Jornal das 12 horas, edição de 23 de Setembro de 2022

DETIDO FALSO ENEFERMEIRO NO INERIOR DO BLOCO OPERATÓRIO DO HOSPITAL AMÉRICO BOA VIDA EM LUANDA; 

UNITA CONVOCA NMARCHA PELA CIDADANIA E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO E DE DIREITO AMANÃ; 

VICE-PRESIDENTE DO MPLA REPRESENTA PARTIDO NO CONGRESSO DA FRELIMO EM MOÇAMBIQUE; 

ADVOGADOS MOSTRAM CAMINHOS QUE PODEM DINAMIZAR A ECONOMIA DO PAÍS NA SÉTIMA CONFERENCIA NACIONAL QUE TERMINA HOJE NA CIDADE DE CABINDA; 

NAÇÕES UNIDAS CONCLUEM QUE FORAM COMETIDOS CRIMES DE GUERRA NA UCRÂNIA; 

JINGLE SARRABULHO

Jornal da tarde da MFM, sexta-feira 23 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE MIX

Um falso enfermeiro que exercia, presumivelmente as funções no bloco operatório no Hospital Américo Boa Vida, foi detido pela Polícia Nacional. 

Os detalhes com Fernando Bernardo; 

FERNANDO BERNARDO 12H00

PROMO DEBATE

Reflectir sobre os desafios da profissão face ao actual contexto socioeconómico que o país e o mundo enfrentam, bem como avaliar o papel do advogado na formação da consciência jurídico-social e o processo que garante o acesso do cidadão aos serviços da Justiça, são razões fundamentais, que estão a ser discutidas na Sétima Conferência Nacional dos Advogados de Angola.

O certame decorre na Província de Cabinda, sob o lema “Advocacia e a dinamização da economia”, e conta com oradores e moderadores nacionais e estrangeiros, que estão a abordar temas relacionados com a advocacia e o mercado de capitais, o impacto económico do processo da perda alargada de bens, a privatização e a contratação pública e o sistema judiciário e dinamização da economia.

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Monteiro, descreve como com a advocacia pode ser essencial para dinamização da economia. 

LUÍS MONTEIRO 1 12H00

O evento termina hoje, o bastonário da Ordem dos Advogado, perspetiva que deste encontro saiam soluções, que possam ajudar para o melhor desempenho da justiça em Angola. 

LUÍS MONTEIRO 2 12H00

Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Monteiro.

A Conferência Nacional dos Advogados é o órgão consultivo máximo do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola, que se realiza em cada três anos, com a finalidade de estudar e debater assuntos relacionados com os fins e atribuições da Ordem dos Advogados de Angola, o reforço e consolidação da advocacia, consagrada na Constituição da República de Angola, para uma boa administração da justiça e afirmação da cidadania

JINGLE UNITA

A continuidade da luta pela criação de um Estado de Direito Democrático no País e no rescaldo da divulgação dos resultados finais após Tribunal Constitucional ter chumbado o derradeiro protesto legal da UNITA, leva o partido do Galo Negro, a realizar amanhã, uma marcha no Largo de Santa Ana e termina no Largo das Escola em Luanda.

O deputado do maior partido na oposição, Nelito Ekukui, diz que a marcha é pela cidadania e consolidação do Estado democrático e de direito, face à observação inquietante de uma regressão do quadro democrático do País.

NELITO EKUKUI 1 12H00

De acordo com Nelito Ekukui, o governo da Província de Luanda, deu luz verde para realização da marcha, deixando algumas recomendações de visam acautelar situações menos boas. O deputado realça ainda, que a Polícia Nacional está informada sobre a manifestação.

NELITO EKUKUI 2 12H00

O também Primeiro Secretário da UNITA em Luanda, diz a que participam da referida marcha, todos os cidadãos, que se identificam com a causa, que é pela cidadania e consolidação do Estado democrático e de direito em Angola.

NELITO EKUKUI 3 12H00  

Marcha convocada pelo líder das UNITA no início do mês, anunciada como a continuidade da luta pela criação de um Estado de Direito Democrático em Angola, acontece amanhã em Luanda. 

JINGLE MPLA

O MPLA está presenta em Maputo, para participar do Congresso da FRELIMO, que arranca hoje, e vai até quarta-feira dia 28 deste mês. 

Luísa Damião, a Vice-Presidente do MPLA, representa o partido no poder em Angola no conclave da FRELIMO, que vai eleger o Comité Central, que terá a missão de indicar o candidato pelo partido-governo em Moçambique, à Presidente da República nas eleições de 2024.

LUISA DAMIÃO

PONTO

O Presidente da República deixa Luanda na sexta-feira para uma visita privada a Espanha, anunciou hoje o serviço de imprensa da Presidência angolana.

Esta visita privada de João Lourenço a Espanha vai ter uma duração de “alguns dias”, informa ainda a página oficial da Presidência da República

Não foram revelados quaisquer detalhes desta deslocação do Presidente da República, João Lourenço, ao país europeu.

A visita acontece após um período de grande intensidade no cargo depois de João Lourenço ter sido empossado para um segundo mandato a 15 de setembro, nomeadamente a posse dos novos ministros, secretários de Estado e membros dos órgãos da República, como o Conselho da República.

Para o analista político Osvaldo Mboco, fica difícil compreender a agenda do Presidente, quando se trata de uma visita de fórum privado.

OSVALDO MBOCO 12H00

Esta deslocação privada a Espanha acontece quando decorre em Nova Iorque, a 77ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

PONTO

Mais de mil jovens vão beneficiar de bolsas de estudo no presente ano académico 2022/2023 no âmbito de um acordo assinado pelo Conselho Nacional da Juventude e o Instituto Superior Politécnico do Bita. O Presidente do CNJ, Isaías Kalunga, avança que a maior parte beneficiários serão os jovens de famílias vulneráveis, e das bolsas a serem distribuídas cinquenta serão comparticipadas e mil serão a custo zero.

ISAIAS KALUNGA 12H00

E o Director para Área Técnica do Instituto Superior Politécnico do Bita, António Luengo, garante condições para o arranque do ano académico e fala das ofertas formativas do Instituto.

ANTÓNIO LUENGO 12H00

DESPORTO 

A festa do futebol nacional GIRABOLA arranca amanhã em quatro províncias do país, com duas equipas da província do Uíge nomeadamente Santa Rita e ASK Dragão recém-promovidos e sem representantes da província do Huambo.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde; 

HILÁRIO-DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL 

A comissão de investigação da Organização das Nações Unidas para a Ucrânia revelou, esta sexta-feira, existirem “evidências” de que foram cometidos “crimes de guerra” no país desde a invasão russa, há quase sete meses.

“Com base nas evidências reunidas pela comissão, concluiu-se que foram cometidos crimes de guerra na Ucrânia”, revelou Erik Mose, que lidera a investigação sobre violações dos direitos humanos na Ucrânia, citado pela agência de notícias Associated Press.

A equipa de peritos, enviada para a Ucrânia pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, concentrou-se em quatro regiões: Kyiv, Chernihiv, Kharkiv e Sumy.

Em conferência de imprensa, Mose citou testemunhos de antigos prisioneiros sobre espancamentos, choques elétricos e nudez forçada em instalações de detenção russas.

“Ficámos impressionados com o grande número de execuções nas áreas que visitámos. A comissão está atualmente a investigar essas mortes em 16 cidades e povoações”, acrescentou.

Muitos destes assassinatos foram cometidos contra pessoas detidas, adiantou o presidente da comissão, referindo que muitos dos mortos estavam com as mãos amarradas atrás das costas, ferimentos na cabeça e cortes na garganta, o que mostra que foram alvo de execuções sumárias.

O presidente da comissão também denunciou que soldados da Federação Russa cometeram violência sexual e de género a vítimas com idades “entre os 4 e os 82 anos”, e que, em alguns casos, os familiares foram obrigados os maus-tratos e torturas.

Data de Emissão: 01-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados