Jornal das 12, edição de 04 de Outubro de 2022

 

DERROTA DO MPLA EM LUANDA NAS ELEIÇÕES DE 2022 PODE DOMINAR DEBATES NA OITAVA CONFERÊNCIA PROVINCIAL DOS CAMARADAS ONDE VAI ELEGER NOVO SECRETÁRIO PROVINCIAL

-.-

JUÍSA PRESIDENTE DO TRIBUNAL CONTITUCIONAL LAURINDA CARDOSO CHEFIA DELEGAÇÃO ANGOLANA PARA O 5.º CONGRESSO MUNDIAL SOBRE JUSTIÇA CONSTITUCIONAL

-.-

PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÕES, POSSIBILITOU ATÉ AO MOMENTO TRANSAÇÃO EM BOLSA DE MAIS DE 76 MIL MILHÕES DE KWANZAS

-.-

CONFIRMADA A QUARTA MORTE EM CONFLITOS DE GRUPOS RIVAIS NO CAPALANGA EM VIANA. JOVENS PERDEM A VIDA COM FACADAS A SANGUE FRIO.

-.-

INTERNACIONAL

ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA, JAPÃO E COREIA DO SUL PREPARAM “RESPOSTA A MEDIDA” APÓS DISPARO DE MÍSSIL NORTE-COREANO

=PONTO MIX=

Jornal da MFM 4 de outubro de 2022, suporte técnico de Edson Machado e mauro Fernandes edição de romão de jesus e apresentação de Tony Fancy

=PONTO AS NOTÍCIAS=

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O governador da província de Luanda, Manuel Homem, recebeu esta segunda-feira, em audiência, o deputado e primeiro-secretário da UNITA na capital do país, Nelito Ekuikui, com quem abordou questões relacionadas com o problema da habitação de várias famílias, particularmente as que residem no Zango, desalojadas do Centro da cidade.

O Secretário Provincial da Unita em Luanda elogia a abertura do novo governador de Luanda e lança reptos para as autarquias no país

NELITO EKUIKUI

O governador da província de Luanda, Manuel Homem, recebeu esta segunda-feira, em audiência, o deputado e primeiro-secretário da UNITA na capital do país, Nelito Ekuikui.

=PONTO=

Toda a documentação está preparada para que neste sábado, os membros do comité provincial de Luanda do MPLA elejam o seu primeiro secretário”, segundo disse aos jornalistas o actual secretário provincial do partido dos camaradas, Bento Bento.

Na corrida à liderança partidária em Luanda estão Manuel Homem, nomeado governador provincial há menos de duas semanas e Bento Bento, o actual 1º secretário provincial do MPLA.

O analista Político Joaquim Jaime diz que esta pretensão enquadra-se no âmbito do ajustamento orgânico a nível das províncias considerando o desempenho do partido nas ultimas eleições

JOAQUIM JAIME 1

Joaquim Jaime diz ainda que o facto de o novo governador de luanda e potencial candidato a primeiro secretario dos camaradas na capital do país, ter recebido o secretario provincial da UNITA em Luanda nelito Ekuikui para discutir situações sociais a nível da província, pode desencadear uma nova fase política na História da província considerando o desempenho recente de Manuel Homem.

JOAQUIM JAIME 2

Derrota do MPLA em luanda nas eleições de 2022 pode dominar debates na oitava conferência provincial dos camaradas onde vai eleger novo secretário provincial

::::::::::

A presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, a partir de hoje até ao próximo sábado no 5º Congresso Mundial sobre Justiça Constitucional, na República da Indonésia, em cooperação com a Comissão de Veneza

De acordo com uma nota do Tribunal Constitucional, a veneranda juíza, que participa também na qualidade de presidente da Conferência das Jurisdições Constitucionais Africanas, vai abordar na tarde desta quarta feira as limitações do papel dos tribunais constitucionais na manutenção da paz.

O Jurista Manuel Cangundo, saúda a participação de uma figura de proa a nível do país e lança um repto a Juíza Laurinda cardoso no sentido de aplicar o direito aos casos concretos considerando o que se poderá granjear deste fórum.

MANUEL CANGUNDO

O Congresso, sob o tema “A Justiça Constitucional e a Paz”, é uma organização do Tribunal Constitucional da Indonésia, em cooperação com a Comissão de Veneza, que junta mais de 100 jurisdições constitucionais do mundo.  

=PONTO=

O programa de privatizações, em curso no país, já possibilitou até agora, a transação em bolsa de mais de 76 mil milhões de Kwanzas segundo revelou o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos na abertura da Semana Mundial do Investidor, onde também reforçou que a entrada das empresas em bolsa abriu o caminho, para a sustentabilidade das finanças públicas

OTONIEL DOS SANTOS

O Economista Augusto fernandes diz ser necessário considerar a componente social para justificação dos bens arrecadados para os cofres do estado no âmbito do programa de de privatização.

AUGUTOS FERNANDES 2

Programa de privatizações levado a cabo pelo executivo angolano, possibilitou até ao momento transação em bolsa de mais de 76 mil milhões de kwanzas.

=PONTO=

Uma onda de terror espalhada por gangues rivais tem tirado o sossego dos moradores do bairro Capalanga depois de decretada a limitação da circulação de moradores de um bairro separado por uma via que da acesso a 45ª esquadra daquela circunscrição de Viana. Mais dados com o editor deste Jornal Romão de jesus

ROMÃO DE JESUS

Em Viana moradores temem pela vida por constantes conflitos entre miliantes, até agora 4 mortes foram confirmadas fruto destes confrontos

INTERNACIONAL

Os Estados Unidos estão a preparar com o Japão e a Coreia do Sul uma “resposta robusta” ao lançamento hoje de um míssil balístico norte-coreano sobre o Japão, afirmou a Casa Branca.

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, já prometera “uma resposta firme”.

O disparo do míssil, que sobrevoou o norte do Japão, desencadeou os primeiros alertas em cinco anos para moradores, aos quais foi pedido para abandonarem edifícios, de acordo com o governo japonês.

Obrigou também à suspensão temporária da circulação ferroviária na região de Aomori e na ilha de Hokkaido, no norte do arquipélago, acrescentou.

As autoridades japonesas adiantaram que o projéctil terá caído no oceano Pacífico.

A Coreia do Sul também detectou o lançamento norte-coreano, em direcção às águas orientais do norte.

Este disparo é a quinta ronda de testes de armas da Coreia do Norte nos últimos dez dias, numa aparente resposta aos exercícios militares entre Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, decorridos no final do mês passado, pela primeira vez em cinco anos.

Pyongyang considera os exercícios militares liderados pelos EUA na região, particularmente com a Coreia do Sul, como uma preparação para uma invasão, embora Washington e Seul tenham negado repetidamente qualquer intenção de atacar o Norte.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 04-10-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados