Jornal das 12 horas, edição de 29 de Setembro de 2022
PAIS REGISTA 103 MIL CASOS DE SARAMPO COM Mil e 900 MORTES – MINISTRA DA SAÚDE GARANTE EXISTÊNCIA DE IMUNIZANTES E APELA A VACINAÇÃO
TRIBUNAL ORDENA EXECUÇÃO DOS BENS DO ANTIGO GOVERNADOR DE CABINDA – JURISTA GARANTE SER UM PROCEDIMENTO NORMAL EM CASO DE INCUMPRIMENTO NORMAL DO CONTRACTO.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO CIVIL E BOMBEIROS REALIZAM PRIMEIRO CURSO REGIONAL DE GESTÃO INTEGRAL DO RISCO CIVIL EM OUTUBRO COM A PARCERIA DA UNIÃO EUROPEIA.
DETIDO EM LUANDA CIDADÃO ESTRANGEIRO QUE SE DEDICAVA A COMERCIALIZAÇÃO DE BENS ALIMENTARES E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES COM DATAS VENCIDAS.
INTERNACIONAL
AFEGANISTÃO E RÚSSIA ESTABELECEM ACORDO SOBRE ENERGIA E CEREAIS
JINGLE MIX
Jornal de tarde da MFM, quinta-feira 29 de Setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Tony Fancy.
JINGLE M. VIEIRA
O país regista um aumento de casos de sarampo, o que preocupa as autoridades sanitárias.
Segundo a ministra da saúde Silvia Lutukuta, neste momento estão contabilizados 103 MIL casos de sarampo com Mil e 900 mortes.
SILVIA LUTUKUTA – 1 – 12H29092022
A ministra da saúde garantiu a existência de vacinas e apelou a população a aderir aos postos de vacinação.
SILVIA LUTUKUTA – 2 – 12H29092022
Por outro lado…
As provas de acesso decorrem nesta sexta-feira, nas Províncias do Bengo, Benguela, Cuanza-sul, Lunda-Sul; Malanje, Huambo, Huíla, Luanda e Uíge. A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pela Ministra da saúde, Sílvia Lutukuta.
A Ministra, esclarece ainda, que só terão acesso à segunda chamada os candidatos que reuniram os requisitos exigidos.
SÍLVIA LUTUCUTA 3 12H00
Mais de 15 mil candidatos vão ter acesso à segunda chamada, para o Concurso Público da Saúde.
PONTO
O Tribunal da Comarca de Luanda, ordenou a execução dos bens de José Amaro Tati, antigo governador da província de Cabinda, por faltar ao pagamento de dividas ao Banco de Desenvolvimento de Angola.
De acordo com o um edital da Sala do Cível e Administrativo da 2ª Secção do Tribunal da Comarca de Luanda, assinado pela juíza Carla Cambanje, José Amaro Tati tem cerca de 40 dias, para pagar a divida que tem com o banco, avaliada em mais de dois biliões de kwanzas, acrescida de juros vencidos no valor de mais de novecentos e noventa e nove milhões.
O jurista Joaquim Jaime, disse a MFM que a decisão adotada pelo Tribuanl é um procedimento normal, quando se verifica por parte do devedor o não cumprimento normal do contracto.
JOAQUIM JAIME – 1 – J012H29092022
Segundo a norma caso os bens não sejam suficientes para quitar a divida o Banco efetuara diligências para a localização de outros bens ou banco dará perdida a diferença.
Joaquim Jaime, informou ainda que o caso só se tornou mediático devido a qualidade da figura em causa.
JOAQUIM JAIME – 2 – J012H29092022
O Tribunal da Comarca de Luanda, ordenou a execução dos bens de José Amaro Tati, antigo governador da província de Cabinda, por faltar ao pagamento de dividas ao Banco de Desenvolvimento de Angola.
PONTO
Foi detido esta quarta-feira, um cidadão estrangeiro da Hungria, que adulterava produtos alimentares no município de Talatona, Província de Luanda.
Os efectivos dos ilícitos económicos do Serviço de Investigação Criminal, desenvolveram acção para a detenção do presumível autor do crime, após uma denúncia anónima.
De acordo com o Porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, o cidadão de nacionalidade húngara, comercializava, gelados, iogurtes e pizzas, tal como, equipamentos hospitalares com datas vencidas.
FERNANDO CARVALHO SIC 12H00
Detido esta quarta-feira, cidadão estrangeiro da Hungria, que adulterava produtos alimentares no município de Talatona, Província de Luanda
PONTO
Os serviços de Proteção Civil e Bombeiros Realizam Primeiro Curso Regional de Gestão Integral do Risco de Civil, a decorrer de 3 a 7 de Outubro com a parceria da União Europeia.
A informação foi avançada a MFM, pelo porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros Faustino Mingues.
FAUSTINO MINGUES – J012H29092022
Proteção civil e bombeiros realizam primeiro curso regional de gestão integral do risco civil em outubro com a parceria da união europeia.
PONTO
Decorre neste momento um encontro entre a comissão sindical e as chefias da TELECOM para a busca de soluções para a greve que já dura a mais de três meses.
A Comissão Sindical dos Trabalhadores da Angola Telcom reagiu a informações postas a circular da suposta ilegalidade da greve e retorno ao trabalho.
O secretario da comissão sindical José Teixeira falou em exclusivo a MFM sobre as questões que dividem os trabalhadores e a entidade empregadora.
JOSÉ TEIXEIRA – 12H27092022
Decorre neste momento um encontro entre a comissão sindical e as chefias da TELECOM para a busca de soluções para a greve que já dura a mais de três meses.
PONTO
A necessidade da formação e capacitação de quadros, para prestação de melhores serviços para o sector da comunicação, constam dos propósitos essenciais do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Mário Oliveira, fez uma visita de constatação ao grupo de imprensa Edições Novembro, realçando o interesse da formação dos profissionais para uma comunicação mais abrangente.
MÁRIO OLIVEIRA 12H00
Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social Mário Oliveira, considera prioritária a formação para prestação de melhores serviços para o sector da comunicação
INTERNACIONAL
As autoridades de Cabul concluíram um acordo com Moscovo que prevê o fornecimento de produtos petrolíferos e cereais da Rússia ao Afeganistão, tratando-se do primeiro grande contrato económico estabelecido pelo governo talibã.
A Rússia, alvo de sanções internacionais por causa da invasão militar da Ucrânia, está a concentrar as exportações com os países da Ásia e da Ásia Central.
O acordo prevê que Cabul venha a receber um milhão de toneladas de gasolina, um milhão de toneladas de gasóleo, 500.000 toneladas de gás liquefeito e dois milhões de toneladas de cereais, da Rússia.
Entretanto, o ministério da Economia afegão indicou hoje através de um comunicado que os primeiros abastecimentos devem ser enviados “nas próximas semanas”.
A crise económica que já afetava o Afeganistão agravou-se com a tomada do poder pelas forças talibãs em 2021.
-.-
O Presidente russo Vladimir Putin assinará, esta sexta-feira, os tratados de anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia, anunciou o Kremlin.
De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa Tass, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15h (horário de Moscovo).
Após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão, acrescentou Peskov.
Em causa estão quatro regiões – Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk – onde decorreram referendos organizados por Moscovo que questionavam os ucranianos se aprovaram a junção das suas regiões à Federação Russa.
FIM