Jornal 12h, edição de 31 de Janeiro de 2023

NO DIA DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO EM ÁFRICA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE RESPONSABILIDADE COLECTIVA PARA SILENCIAR ARMAS NO CONTINENTE AFRICANO E CUMPRIMENTO DA AGENDA 2063

SUBSÍDIOS DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DO ANO ACADÉMICO 2023 COMEÇAM A SER PAGOS APENAS A PARTIR DE AMANHÃ. 

ONU APONTA CRESCIMENTO LIGEIRO DA ECONOMIA MUNDIAL… – SEGUNDO O ESTUDO… –  ANGOLA DIMINUI O PESO DA DIVIDA

 

INTERNACIONAL

PAPA FRANCISCO CHEGA HOJE AO CONGO DEMOCRÁTICO E VISITA AMANHÃ SUDÃO DO SUL – ESPECIALISTA EM DIREITO CANÓNICO DIZ QUE BISPO DE ROMA CUMPRE PROMESSA FEITA, POR ACREDITAR PODER FAZER A DIFERENÇA NA REGIÃO.

PONTO MIX

Jornal da tarde na MFM 31 de janeiro de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão de Edmundo Simões, edita e apresenta as notícias o de Tony Fancy.

PONTO AS NOTÍCIAS

PONTO 

O ano académico 2023 deu início em outubro do ano passado, desde esta data, o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), não pagou as propinas o que levou as Instituições de Ensino, que por sua vez suspenderam os estudantes da frequência das aulas.

O director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), Milton da Silva Chivela, afirmou, estarem em processamento os procedimentos bancários para o pagamento das bolsas de estudos dos estudantes a partir de fevereiro e explica a origem dos atrasos.

MILTON CHIVELA – J012H31012023 

Francisco Teixeira, o Presidente Do Movimento dos Estudantes Angolanos em reação disse o MEA está a acompanhar a situação dos bolseiros juntos das duas instituições e o IGNABE prometeu resolver definitivamente o problema na primeira semana de fevereiro. 

FRANCISCO TEIXEIRA – 1- J012H31012023 

Francisco Teixeira disse que a Organização, vai continuar a fazer pressão e apela o IGNABE no sentido de melhorar a comunicação com o estudante.

FRANCISCO TEIXEIRA – 2 – J012H31012023

Francisco Teixeira, o Presidente Do Movimento dos Estudantes Angolanos.

Subsídios de bolsas de estudo para estudantes do ano académico 2023 começam a ser pagos apenas a partir de amanhã.

PONTO 

O Presidente da República, João Lourenço, discursou virtualmente, esta terça-feira, enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África, por ocasião do Dia da Paz e da Reconciliação, que hoje se assinala, pela primeira vez, cuja cerimónia decorre em Adis Abeba, na Etiópia.

João Lourenço, considerou que só será possível se alcançar a paz e a reconciliação em Africa com ações voltada para a criação de confiança e unidade, prevenção e gestão de conflitos.

JÃO LOURENÇO – J012H31012023 

O Campeão para a Paz e Reconciliação em África, João Lourenço congratulou-se com os esforços das partes que vão levar o fim do conflito amardo ma Etiópia.

João Lourenço chamou atenção para se evitarem tensões e factores de discórdia que tem servido de pretexto para as mudanças institucionais de governos.

JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H31012023 

Africa. Celebra hoje, Dia da Paz e Reconciliação.

PONTO ECONOMICO 

Previsões apontam redução de 3% de 2022 para 1,9% em 2023 no conjunto da economia global.

Segundo as nações unidas, a inflação global estará em torno de 6,5%.

No documento a ONU apela aos governos que evitem austeridade fiscal; incentiva a reestruturação e redução do peso da dívida de economias em desenvolvimento entre elas Angola, tal como refere o analista MFM Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H 1 

A produção mundial pode desacelerar dos cerca de 3% no ano passado para 1,9% em 2023. 

As Nações Unidas revelaram esta segunda-feira que a taxa de crescimento será uma das mais baixas das últimas décadas. 

Para um futuro imediato Carlos Rosado de Carvalho avança com alguns desafios, tal como a luta contra pobreza e as suas preocupações. 

CARLOS ROSADO 12H 2 

O estudo aponta que as causas do desempenho da economia mundial são choques graves e conjugados, que abalaram a economia mundial em 2022: pandemia, guerra na Ucrânia, crises alimentar e energética, alta na inflação, altos gastos com a dívida e a emergência climática.

PONTO

VOLTAMOS A FALAR DE POLITICA  

Os novos vice-presidentes e secretários da Assembleia Nacional assumiram, desde esta segunda-feira, as respectivas funções com a passagem de pastas homologada pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.

A líder do parlamento angolano apelou, na ocasião, para que a coesão, a ética, o diálogo construtivo, a dedicação e o sentido de missão prevaleçam na “actividade diária, para que possamos garantir a estabilidade institucional no estrito cumprimento da Constituição e da lei”.

CAROLINA CERQUEIRA – J012H31012023 

Os deputados Américo Cuononoca (MPLA), Arleth Liona Chimbinda (UNITA), Raúl Lima (MPLA) e Xavier Jaime Manuel (UNITA), desempenham, doravante, os cargos de 1º, 2º, 3º e 4º vice-presidentes da Assembleia Nacional, respectivamente.

Já os deputados Manuel Lopes Moniz Dembo (MPLA), Amélia Judith Ernesto (UNI-TA), Rosa Branca da Cunha Cardoso Albino (MPLA) e Ernesto da Costa Cassongo (UNITA) foram eleitos para os cargos de 1º, 2º, 3º e 4º secretários de Mesa da Assembleia Nacional.

PONTO 

Os comandantes das unidades de Segurança Presidencial , e de Defesa Presidencial da Casa Militar do Presidente da República, recentemente nomeados pelo Chefe de Estado, João Lourenço, foram empossados, segunda-feira, em Luanda.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, pediu, aos recém-empossados, a entrega abnegada na defesa da integridade física do Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), conforme rege a Constituição da República.

FRANCISCO FURTADO – J012H31012023 

Ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

PONTO 

O pais celebra hoje,o “Dia Nacional do Ambiente”. A data tem como principal objectivo, entre outros, reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos  naturais.

Os desafios continuam na ordem dia segundo o ambientalista Vladimiro Russo.

VLADIMIRO RUSSSO 12H  

O pais celebra hoje,o “Dia Nacional do Ambiente”.

PONTO CORRIDO 

A multinacional TotalEnergies prevê interromper, a partir do dia 20 de Fevereiro, deste ano, a produção do campo petrolífero Dália, localizado no Bloco 17, offshore Angola, devido a necessidade de se efectuar uma manutenção planeada por mais de um mês.

De acordo com uma publicação da consultora nacional em petróleo, gás e energias renováveis, a PetroAngola, a manutenção prevê uma duração de 35 dias, o que vai causar uma redução significativa na oferta de petróleo angolano no mercado internacional.

-.-

A implementação da carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em três anos de execução, consumiu 585 mil milhões de kwanzas, anunciou, esta segunda-feira em Luanda, o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel.

De acordo com o responsável, que falava à imprensa no final da  I reunião ordinária da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM,  dos dois mil 665 projectos nas 18 províncias do país foram concluídos 935, enquanto 556 têm uma execução acima de 77 por cento.

Este Plano pretende aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, deste modo, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

INTERNACIONAL 

O Papa Francisco chega esta terça-feira ao continente africano onde visitará a República Democrática do Congo (RDC) e o Sudão do Sul. A viagem que era para ter sido realizada o ano passado, mas que foi adiada por razões de saúde do próprio, é aguardada em Kinshasa com muita expetativa.

Só entre 1998 e 2007, 5,4 milhões de pessoas perderam a vida na sequência de conflitos e crises humanitárias.

Domingos das Neves, especialista em direito Canónico, falou da importância desta deslocação do Papa Francisco a RDC e ao Sudão do Sul.

 

DOMINGOS DAS NEVES – 1 – J012H31012023 

Domingos das Neves destacou que apesar da idade e problemas de saúde o Santo Padre, cumpre uma promessa feita, porque acredita que pode fazer a diferença na região.

DOMINGOS DAS NEVES – 2 – J012H31012023

POR OUTRO 

Celestino Epalanga da CEAST, em entrevista a RFI, falou da mensagem que o Papa Francisco leva para os dois países.

CELESTINO EPALANGA 

O Bispo de Roma chega provavelmente as 15 em Kinshasa, capital da RDC.

Data de Emissão: 31-01-2023 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados