Jornal das 12h, edição de 05 de Outubro de 2022
DELEGAÇÃO PARLAMENTAR DA UNITA IMPEDIDA POR SERVIÇOS PRISIONAIS DE VISITAR JOVENS ACTIVISTAS DETIDOS, PONDERA LEVAR CASO A TRIBUNAL
-.-
MORTE POR CAUSAS NATUARAIS LEVAJUSTIÇA ESPANHOLA A DESISISTIR DE INVESTIGAÇÃO SOBRE MORTE DO EX PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
-.-
LANÇAMENTO DO ANGO SAT 2 PREVISTO PARA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, PAÍSES MEMBROS DA CPLP JÁ COMEÇAM A MOSTRAR INTERESSE
-.-
NO DIA DO PROFESSOR, SINDICATO ANUNCIA PARA BREE PARALIZAÇÃO EM TODO O PAÍS PARA EXIGIR MELHORES DE CONDIÇÕES
-.-
INTERNACIONAL
ELEIÇÕES NO BRASIL: LULA DA SILVA E JAIR BOLSONARO PROCURAM NOVOS APOIOS E ESTRATÉGIAS PARA VITÓRIA NA SEGUNDA VOLTA
=PONTO MIX=
Jornal da MFM 5 de outubro de 2022, suporte técnico de Edson Machado e mauro Fernandes Coordenação de Alves fernandes edição e apresentação de Romão de Jesus
=PONTO AS NOTÍCIAS=
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Uma delegação da bancada parlamentar da Unita foi impedida de visitar os activistas Luter campos e tanaice neutro detidos há mais de 6 meses. O impasse foi manifestado por um documento enviado um dia antes da visita em resposta a uma solicitação da bancada parlamentar da UNITA, por supostamente não ter ainda sido feito o levantamento das restrições para o efeito. Mihaela Webba uma das integrantes dessa delegação, diz haver tratamento desigual e uma dualidade de critérios exigindo esclarecimentos plausíveis do posicionamento dos serviços prisionais.
MUHAELA WEBBA 1
A Deputada do galo negro diz que o seu partido poderá proceder a constituição de um processo judicial junto dos tribunais para se repor a legalidade mediante ao que chama de tratamento desigual
MUHAELA WEBBA 2
Delegação parlamentar da unita impedida de visitar jovens activistas detidos, pode recorrer aos tribunais
PONTO
A Justiça espanhola arquivou a investigação sobre a morte do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, confirmando que se deveu a causas matutais, contrariando a acusação de uma das filhas do malogrado.
A investigação judicial foi aberta na sequência de uma queixa de alguns filhos do ex-Presidente de Angola, que invocavam a possibilidade de o pai ter morrido por negligência nos cuidados que lhe foram prestados pelo médico pessoal e pela última mulher, Ana Paula dos Santos.
O Analista Político Joaquim Jaime diz que a decisão permite a decipação de dúvidas em torno das polémicas levantadas depois do anúncio da morte do ex chefe de estado angolano
JOAQUIM JAIME 1
Joaquim Jaime diz ainda que o facto de a notícia ter sido divulgada apenas depois do regresso do presidente João Lourenço ao país de uma visita privada ao reino de Espanha, não suscita qualquer questionamento sendo apenas, para si, uma coincidência de factos
JOAQUIM JAIME 2
Na decisão conhecida esta terça feira, o juiz refere que “a carência de indícios de dito delito, face ao relatório definitivo da autópsia e dos documentos de saúde integrados nos autos, conduzem ao encerramento provisório e ao arquivamento do processo.
PONTO
Está previsto para a próxima quarta-feira o lançamento em orbita da segunda versão do satélite angolano que irá operar em órbita geoestacional. A informação foi avançada pelo novo Ministro das Telecomunicações. Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, que garante que o novo satélite está tecnicamente pronto para o seu lançamento
MARIO OLIVEIRA 1
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira ressaltou ainda as valências do lançamento da versão número dois do satélite angolano e avançou também que existem vários países a nível da CPLP interessados na prestação do satélite
MARIO OLIVEIRA 2
O ANGOSAT – 2 tem como benefícios a expansão dos serviços de telecomunicações, em todo o país, e diminuir a exclusão digital de angola e do continente.
=PONTO=
A Empresa nacional de Distribuição de eletricidade torna público através de um comunicado que vai proceder a interrupção do fornecimento de energia eléctrica na Centralidade do Kilamba, para trabalho de Manutenção Preventiva na Subestação daquela centralidade.
O Porta-voz da ENDE, Lauro Fortunato apela a compreensão dos moradores pelos eventuais transtornos causados por esse corte temporario.
LAURO FORTUNATO
ENDE comunica que vai proceder a interrupção do fornecimento de energia eléctrica na Centralidade do Kilamba
:::::::::::::::
No dia 5 de outubro comemora-se o Dia mundial dos professores. A data é celebrada nos últimos 25 anos – desde 1994 – que marca o aniversário da subscrição da recomendação da UNESCO sobre o estatuto dos professores
No país, a data revela uma série de dificuldades segundo avançou o Secretário Geral do sindicatos dos professores Admar Ginguna que classifica como sombria a situação difícil que passam os professores angolanos.
ADMAR GINGUNA 1
Admar Ginguna apela ao governo a investir mais na educação a nível do país e melhorar a remuneração dos professores bem como uma subida gradual para os dois dígitos da fatia do orçamento geral do estado avançando que, já está prevista uma greve para dentro de pouco tempo em todo o páis para exigir as referidas condições.
ADMAR GIN GUNA 2
Comemora-se hoje o Dia mundial dos professores, sindicato considera péssimas as condições de trabalho e a consequente remunerações dos homens do Giz, deixando em aberto a possibilidade de haver uma paralisação para breve a exigir melhores condições.
PONTO
O Serviço de Investigação criminal procedeu hoje a apresentação de 8 cidadãos detidos por assaltos a mão armada que agiam nos municípios de Viana, Cacuaco e Belas.
A Informação foi avançada pelo porta voz do Serviço de Investigação criminal, Manuel Halaiwa
MANUEL HALAIWA
Serviço de Investigação criminal apresentou hoje 8 cidadãos detidos por assaltos a mão armada que agiam nos municípios de Viana, Cacuaco e Belas.
=PONTO INTERNACIONAL=
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva Partido dos trabalhadores e Jair Bolsonaro do partido Liberal começaram a receber apoios políticos de peso para o segundo turno da corrida presidencial.
Nesta terça-feira Bolsonaro recebeu apoio de dois importantes governadores já eleitos no sudeste, região com o maior número de eleitores do país: o do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, que anunciou que vai ajudar a candidatura à reeleição do atual Presidente no estado onde Lula lidera nos votos.
Bolsonaro, mostra-se grato pelo apoio recebido e faz menção da vantagem sobre quem tem o apoio do maior colégio eleitoral do Brasil
JAIR BOLSONARO
Já a campanha de Lula está em busca de alianças com os partidos que perderam na primeira volta. A maior expectativa é sobre o apoio formal de Simone Tebet do MDB, Movimento Democrático Brasileiro, que terminou em terceiro lugar, com quase cinco milhões de votos, e que já deu indicações de que vai apoiar Lula da Silva.
Já o PDT, de Ciro Gomes, anunciou também apoio a Lula da Silva no começo da tarde de ontem através de um um vídeo divulgado pelas redes sociais afirmando que apoia a decisão do seu partido.
E, Lula da silva na frente dos votos diz que vai continuar também a conquista dos votos do resto da sociedade civil
LULA DA SILVA
Ressalta-se que é a primeira vez que dois candidatos que já ocuparam o planalto, disputam uma segunda volta que está marcada para o dia 30 deste mês.
:::::::::::
O Japão pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que mostre firmeza em relação à Coreia do Norte após o último teste de um míssil balístico norte-coreano, que sobrevoou o território japonês pela primeira vez em cinco anos
O porta-voz classificou o recente aumento de testes de armas norte-coreanas como “uma ameaça à paz e à segurança do Japão e da comunidade internacional”.
O Japão reforçou a vigilância sobre Pyongyang depois de o regime norte-coreano ter lançado um míssil na terça-feira.
O míssil norte-coreano viajou cerca de 4.500 quilómetros antes de cair nas águas do Oceano Pacífico.
O projétil balístico atingiu uma altura de cerca de mil quilómetros e sobrevoou principalmente o Estreito de Tsugaru, que separa as ilhas de Hokkaido (norte) e Honshu, onde fica Tóquio.
É a primeira vez desde 2017 que a trajetória de um míssil norte-coreano inclui parte do território japonês, facto que o Japão classifica como “uma ameaça grave e iminente” à sua segurança e como “um claro e grave desafio à comunidade internacional”.