Jornal das 12 horas, edição de 09 de Setembro de 2022
PARTIDOS POLÍTICOS PREPARAM-SE PARA CONTESTAR EM TODO PAÍS TOAMADA DE POSSE DE JOÃO LOURENÇO A 15 DE SETEMBRO;
ELEMENTOS DE PROVA APRESENTADOS PELA UNITA, NÃO PERMITEM COLOCAR EM CAUSA RESULTADOS DAS ELEIÇÕES GERAIS, ANUNCIA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL;
INSPECTORES DA ANIESA DETIDOS EM FLAGRANTES A EXTORQUIR EMPRESÁRIO EM VIANA PODEM APANHAR DE 2 A 8 ANOS DE PRISÃO; DIZ ESPECIALISTA;
DO DESPORTO; PETROLÍFEROS E MILITARES ENTRAM EM ACÇÃO NOS JOGOS DAS AFROTAÇAS COM MISSÃO VITORIOSA;
UNIÃO EUROPEIA SUSPENDE FORMALMENTE ACORDO DE VISTOS COM RÚSSIA;
JINGLE ELEIÇÕES
Jornal da tarde da MFM, hoje é sexta-feira 09 de Setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, numa edição de Abílio Cândido.
JINGLE M. VIEIRA
O Tribunal Constitucional negou provimento ao recurso interposto pela UNITA, maior partido da oposição, realçando que os elementos de prova apresentados, não permitem colocar em causa os resultados globais”das eleições anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral.
A presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, em conferência de imprensa, conclui que os elementos de prova apresentados e considerados conformes não permitem que se possa colocar em causa os resultados globais do apuramento nacional dos votos apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral.
LAURINDA CARDOSO 12H00
E as forças concorrentes ao pleito das últimas eleições gerais nomeadamente A UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e Bloco Democrático, pretendem iniciar nos próximos dias uma onda de protestos em todo o país em função da investidura do presidente da República eleito, eleito segundo os resultados divulgados pela CNE que deu vitória ao MPLA com 51,17 dos votos.
Jornalista; Romão de Jesus;
ROMÃO DE JESUS 12H00
No acórdão esta quinta-feira divulgado, aprovado no plenário de dez juízes, votou vencida a juíza Josefa Neto, indicada pela UNITA, que na sua declaração menciona que o mais importante seria aferir a verdade eleitoral refletida nas urnas, na medida que o que está em causa é a legitimação dos poderes políticos, o que, sustenta, não foi atingido.
Na semana passada, o presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, divulgou a acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de agosto, que proclamou o MPLA e o seu candidato, João Lourenço, como vencedores com 51,17% dos votos, seguido da UNITA com 43,95%.
Com estes resultados, o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA 90 deputados, quase o dobro das eleições de 2017.
O Partido do PRS e o estreante PHA elegerem dois deputados cada.
A CASA-CE, APN e o P-Njango não obtiveram assentos na Assembleia Nacional, que na legislatura 2022-2027 vai contar com 220 deputados.
PONTO
Quatro inspectores da Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar ANIESA foram detidos em flagrantes nesta quinta-feira, por extorquir cinco milhões de kwanzas a um empresário no município de Viana, província de Luanda, para ocultar uma multa aplicada a empresa do referido comerciante avaliada em mais de 137 milhões de kwanzas.
Dentre os quatros funcionários da ANIESA, com idades compreendidas, entre 27 aos 37 anos, está uma mulher de 35 anos.
De com o Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Impresa do SIC-Geral, Superintendente, Manuel Halaiwa, a detenção dos infratores foi possível, através de uma denuncia.
MANUEL HALAIWA 1 12H00
O superintendente do SIC-geral, disse ainda, que os acusados, tentaram de forma fraudulenta, negociar, reduzindo o valor da multa de mais de 137 milhões, para 68 milhões de kwanzas.
MANUEL HALAIWA 2 12H00
E o especialista em auditória externa e analise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, diz que a iniciativa do executivo em combate a corrupção, sobretudo os crimes económicos, deve continuar e ter o apoio dos seus auxiliares.
CARLOS CABAÇA 1 12H00
O também jurista, disse ainda, que crimes desta natureza, não são praticados apenas por inspectores da ANIESA.
CARLOS CABAÇA 2 12H00
Especialista em auditória externa e analise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça.
Quatro inspectores da Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar ANIESA foram detidos em flagrantes nesta quinta-feira, por extorquir cinco milhões de kwanzas a um empresário no município de Viana, província de Luanda.
PONTO
Cidadãos angolanos condenados na Zâmbia, deverão cumprir pena em Angola, a informação foi avança esta quinta-feira, pela provedora de Justiça, Florbela Araújo.
Fernando Bernardo;
FERNANDO BERNARDO 12H00
DESPORTO
Os embaixadores angolanos Petro de Luanda e Primeiro de Agosto acertam últimos detalhes para os jogos da primeira eliminatória de acesso a fase de grupos da liga dos campeões africanos.
A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo;
HILÁRIO-DIRECTO
INTERNACIONAL
A crise climática em África pode “desestabilizar países e regiões inteiras” num dos continentes mais atingidos do mundo, advertiu hoje a Organização Meteorológica Mundial.
Esta agência das Nações Unidas salientou que “o stresse hídrico e os perigos como secas e inundações devastadoras estão a atingir duramente as comunidades, economias e ecossistemas africanos”.
O aviso consta no relatório “O estado do clima em África – 2021”, publicado no âmbito da Reunião Ministerial da África Austral sobre a Iniciativa do Sistema Integrado de Alerta Precoce e Ação Precoce, que começou na segunda-feira e termina hoje, em Maputo.
O estudo, uma iniciativa conjunta da OMM e da União Africana, com especial enfoque na água, revela que os padrões de precipitação estão alterados, os glaciares estão a desaparecer e os principais lagos a diminuir.
Além disso, a crescente procura de água, combinada com fornecimentos limitados e imprevisíveis, ameaça exacerbar conflitos e deslocações de pessoas.
:::::::::::
O Conselho da União Europeia adoptou hoje formalmente a decisão de suspender o acordo de facilitação de vistos com a Rússia, cujos cidadãos passarão a ter mais dificuldades em viajar para território comunitário a partir de segunda-feira.
A adoção formal pelo Conselho, a instituição na qual estão representados os 27 Estados-membros, segue-se à proposta apresentada pela Comissão Europeia na passada terça-feira, na sequência do acordo político alcançado em Praga a 31 de agosto pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
A suspensão do acordo, que vigorava desde 2007, significa que os cidadãos russos deixarão de ter facilidades quando solicitarem um visto de curta duração para o espaço Schengen de livre circulação, passando a ser aplicadas as regras gerais do código de vistos.
Na prática, os requerentes russos passam a ser confrontados com uma taxa de visto mais elevada — o preço aumenta de 35 euros para 80 euros para todos os requerentes -, e com um aumento do tempo de processamento, com o prazo normal para os consulados tomarem uma decisão sobre os pedidos de visto a ser ampliado de 10 para 15 dias, período que pode ser prolongado até um máximo de 45 dias em casos individuais, quando for necessário um exame mais aprofundado do pedido.
FIM/FIM