Jornal das 12H, Edição 17 de Novembro de 2022

QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19… COMEÇA A SER APLICADA SEGUNDA-FEIRA – ESPECIALISTA EM SAÚDE PUBLICA DIZ QUE PRIORIDADE DEVERIA SER CIDADÃOS SEM UMA ÚNICA DOSE DO IMUNIZANTE. 

EDUCAÇÃO VIVE PERÍODO NEGRO NA SUA HISTÓRIA COM MAIS DE 5 MILHÕES DE CRIANÇA FORA DO SISTEMA DE ENSINO DIZ PRESIDENTE DO MEA NO DIA MUNDIAL DO ESTUDANTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESTACA POTENCIALIDADES DO PAIS, NO FÓRUM ANGOLA-NORUEGA EM OSLO. 

CFL CANCELA CIRCULAÇÃO DE COMBOIOS ENTRE VIANA E CATETE

INTERNACIONAL

PELO MENOS 12 MORRERAM EM NOITE DE VIOLÊNCIA NO IRÃO

PONTO MIX

Jornal da tarde na MFM 17 de novembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão com Mauro Fernandes, edição de Tony Fancy e apesenta as notícias…

JINGLE MANUEL VIEIRA

 O mundo e o país têm registado um aumento significativo de casos de COVID-19, o que preocupa as autoridades sanitárias.

Até ontem, 23 milhões e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 haviam sido ministradas em Angola. A ministra da Saúde Silvia Lutukuta, informou ainda que os casos graves, críticos e falecidos, na sua maioria são pessoas que não estão vacinadas ou não têm as doses completas, como também a de reforço.

SILVIA LUTUKUTA – 1 – J012H17112022 

A Ministra da Saúde, disse ainda que os cidadãos angolanos começarão a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, a partir de segunda-feira.

Sílvia Lutucuta, que falava durante o ponto de situação sobre a Covid-19, disse que a administração da vacina será feita a nível das unidades sanitárias municipais e equipas móveis, já que os centros de alto rendimento estão desactivados.

SILVIA LUTUKUTA – 2 – J012H17112022 

Ministra da Saúde Silvia Lutukuta.

E

O Especialista em Saúde Publica Jeremias Agostinho, considera ser importante a administração da quarta dose da COVID-19, porem considera que será um grande desafio, porque cerca de 7 milhões de cidadãos não regressaram para fazer a segunda dose.

JEREMIAS AGOSTINHO – 1 – J012H17112022 

Jeremias Agostinho disse ainda que a prioridade deveria ser vacinar aqueles cidadãos que não tem uma única dose do imunizante.

 JEREMIAS AGOSTINHO – 2 – J012H17112022

Quarta dose da vacina contra a covid-19… começará a ser aplicada na segunda-feira.

PONTO 

Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Estudantes, em memoria à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Checoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, no então Protetorado da Boêmia e Morávia.

A data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes (antecessor da atual União Internacional de Estudantes), da qual participaram delegados de 26 países.

O Presidente do Movimento Angolano dos Estudantes Francisco Teixeira, disse que se vive um período negro na História da Educação do país, com mais de 5 milhões de crianças sem acesso a Educação.

FRANCISCO TEXEIRA – 1 – J012H17112022 

Francisco Teixeira, falou ainda da realização de diversas actividades para celebrar o Dia Mundial dos Estudantes.

FRANCISCO TEXEIRA – 1 – J012H17112022

Presidente do Movimento Angolano dos Estudantes Francisco Teixeira

E

… o auditório da MFM, também deixou o seu comentário a volta do Dia Mundial do Estudante.

VOXPOP

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Estudante. 

PONTO 

Os investimentos da Noruega, fora ao sector petrolífero, ainda são poucos significativos, razão pela qual, Angola quer o envolvimento das empresas desse país noutros sectores para ajudar a diversificar a base produtiva com maior rapidez e eficiência e destacou as ponticidades do país abertas para o investimento estrangeiro.

Este apelo foi feito pelo Presidente da República, João Lourenço, na manhã desta quinta-feira, no Grand Hotel de Oslo.

JOÃO LOURENÇO – J013H17112022 

O Chefe de Estado foi o orador principal no Fórum Empresarial Angola – Noruega, que reúne, na capital norueguesa mais de 30 empresários, entre noruegueses, angolanos residentes e outros que se deslocaram de propósito para o evento organizado pela NABA (NORWEGIAN – AFRICAN BUSINESS ASSOCIATION), em parceria com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

E

O PCA da AIPEX António Henriques da Silva, em exclusivo a MFM, falou das prespectivas da cooperação entre Angola e o Reino da Noruega que é o segundo maior exportador mundial de pescado, sétimo produtor mundial de energia electrica e está entre os dez maiores produtores de petróleo e gás do planeta.

ANTONIO HERIQUES DA SILVA – J012H16112022

PCA da AIPEX, António Henriques da Silva, a partir de Oslo capital da Noruega. 

PONTO 

O Caminho de Ferro de Luanda anunciou, esta quarta-feira, o cancelamento de todos os comboios para o período da manhã, de hoje, nas estações de Viana, Catete e na retenção dos comboios de carga e de combustível para Malanje.

De acordo com o porta-voz do CFL Augusto Osório, a razão do cancelamento deve-se ao furto de 600 dispositivos fixadores da linha férrea, por parte de indivíduos não identificados, tendo culminado na suspensão de uma extensão de três quilómetros da linha férrea.

AUGUSTO OSORIO – 1 – J012H17112022 

Augusto Osório informou ainda que esta quarta-feira nas imediações da Estação da FILDA, uma composição do CFL, colheu mortalmente um cidadão.

AUGUSTO OSORIO – 2 – J012H17112022

Porta-voz do CFL Augusto Osório.

O Serviço de Investigação Criminal, procedeu esta quarta-feira a apreensão de vários imoveis, terrenos e viaturas, em torno do Processo-Crime do proprietário da empresa XTAGIÁRIOS FINANCE, LDA.

A informação foi avançada a Radio MFM pelo porta-voz do SIC Geral Manuel Halaiwa.

MANUEL HALIWA – J012H17112022 

Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC Geral.

PONTO CORRIDO 

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou, por Despacho, um acordo individual de financiamento na ordem dos USD 116,1 milhões, para suportar um contrato de fornecimento de 500 autocarros, equipamentos e serviços de assistência técnica, no quadro da implementação do programa da mobilidade escolar.

O referido Despacho Presidencial de n.º 253/22, de 14 de Novembro, publicado em Diário da República, foi feito com base no instrumento jurídico que aprova o regulamento da emissão e gestão da dívida pública directa e indirecta.

-.-

O crédito bruto ao sector não financeiro cifrou-se em 5,25 biliões de kwanzas, em Outubro deste ano, um aumento de cerca de 224,80 mil milhões de Kwanzas (4,68%) face ao período homólogo

De acordo com o relatório mensal do Banco Nacional de Angola a MFM teve acesso, do valor disponibilizados pelas instituições financeiras, 91,81% representa endividamento do sector privado e 8,19% do sector público (administração pública e empresas públicas).

O endividamento do sector público não financeiro totalizou 411,54 mil milhões de Kwanzas, dos quais, 67,72% referentes à administração pública e 32,28% às empresas públicas.

 Já o endividamento do sector privado registou um aumento de 162,97 mil milhões de kwanzas (3,66%), ao passar de 4,45 bilioes de kwanzas (Outubro de 2021) para 4,61 biliões de kwanzas (Outubro de 2022).

INTERNACIONAL 

Pelo menos 12 pessoas morreram na quarta-feira à noite em protestos e trocas de tiros em várias regiões do Irão, noticiaram os meios de comunicação social do país.

O Irão tem sido abalado por uma vaga de protestos desde a morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos, detida três dias antes pela polícia da moralidade por violar o rigoroso código de vestuário da República Islâmica.

O caos dos protestos foi “explorado por grupos terroristas” para cometer um atentado na cidade de Ize, no sul do Irão, noticiou a agência estatal iraniana IRNA.

Homens armados a conduzir motocicletas abriram fogo sobre populares e polícias no mercado central da cidade, matando pelo menos sete pessoas e ferindo 15.

Num outro ataque, homens armados montados em motocicletas dispararam contra as forças de segurança na cidade de Isfahan, no centro do Irão, e mataram dois milicianos islâmicos e feriram oito.

Os protestos intensificaram-se desde terça-feira, na sequência de um apelo de ativistas para comemorar as mobilizações antigovernamentais de 2019, durante as quais foram mortas 300 pessoas, de acordo com a organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional.

FIM 

Data de Emissão: 17-11-2022 às 12:00
Género(s): Informativo, Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados