Jornal das 12 horas, edição de 12 de Dezembro de 2022
PROFESSORES IGNORAM ORIENTAÇÃO DO GOVERNO PARA RETOMA ÀS ECOLAS A PARTIR DE HOJE E MANTÊM-SE FIRMES EM OBSERVAÇÃO À GREVE ATÉ PRÓXIMA SEXTA FEIRA
-.-
PROPOSTA DE OGE 2023 FIXADO EM MAIS DE 20 BILIÕES DE KZ JÁ FOI ENTREGE AO PARLAMENTO, ECONOMISTA APLAUDE MELHORIAS NO SECTOR SOCIAL, MAS FALA EM DEFRAUDAÇÃO DO GOVERNO NA EXECUSSÃO ORÇAMENTAL
-.-
MINISTÉRIO DA SAÚDE GARANTE TUDO FAZER PARA ULTRAPASSAR GREVE DOS ENFERMEIROS INICIADA HOJE EM TODO O PAÍS, SINDICATO
-.-
FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL MUNICIPAL DE VIANA QUEIXAM-SE DA FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO. VÁRIAS AUDENCIAS SÃO PRORROGADAS POR FALTA DE ENERGIA ELÉCTRICA
INTERNACIONAL
REINO UNIDO À BEIRA DE ONDA DE GREVE EM VÁRIOS SECTORES POR RESISTENCIA DO GOVERNO EM AUMENTAR SALARIOS, SINDICATOS EXIGEM AUMENTOS NA ORDEM DOS DOIS DÍGITOS.
=PONTO MIX=
Jornal da tarde na MFM 12 de Dezembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Edição de Romão de Jesus suporte técnico de Edson Machado e Abedenego Simão, técnica final de emissão com Mauro Fernandes.
=PONTO AS NOTÍCIAS=
De acordo com uma nota do ministério da educação, as provas do primeiro trimestre no ensino geral em todo o país devem começar a ser realizadas hoje, até à próxima sexta-feira, apesar da greve dos professores que se oberva desde a terça-feira última.
Segundo orientação do Ministério da Educação às direcções das escolas, devem convocar os professores para procederem a realização das referidas provas, de acordo com a ordem baixada na noite de sexta-feira, no final de uma reunião, via zoom, com os directores de escolas de todas as províncias, a orientação assenta, igualmente, na necessidade de os diretores marcarem faltas aos alunos e professores que não comparecerem nas provas.
O Sindicato Nacional dos professores reagiu a esta informação através do seu presidente Guilherme Silva, referindo que a informação está a ser movida por pessoas a título individual e reforça a continuidade da greve que ser vai observar até ao próximo dia 16 do corrente mês
GUILHERME SILVA 1
Guilherme Silva, diz ainda que esta intenção é uma violação a lei, reforçando que os professores devem se manter firmes quanto as ameaças
GUILHERME SILVA 2
O Documento refere ainda que os directores de escola deverão comunicar os pais e encarregados de educação para o envio dos educandos à escola, a partir de hoje. Aos professores do “regime probatório”, os coordenadores de classe, disciplina e de curso deverão assegurar a realização das provas no período indicado.
No documento, o Ministério da educação refere igualmente que os professores em regime probatório, coordenadores de classes, disciplina e de curso não devem aderir à greve, por fazerem parte da direcção e chefia das escolas.
PONTO
A proposta do Orçamento Geral do Estado para 2023 foi entregue nesta sexta-feira, a Assembleia Nacional. O acto de entrega foi feito pelo Ministro de Estado e da Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior que sublinhou o facto de que o orçamento previsto para o próximo ano vai primar pela continuidade do crescimento económico do país e prosseguimento de uma gestão orçamental prudente.
MANUEL NUNES JÚNIOR
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, avançou o orçamento global da proposta e ressaltou que esse orçamente prevê maior despesa para o sector social
VERA DAVES
O Economista Carlos rosado de Carvalho, diz ser este um orçamento equilibrado do ponto de vista funcional.
CARLOS ROSADO 2
O Economista refere que apesar de ser um orçamento no âmbito da distribuição orçamental, o governo poderá a vir defraudar na execução a semelhança dos outros anos.
CARLOS ROSADO 3
Proposta de OGE 2023 fixado em mais de 20 biliões de kz já foi entregue ao parlamento, economista aplaude melhorias no sector social, mas fala em defraudação do governo na execução orçamental
PONTO
Os Enfermeiros a nível da província de Luanda observam a partir de hoje uma greve motivada pelo incumprimento de alguns pontos constantes do caderno reivindicativo, segundo avançou o secretário geral do sindicato dos enfermeiros de luanda Afonso Kileba
AFONSO KILEBA 1
Afonso Kileba refere ainda que a falta de orçamentos para algumas unidades de saúde tem criado enormes transtornos, pelo que, o sindicato exige que o governo reveja algumas necessidades urgentes
Ministério da saúde garante tudo fazer para ultrapassar greve dos enfermeiros iniciada hoje em todo o país, sindicato
AFONSO KILEBA 2
E O Director Provincial da Educação Manuel varela garantiu que o ministério de tutela vai tudo fazer para se ultrapassar esta situação
MANUEL VARELA 1
Manuel varela disse ainda contar com a sensibilidade do sindicato para a resolução desta situação
MANUEL VARELA 2
Ministério da saúde garante tudo fazer para ultrapassar greve dos enfermeiros iniciada hoje em todo o país, sindicato
PONTO
Os Jornalistas angolanos marcham dia 17 contra, ataques à classe depois de dois assaltos ao Sindicato e outras ocorrências.
O Secretario Geral do Sindicato dos Jornalista Angolanos, Teixeira Cândido, confirmou ano último fim de semana a MFM a realização da Marcha de Protesto marcada para o próximo sábado em Luanda.
TEIXEIRA CANDIDO
Jornalistas angolanos marcham dia 17 contra-ataques à classe.
PONTO MPLA
O MPLA reafirmou a luta pela consolidação da paz por um estado democrático e de direito em Angola em discurso proferido pela sua vice-presidente Luísa Damião, durante a comemoração dos 66 anos de existência do partido dos camaradas.
Os pormenores, com repórter Caçosso Domingos
CAÇOSSO DOMINGOS
MPLA reafirma luta pela consolidação da paz e no estado democrático e de direito em Angola
PONTO UNITA
A UNITA distribuiu nos últimos dias os seus 90 deputados pelas 18 províncias do País para explicarem às comunidades a importância da realização das eleições autárquicas, que na sua opinião, o partido no poder pretendes as inviabilizar. Liberty Ckiyaka, líder da bancada parlamentar da Unita, esclareceu que a intenção serve igualmente para justificar a representação no parlamento do povo angolano.
LIBERTI
Unita distribui deputados no interior do país para esclarecer a importância das autarquias no país.
PONTO CORRIDO
Os funcionários do Tribunal Municipal de Viana reclamam há algum tempo da falta de condições laborais e afirmam que muitos arguidos chegam a ficar privados de julgamento por falta de energia e lamentam o facto de as salas de audiência estarem há meses sem ar condicionado.
Da lista dos vários problemas que os oficiais de justiças e outros funcionários se queixam está o velho problema das constantes falhas de energia eléctrica, o não funcionamento dos aparelhos de ventilação e o mau estado do tecto falso e das casas-de-banho situações que são denunciadas igualmente pelos utentes
Os oficiais, que preferiram falar sob anonimato, explicaram que há dias em que os juízes não realizam sessões de julgamento por falta de energia pelo facto de a sala de audiência estar completamente quente e sem condições de suportar a temperatura, as audiências são prorrogadas.
-.-
A Cimeira Estados Unidos- África, convocada pelo Presidente norte-americano Joe Biden, para demonstrar o compromisso duradouro do seu país com o continente africano, bem como a necessidade do reforço da cooperação em prioridades globais compartilhadas, arranca amanhã até quinta-feira, em Washington Dc, com a presença de vários líderes africanos, entre eles o Chefe de Estado, João Lourenço, que já se encontra na capital norte-americana desde a noite de sábado.
Em recente entrevista à TPA, João Lourenço Prometeu convencer a Administração norte-americana a apostar, cada vez mais, em África, nos mais variados sectores, tendo em vista o grande potencial do continente.
-.-
O posicionamento foi manifestado durante a Oficina de Comunicação de Crise, que decorreu no Centro de Formação de Jornalistas, no qual, durante dois dias, os profissionais foram capacitados sobre o tratamento de situações ou cenários de crise, bem como estimulados a criar uma plataforma que reúna especialistas em gestão de comunicação e crises de emergência.
O director nacional de Informação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Demba, disse que a acção formativa se enquadra num amplo plano de formação que está a ser implementado em várias áreas e do sector, cujo objectivo está em alinhamento ao plano de modernização tecnológica das empresas de comunicação, bem como ao plano de melhoria das condições socioeconómicas dos profissionais
INTERNACIONAL
Os enfermeiros britânicos vão dar início, esta semana, a um período de greve que vai afetar os hospitais de todo o país, numa altura em que os mesmos estão já altamente sobrecarregados, reporta a Reuters.
Esta greve surge numa altura em que também têm já ocorrido iniciativas da mesma natureza na rede ferroviária, nos serviços postais e nos aeroportos nacionais.
O exemplo deverá vir a ser seguido pelos médicos em formação, parteiras e professores, que se preparam também para aderir a esta forma de protesto, numa altura em que a economia do Reino Unido caminha já, a passos largos, para uma recessão.
Recorde-se que os sindicatos exigem aumentos salariais na ordem dos dois dígitos, de forma a que os mesmos acompanhem a inflação de 11,1% registada em outubro, que se afigura como a mais elevada dos últimos 41 anos.
Estas greves aumentam a pressão sobre a liderança do atual primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, tratando-se de uma das maiores ações de contestação a atingir o país em décadas.
Isto porque, até agora, o governo britânico se tem recusado a responder às reivindicações do povo – e, contrariamente, tem até procurado endurecer a legislação para impedir algumas greves.