens residentes.

Jornalista Maria Humba;

PEÇA MARIA HUMBA 12H

Estão detidos em Luanda dois cidadãos nacionais por roubo de motorizadas e assaltos à mão armada na via pública.

De acordo com o porta-voz do SIC, Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, um dos implicados foi detido, quando tentava sair de Luanda para a província de Benguela a bordo de uma motorizada roubada e em posse de uma arma de fogo do tipo AKM.

FERNANDO DE CARVALHO 1 12H

Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, porta voz do SIC, e a detecção de dois cidadãos por roubo de motorizadas em Luanda.

O Serviço de Migração e Estrangeiros procedeu ao lançamento do Programa Integrado de Fortalecimento Ético, Disciplinar e Patriótico denominado “Compromisso e Valor: Caminho para a Excelência Institucional”.

O acto teve lugar no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais “Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, numa cerimónia presidida pelo Director-Geral do SME, José Coimbra Baptista Júnior.

Mais dados com a repórter Adelina Dembi;

PEÇA ADELINA DEMBI 12H

PONTO DESPORTO

PONTO INTERNACIONAL

Estados Unidos anunciam tarifas globais a partir do dia 1.º de Agosto

O secretário do Comércio norte-americano afirmou que as chamadas “tarifas recíprocas” às importações vindas de todo o mundo, que tinham sido suspensas até 09 de Julho, entrarão em vigor a 01 de Agosto.

Na sexta-feira, Donald Trump disse que o Governo dos EUA iria enviar cartas, “provavelmente a 12” países, com os quais não chegou a um acordo comercial, para notificá-los das tarifas que pretende impor.

Pelo menos 38 palestinianos morreram nos ataques aéreos israelitas do último dia, em Gaza, uma atualização avançada pelas autoridades hospitalares, enquanto o exército israelita afirmou ter atingido mais de 100 alvos no enclave nas últimas 24 horas.

Os ataques ocorreram enquanto o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, se prepara para voar para Washington, Estados Unidos, para conversações na Casa Branca, com o objetivo de levar por diante os esforços de cessar-fogo.

O exército israelita não fez comentários sobre os ataques individuais, mas disse que atingiu 130 alvos na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, alegando que visaram estruturas de comando e controlo do Hamas, instalações de armazenamento de armas, e que mataram vários militantes no norte de Gaza.

 

Data de Emissão: 07-07-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados