Jornal das 12H, Edição 23 de Novembro de 2022
UMA MORTE, VÁRIOS FERIDOS, ASSALTOS E VANDALIZAÇÃO MARCAM O FUNERAL DE NAGRELHA – JURISTA PEDE A RESPONSABILIZAÇÃO AOS INFRACTORES, AOS ÓRGÃOS DE DEFESA E SEGURANÇA E COMISSÃO ORGANIZADORA DAS EXÉQUIAS.
SINPROF DECRETA GREVE NACIONAL INTERPOLADA
SINDICATO DOS JORNALISTAS DENUNCIA ASSALTO SEDE DO PRINCIPAL, DISPOSITIVO FURTADO DEVOLVIDO 48 HORAS DEPOIS DE FORMA MISTERIOSA
QUEIMADAS NO PARQUE NACIONAL DA QUIÇAMA PODEM POR EM RISCO ECOSSISTEMA DIZ AMBIENTALISTA
INTERNACIONAL
REINO UNIDO ENVIA HELICÓPTEROS MILITARES PELA PRIMEIRA VEZ A UCRÂNIA
=PONTO MIX=
Jornal da tarde na MFM 23 de Novembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Abedenego Simão, técnica final de emissão com Mauro Fernandes. Edição de Tony Fancy, apresenta as notícias o Manuel Vieira.
=PONTO AS NOTÍCIAS=
A morte de um menor, 33 feridos, dos quais 16 polícias e 17 civis, 18 detidos, furtos e vandalização de bens públicos marcaram, esta terça-feira, o funeral do kudurista Gelson Caio Mendes, Nagrelha sepultado no Cemitério da Santa Ana, em Luanda esta terça-feira.
Catorze autocarros da empresa pública de transporte colectivo urbano de Luanda TCUL não foram poupados.
O Director do Gabinete de Inspecção e Auditoria da TCUL, Domingos António de Oliveira Mafuca, diz que os danos provocados poderão custar caro aos cofres da instituição do estado.
RD-DOMINGOS MAFUCA 1
O responsável, diz ainda, que além da vandalização dos autocarro e bens públicos, alguns motoristas e colaboradores da TCUL, sofreram agressões físicas.
A TCUL, apela aos cidadãos envolvidos em práticas dessa natureza, a pautar por um comportamento cívico, com propósito de preservar os bens públicos, que são de todos os angolanos.
RD-DOMINGOS MAFUCA 2
Director do Gabinete de Inspecção e Auditoria da TCUL, Domingos Mafuca.
E
O Jurista e comentarista MFM, Lindo Bernardo Tito, considerou que os actos praticados demonstram que há uma grande maioria pobre, desempregada e sem instrução sendo está a estrutura social que o país tem e como grande indicador é que Luanda é violenta.
LINDO BERNARDO TITO – 1 – J012H23112022
Lindo Bernardo Tito, considerou que as responsabilidades devem ser partilhadas entre infractores e os serviços de analise do Ministério do Interior e a Comissão Organizadora das exéquias funebres.
Para o jurista sendo um evento de alto risco e com as falhas verificadas, deve-se criar uma comissão de inquérito.
LINDO BERNARDO TITO – 2 – J012H23112022
E os ouvintes MFM, ao comentarem sobre o assunto, consideram que a organização falhou e condenaram as arruaças.
VOXPOP
morte de um menor, 33 feridos, dos quais 16 polícias e 17 civis, 18 detidos, furtos e vandalização de bens públicos marcaram, esta terça-feira, o funeral do kudurista Gelson Caio Mendes, Nagrelha sepultado no Cemitério da Santa Ana, em Luanda esta terça-feira.
PONTO
O Sindicato Nacional de Professor (SINPROF), decretou hoje, uma greve geral interpolada em todos o país com seu termino previsto para o dia 30 de Novembro.
A informação foi avançada em exclusivo a MFM por Ademar Jiguma, o Secretario Geral do SINPROF, que considerou um sucesso este primeiro dia de gereve a nível das 18 províncias.
ADEMAR JINGUMA – 1 – J012H23112022
A greve comporta três fases, a primeira do dia 23 a 30 de Novembro, a segunda de 6 a 16 de Dezembro e a terceira fase dia 3 a 31 de janeiro de 2023.
O Sindicalista disse ainda que a tentativa de desmobilizar a classe para a greve, por parte da entidade empregadora falhou e garantiu que o SINPROF, esta disponível a negociar em qualquer altura que for solicitado.
ADEMAR JINGUMA – 1 – J012H23112022
Ademar Jiguma, o Secretario Geral do SINPROF
POR OUTRO LADO
Mais duas greves podem ser decretadas em breve em Angola no sector da educação.
A federação dos sindicatos da educação faz saber que estão esgotadas todas as possibilidades de negociações com o governo, depois da apresentação de um caderno reivindicativo com 11 pontos. Um dos aspectos tem a ver com os salários, que s]ao qualificados com baixos e inadequados para o nível de vida actual.
Segundo o responsável da federação,Zacarias Jeremias, a greve será efetuada de forma interpolada, contando com várias fases.
ZACARIAS GEREMIAS GREVE
E Fragoso Mendes, diz que o SIMPTENU apresentou por outro lado a posição do seu grupo sindical, realçando que a greve deve ser a saída para os próximos dias.
FRAGOSO MENDES GREVE
PONTO
O Sindicato dos Jornalistas angolanos procedeu a denúncia pública de um assalto ocorrido no último final de semana.
O secretario geral do referido sindicato, Teixeira Cândido, rela os factos que presume ser uma acto estranho por não haver qualquer sinal de arrombamento tendo sido apenas levado o computador principal, onde contém base de dados dos últimos 4 anos do sindicato.
TEXEIRA CANDIDO 1
Teixeira Cândido, revela que do mesmo modo que desapareceu a Unidade central de processamento de dados, misteriosamente, o artigo apareceu esta terça-feira pelas 8 horas na porta do sindicato.
TEXEIRA CANDIDO 2
Sindicato dos jornalistas denuncia assalto a sua sede do principal servidor, dispositivo furtado devolvido 48 horas depois de forma misteriosa.
PONTO
O Sindicato dos oficiais de justiça diz estar a ter dificuldades para as negociações com o órgão de tutela por conta da greve interpolada que está em curso há duas semanas.
Em causa estão as condições precárias das instalações de justiça, falta de transporte e de seguro de saúde e pela revisão do estatuto remuneratório.
JOAQUIM TEXEIRA DE BRITO 1
O Sindicalista diz ainda que houve contacto, porém sem a verdadeira intenção de negociar
JOAQUIM TEXEIRA DE BRITO 2
Sindicato dos oficiais de justiça diz estar a ter dificuldades para as negociações com o órgão de tutela por conta da greve interpolada que está em curso há duas semanas.
PONTO
Parque Nacional da Quissama, registou esta terça-feira, novas queimadas que lavraram cerca de 5 hectares o que preocupa as autoridades e ambientalistas.
O ambientalista Waldemiro Russo, considerou em exclusivo a MFM, que as queimadas não controladas, podem pôr em risco o diverso ecossistema no Parque.
WALDEMIRO RUSSO – J012H23112022
Parque Nacional da Quissama, registou esta terça-feira, novas queimadas.
PONTO
A capital angolana, Luanda, esta acolher uma nova cimeira regional sobre a crise entre o Rwanda e a República Democrática do Congo, provocada pelo ressurgimento da rebelião armada do M23, no leste congolês.
A reunião convocada pelo Presidente angolano, João Lourenço, na sua qualidade de medianeiro da União Africana no conflito, vai aprovar um Plano de Acção para Paz na RDC e o “restabelecimento das boas relações” entre os dois países vizinhos da região dos Grandes Lagos.
Estão convidados para o encontro os Presidentes Paul Kagamé do Rwanda, Félix Tshisékédi da RDC e Évariste Ndayishimiye do Burundi, bem como o antigo chefe de Estado queniano, Uhuru Kenyatta.
O comentarista MFM, Osvaldo Boco, analisa a seguir esta nova ronda negocial liderada por Angola, mas busca da paz para dos Grandes Lagos.
OSVALDO BOCO – J012H23112022
A capital angolana, Luanda, esta acolher uma nova cimeira regional sobre a crise entre o Rwanda e a República Democrática do Congo, provocada pelo ressurgimento da rebelião armada do M23, no leste congolês.
INTERNACIONAL
O Reino Unido está a enviar um conjunto de helicópteros de combate para a Ucrânia. A notícia foi avançada pelo ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, em Oslo, na Noruega, onde vai reunir-se com os aliados da NATO para discutir o apoio militar contínuo a Kyiv.
Três helicópteros Sea Kings, que serviram às forças britânicas em 2018, vão ser fornecidos à Ucrânia e, de acordo com a BBC, o primeiro já terá chegado a território ucraniano.
No último mês e meio, as tripulações ucranianas foram treinadas no Reino Unido para pilotar e manter a aeronave, assim como para aprender mecanismos de busca e salvamento.
De acordo com o ministro da Defesa britânico, também foram enviadas mais 10 mil munições para ajudar a Ucrânia a manter o controle das regiões recém-libertadas.
Recorde-se que, no fim de semana passado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, visitou a Ucrânia de surpresa e foi recebido por Zelensky. Durante o encontro, reforçou a aliança e anunciou um novo pacote de ajuda de cerca de 57,5 milhões de euros para ajudar a Ucrânia no combate contra a Rússia.