Jornal 12h, edição de 31 de Março de 2023

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR VAI ANULAR 13 MIL MATRÍCULAS IRREGULARES – MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS VAI AVANÇAR COM ACÇÃO JUDICIAL CONTRA INSTITUTOS VISADOS.

 

SENDO O MPLA GOVERNO DESDE A INDEPENDÊNCIA DO PAÍS A LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO É UMA LUTA DENTRO DO MPLA DIZ PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.

 

“KWENDA” ARREBATA “PRÉMIOS SIRIUS” 2023 – PROGRAMA PREVÊ AINDA ESTE ANO CHEGAR A UM MILHÃO E TREZENTOS MIL AGREGADOS FAMILIARES.

 

 

INTERNACIONAL

 

PAPA FRANCISCO DEVERÁ TER ALTA HOSPITALAR JÁ ESTE SÁBADO

 

PONTO MIX

 

Jornal da Tarde na MFM 31 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

 

PONTO

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação aplicou medidas sancionatórias a 13 instituições, devido às irregularidades e ilegalidades registadas no processo de ingresso dos estudantes.

A informação foi prestada, esta quinta-feira, em Luanda, ao Conselho de Ministros, reunido sob orientação do Presidente da República, João Lourenço, que encorajou o reforço da fiscalização e do combate a tais práticas.

Em declarações à imprensa, no final da reunião, o secretario de Estado do Ensino Superior, Eugénio Silva, apontou que as irregularidades vão desde a falta de rigor na correcção das provas até à não realização de exames de acesso.

Em reção o Movimento dos Estudantes Angolanos, diz estar preocupado com a situação e a posição do Ministério do Ensino Superior peca por ser tardia.

Francisco Teixeira o Presidente do MEIA, informou que tem controlado mais de 4 mil alunos que vão perder o ano académico, porque o Ministério do Ensino Superior, esperou seis meses para agir .

 

 

FRANCISCO TEIXEIRA – 1 – J012H31032023

 

Francisco Teixeira, disse que os danos são muito grandes e vão alem das propinas pagas e promete avançar com uma acção judicial contra as Instituições do Ensino Superior visadas.

 

FRANCISCO TEIXEIRA – 1 – J012H31032023

 

Francisco Teixeira o Presidente do MEIA

 

PONTO

 

O programa do Governo angolano de transferências monetárias às famílias vulneráveis – “Kwenda ” – arrebatou, na noite de quinta-feira, em Luanda, os “Prémios Sirius”, na categoria Responsabilidade Social.

Em declarações recentemente a MFM, Belarmino Jelembi, Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, disse que o Programa Kwenda lançado em 2020 já beneficia um total de 974 mil 271 agregados familiares em todo o pai.

Belarmino Jelembi, informou ainda que o Kwenda prevê atingir ainda este ano um universo de Um milhão e trezentos mil agregados familiares e apontou outras valências deste programa.

 

BELARMINO JELEMBI – 1 – J012H16032023

 

O Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, informou ainda o envolvimento de mais de Dois Mil Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário em várias matérias, e  durante todo o processo foi gerada uma base de dados de mais de três milhões de pessoas vulneráveis.

 

 BELARMINO JELEMBI – 2 – J012H16032023

 

O KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e os em 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.

 

PONTO

 

Angola precisa de dinamizar os polos de desenvolvimento.  O apelo foi reiterado pelo governo na feira internacional de Luanda.

Segundo Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM, falta mais dinâmica nestas empreitadas que as autoridades esperam.

 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

 

O Ministro do Comercio e Indústria, Victor Fernandes, garantiu na abertura da Expo- Industria, que dos 22 polos industriais projectados no país, 7 já se encontram em funcionamento nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huambo, Malanje, Bie, Uige e Cuanza Norte, com área média reservada de mil a 2 mil hectares cada um.

 

VICTOR FERNANDES – J012H31032023

 

 

Ministro do Comercio e Indústria, Victor Fernandes

 

PONTO

 

Em grande entrevista hoje na MFM, o Professor Universitário e Presidente do Instituto Politécnico Superior JEAN PEAJET de Benguela Carlos Bernabé Upindi Pacacole, disse que com a chegada ao Poder do Presidente João Lourenço foi devolvida a esperança e a crença nas Instituições do país, porem passado algum tempo as coisas não correrem bem, sobre tudo no que toca ao combate a corrupção.

 

CARLOS BERNARBE – 1 – J012H31032023

 

Carlos Pacatole, considerou que sendo o MPLA governo desde a independência do país a luta contra a corrupção é uma luta dentro do MPLA

 

 CARLOS BERNARBE – 2 – J012H31032023

 

Professor Universitário e Presidente do Instituto Politécnico Superior JEAN PEAJET de Benguela Carlos Pacatole.

 

PONTO

 

A primeira fase da implementação do projeto PROÁGUA – Plano Luanda 2022, que visa melhorar a rede de distribuição de água, conta com um financiamento de 196 milhões de euros, já autorizado pelo Presidente angolano, João Lourenço.

Em despacho presidencial n.º54/23 de 22 de março, João Lourenço autoriza a celebração do acordo de financiamento entre a República de Angola, representada pelo Ministério das Finanças e a instituição financeira inglesa Hong Kong and Shanghai Banking Corporation no referido montante.

Convidado a comentar sobre o assunto, Francisco Lopes, engenheiro sanitarista, disse que já é altura de cada cidadãos  ter no minino 100 litros de agua, dia por pessoa como recomenda as Nações Unidas.

 

FRANCISCO LOPES – 1 – J012H31032023

 

Francisco Lopes, engenheiro sanitarista.

 

 

PONTO

 

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, chefia a delegação angolana para participar na 13.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que decorre até dia 1 de Abril, em Juba, capital do Sudão do Sul.

Carolina Cerqueira falou da agenda de trabalho da 13 Sessão Ordinária da Assembleia Plenária da CIRGIL.

 

CAROLINA CERQUEIRA – J012H032023

 

Angola participa da 13.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da CIRGL.

 

PONTO CORRIDO

 

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, anunciou que Angola poderá exportar hidrogénio verde em 2025, em forma de amónio, produto extremamente útil na agricultura.

Falando no quadro da 9ª edição do Diálogo de Transição Energética de Berlim (Alemanha), decorrido de 28 a 29 deste mês, o governante indicou que, em termos de emprego, o país poderá gerar mais postos de trabalho, com a criação de uma nova indústria de hidrogénio.

-.-

O Conselho Superior da Magistratura Judicial procedeu, esta quinta-feira, à apreciação das deliberações para a abertura do concurso público de magistrados e não magistrados, juízes para a eleição do presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas, para um mandato único de sete anos.

Falando à imprensa, na VI Reunião Plenária do Conselho Superior da Magistratura Judicial, o porta-voz do Conselho, Correia Bartolomeu, salientou que a análise está a ser feita com base nas resoluções do Tribunal de Contas que refere a aprovação do regulamento interno para a designação de candidatos ao cargo de presidente e vice-presidente.

A abertura do concurso público surge numa altura em que já se passaram 30 dias, dos 60 que a Constituição da República de Angola prevê, desde que a juíza conselheira Domingas Garcia assumiu, interinamente, a presidência do Tribunal, na sequência da renúncia de Exalgina Gambôa.

 

INTERNACIONAL

 

O Papa Francisco deverá ter alta hospitalar já amanhã, sábado, segundo o jornal italiano La Repubblica, que cita a informação avançada pelo Cardeal Giovanni Battista Re, decano do colégio de cardeais.

O jornal italiano citado reporta ainda que o Papa Francisco deverá estar, assim, disponível para presidir às celebrações da Semana Santa, já a partir deste domingo.

O Papa encontra-se, ainda, a recuperar de uma cirurgia intestinal realizada em 2021. Na intervenção cirúrgica, foram-lhe removidos 33 centímetros do cólon.

Data de Emissão: 31-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados