Jornal das 12H, Edição 09 de Novembro de 2022

SUSPENSA GREVE NO SECTOR DA SAUDE EM ANGOLA, QUANDO OFICIAS DE JUSTIÇA DECIDEM CRUZAR OS BRAÇOS. 

APESAR DA DIMINUIÇÃO DA SERO PREVALÊNCIA, MAIS DE 320 MIL PESSOAS VIVEM COM HIV NO PAIS, ALERTA ONG. 

ANGOLA PODE APROVAR NOVA LEI DA AMINISTA. CRIMES ECONOMICOS PODEM SER PERDOADOS. 

CONTINUA A TENSÃO ENTRE RDC E RUANDA. AVIÃO MILITAR SOBREVOA TERRITORIO RUANDES SUPOSTAMENTE POR ENGANO.

PARTIDO DE BIDEN PODE PERDER CONTROLO DO CONGRESSO AMERICANO, AVANÇAM PRIMEIROS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES INTERCALARES AMERICANAS. 

Noticias na MFM com a coordenação de Alves Fernandes. 

JINGLE MV

Esta suspensa a greve dos enfermeiros iniciada esta segunda-feira em todo o país, depois das negociações ontem entre o Sindicato dos Enfermeiros e o Ministério da Saúde.

Cruz Matete, Secretario Geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros Angolanos, falando a em exclusivo MFM, confirmou a suspensão da greve e apelou os profissionais a iniciarem as actividades a partir das 08 horas desta quarta-feira.

CRUZ MATETE 

Enfermeiros voltam ao trabalho depois de uma greve de dois dias.

PONTO 

Os Oficiais de justiça da primeira e segunda instância vão a partir desta quinta feira iniciar uma greve de forma interpolada.

Joaquim de Brito Teixeira Secretário geral do sindicato dos oficiais de justiça, avança que a intenção já vem desde o ano passado e que apesar das negociações com o órgão de tutela, nenhum dos pontos constantes do caderno reivindicativo foi cumprido não restando agora outra opção se não, uma greve com a assistência apenas dos serviços mínimos

JOAQUIM DE BRITO TEIXEIRA 1

O Sindicalista avança algumas das principais razões que levam a greve prevista para dentro de dias

JOAQUIM DE BRITO TEIXEIRA 2

Mais uma greve a vista no país, oficiais de justiça cruzam os braços a partir de quinta-feira.

PONTO

O SIC Deteve um cidadão de 41 anos que abusava sexualmente a sua filha desde os 8 anos de idade. Agora com 15 anos, a menina decidiu denunciar a uma vizinha que acionou directamente o as autoridades competentes. Romão de jesus;

ROMÃO DE JESUS 12H  

PONTO 

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, a proposta de Lei da Amnistia, diploma que visa conceder perdão geral aos crimes comuns puníveis com pena de prisão até dez anos, cometidos entre 12 de Novembro de 2015 e 11 de Novembro de 2022.

O diploma é aplicável a cidadãos nacionais ou estrangeiros, exclui os crimes dolosos cometidos com violência e que resultam em morte.

A propósito, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, especificou que o perdão vai na ordem de um quarto da pena que foi aplicada a estes cidadãos.

Segundo o governante, não estão previstos, nesta amnistia, os crimes dolosos cometidos com violência ou ameaças a pessoas de que resultou a morte ou quando tenha havido emprego de arma de fogo.

MARCI LOPES – J012H09112022 

Na sessão desta terça-feira, o Conselho de Ministros aprovou, igualmente, os Estatutos Orgânicos dos ministérios das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, da Agricultura e Florestas, das Pescas e Recursos Marinhos, da Cultura e Turismo, bem como do Ministério do Ambiente.

A medida visa ajustar a organização e o funcionamento dos referidos Departamentos Ministeriais ao Regime de Organização e Funcionamento dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República.

A Provedora de Justiça Florbela Rocha Araújo recebeu esta terça-feira, no Palácio de Justiça, a Directora do Instituto Nacional de Luta Contra o SIDA, Maria Lúcia Furtado.

À mesa, esteve em abordagem os casos de contaminação dolosa, a situação e o tratamento prestado às pessoas portadoras do VIH.

Maria Lúcia Furtado afirmou que o país tem 320 mil pessoas que convivem com a doença. O maior número está nas províncias fronteiriças do país, sendo que as do Norte apresentam o menor índice, tendo relatado que a taxa de mortalidade era de 17 mil até 2020, com um registo gráfico de redução. 

A saída do encontro a Provedora de Justiça Florbela Araújo, mostrou-se satisfeita com a diminuição da sero-prevalência no país e a existência de antirretrovirais para o combate a doença.

FLORBELA ARAUJO – J012H09112022

INTERNACIONAL

O Presidente ucraniano defendeu esta terça-feira, num vídeo enviado à COP27, que o planeta “não pode permitir-se disparar um único tiro”, acusando a Rússia de ter desviado o mundo das necessárias “ações coletivas” para combater as alterações climáticas.

Referiu-se, em particular, às crises alimentar e energética causadas pela Rússia em consequência da guerra em curso em território ucraniano há 258 dias, aliadas à reabertura de algumas centrais a carvão. Sobre a COP 22 falou esta manha o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H COP 

O Partido Republicano segue à frente na corrida para a Câmara dos Representantes. Faltam 22 lugares para garantir a maioria. Para o Senado, os resultados podem não ser conhecidos hoje. Para já, os democratas lideram a votação, mas há quatro estados em aberto.

O Nevada, por exemplo, já anunciou que os resultados vão demorar. Na Geórgia, poderá ter de haver uma segunda volta. A acontecer, só a 6 de dezembro.

Faltam ainda os resultados do Arizona e do Wisconsin, que deverão ser conhecidos em breve. Um é tipicamente democrata, o outro republicano.

Se nenhum mudar, o Senado fica preso por um lugar. Nas vitórias já conhecidas, destaque para a Pensilvânia. Os democratas elegeram um senador, o estado era tipicamente republicano.

Já os republicanos elegeram senador e governador pela Florida.

Este último, Ron DeSantis, venceu por larga margem e é agora apontado como um dos possíveis candidatos às primárias daqui a dois anos.Ron DeSantis poderá ser adversário de Trump caso a candidatura se confirme. O ex-Presidente dos EUA já reclamou as vitórias republicanas, num discurso feito ao início da madrugada

O Governo da RDCongo teve conhecimento que durante um voo de reconhecimento das Forças Aéreas, um avião congolês Sukhoi-25 desarmado sobrevoou por engano o espaço aéreo do Ruanda na fronteira entre ambos os países”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros, num comunicado citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Na segunda-feira, o governo do Ruanda denunciou que o seu espaço aéreo tinha sido invadido e salientou que “não adotou medidas militares de resposta”, acrescentando ainda que o avião “regressou à RDCongo”.

O risco de fome em África, especialmente nos países subsarianos, é “maior do que nunca”, advertiu o novo director-geral da Organização Internacional do Trabalho, Gilbert Houngbo, que renunciou hoje (31) ao cargo de presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.

Além do aumento dos preços dos alimentos e das dificuldades com a Iniciativa dos Cereais do Mar Negro (um acordo de exportação suspenso na semana passada pela Rússia), o director-geral mencionou que existem também problemas de acesso aos fertilizantes.

Os Republicanos lideram a conquista de lugares no Senado com 11 mandatos, face aos cinco senadores assegurados pelos Democratas, segundo as mais recentes projeções da Associated Press (AP) das eleições intercalares.

Na corrida à câmara alta do Congresso norte-americano, as projeções da AP apontam para uma vantagem de 11-5 para os Republicanos.

Já nas projeções para a Câmara dos Representantes, os Republicanos asseguraram 84 mandatos, face aos 47 assegurados pelos Democratas.

Na eleição para governador, os Republicanos já asseguraram 10 lugares, enquanto os Democratas têm 05 governadores, segundo a AP.

O líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, assegurou a sua reeleição para um quinto mandato frente a Joe Pinion.

A União Europeia (UE) renovou hoje por mais um ano o regime de sanções à Turquia em resposta às atividades de perfuração de hidrocarbonetos não autorizadas levadas a cabo no Mediterrâneo Oriental.

Em comunicado, o Conselho da UE adianta que, na sequência da revisão do quadro de medidas restritivas em resposta às atividades de perfuração não autorizadas levadas a cabo pela Turquia no Mediterrâneo Oriental, os Estados-membros adotaram hoje “uma decisão que prorroga o regime por um ano, até 12 de novembro de 2023”.

JINGLE DESPORTO

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins perdeu na madrugada desta quarta-feira diante da Argentina, por 0-4, em jogo da segunda jornada do Grupo B do 45º Campeonato do Mundo, que decorre em San Juan (Argentina).

A jogar contra a anfitriã e claramente uma das candidatas ao título, Angola até resistiu o poderio ofensivo da Argentina, sofrendo o primeiro golo apenas aos 8 minutos, por intermédio de Pablo Alvares.

Com o pavilhão Aldo Cantoni completamente lotado, com espectadores efusivos, o combinado nacional optou pelo jogo controlado na defesa e privilegiou o contra-ataque, mas o nível de eficácia não esteve afinado como na goleada de 5-2 infligida à Moçambique, na ronda anterior.

Aos 46 minutos, Angola beneficiou de uma oportunidade para diminuir a desvantagem quando perdia ainda por 0-3, mas Big falhou a marcação do livre directo.

Seguiram-se outras jogadas de grande perigo do ataque angolano. Big, André Centeno e João Pinto não tiveram a calma necessária para marcar ao menos o tento de honra.

Já mesmo na ponta final, os argentinos ampliaram o resultado para 4-0, outra vez Pablo Alvares, jogador preponderante no esquema táctico dos caseiros.

No primeiro confronto do Grupo B, desta segunda ronda do mundial, a Espanha goleou Moçambique, por 13-02.

RESUMO.RESUMO 

Data de Emissão: 08-11-2022 às 12:00
Género(s): Informativo, Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados