Jornal das 12h, edição de 06 de Outubro de 2022
PRESIDENTE DA REPÚBLICA PODE PROCEDER ALTERAÇÕES PROFUNDAS NO SECTOR DA DEFEESA DENTRO DE DIAS APÓS REUNIÃO COM CONSELHO DE SEGURANÇA
-.-
TRIBUNAL CONSTITUCIONAL NOTIFICA BLOCO DEMOCRÁTICO SOBRE AFASTAMENTO DO EX CANDIDATO A PRESIDENCIA DO PARTIDO DOS INTELECTUAIS
-.-
ACONTECE AMANHÃ EM MALANGE ABERTURA OFICIAL DO ANO ACADÉMICO 2022/2023, ACADÉMICOS DEFENDEM VALORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR ENTRE AS PRIORIDADES DO PAÍS
-.-
É UM ULTIMATO DOS TAXISTAS. GOVERNO ANGOLANO TEM DOIS MESES PARA RECONHECER OS AZUIS E BRANCOS COMO PROFISSIONAIS OU PODERÁ ENFENTAR UMA PARALIZAÇÃ EM TODO O PAÍS.
-.-
INTERNACIONAL
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE INVESTIGA XAROPES FEITOS NA ÍNDIA, QUE MATARAM CERCA DE 66 CRIANÇAS NA GAMBIA
=PONTO MIX=
Jornal da MFM 6 de outubro de 2022, suporte técnico de Edson Machado e mauro Fernandes Coordenação de Alves fernandes edição e apresentação de Romão de Jesus
=PONTO AS NOTÍCIAS=
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O Presidente da República, João Lourenço, orientou, nesta quarta-feira, no Palácio Presidencial, na condição de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, a segunda reunião de trabalho do Conselho de Segurança Nacional durante o ano.
O Conselho de Segurança Nacional é um órgão de consulta do Presidente da República para os assuntos relativos à condução da política e estratégia de Segurança Nacional, bem como para a organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas, da Polícia Nacional e demais organismos de garantia da ordem constitucional e dos Órgãos de Inteligência e de Segurança de Estado.
O Analista político Joaquim Jaime, diz que apesar da prerrogativa legal que se assiste ao presidente da República, João Lourenço poderá proceder alterações na comunidade castrense depois de ter ouvido o conselho de segurança nacional
JOAQUIM JAIME 1
O Analista diz anda que havendo mexidas poderá haver também um nível de animosidade na comunidade castrense a se levar em conta mas que este pormenor não é tão importante quanto a melhorias no exercício do poder
JOAQUIM JAIME 2
Presidente da República, João Lourenço, orientou, nesta quarta-feira, a segunda reunião de trabalho do Conselho de Segurança Nacional durante o ano, analista antevê possíveis mudanças na comunidade castrense
PONTO
O tribunal constitucional procedeu recentemente ao envio de uma notificação a direcção do partido Bloco democrático depois de uma deliberação saída de uma reunião de direcção do partido que afastou por dois anos o Ex Candidato a presidente do partido dos Intelectuais, Américo de jesus Valentim Vaz, por supostamente ter quebrado os estatutos do partido.
Américo vaz diz que apesar da não ser verdade as acusações que pesam sobre si, tentou todos os recursos possíveis apelando inclusive a sensibilidade da Direção do partido que resistiu até ao ultimo momento não restando qualquer possibilidade se não recorrer aos órgãos de justiça
AMÉRICO VAZ
A MFM manteve o contacto com a direcção do Bloco Democrático na pessoa do seu presidente Filomeno Vieira Lopes que garantiu apenas que o seu partido já procedeu a resposta da notificação feita por via dos seus advogados.
MANUEL VIEIRA LOPES
Tribunal constitucional notifica bloco democrático sobre afastamento do ex candidato a Presidência do partido dos intelectuais.
PONTO
Acontece amanhã a abertura oficial do ano Académico 2022/2023 na província de Malange. O Mangnífico Reitor da universidade jean Piaget de Angola, Samuel Carlos Victorino que será um dos intervenientes do encontro, diz estar optimista nos resultados para ensino superior relativos a esse período considerando os recentes pronunciamentos do presidente da república durante a tomada de posse
CARLOS VICTORINO 1
Em virtude da recente celebração do dia do professor, o Académico dizque os docentes são em grande parte responsáveis pela qualidade de ensino a nível do país referindo que há necessidade de estimular melhores salários e apela aos professores a não se manterem reféns do baixo salário para justificar a falta de qualidade na produção.
CARLOS VICTORINO 2
Acontece amanhã em Malange abertura oficial do ano académico 2022/2023, académicos defendem valorização do ensino superior entre as prioridades do país.
PONTO
::::::
O Banco Mundial diz ter um pacote disponível avaliado em 2.7 mil milhões de dólares norte ameriocanos para se investir em projectos de desenvolvimento em Angola.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, em Luanda, pelo director Regional do Banco Mundial para Angola, São Tomé e Príncipe, Burundi e República Democrática do Congo, Albert Zeufack, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.
O Economista augusto Fernandes avançou a MFM que as reais dificuldades que impossibilitam a eficácia desses financiamentos são projectos não funcionais para a economia nacional para onde são canalizados
AUGUSTO FERNANDES 1
O Especialista aconselha ao executivo a canalizar os financiamentos a projectos que estimulem verdadeiramente o desenvolvimento do país
AUGUSTO FERNANDES 2
Banco Mundial dispõe de 2.7 mil milhões de dólares para projectos em Angola
PONTO
O Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional de Luanda, apresentou, hoje, na sede do SIC em Cacuaco, uma passageira, angolana, proveniente do Brasil, detida por transportar Cocaína em estado Líquido, dissimulada em 7 embalagens de detergentes.
A Informação foi avançada pelo porta voz do SIC Em Luanda Manuel Halaiwa
MANUEL HALAIWA
SIC detém mulher que transportava Cocaína em estado Líquido, dissimulada em 7 embalagens de detergentes.
PONTO
Os taxistas estão quase de costas viradas com o governo angolano e vão decretar greve em todo o país caso não venham a ser reconhecidos como trabalhadores profissionais até ao mês de Dezembro.
A ameaça foi proferida pelo seu presidente Francisco Paciência que falava em conferencia de imprensa a margem das celebrações do dia nacional dos taxistas
FRANCISCO PACIENTE
Taxistas ameaçam paralisar serviços em todo o país até Dezembro caso o governo não os reconheça profissionalmente como actividade laboral
PONTO
BANCO MUNDIAL, CONSIDERA KWENDA EXEMPLO A SEGUIR EM AFRICA
O Director Regional do Banco Mundial para Angola, São Tomé e Príncipe, Burundi e República Democrática do Congo, Albert Zeufack, visitou esta quarta-feira, os escritórios do Instituto de Desenvolvimento Local.
O responsável abordou as lições e os desafios do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA e as principais linhas para o fortalecimento institucional no quadro da sustentabilidade do Programa.
O responsável afirmou que para o Banco Mundial o KWENDA representa um “programa de bandeira” no contexto africano pelo seu crescimento, a metodologia utlizada e a forma rigorosa e criativa como vem sendo implementado. Neste sentido, a equipa do FAS já foi convidada para partilhar experiência com outras regiões do continente africano.
ALBERT ZEUFACK – J012H06102022
Belarmino Jelembi, Director Geral do FAS, disse que as transferências monetárias, inclusão produtiva e outras acções, esta a ajudar a transformar a vida das populações nas mais de 8 mil aldeias espalhadas pelo país.
BELARMINO JELEMBI – J012H06102022
O Programa KWENDA, presente em 54 municípios do País, já desembolsou cerca de 31 mil milhões de Kz só de Transferências Sociais Monetárias, é uma iniciativa do Governo de Angola que tem como objectivo apoiar 1.608.000 famílias angolanas em situação de pobreza e vulnerabilidade.
Avaliado em 420 milhões USD, é financiado pelo em 320 milhões pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões provenientes do Tesouro Nacional.
INTERNACIONAL
As mortes de 66 crianças na Gâmbia, em África, devido a lesões renais fatais podem estar ligadas a quatro xaropes para a tosse feitos na Índia, revelou a Organização Mundial da Saúde esta quarta-feira.
De acordo com o diretor-geral da organização, a OMS está agora a realizar uma investigação mais pormenorizada, em conjunto com a empresa farmacêutica e as autoridades reguladoras da Índia, mas já encontrou algo suspeito nos exames efetuados.
“A análise em laboratório de amostras de cada um dos produtos confirma a contaminação com dietilenoglicol e etienoglicol em quantidades inaceitáveis”, disse Tedros Adhanom, acrescentando que ambas as substâncias são tóxicas e podem ser fatais.
Segundo a OMS, este tipo de produtos pode dar dores abdominais, vómitos, diarreia, incapacidade de urinar, dores de cabeça e ainda confusão mental e lesão renal aguda, algo que pode causar a morte.
Para prevenir mais casos, a organização recomenda assim que todos os países retirem os medicamentos em questão de circulação, visto que, o fabricante pode ter usado o mesmo material contaminado em outros produtos e distribuído localmente ou através de exportação. “Portanto, há risco global”, alertou Tedros.