Jornal 12h, edição de 31 de Julho de 2023

CIDADÃOS RELATAM INÚMEROS TRANSTORNOS CAUSADOS PELA FALTA DE DINHEIRO NAS CAIXAS ATM EM LUANDA; 

PRESIDENTE DA UNITA AFIRMA QUE JOÃO LOURENÇO TEM-SE AFASTADO DA MISSÃO DE SERVIR O POVO;

DETIDA NA HUÍLA MULHER ACUSADA DE TER MORTO O PRÓPRIO FILHO DE APENAS UM MÊS DE VIDA.

CAMINHOS DE FERRO DE LUANDA ANUNCIAM CAMPANHA DE APREENSÃO E RECOLHA DE VIATURAS QUE CIRCULAM DENTRO DO PERÍMETRO FERROVIÁRIO. 

Jornal ao meio dia de segunda-feira, 31 de Julho. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo. 

JINGLE 

A falta de dinheiro nas caixas ATM está a criar inúmeros transtornos aos cidadãos em Luanda. 

Os salários da função pública e de várias empresas privadas foram pagos a tempo e horas mas, em quase todos os municípios da capital angolana, a maioria das caixas ATM está sem dinheiro. E as poucas que foram abastecidas registam longas filas de pessoas desesperadas.

A maioria da população faz compra no mercado informal onde circula dinheiro vivo, ou seja, em numerário, do que dinheiro eletrônico, através dos TPA, mais conhecidos por multicaixas.

Por esta razão, durante o fim de semana registaram-se grandes aglomerados de pessoas em torno dos ATM, uma situação que se tornou mais complicada nesta segunda-feira, como nos confirma o cidadão João Saile, ouvido, esta manhã, pela MFM, quando saía  de um dos ATM aqui em Luanda.

JOÃO SAILE 

Um outro cidadão, de nome Ernesto Joaquim, revela mesmo que está a ser forçado a levantar dinheiro através dos TPA nas cantinas para poder fazer compras no mercado informal, pagando uma comissão aos comerciantes. 

ERNESTO JOAQUIM

E contactado o porta-voz Empresa angolana Interbancária de Serviço, Joaquim Caniço, prometeu falar sobre o assunto a qualquer momento.

E o governo promete ao BANCO MUNDIAL alargar passes sociais aos candongueiros no âmbito de um pedido de empréstimos àquela instituição bancária que prevê igualmente a extinção do fundo soberano e sua fusão com outros fundos. 

Este assunto mereceu a análise de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1 

Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO UNITA

O Presidente da UNITA considera que o chefe de estado angolano, João Lourenço, tem-se afastado da missão de servir o povo, não cumprindo alegadamente as suas promessas feitas aquando das últimas eleições. Adalberto Costa Júnior falava em Washington à Rádio Luso Americana. 

ADALBAERTO 01 

O político entende que a situação actual do país está pior do que a vivida na era do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e comenta ainda sobre a realidade de outros países do continente africano.

ADALBAERTO 02 

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando falava em Washington à Rádio Luso Americana. 

A visita do líder do maior partido da oposição em Angola terminou no último sábado. 

PONTO MPLA

Uma feira de mulheres empreendedoras arranca hoje em Luanda  tarde em Luanda por uma jornada comemorativa do dia da mulher africana. A iniciativa é da organização feminina do MPLA, a OMA. 

A feira que decorre por três dias em Luanda vista a mostrar as potencialidades e criatividades de centenas de mulheres. 

A secretaria nacional para a informação da OMA, Zenilda Ângela  Volola, disse a MFM que a iniciativa tem como base uma amostra sobre a criatividade das mulheres.

ZENILDA VOLOVA 12H 1 

Por outro lado,  a secretaria para a informação da OMA falou sobre  os grandes objetivos da feira que  junta dezenas de mulheres com destaque para a literatura e artesanato.

ZENILDA VOLOLA 12H 2

Secretaria para a informação nacional da OMA, Zenilda Ângela Volola  e a realização de uma feira de mulheres empreendedoras em angola por ocasião do dia da mulher africana.  Esta é a primeira das atividades que marcam esta semana da mulher africana em Angola. 

PONTO

Angola tem erguidas mais de trezentas mil habitações. A informação foi avançada pelo Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, que esclarece que os investimentos no sector permitiram alojar mais de dois milhões de cidadãos em várias províncias do país.

CARLOS SANTOS 01

Sobre as ravinas existentes em muitas localidades de Angola, o Ministro fala em trabalhos desenvolvidos pelo executivo para a solução dos problemas e esclarece os motivos que estão na base de um projecto aparecer repetidas vezes em diferentes orçamentos.

CARLOS SANTOS 02

Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, quando falava recentemente aos deputados, na Assembleia Nacional. 

E o projecto-piloto de auto-construção dirigida, a ser lançado esta segunda-feira, na província do Bié, prevê disponibilizar uma oferta de 400 lotes para a população interessada a realizar o sonho da casa própria nesta localidade.

Segundo o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, a fase piloto serve para definir o processo de implementação do Programa de Auto-construção Dirigida em todo país, cuja implementação começa em 2024.

O Programa de Auto-construção Dirigida, aprovado recentemente pelo Governo angolano, estima uma disponibilidade de 910 mil 600 lotes a nível de todo país, para o período 2023-2027.

PONTO

Está detido, em Luanda, um cidadão de 24 anos de idade, acusado de ter morto um jovem de 18 anos de idade, supostamente por residir no bairro de um grupo rival no município do Cazenga.

A informação foi avançada pelo porta-voz nacional da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

QUINTINO 01 12 H

E na província da Huíla foi detida uma mãe de 19 anos de idade, por ter tirado a vida do próprio filho de apenas um mês de vida, alegadamente por motivos passionais.

QUINTINO 02 12 H

Porta-voz nacional da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

Um menor de nove anos de idade tem sido abusado sexualmente pelo próprio pai, no município de Viana. A revelação é da porta-voz do Instituto Nacional da Criança, Rosalina Domingos, que fala em mais de trezentas denúncias de violações contra à criança, só no período de 23 a 29 de Julho, em todo o país.

ROSALINA DOMINGOS

Porta-voz do Instituto Nacional da Criança, Rosalina Domingos, quando fazia o balanço das denúncias apresentadas ao INAC no período de 23 a 29 de Julho.

E de balanços não é tudo, cerca de cinco incêndios foram registados só no último fim de semana em Luanda. Os dados foram avançados pelo porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, que fala ainda do número de vítimas.

FAUSTINO MINGUÊS

Porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês

PONTO

Os Caminhos de Ferro de Luanda anunciam uma campanha de apreensão e recolha de viaturas, motociclos e outros veículos, que estejam estacionados ou a circular dentro do perímetro ferroviário. 

Segundo o porta-voz dos Caminhos de Ferro de Luanda, Augusto Osório, a medida, que começará no próximo dia 8 de Agosto, vai abranger aos cidadãos que comercializam os seus produtos dentro do perímetro ferroviário.  

AUGUSTO OSÓRIO

Porta-voz dos Caminhos de Ferro de Luanda, Augusto Osório. 

Caminhos de Ferro de Luanda anunciam uma campanha de apreensão e recolha de viaturas, motociclos e outros veículos, que estejam estacionados ou a circular dentro do perímetro ferroviário. 

A medida começará no próximo dia 8 de Agosto e vai abranger aos cidadãos que comercializam os seus produtos dentro do perímetro ferroviário.  

Nos últimos tempos, os cidadãos aqui em Luanda têm se queixado de várias situações e entre elas a insegurança ao usarem os serviços de táxi por aplicativo ou táxis privados.

No sentido de corrigir a situação,  a Yango, apresenta uma nova funcionalidade para elevar os padrões de segurança e contribuir para a consciencialização sobre segurança rodoviária entre motoristas e usuários.

A informação foi avançada à imprensa pelo director geral da Yango em Angola, Ivan Muginbo.

RD – IVAN MUGIMBO

Director geral da Yango em Angola, Ivan Muginbo.

INTERNACIONAL

O Palácio do Eliseu, Presidência da França, advertiu, domingo em comunicado à imprensa, que o país não vai tolerar nenhum ataque contra a França e os seus interesses no Níger, tendo declarado que vai responder “imediatamente e de forma inflexível”.

Cerca de 500 a 600 cidadãos franceses estão, actualmente, no Níger, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Data de Emissão: 31-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados