Jornal das 12 horas, edição de 27 de Setembro de 2022
COLISÃO DE VIATURAS RESULTA NA MORTE DE DUAS PESSOAS E UM FERIDO EM ESTADO GRAVE NO BAIIRO DO PATRIOTA EM LUANDA;
TAXAS DE JUROS DE CRÉDITOS PODEM ESTAR MAIS BAIXOS COM A DECISÃO DO COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA DO BNA QUE REDUZ A TAXA DE JUROS DIRECTORA;
SINDICATO DE TRABALHADORES DA ANGOLA TELECOM CHAMA IMPRENSA PARA FALAR DOS CONTORNOS DA GREVE QUE JÁ DURA TRÊS MESES;
GUERRA NA UCRÂNIA; RÚSSIA TEM O DIREITO DE USAR ARMAS NUCLEARES, SE NECESSÁRIO, ALERTA DMITRI MEDVEDEV;
JINGLE MIX
Jornal de tarde da MFM, terça-feira 27 de Setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido.
JINGLE M.VIEIRA
O tenente-general Luís Simão Ernesto, antigo secretário-geral da Casa de Segurança do Presidente da República, de 1996 a 2017, foi dizer esta segunda-feira, ao tribunal, na qualidade de testemunha arrolado pelo Ministério Público, que o dinheiro encontrado na posse do major Pedro Lussaty não saiu da Casa de Segurança do PR e que as autoridades devem investigar a sua origem.
Em tribunal, o tenente-general assegurou que coronel Jacinto Hengombe, antigo assistente principal da secretaria-geral da ex-Casa de Segurança, actual Casa Militar do Presidente da República, e Pedro Lussaty, eram seus colaboradores directos na Casa de Segurança e nega que estes inseriam nomes de efectivos “fantasmas” na folha de pagamento no batalhão de Transporte da UGP no Kuando- Kubango.
Durante as suas declarações, todo o dia, o antigo secretário-geral da Casa de Segurança do Presidente da República disse nunca ter tido conhecimento que sobrava dinheiro do pagamento da Unidade de Guarda Presidencial na província do Kuando Kubango e que era repartido em malas entre os arguidos e alguns generais, tal como afirmou recentemente o comandante daquela unidade, o coronel Manuel Correia, em tribunal.
Em directo para este jornal, a partir do Centro de Conferencia de Belas, está o especialista em auditória externa e análise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça;
CARLOS CABAÇA-DIRECTO 12H00
PONTO
Foi reduzida a taxa de juros directora, assim decidiu nesta segunda-feira, o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola.
Assim, a taxa de básica de juros baixou de 20 para 19,5%, e a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez baixa de 23 para 21%.
De acordo com o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, o Comité de Política Monetária mantém a perspectiva da taxa de inflação até final do ano, abaixo da previsão de 18%.
JOSÉ DE LIMA MASSANO 1 12H00
José de Lima Massano, garante, que garante, que os fundamentos macroeconómicos do país se mantêm sólidos, mas realça ser necessário afinar e ajustar alguns instrumentos de gestão.
JOSÉ DE LIMA MASSANO 2 12H00
A inflação em Angola, medida pelo Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma ligeira desaceleração em relação ao mês de agosto.
JOSÉ DE LIMA MASSANO 3 12H00
E o economista, Carlos Rosado de Carvalho, diz, que com esta decisão, espera que as taxas de juros dos créditos, tornam-se mais baixos.
CARLOS ROSADO 12H00
Economista, Carlos Rosado de Carvalho e analise sobre o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu reduzir a taxa de juros directora.
JINGLE NOTÍCIA
Pelos menos duas pessoas morreram e outras feridas em estado grave esta manhã, após colisão de duas viaturas no bairro Patriotas em Luanda.
Segundo Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, o acidente de viação ocorreu por despiste de um veículo automóvel supostamente em alta velocidade, que embateu nos separadores e colidiu em outra viatura, que circulava no sentido oposto.
NESTOR GOUBEL 12H00
PONTO
O esclarecimento de trinta crimes de natureza diversa e a detenção de 52 cidadãos nacionais, são resultados de várias micro operações desenvolvidas entre os dias 19 e 24 de setembro pelo Serviço de Investigação Criminal em Luanda.
De acordo com o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, os detidos estão implicados em crimes de associação criminosa, roubo qualificado de viaturas, homicídio qualificado e muito mais.
O superintendente-chefe, destaca o crime de roubo qualificado de viatura em que foi vítima moral um cidadão no município de Icolo e Bengo em Luanda.
FERNANDO CARVALHO 1 12H00
O Serviço de Investigação Criminal, diz ainda, que era intenção dos presumíveis marginais, comercializar a viatura com documentos falsos fora da Província de Luanda.
FERNANDO CARVALHO 2 12H00
Serviço de Investigação Criminal, esclarece trinta crimes de natureza diversa em que estão envolvidos 52 cidadãos.
PONTO
Continua a greve da Estatal Telecom, que já vai no seu três mês sem consenso na solução das questões apresentadas no Caderno Reivindicativo.
A Comissão Sindical dos Trabalhadores da Angola Telcom, reagiu a informações postas a circular da suposta ilegalidade da greve e retorno ao trabalho.
O secretário da comissão sindical, José Teixeira, falou em exclusivo a MFM sobre o assunto e convocou um conferencia de imprensa para esta quarta-feira, para um esclarecimento público.
JOSÉ TEIXEIRA 12H00
PONTO CORRIDO
Uma delegação angolana liderada pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, participa de 27 a 7 de outubro, na 41ª Assembleia da Organização da Aviação Civil em Montreal, Canadá.
Segundo uma nota de imprensa, os Estados Membros da OACI e um grande número de organizações internacionais são convidados para a Assembleia, que estabelece a política mundial da organização para o próximo triénio.
O documento diz que os resultados da Assembleia são então fornecidos aos outros órgãos da OACI e seus Estados Membros para orientar seu trabalho contínuo e futuro, conforme prescrito no artigo 49º da Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
A Assembleia está organizada em 6 grupos, nomeadamente o Plenário, Comités Executivo, Técnico, Administrativo, Económico e Jurídico.
:::::
Dos 124 deputados do MPLA eleitos nas eleições gerais de 24 de Agosto, 24 vão suspender os seus mandatos por terem sido nomeados para cargos incompatíveis com a condição de parlamentar, em vários departamentos ministeriais, pelo Presidente da República.
Depois de tomarem posse na Assembleia Nacional, vão suspender os seus mandatos, segundo apurou o Novo Jornal, entre outros, a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, que vai dedicar-se em exclusivo à Presidência da República, a vice-Presidente da República, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, Adão de Almeida, nomeado ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.
Manuel Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, ministra do Ambiente e Pedro Nery secretário-geral da Assembleia Nacional, também vão suspender os seus mandatos.
João Lourenço, eleito Presidente da República, mesmo tendo sido o elemento da lista de deputados mais votado pelo MPLA, não surge entre os empossados pela Assembleia Nacional devido à indicação directa para Chefe de Estado.
Vão também suspender os mandatos os 18 governadores provinciais.
Entre os 220 deputados à Assembleia Nacional nesta V Legislatura 120 são estreantes.
Carolina Cerqueira indicou Pedro Agostinho de Neri para a terceira legislatura a ocupar o mesmo cargo, o de secretário-geral da Assembleia Nacional.
Na cerimónia da tomada de posse, Agostinho de Nery disse que as grandes prioridades da sua gestão assentam na prossecução do aperfeiçoamento dos serviços técnicos e administrativos, na modernização dos serviços tecnológicos, na formação permanente de quadros e na criação de um ambiente de trabalho harmonizado.
Refira-se que a Assembleia Nacional é composta por 220 deputados , eleitos por sufrágio universal, livre, igual, directo e secreto, sendo que são eleitos nos termos que estabelece o artigo144.º da Constituição de Angola.
Os 130 deputados são eleitos por representação proporcional em círculo eleitoral único e os 90 são eleitos pelos círculos provinciais, sendo cinco deputados eleitos em cada província.
DESPORTO
O campeão nacional Petro de Luanda começa hoje a defesa do título diante do Bravos do Maquis em partida referente a primeira jornada do Girabola 2022-2023 no estádio 11 de novembro.
A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo ÁS 12:30.
HILÁRIO-DIRECTO 12H00
INTERNACIONAL
De acordo com Dmitri Medvedev “é inútil contar com a razão e a vontade política do regime de Kyiv. Mas ainda há uma frágil esperança de bom senso e tentativa de autopreservação dos países inimigos que os toleram”.
Em mais uma publicação polémica no seu canal da rede social Telegram, o atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou esta terça-feira que “a Rússia tem o direito de usar armas nucleares, se necessário”, reforçando as intenções do presidente Vladimir Putin.
O ex-líder russo justificou esta afirmação sublinhando que a utilização de armas nucleares está nos Fundamentos da Política de Estado no Campo da Dissuasão Nuclear e é legítima “se nós ou os nossos aliados formos atacados com esse tipo de armas. Ou se a agressão com o uso de armas convencionais ameaça a própria existência do nosso Estado [a Rússia]”.
Afirmou, também, que vão fazer de tudo para “evitar o aparecimento de armas nucleares nos vizinhos hostis [como a Ucrânia]”, nomeadamente, “na Ucrânia nazi, que hoje é controlada diretamente pelos países da NATO”.