Jornal das 12h, edição de 01 de Maio de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

GOVERNO ANGOLANO DEVE ENCAIXAR  MAIS DE 220 MIL MILHÕES DE DOLARES COM A VENDA DE TRÊS EMPRESAS ANTES DETIDAS PELOS GENERAIS KOPELIPA E DINO;

TRABALHADORES DA IMPRENSA PUBLICA PODEM APRESENTAR CADERNO REIVINDICATIVO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO;

DEPOIS DO EGIPTO, JOAO LOURENÇO A CAMINHO DA INDIA. PRESIDENTE ANGOLANO LEVA ECONOMIA E REFORÇO DA COOPERAÇÃO COMO PONTOS CENTRAIS; 

GOVERNO DE KINSHASA QUER LEVANTAR IMUNIDADES DE JOSEFH KABILA, PARA RESPONDER NA JUSTIÇA POR SUPOSTO PATROCINIO AO M23;

Jornal ao meio dia do primeiro de Maio de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Joao Congo e Edson Machado.

JINGLE MVIEIRA

O Governo angolano anunciou que deve encaixar cerca de 220 mil milhões de kwanzas com a privatização de três empresas do património da China International Found (CIF) Angola, após o leilão dessas unidades fabris.

A Unidade de Montagem de Automóveis CIF, a Fábrica de Cimento CIF CEMENT e a Fábrica de Cerveja CIF Lowenda são as unidades afetas à CIF Angola privatizadas via leilão eletrónico, em processo que encerrou na terça-feira e que foi conduzido pelo Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE).

Os referidos ativos foram recuperados pelo Estado angolano no âmbito do processo de combate à corrupção, numa altura em que decorre no Tribunal Supremo um julgamento em que a CIF Angola é um dos arguidos, juntamente com os generais angolanos Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino”.

O IGAPE, em comunicado, afirma que a Unidade de Montagem de Automóveis CIF foi leiloada na terça-feira num lance que atingiu os 10,3 mil milhões de kwanzas , tendo sido único concorrente o grupo empresarial OPAIA, S.A.

Para a Fábrica de Cimento CIF CEMENT o valor do lance atingiu os 180 mil milhões de Kwanzas.

Neste concurso, o consórcio Griner/Ciment/Mercons foi o primeiro classificado, o segundo classificado foi o consórcio H&S/Yupeng, o terceiro classificado foi a Moçambique Dugongo Cimentos, S.A e o quarto foi a Huaxin Cement Co., Ltd.

Pelo menos 29,1 mil milhões de kwanzas foi o maior lance atingido no leilão da Fábrica de Cerveja CIF Lowenda.

A Rushan Shuguang Cerveja Ltd foi o primeiro classificado do concurso.

No entanto, o TS angolano voltou a suspender na terça-feira a sessão de julgamento dos generais Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino”, devido à ausência de um representante da arguida CIF Angola.

O Ministério Público concordou com os argumentos da defesa, de que seria “mais prudente e avisado” pedir mais elementos ao Ministério da Indústria e Comércio, fiel depositário dos bens, e ao IGAPE, responsável pelas alienações do grupo CIF, atendendo ao facto de as participações sociais terem sido entregues ao Estado.

O julgamento, que arrancou a 10 de março deste ano, vai na sua 6.ª sessão, ainda na fase de discussão das questões prévias.

A próxima sessão ficou agendada para o dia 13 de maio

JINGLE ECONOMIA

Trabalhadores angolanos e os seus desafios: o analista CARLOS Rosado de carvalho enumera os salários e as condições sociais como pontos de reflexão;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 01.50”)

Enquanto isso, trabalhadores dos órgãos públicos de comunicação social vão apresentar em breve um caderno reivindicativo aos Conselhos de Administração das referidas instituições, exigindo melhores condições laborais e salariais.

A medida foi decidida esta quarta-feira durante uma assembleia geral de trabalhadores, tal como avança o secretário para as questões jurídicas do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Afonso Bengui.

FONSECA BENGUI 01 – 01′ 01” 12H 01 05 2025

Os sindicalistas exigem igualmente a realização de concursos públicos na contratação de trabalhadores para os órgãos públicos de comunicação social.

FONSECA BENGUI 02 – 56” 12H 01 05 2025

Fonseca Bengui, secretário para as questões jurídicas do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

A direção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, acompanhada de representantes da Comissão de Carteira e Ética, esteve reunida, ontem, em Luanda, com responsáveis da Polícia Nacional, devido às sucessivas detenções de profissionais da comunicação social durante a cobertura de manifestações.

O secretário-geral adjunto do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, André Mussamo, disse que durante o encontro a Polícia reconheceu que tem havido excesso por parte dos seus agentes e prometeu melhor abordagem aos jornalistas no exercício das suas funções.

ANDRÉ MUSSAMO – 01′ 37” 12H 01 05 2025

André Mussamo, secretário-geral adjunto do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

O caso mais recente aconteceu no fim de semana, onde 4 jornalistas foram detidos, durante a manifestação realizada pelo Movimento dos Estudantes Angolanos.

A UNITA junta-se a todos os trabalhadores angolanos e do mundo na celebração do Dia Internacional do Trabalhador, data que simboliza a luta histórica pelos direitos laborais, pela dignidade no trabalho e por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Segundo o galo negro, neste 1º de Maio de 2025, ano em que o nosso país celebra o quinquagésimo aniversário desde o alcance da independência nacional, a UNITA rende uma merecida homenagem ao sacrifício, à resiliência e ao contributo inestimável dos trabalhadores angolanos, que diariamente enfrentam difíceis condições de vida e de trabalho, mantendo viva a esperança de um país mais próspero, justo e democrático.

Num momento em que a crise económica e social continua a afectar severamente as famílias, com a inflação galopante, o desemprego crescente e a contínua desvalorização do poder de compra, a UNITA reafirma o seu compromisso inabalável com a justiça social, com a valorização do trabalho digno e com a promoção de políticas públicas que protejam e dignifiquem os trabalhadores angolanos.

A UNITA denuncia a precarização das relações laborais, a estagnação salarial e o enfraquecimento das instituições que deveriam garantir os direitos dos trabalhadores, e expressa a sua solidariedade para com os sindicatos e demais organizações da sociedade civil que, de forma legítima, lutam por melhores condições de vida e trabalho.

PONTO

A transportadora aérea angolana TAAG lançou uma nova rota de transporte de mercadorias para Nairobi, no Quénia, visando fortalecer a sua rede de carga no continente africano, anunciou a administração da empresa.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola -, refere em comunicado que o primeiro voo desta nova rota de transporte de mercadorias foi realizado na quarta-feira e enquadra-se na consolidação da presença da companhia no setor de carga aérea a nível internacional.

O novo serviço de carga Luanda-Nairobi terá uma frequência semanal, operada à quarta-feira, tendo como prioridade o transporte de flores, aproveitando o potencial do Quénia como um dos maiores exportadores do segmento de floricultura do mundo.

De acordo com o diretor de Carga e Correio da TAAG, David Ambridge, citado na nota, a partir de Nairobi a empresa espera transportar uma grande quantidade de flores e outros perecíveis para Angola e outros destinos servidos pela TAAG.

A transportadora estatal angolana salienta também que a nova operação se enquadra no plano de expansão da TAAG, capitalizando o “hub” de Nairobi na África Oriental para estabelecer conexões estratégicas com os Emirados Árabes Unidos e a Índia.

A expansão da operação de carga da TAAG “está alinhada com os esforços para transformar Luanda/Icolo e Bengo em um “hub” regional de transporte aéreo, maximizando o potencial da infraestrutura aeroportuária” do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, adianta a nota.

PONTO

O presidente de Angola inicia esta quinta-feira a sua primeira visita de Estado à Índia, a convite da sua homóloga indiana, onde assinará memorandos de entendimento e acordos que visam impulsionar as relações bilaterais, anunciou esta quarta-feira fonte oficial.

A visita de João Lourenço termina a 4 de maio, segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano em comunicado, onde destaca que ela ocorre no ano em que os dois Estados comemoram 40 anos de relações diplomáticas e a convite da Presidente da Índia, Draupadi Murmu.

Do programa da visita do Presidente angolano ao país asiático faz parte, a 3 de maio, uma reunião com a Presidente indiana e conversações com o primeiro-ministro da Índia, Shri Narendra Modi.

A 4 de maio, último dia da visita oficial, o Presidente de Angola participará num evento empresarial em Nova Deli, com o objetivo de promover investimentos e vínculos comerciais entre os dois países.

Segundo Nova Deli, “A Índia e Angola desfrutam de relações calorosas e amigáveis construídas ao longo dos anos. As nossas relações bilaterais são sustentadas por uma parceria energética vibrante. E o comércio bilateral entre os dois países tem crescido e atingiu 4,1 mil milhões de dólares entre  2023 e 2024 afirma o ministério indiano.

A parceria para o desenvolvimento, cooperação para o desenvolvimento de capacidades e o relacionamento na área da defesa “também se têm expandido” entre Angola e a Índia, destaca, acrescentando que os dois países “apoiam candidaturas um do outro em vários fóruns multilaterais, inclusive na ONU”.

João Lourenço visitará a Índia acompanhado por uma delegação “de alto nível”, incluindo vários ministros, altos responsáveis e responsáveis de empresas.  

Nos últimos dois dias o presidente angolano esteve no Egipto. No ultimo ponto da sua visita vistou o museu arqueológico do Cario. Lourenco mostrou-se feliz com o que viu;

JLO MUSEU HOJE

PONTO

A polícia Nacional, através da policia fiscal aduaneira, apreendeu esta quarta feira, em alto mar, 8 embarcações de pesca artesanal que efetuavam pesca ilegal em zonas proibidas no perímetro restrito da segurança das sondas e plataformas petrolíferas amarradas a tubos de petróleo.

Em declarações a imprensa, o porta voz da policia nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, fez saber que as embarcações artesanais, foram apreendidas a 100 milhas náuticas  colocadas as sondas, quando estas só têm a licença autorizada pelas autoridades para pescarem, entre 4 á 8 milhas náuticas; 

MATEUS RODRIGUES 12 H ( 01.30”)

Subcomissário Mateus Rodrigues, porta voz da policia nacional.

A ordem dos médicos veterinários de Angola  realiza hoje o primeiro evento técnico cientifico angolano sobre medicina veterinária a decorrer no magistério Mutu ya Kevela, em Luanda.

“Saúde animal: o papel do médico veterinário na saúde pública” , bem como “ a valorização da profissão”  e outros temas, serão abordados neste encontro que reúne médicos veterinários , especialistas nacionais e internacionais.

Carla Fernandes, Bastonária da ordem dos médicos veterinários de Angola falou sobre o que se espera deste evento; 

RD CARLA FERNANDES 12H

Bastonária da ordem dos médicos veterinários de Angola, Carla Fernandes, a falar do evento técnico cientifico sobre medicina veterinária que é hoje realizada em Luanda. 

INTERNACIONAL

As autoridades da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciaram que pediram ao Senado para levantar a imunidade do ex-Presidente Joseph Kabila, acusado de envolvimento no movimento antigovernamental M23, apoiado pelo Ruanda, no leste do país.

Nos últimos meses, o Presidente democrático-congolês Félix Tshisekedi acusou repetidamente o seu antecessor Joseph Kabila de estar a preparar “uma insurreição” e de coordenar ou pertencer à Aliança do Rio Congo , o movimento político-militar que integra o M23.

Antigo Presidente eleito, Joseph Kabila, que dirigiu a RDCongo de 2001 a 2019, é senador vitalício.

O antigo Presidente da República é acusado de “traição, crimes de guerra, crimes contra a Humanidade e participação num movimento insurrecional”.

 Em 19 de abril, as autoridades da RDCongo suspenderam as atividades do partido político de Kabila, acusado de manter um “silêncio cúmplice” face ao M23.

Mais de 500 mil crianças com menos de cinco anos morrem anualmente em África de doenças evitáveis, como o sarampo e a poliomielite, por falta de vacinas, anunciou a agência de saúde pública da União Africana .

“Apesar do poder comprovado das vacinas para salvar vidas, mais de 500 mil crianças com menos de cinco anos ainda morrem todos os anos em África devido a doenças evitáveis como o sarampo, a difteria, o tétano, a poliomielite e a tosse convulsa, doenças que foram quase erradicadas em grande parte do mundo”, afirmou o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) num comunicado.

Segundo a organização, “O financiamento nacional limitado da saúde, a desconfiança em relação às vacinas, a instabilidade política e a dificuldade de acesso às comunidades remotas” são alguns dos fatores que impedem milhões de crianças no continente de ter acesso às vacinas.

De acordo com o CDC África, em 2023, apenas 16 países africanos excederam 90% de cobertura para as vacinas infantis essenciais, como a terceira dose para a difteria, o tétano e a tosse convulsa ou a primeira dose para o sarampo.

De facto, nesse ano, o número de “crianças não vacinadas” (que não receberam nenhuma vacina) atingiu 7,9 milhões, um aumento de 16% em relação a 2019.

Países como a Nigéria, a República Democrática do Congo, o Sudão do Sul, a Etiópia e o Zimbabué continuam a ter elevadas taxas de mortalidade por doenças que poderiam ser evitadas se tivessem as vacinas necessárias.

Estas doenças também custam a África um valor estimado em 13 mil milhões de dólares por ano, colocando mais pressão sobre os sistemas de saúde e abrandando o desenvolvimento económico.

A este respeito, a organização observou que, até 2024, 25 projetos estavam em curso para fabricar vacinas em África, enquanto oito antigénios deverão ser pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estar prontos para o mercado entre 2025 e 2030.

O secretário-geral da ONU está “horrorizado” com a situação “cada vez mais catastrófica” no Darfur do Norte, à medida que os ataques mortais continuam na capital desse estado do Sudão, indicou hoje o porta-voz de António Guterres.

 

Num comunicado enviado à imprensa, o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, frisou que os ataques mortais se têm intensificado em Al Fashir, capital do Darfur do Norte, apenas duas semanas após um ataque aos campos de deslocados de Zamzam e Abu Shouk – atingidos igualmente pela fome -, que resultaram na morte de centenas de civis, incluindo de trabalhadores humanitários.

Al Fashir está sitiada pelas paramilitares Forças de Apoio Rápido, lideradas pelo general Mohamed Hamdan Daglo, que estão em guerra há dois anos contra o exército do general Abdel Fattah al-Burhan.

PONTO DESPORTO/ ATLETISMO

Os campeonatos nacionais de juvenis e júniores de atletismo começam hoje na província da Huíla, com a participação de equipas de Luanda, Namibe e Kwanza Sul.

O presidente da Federação Angolana de Atletismo Bernardo João disse a MFM que estão criadas as condições para a realização de mais uma edição do campeonato que reserva para os dias de hoje provas apenas provas de juvenis.

RD-BERNARDO JOÃO-PARTE 1. 

Bernardo João diz que o campeonato nacional tem uma atenção especial, pelo facto de ser uma prova que vai permitirá obter números e aumentar os níveis competitivos dos jovens atletas que vão competir nos jogos da juventude que vão acontecer em Angola já em Dezembro deste ano. 

RD-BERNARDO JOÃO-PARTE 2.

De Luanda uma das equipas participantes é a Academia José Camanga Desporto e cultura, com dez atletas, o director da Academia com o mesmo nome, fez saber que as ambições passam por defender o título dos 100 metros planos e saltos e comprimento.

TAÇA DE ANGOLA

O Petro de Luanda continua não mostrar firmeza na presente temporada, depois de um empate na última jornada do Girabola, a equipa tricolor foi eliminda da taça de Angola em futebol.

A jogar em casa diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte esta quarta feira no estádio 11 de novembro, perdeu na marcação de grandes penalidades por 5-6, após terminar empatado a um golo no tempo regulamentar.

No Moxico o Bravos do Maquis perdeu por 0-2 diante do Kabuscorp do Palanca, com golos de Mafuta aos 15′e Mindinho aos 77′. O São Salvador do Kongo venceu por 2-1 o Sporting de Luanda.

O quadro das meias finais está assim fechado, com os jogos marcados para  a 14 de maio, o   Kabuscorp do Palanca vai medir foças com  São Salvador do Zaire que eliminou o Sporting de Luanda com uma vitória por 2-1. 

Sagrada Esperança terá pela frente o 1° de Agosto que eliminou o histórico Primeiro de Maio de Benguela vencendo por 2-0, no estádio França Ndalu.

 

Data de Emissão: 01-05-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados