Jornal das 12H, Edição 21 de Outubro de 2022

MPLA VAI CONTROLAR 6 COMISSÕES ESTRATÉGICAS NA ASSEMBLEIA NACIONAL, UNITA ASSEGURA INFLUENCIAR PARA CONCENSOS DAS 4 COMISSÕES CONSEGUIDAS 

-.-

ENDIAMA ESCLARECE DESTITUIÇÃO DO PRIMEIRO SECRETÁRIO DA COMISSÃO SINDICAL

-.-

SENSO POPULACIONAL EM ANGOLA MARCADO PARA 2024. PAÍS JÁ COM MAIS DE 33 MILHÕES DE HABITANTES

-.-

ENFERMEIROS DO HOSPITAL GERAL DE LUANDA AMEAÇAM PARALIZAÇÃO DOS TRABALHOS A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA

-.-

INTERNACIONAL

150 PESSOAS MORREM EM DOIS DIAS DE CONFRONTOS TRIBAIS NO SUDÃO

=PONTO MIX=

Jornal da tarde na MFM 21 de outubro de 2022, suporte técnico de Edson Machado e Abedenego Simão, técnica final de emissão com Edmundo Simões Coordenação de Alves Fernandes edição de Romão de Jesus 

=PONTO AS NOTÍCIAS=

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O MPLA, vai controlar seis comissões especializadas estratégicas, entre as dez que compõem a Assembleia Nacional, resultado da decisão final saída da primeira plenária da quinta legislatura orientada esta quinta-feira, pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

o MPLA vai controlar a primeira comissão, que trata dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos, a segunda, ligada à Segurança Nacional, a quinta, de Economia e Finanças, a sexta, de Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social, a nona, de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar, e a 10ª, de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos.

O principal partido da oposição, a UNITA, ficou com a terceira comissão, de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, a quarta, da Administração do Poder Local, a sétima, de Saúde, Família, Juventude e Desporto, Antigos Combatentes e Acção Social, e a oitava, de Ambiente, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Segurança Social.

Os deputados Virgílio Fontes Pereira e Liberty Chiyaka vão continuar como líderes dos Grupos Parlamentares do MPLA e da UNITA, respectivamente.

O porta voz da UNITA, Marcial Dachala, garantiu que o seu partido vai usar de toda a influencia que conseguir para a melhoria do paradigma político a nível da Assembleia Nacional 

MARCIAL DACHALA

E O Analista Joaquim Jaime esclarece que estas comissões obedecem aos princípios porporciais e de forma directa em função dos desempenhos das bancadas parlamentares

JOAQUIM JAIME 1

Joaquim Jaime, não acredita que haja qualquer influencia no desempenho destas comissões considerando que há interferência directa do MPLA na coadjuvante dos presidentes das assembleias pertencentes a Unita.

JOAQUIM JAIME 2

Mpla vai controlar 6 comissões estratégicas na assembleia nacional, unita assegura influenciar para consensos das 4 comissões conseguidas 

Nesta legislatura, três partidos, nomeadamente a FNLA, PRS e PHA, com dois deputados cada, formaram um Grupo Parlamentar misto.

PONTO

A MFM noticiou há cerca de 14 dias, a destituição do primeiro secretário da comissão sindical da Endiama Pedro Muxito que reclamava ter sido destituições sem a obediência dos tramites legais.

Em reacção, a Endiama pronunciou-se e esclareceu através do seu Director de recursos Humanos, João Salvador, que explica que não houve qualquer impedimento de entrada no edifício da Endiama como alegou inicialmente pedro muxito em entrevista a MFM

JOÃO SALVADOR 1

João Salvador adianta também que em causa está a frustração de uma intenção inconfessa, no caso a não concretização de um dos pontos não constante do caderno reivindicativo na intenção de obter benefícios para um grupo restrito de funcionários

JOÃO SALVADOR 2

Endiama esclarece destituição do primeiro secretário da comissão sindical

PONTO

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Segurança Social, Anselmo Monteiro, garantiu que a instituição que dirige tem condições financeira suficiente para continuar a pagar os 179 mil pensionistas controlados pelo INSS. Anselmo Monteiro que está em Cabinda a constatar os trabalhos de desconcentração do instituto afirmou que está a maturar a relação com os novos bancos mas que esse factor não será nenhum impedimento para aboa execução do processo.

ANSELMO MONTEIRO

Instituto de segurança nacional garante não defraudar pagamentos de pensionistas

PONTO

O Instituto Nacional de Estatísticas, assegura que para este ano as projeções do crescimento populacional apontam para 33 milhões de habitantes. 

De acordo com o chefe de Departamento de Estatísticas Económicas e Financeiras do INE, Carlos Pedro, as projeções constam do relatório elaborado em 2016. 

Carlos Pedro, fez saber que o próximo senso geral da população em Angola, a seguir ao de 2014, vai acontecer em 2024.

CARLOS PEDRO

Instituto Nacional de Estatísticas garante próximo senso geral da população em Angola, a seguir ao de 2014, vai acontecer em 2024.

PONTO

OS Enfermeiros do Hospital Geral de Luanda ameçam paralisar os serviços naquela unidade hospitalar por alegadas injustiças.

Em causa, o incumprimento de vários pontos constantes do caderno reivindicativo, no caso horas acrescidas sem remuneração, dificuldades na conceção de alimentos e a falta de subsídios.

Afonso Quileba, Secretário geral do Sindicato do enfermeiros de Luanda, diz já ter tomado o conhecimento do assunto e avança que a negociação não flui por conta da negligencia da direcção do hospital em dialogar com a comissão sindical.

AFONSO QUILEBA 1

Afonso Quileba avança também que a mesma situação se regista nas unidades hospitalares do Cazenga e do calawenda onde já houve assembleia de trabalhadores mas que não surtiu qualquer efeito na tentativa de negociação

AFONSO QUILEBA 2

E O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola diz já ter tomado  conhecimento da situação e apela ao diálogo para o consenso entre as partes

PAULO LUVUALU 1

Hospital geral de  Luanda, do cazenga e a Unidade Hospitalar do calawenda poderão Registar greve de enfermeiros a partir de segunda feira

INTERNACIONAL

Pelo menos 150 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram nos últimos dois dias como resultado de confrontos entre tribos em Nilo Azul, no sul do Sudão. Segundo informações divulgadas pelo hospital da cidade Wad al Mahi, nesta quinta-feira (20), outras 86 sudaneses ficaram feridos, a maioria por queimaduras.

Embora, em 2020, grupos rebeldes nas regiões de Darfur, Kordofan e Nilo Azul tenham assinado acordos de paz, os combates tribais têm aumentado constantemente nessas áreas do Sudão.

Segundo a ONU, em Nilo Azul, confrontos tribais por disputas de terra em julho e um surto em setembro, resultando em 149 pessoas mortas e quase 65.000 deslocadas no início deste mês. Essa violência foi renovada há uma semana, em 13 de outubro, com combates envolvendo as tribos hausa e hamaj, além de outras na área de Wad Almahi, durante vários dias, disse a organização.

Este surto de violência teve origem numa mobilização nacional dos hausa, com ataques a edifícios administrativos, para denunciar a discriminação que lhes foi imposta pela aplicação de leis tribais ancestrais. Esse direito consuetudinário proíbe os hausas, os últimos a chegarem ao Nilo Azul, de possuir terras.

No início desta semana, a violência explodiu em outra província do sul, Kordofan Ocidental, após uma disputa tribal por terras. Os militares sudaneses acusaram o grupo rebelde liderado por Abdelaziz al-Hilu, que não assinou o acordo de paz em 2020, de agravar o conflito. O grupo, por sua vez, acusou as Forças de Apoio Rápido paramilitares.

A ONU disse que pelo menos 36.500 fugiram da área e que 19 pessoas foram mortas e 34 feridas.

  

Data de Emissão: 21-10-2022 às 12:00
Género(s): Informativo, Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados