Jornal das 12 horas, edição de 06 de Setembro de 2022

REDACÇÃO MFM

J12H06SETEM2022

ABÍLIO CÂNDIDO

 

MANCHESTER

APÓS VER PROVIDÊNCIA CAULTELAR CHUMBADA PELO TRIBUNAL COSNSTITUCIONAL, UNITA RESERVA-SE AO DIREITO DE RECORRER AOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS;

DAQUI A POUCO NA MFM AS EXLIPCAÇÕES DETALHADAS SOBRE O ASSUNTO COM O JURISTA, JOAQUIM JAIME EM DIRECTO NESTE JORNAL;

SEPARADOR…

BUREAU POLÍTICO DO MPLA ANALISA PROPOSTAS DE FUTUROS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL NO QUADRO DA LEGISLATURA 2022-2027;

CIDADÃO QUE ESPALHOU ÁUDIO E TEXTO NAS REDES SOCIAIS SOBRE FALSA MORTE DE JOÃO LOURENÇO ESTÁ DETIDO E SERÁ ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO;

OPEP E ALIADOS CONCORDAM REDUZ PRODUÇÃO EM CEM MIL BARRIS DIÁRIOS A PARTIR DO PRÓXIMO MÊS;

BATAS BRANCAS VOLTAM HOJE A COLORIR RUAS DAS 18 PROVÍNCIAS DO PAÍS NO REGRESSO AS AULAS;

ESTADOS UNIDOS ACUSAM RÚSSIA DE COMPRAR ARMAS PESADAS À COREIA DO NORTE;

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal da tarde da MFM, terça-feira 06 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, numa edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

Está detido o autor de um áudio e texto espalhado nas redes sociais, sobre a falsa morte do Presidente da República, João Lourenço.

O cidadão, que atende pelo nome de Domingos Pedro de Almeida, de 35 anos de idade, foi detido esta segunda-feira no Distrito Urbano da Samba, município de Luanda pelo Serviço de Investigação Criminal.

De acordo com o Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-geral, superintendente, Manuel Halaiwa, que o jovem será encaminhado nas próximas horas ao Ministério Público para ser ouvido e para dar-se sequência ao processo criminal.

MANUEL HALAIWA 1 12H00

Manuel Halaiwa, disse ainda, que o SIC e os demais órgãos da Polícia Nacional tudo farão no sentido de levarem às barras da justiça todos os indivíduos que insistirem na prática desse tipo de acções, apelando, aos cidadãos no sentido de denunciarem os indivíduos envolvidos em práticas criminais, a fim de serem responsabilizados.

MANUEL HALAIWA 2 12H00

E o especialista em auditória externa e análise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, apela maior responsabilidade dos internautas quando partilham informação e realça, no entanto, que esta informação sobre a falsa morte de João Lourenço, gerou um clima menos saudável.

CARLOS CABAÇA 1 12H00

O jurista, defende ainda, que a exposição á imagem de qualquer cidadão sem a devida autorização, representa violação aos direitos fundamentais, descrevendo, que os seus autores devem ser responsabilizados criminalmente.

CARLOS CABAÇA 2 12H00

Especialista em auditória externa e análise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça.

Está detido o cidadão, que espalhou um áudio e texto nas redes sociais, sobre a falsa morte do Presidente da República, João Lourenço.

JINGLE UNITA

O Tribunal Constitucional, negou dar provimento à providência cautelar entregue pela UNITA, que contesta o resultado das eleições gerais de 24 agosto.

Na decisão, é referido que não estão preenchidos os pressupostos cumulativos para o seu seguimento.

No acórdão, assinado por nove dos dez juízes conselheiros do Tribunal Constitucional, a juíza Maria de Fátima Silva, declarou-se impedida – é justificada a decisão pelo facto de a UNITA já ter dado entrada de um recurso contencioso eleitoral junto do mesmo tribunal no dia 1 de setembro e que já tinha sido admitido.

Ora, tendo sido admitido o recurso, o mesmo suspende os efeitos da decisão de que se recorre, é escrito.

Conclui o Tribunal Constitucional que “não deve ser usado um meio subsidiário”, como o procedimento cautelar, para “acautelar os direitos aqui invocados” pela UNITA e, por outro lado, “não estão preenchidos os pressupostos cumulativos” da providência cautelar.

A decisão surge horas após a apresentação final de Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA, sobre o processo eleitoral em Angola, sublinhando que o maior partido da oposição obteve 49,5% das intenções de votos e não 43,95% como indicam os resultados da Comissão Nacional Eleitoral de Angola.

ADALBERTO UNITA 1 12HRS

O líder do partido do galo Negro, alega ainda, que as ilegalidades, que se prendem pelo excesso de número de votantes, na sua maioria não foram confirmados em actas.

ADALBERTO UNITA 2 12HRS

Adalberto Costa Júnior, o admitiu que o partido pode recorrer à Justiça internacional caso as instituições angolanas não se disponham a verificar as irregularidades que a UNITA diz ter registado no processo eleitoral.

ADALBERTO UNITA 3 12HRAS

Temos em directo,  o Jurista, Joaquim Jaime…

JOAQUIM JAIME 12H00

Tribunal Constitucional, negou dar provimento à providência cautelar entregue pela UNITA, que contesta o resultado das eleições gerais de 24 agosto.

JINGLE MPLA

As propostas para o enquadramento dos futuros deputados do MPLA à Assembleia Nacional, no quadro da legislatura, 2022-2027, foram analisadas pelo secretariado do Bureau Político do partido, num acto orientado pelo seu presidente, João Lourenço, que abordou igualmente, as acções desenvolvidas pelos camaradas durante o processo eleitoral, que terminou com as eleições gerais realizadas a 24 de Agosto.

A secretária do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Política de Quadros, Ângela Bragança, disse, que os membros do partido continuam a trabalhar com base na sua agenda.

ÂNGELA BRAGANÇA 1 12HRS

Ângela Bragança, realçou por outro lado, que a agenda do partido, além de uma rigorosa organização interna, está focada na Assembleia Nacional, ao nível da presidência das comissões, e pela definição das estratégias de actuação.

ÂNGELA BRAGANÇA 2 12HRS

Secretária do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Política de Quadros, Ângela Bragança e as propostas para o enquadramento dos futuros deputados do MPLA à Assembleia Nacional, no quadro da legislatura, 2022-2027.

PONTO

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados OPEP+ decidiram esta segunda-feira, reduzir a produção em 100 mil barris diários a partir de outubro, face a possíveis impactos gerados pela desaceleração da economia.

Jornalista, Romão de Jesus;

ROMÃO JESUS 12HRS

PONTO

Hoje, as batas brancas e os uniformes de outras cores voltam a colorir as ruas das cidades e arredores das 18 províncias, uma realidade que passa a ser regular com o retorno à modalidade antiga de início do Ano Lectivo em setembro para finalizar em junho, tal como sucedia até aos anos 90.

O acto oficial da abertura, que decorreu na cidade de caxito, foi presidido pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

ADÃO DE ALMEIDA 12HRS 5.09.2022

DESPPORTO

 

INTERNACIONAL

A Alemanha poderá manter duas centrais nucleares em funcionamento durante o Inverno, informou a Bloomberg, citada pela Sky News.

A decisão alemã surge ao mesmo tempo que as nações europeias enfrentam uma crise energética. A empresa russa Gazprom confirmou na passada sexta-feira que irá desligar o seu gasoduto principal, o Nord Stream 1, que faz ligação com a Alemanha.

De acordo com a empresa energética, o gasoduto ficará fechado durante um período indefinido devido a “fugas” no sistema.

Esta terça-feira, a Alemanha tomou a decisão de ter duas centrais nucleares de reserva. “Farei tudo para garantir a segurança energética da Alemanha”, disse o ministro da Economia. Robert Habeck acrescentou que, assim, o país pode “agir se o pior acontecer”.

Segundo Habeck, as duas centrais nucleares só entrarão em funcionamento se forem necessárias.

 

Data de Emissão: 06-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados