Jornal das 12 horas, edição de 26 de Agosto de 2022

ANGOLANOS RECEBEM FORTES ELEGIOS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PELA VASTA PARTICIPAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 24 AGOSTO; 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PROVISÓRIOS DAS ELEIÇÕES GERAIS ESTÃO A SER “MUITO MAL” PROCEDIDOS PELA CNE, REVELA ECONIMISTA CARLOS ROSADO; 

POLÍCIA NACIONAL RECORRE CIDADÃOS A DENUNCIAREM CASOS QUE ATENTAM A ORDEM E A TRANQUILIDADE PÚBLICA; 

HENDECA CAMPEÕES ANFRICANOS SEGUEM RUMO A PRÓXIMA FASE DE APURAMENTO AO MUNDIAL DA BASQUETEBOL; 

PAPA FRANCISCO DIZ QUE NÃO RECUSÁRIA UM CONVITE DE KIM JONG-UN PARA VISITAR COREA DO NORTE; 

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da tarde da MFM, sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, numa edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

Os Estados Unidos felicitaram nesta quinta-feira os angolanos pela sua vasta participação nas eleições de 24 de Agosto. 

Esta informação foi prestada pela secretária de Imprensa, Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos de América, Cynthia Day.

CYNTHIA DAY 12HOO

Incentivamos a paz e a paciência à medida que o processo de contagem/ certificação de votos continua.

PONTO

Na sequência do processo de apuramentos dos resultados eleitorais, a Comissão Nacional Eleitoral, informa, que esta é a última sessão de apresentação de resultados provisórios, realçando que nas próximas horas, a CNE, vai centrar-se na apreciação e na preparação dos resultados definitivos das eleições.

O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo, diz que neste momento estão escortinados mais de 97 porcento das mesas de voto, que trabalharam no dia das eleições.

LUCAS QUILUNDO 1 12H00

PONTO

Os últimos resultados provisórios das eleições gerais no país apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral, já são presumivelmente admissíveis em comparação divulgados inicialmente, que davam uma vantagem de mais de 60 porcento ao partido MPLA. 

Quem assim defende é o economista, Carlos Rosado de Carvalho, na manha desta sexta-feira na MFM, ao dizer, que a CNE, está muito mal neste processo.

CARLOS ROSADO 1 12H00

Carlos Rosado, diz que a falta de transparências na apresentação dos resultados, pode levar a reformulação completa da Comissão Nacional Eleitoral após a constituição do novo governo.

CARLOS ROSADO 2 12H00

PONTO

A Polícia Nacional de Angola, deteve, durante o período do processo de votação, que teve lugar no dia 24 de Agosto, um total de 142 cidadãos, resultante das 126 infracções eleitorais registadas a nível do País.

Os dados foram avançados pelo Porta-Voz do Posto Comando Central da Polícia Nacional, para o Asseguramento às eleições gerais de 2022, Comissário – Orlando Bernardo, no final desta tarde de Quinta-feira,, durante uma conferência de imprensa que decorreu na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento  em Luanda.

De acordo com o Porta-Voz e Director de Segurança Pública e Operações Comissário – Orlando Bernardo, foram registados durante o período em referência infracções como propaganda eleitoral, incitação à revolta, tentativa de vandalização de dístico, eleitor em estado de embriaguez, injúria contra Agentes da autoridade e falsificação de documentos, assim como informou que, a província de Luanda lidera a estatística de detenções.

ORLANDO BERNARDO 1 12H00

Na ocasião, o oficial reconheceu o empenho das Forças Policiais pela actuação pedagógica e republicana, durante o período de asseguramento às eleições gerais de 2022, por decorrer num clima de paz e estabilidade.

ORLANDO BERNARDO 2 12H00

No final, o Comissário apelou aos cidadãos a se manterem calmos, assim como a continuarem a demonstrar a confiança nas Forças de Defesa e Segurança e a denunciarem casos que atentam a ordem e a tranquilidade públicas.

ORLANDO BERNARDO 3 12H00

Porta-Voz do Posto Comando Central da Polícia Nacional, para o Asseguramento às eleições gerais de 2022, Comissário – Orlando Bernardo. Mais de cem cidadãos detidos por infracções eleitorais em todo país.

PONTO

O Presidente da CEAST e Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, apela aos partidos políticos concorrentes a aceitarem a vontade do povo, expressa nas urnas durante as Eleições gerais do dia 24 deste mês.

DOM MANUEL IMBAMBA 12H00

DESPORTO

A seleção nacional sénior masculina de basquetebol defronta hoje as 18horas, o Uganda, no arranque de mais uma janela de qualificação ao campeonato do mundo de basquetebol a realizar-se nas Filipinas, Indonésia e Japão em 2023.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo; 

HILÁRIO -DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL 

A Rússia considerou hoje que o aumento da pressão provocada pelas sanções internacionais têm um efeito negativo na economia dos próprios países que promovem as restrições contra Moscovo.

A situação muda rapidamente, o ‘Ocidente em conjunto’ aumenta a pressão com sanções contra a Rússia e a Bielorrússia, apesar das consequências negativas dessas políticas afetarem os próprios promotores”, disse o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin citado pela agência oficial da Rússia RIA Novosti.

Num discurso perante o Conselho Intergovernamental da União Económica Euro-Asiática, Mishustin destacou o papel do organismo no momento em que são afetadas as bases do sistema económico e comercial a nível mundial.

A União Económica Euro-Asiática é constituída pela Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.

::::::

O Papa Francisco afirmou hoje, numa entrevista a um meio de comunicação sul-coreano, que não recusaria um convite da Coreia do Norte e pediu mesmo que o regime de Pyongyang o convide para visitar o país.

Quando me convidarem — por outras palavras, por favor convidem-me -, eu não recusarei”, declarou hoje o pontífice, numa entrevista à televisão pública sul-coreana KBS.

“O objetivo é simplesmente a fraternidade”, acrescentou.

A possibilidade de uma viagem do Papa à Coreia do Norte já havia sido levantada em 2018, quando o antigo Presidente sul-coreano Moon Jae-in lançou conversações diplomáticas com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

FIM/FIM

Data de Emissão: 26-08-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados