Jornal 12h, edição de 31 de Janeiro de 2024

Destaques:

HOJE, 31 DE JANEIRO, É O DIA NACIONAL DO AMBIENTE. GOVERNO ANUNCIA PARA BREVE UMA JORNADA DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL;

– TRÊS INDIVÍDUOS DETIDOS POR SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO NO ASSASSINATO DE UM INSPECTOR DA POLÍCIA NACIONAL EM LUANDA; 

 – DESMANTELADA REDE DE CONTRABANDO DE COMBUSTÍVEL PARA A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO;

– REPOSTA A CIRCULAÇÃO FERROVIÁRIA EM LUANDA, DEPOIS DA COLISÃO ENTRE UM COMBOIO E UMA VIATURA NA ZONA DA ESTALAGEM. 

 

 

JINGLE 

Jornal ao meio dia de 31 de Janeiro 2024, Dia Nacional do Ambiente. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Calunga, Edson Machado e João Congo, edição e apresentação de Zacarias Congo. 

JINGLE 

Assinala-se hoje, 31 de Janeiro, o Dia Nacional do Ambiente, data instituída há 46 anos com o objectivo de alertar e sensibilizar toda a sociedade.

A data foi instituída no final da “Semana da Conservação da Natureza”, realizada em Luanda em 1976, na qual participaram representantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A Constituição da República de Angola estabelece no artigo 21º que a protecção do ambiente é “Tarefa Fundamental do Estado”. A Carta Magna determina que “Todos os cidadãos têm o direito de viver num ambiente sadio e não poluído, bem como o dever de o defender e preservar”.

Para este ano, segundo a diretora Nacional de Educação Ambiental, Karélia Costa, a data é celebrada com o foco na primeira jornada de formação de formadores em educação ambiental, que será realizada dentro de dias, em todo o país, para dar resposta aos desafios da actualidade, como as alterações climáticas, a desflorestação de vastas áreas do território nacional, a seca e desertificação.

KARÉLIA COSTA 01 – FORMAÇÃO – 02′ 00” 12H 310124 BOM

A diretora Nacional de Educação Ambiental reafirma a necessidade do reforço das acções integradas, envolvendo os diferentes departamentos ministeriais e as organizações da sociedade civil, para a preservação dos ecossistemas. 

KARÉLIA COSTA 02- REFORÇO – 01′ 18” 12H 310124

Karélia Costa, diretora Nacional de Educação Ambiental.  

A propósito da data que hoje se assinala, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, defende que o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, localizado na província do Huambo, deve prestar uma atenção especial às regiões do país mais afectadas pela seca.

ANA PAULA DE CARVALHO – CETAC – 47” 12H 310124

Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente, defendendo que o CETAC, Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, instalado na cidade do Huambo, deve desenvolver acções que resultem na mitigação dos efeitos da seca no sul de Angola, designamente nas províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango, assim como as regiões mais críticas da província de Benguela e do planalto central.

PONTO

A Polícia Nacional desmantelou uma rede de criminosos que se dedicavam ao contrabando de combustível. Durante a operação, foram detidos sete contrabandistas e apreendidos mais de 19 mil litros do produto em Luanda, tal como avança o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – ESSENCIAL – 47” 12H 310124

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, confirmando a detenção de sete indivíduos, devido ao contrabando de combustível em Luanda.

Numa outra operação, foram detidos 14 indivíduos, implicados em crimes de homicídio qualificado e associação criminosa. 

Entre os detidos estão três indivíduos, supostamente envolvidos no assassinato de um Inspector da Policia Nacional, colocado no Comando Provincial de Luanda, segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, que desenvolve todos os casos. 

FERNANDO DE CARVALHO 01- ASSASSINATO – 01′ 41” 12H 310124

Fernando de Carvalho confirma igualmente a detenção de cinco indivíduos, por roubo e furto de viaturas e motorizadas. 

FERNANDO DE CARVALHO 02 – ROUBO – 01′ 16” 12H 310124

Superitendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, confirmando a detenção de 14 pessoas por estarem implicadas nos crimes de homicídio qualificado, associação criminosa, roubo e furto de viaturas motorizadas.  

Duas mortes, por acidente de viação e afogamento, bem como dois incêndios, foram registados nas últimas 24h em Luanda. Os dados são avançados pela porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na capital angolana, Maina Panzo.

MAINA PANZO – OCORRÊNCIAS – 01′ 21” 12H 310124

Maina Panzo, porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, apresentando o resumo das ocorrências registadas nas últimas 24h.

Um comboio de transporte misto, passageiros e mercadorias, embateu em Luanda, contra uma veículo pesado, causando ferimentos leves ao maquinista e ao condutor da viatura.

De acordo uma nota de imprensa dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), o acidente ocorreu pelas 3h00 desta madrugada, nas imediações do distrito urbano da Estalagem no município de Viana.

Esta ocorrência provocou cancelamentos e atrasos na programação horários do CFL, particularmente no período na circulação matinal dos comboios suburbanos de  transporte de passageiros.

Pelo facto, explica a nota, depois de uma perícia da equipa técnica do CFL, horas depois foi restabelecida a normal circulação dos comboios, sendo que as investigações continuam para aferir as razões do acidente tal como diz Augusto Osório, porta voz do CFL;

AUGUSTO OSORIO 12H ( 01.54) 

PONTO

O Presidente da República conferiu esta terça-feira, em Luanda, posse ao juiz conselheiro do Tribunal Constitucional, João Carlos António Paulino, nomeado sexta-feira para o cargo.

João Lourenço referiu que haverá outras nomeações ao longo do ano, naquela instância judicial, e augurou por um bom desempenho ao recém-empossado juiz conselheiro do Tribunal Constitucional.

JOÃO LOURENÇO – POSSE – 01′ 11” 12H 310124

Presidente da República, João Lourenço, pedindo empenho ao juiz conselheiro do Tribunal Constitucional, João Carlos António Paulino, que tomou posse nesta terça-feira.

O continente africano celebra hoje, 31 de Janeiro, o Dia da Paz e Reconciliação, na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, Guiné Equatorial.

Em 2023, primeiro ano da celebração,  na qualidade de “Campeão da Paz e Reconciliação em África”, o Presidente João Lourenço destacou que “só é possível alcançar a paz e a reconciliação com acções voltadas à criação do espírito de confiança e de unidade na diversidade para a prevenção, gestão e resolução de conflitos”.

PONTO ECONOMIA

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, reafirmou, esta terça-feira, em Saurimo, província da Lunda-Sul, a necessidade da criação da Bolsa de Diamantes, para dinamizar o mercado diamantífero e apoiar a diversificação da economia nacional.

Diamantino Azevedo falava no acto de inauguração de três infra-estruturas sociais em Saurimo, nomeadamente uma escola primária, uma unidade de processamento de merenda escolar e uma lapidadora de diamantes.

DIAMANTINO DE AZEVEDO – 24” 12H 310124 

Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, durante o acto inaurgual de uma lapidadora de diamantes, em Saurimo, província da Lunda Sul.

Os bancos vão poder manter a sua actividade de mediação de seguros, após prévia comunicação ao Banco Nacional de Angola e mediante registo prévio na ARSEG, Agência de Regulação de Seguros, de acordo com a nova redacção, que irá à aprovação final no próximo dia 25. 

Para as empresas mantém-se praticamente como estava, para os particulares, apenas os seguros que sejam complementares de um bem ou de um serviço por si comercializados.

Também as instituições bancárias não podem cobrar qualquer comissão ao potencial tomador de seguro, sendo que a comissão de intermediação é paga pela seguradora com quem o banco mantém a relação contratual de mediação.

No espaço ECONOMIA SEM MAKAS, o analista Carlos Rosado de Carvalho disse que a medida é bem vinda e recordou que os deputados à Assembleia Nacional já tinham rejeitado a primeira formulação da alteração das regras de actuação das agências; 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H( 02”24’) 

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM.

Bancos comerciais podem continuar com as suas actividadfes de mediação de seguros, a decisão é do Banco Nacional de Angola. 

 

Data de Emissão: 31-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados