Jornal das 12 horas, edição de 26 de Setembro de 2022
LUANDA CONTINUA A REGISTAR NÚMERO ELEVADO DE MORTES NAS ESTRADAS. NOS ÚLTIMOS TRÊS DIAS SETE PESSOAS PERDERAM A VIDA;
NOVO GOVERNADOR DE LUANDA QUER CIDADE LIMPA E REVELA QUE SOCIEDADE CONTRIBUE NEGATIVAMENTE COM DEPOSITO DE LIXO NAS VALAS DE DRENAGEM;
DERRAME DE PETRÓLEO BRUTO NO MAR DE CAKONGO NA PROVÍNCIA DE CABINDA É UM FALSO ALARME DIZ GOVERNANTE;
MINSTÉRIO DA SAÚDE PROMETE APOSTAR NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA SUSTENTABILIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE PROXIMIDADE;
AGÊNCIA NUCLEAR DAS NAÇÕES UNIDAS PREOCUPADA COM RISCO DE ACIDENTE NA UCRÂNIA;
JINGLE MIX
Jornal da tarde da MFM, 26 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.
JINGLE NOTÍCIA
Pelo menos sete pessoas morreram e 42 ficaram feridas em consequência de 36 acidentes de viação registados, no fim de semana, em Luanda, informou esta manhã o Comando Provincial da Polícia Nacional na Capital do País.
Segundo o Director do Gabinete de Comunicação da corporação em Luanda, superintendente, Nestor Goubel, os acidentes de viação registados, de 23 a 25 de setembro, resultaram ainda em danos materiais avaliados em mais de 31 milhões de kwanzas.
NESTOR POLÍCIA 1 12H00
Segundo o relatório da polícia de Luanda, durante as últimas 72 horas, foram retirados das mãos dos marginais 15 armas de fogo, uma viatura, utensílios domésticos e vários artefactos para o cometimento de crimes.
O oficial, realça ainda, que foram detidos nesse período 183 cidadãos suspeitos pela prática de vários crimes.
NESTOR POLÍCIA 2 12H00
Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Superintendente, Nestor Goubel e as ocorrências registadas pela corporação nas últimas 72 horas, destacando a morte de sete pessoas vítimas de acidentes de viação.
PONTO
A Refinaria de Cabinda abre a partir de hoje, o processo de recrutamento, para o pessoal que vai trabalhar na montagem, operação e manutenção. Entretanto, continua o braço de ferro entre pescadores e a Empresa Chevron, sobre o suposto derrame de petróleo bruto no mar de Cakongo.
O Secretário Provincial da Indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Henriques Bitebi, tranquiliza às partes, e diz tratar-se de um falso alarme.
HENRIQUES BITEBI 12H00
PONTO
O sector da Saúde vai continuar a apostar na transformação digital, e no desenvolvimento de ferramentas, para a sustentabilidade dos serviços de saúde de proximidade.
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que falava nas celebrações do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que se assinalou este domingo, este é um factor determinante para a disponibilização de cuidados de saúde humanizados e de qualidade ao longo do ciclo de vida de cada utente.
SÍLVIA LUTUCUTA 12H00
A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que o sector vai continuar a apostar na transformação digital, e no desenvolvimento de ferramentas, para a sustentabilidade dos serviços de saúde de proximidade.
PONTO
Mais meios técnicos para a Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda, com destaque para máquinas e contentores, com vista a potenciar cada vez mais a instituição, anunciou, no último fim de semana, o novo governador provincial, Manuel Homem
O responsável, disse que com a execução dessas acções, a Unida Técnica, vai dispor de maior capacidade para realizar trabalhos nas principais valas de drenagem e minorar os constrangimentos que se verificam na época chuvosa.
O governador de Luanda, revelou essa intenção durante uma visita de campo, que efectuou às principais valas de drenagem da província, designadamente a Senado da Câmara, Cambamba, Rio Seco e Samba, bem como à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Nova Vida.
MANUEL HOMEM GPL 1 12H00
Da visita de constatação à Unidade Técnica, o governador, observou que aquele sector, trabalha apenas com uma capacidade inferior a 15 porcento.
MANUEL HOMEM GPL 3 12H00
Manuel Homem, constatou, que alguns cidadãos contribuem para o processo de deposito de lixo nas valas de drenagem.
MANUEL HOMEM GPL 2 12H00
Azenilda Madinga, directora do Gabinete Técnico do GPL mostrou-se preocupada com o estado das infraestruturas dos sistemas de saneamento básico e avançou a imprensa os desafios que a nova gestão vai enfrentar na manutenção do saneamento básico em Luanda.
AZENILDA MADINGA – GPL
Azenilda Madinga, directora do Gabinete Técnico do GPL.
Os problemas de Luanda e os desafios da nova governação estivera em debate no último fim de semana na MFM.
Tendo em conta a nova governação de Luanda e os pontos para o desenvolvimento da capital.
O medico e especialista em saúde publica Jeremias Agostinho, falou sobre o aspeto do paludismo com desafiante. Segundo o especialista em saúde publica 97 por cento das mortes em luanda têm a ver directamente com o défice no saneamento básico.
GEREMIAS AGOSTINHO – MORTE
Por outro lado, o medico falou ainda sobre o impacto da malaria na vida social da capital.
GEREMIAS AGOSTINHO MALARIA
O Engenheiro urbanista e sanitarista Francisco Lopes fala da necessidade se melhorar a questão do saneamento básico com principal desafio da capital.
FRNCISCO LOPES DESAFIOS
Ramiro Aleixo, a partir de Benguela, diz que a proximidade ao poder das autoridades centrais nem sempre facilita o trabalho dos governadores da capital.
RAMIRO ALEIXO 113H
Os desafios da nova governação de Luanda em debate na MFM.
DESPORTO
Depois de perder a Supertaça frente ao Desportivo da Huíla, o campeão nacional Petro de Luanda já projeta o confronto com o Bravos do Maquis marcado para terça-feira, no seguimento da primeira jornada do Girabola 2022-2023.
A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;
HILÁRIO-DIRECTO 12H00
INTERNACIONAL
A Agência Internacional de Energia Atómica alertou hoje que o risco de um acidente nuclear na Ucrânia, onde a central de Zaporijia é frequentemente alvo de ataques, é atualmente uma das suas principais preocupações.
No topo da nossa lista e das nossas preocupações está a situação na Ucrânia”, afirmou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Grossi, na abertura da Assembleia Geral desta agência da ONU.
“Temos que fazer tudo ao nosso alcance para evitar um acidente nuclear, que acrescentaria uma tragédia” à situação de guerra no país, afirmou Grossi.
O diplomata argentino referiu-se especificamente à central nuclear de Zaporijia, a maior da Europa, que está sob ocupação das tropas russas desde quase o início da invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
:::::
Pelo menos 29 pessoas morreram na Síria devido a um surto de cólera, anunciou esta segunda-feira o ministério da Saúde do país, com ONU a considerar o surto como um dos mais preocupantes dos últimos anos.
Segundo o governo, citado pela Reuters, foram confirmados 338 casos de cólera no último mês, com a maioria dos casos e das mortes a serem registados no norte da província de Aleppo, a capital do país.
Só na região da capital foram identificados 230 casos e 25 mortes.
O surto de cólera é mais um desafio para os serviços de saúde da Síria, que continuam a ter dificuldades em assistir uma população devastada e altamente impactada pela guerra que dura desde 2011.
::::::
A presidente do partido Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, declarou hoje vitória nas eleições legislativas de domingo em Itália, reivindicando a liderança do próximo governo.
No primeiro discurso após a votação de domingo, Meloni garantiu que o partido irá governar “para todos” e “para que os italianos se possam orgulhar de ser italianos”.