Jornal 12h, edição de 30 de Outubro de 2023

 NOVA GREVE NO ENSINO GERAL A CAMINHO. PROFESSORES CONTINUAM À ESPERA DE PAGAMENTO DO SUBSÍDIO DE ISOLAMENTO E ACTUALIZAÇÃO DE CATEGORIAS,

– PROPOSTA DE ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO PARA O PRÓXIMO ANO CHEGA AMANNHÃ À ASSEMBLEIA NACIONAL;

– CLUBES DE JUDO EXIGEM ALTERAÇÃO DOS REGULAMENTOS QUUE REGEM A MODALIDADE EM LUANDA;

– UNIÃO EUROPEIA APELA PARA QUE SEJA PERMITIDA A ENTRADA DE AJUDA HUMANITÁRIA NA FAIXA DE GAZA PARA APOIAR A POPULAÇÃO AFECTADA PELOS BOMBARDEAMENTOS ISRAELITAS.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 30 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE 

Um oficial superior da polícia nacional foi morto a tiro na noite do último sábado por indivíduos ainda não identificados, ao tentar reagir a um assalto, no município de Viana. 

Trata-se do superintendente-chefe Manuel Celestino Gonçalves, de 58 anos de idade, colocado no Instituto Superior de Ciências Policiais, “General” Osvaldo Serra Van-Dúnem.

A informação foi confirmada pelo porta-voz da polícia em Luanda, Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL – 01′ 05” 12H 301023 

Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda.

A polícia continua a trabalhar para a identificação e responsabilização dos implicados. 

Estão detidos em Luanda seis cidadãos, dos quais quatro angolanos, um de nacionalidade chinesa e outro da Guiné Conacri, acusados de terem furtado peças na estação de caminhos de ferro de Viana.

Os dados foram avançados pelo porta-voz da DIIP, Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA – 01′ 04” 12H 301023

Inspector-chefe, Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direcção de Investigação de Ilícitos Penais.

De detenções não é tudo, foi detida no Bengo uma mulher de 46 anos de idade, acusada de ter queimado o próprio filho de 14 anos, com recurso a um ferro de engomar, provocando ferimentos graves. Segundo o porta-voz da polícia no Bengo, superintendente Paulo Miranda de Sousa, tal aconteceu porque o menor terá furtado supostamente três mil kwanzas da bolsa da agressora.

PAULO MIRANDA DE SOUSA – 01′ 05” 12H 301023

Superintendente Paulo Miranda de Sousa, porta-voz da polícia no Bengo. 

E tudo acontece numa altura em que o INAC, Instituto Nacional da Criança, registou cerca de quatrocentas denúncias de violência contra a criança em todo o país, de 22 a 28 de Outubro. 

A informação foi avançada pela porta-voz do INAC, Rosalina Domingos.

ROSALINA DOMINGOS – 01′ 24” 12H 301023

Rosalina Domingos, porta-voz do INAC, Instituto Nacional da Criança. 

PONTO

Os professores do ensino geral podem voltar à greve a partir do segundo trimestre deste ano lectivo, em caso de o Ministério da Educação não resolver os principais problemas da classe, como o pagamento dos subsídios de isolamento aos profissionais que trabalham em zonas distantes dos centros urbanos, bem como a actualização de categorias.  

A medida é uma das conclusões saídas da quinta reunião ordinária do Conselho Nacional do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, decorrida no dia 27 deste mês, tal como fez saber o secretário-geral daquela organização sindical, Admar Jinguma.

ADMAR JINGUMA – 01′ 15” 12H 301023

Admar Jinguma, Secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores.

O Director do INSS, Instituto Nacional de Segurança Social em Luanda, denuncia a existência de muitas empresas que descontam os seus trabalhadores, mas não fazem o pagamento junto da segurança social.  

Sem precisar o número e os nomes das empresas nesta condição, Blanchett Chendovava, que falava esta manhã ao programa DEZ PARA O MEIO, da MFM, advertiu para penalizações e falou ainda do trabalho que a sua instituição tem feito para contrapor a situação. 

BLANCHETT CHENDOVAVA – 01′ 51” 12H 301023

Blanchett (BLÁCH) Chendovava, director do INSS, Instituto Nacional de Segurança Social em Luanda, denunciando a existência de muitas empresas que descontam os trabalhadores, mas não fazem o pagamento junto da segurança social.  

PONTO

As obras de reabilitação e ampliação do Hospital do Prenda, iniciadas em Setembro de 2022, estão previstas para terminar em Março do próximo ano. 

A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, aquando da visita que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou àquela unidade sanitária, no último sábado. 

SÍLVIA LUTUCUTA 01 – 58” 12H 301023

No hospital do Prenda, recentemente médicos e pacientes foram agredidos por familiares de uma mulher que morreu naquela unidade. Sobre este assunto, a ministra da Saúde esclareceu que os implicados encontram-se a contas com a justiça e apelou, por outro lado, aos profissionais para que prestem um melhor serviço de atendimento aos pacientes. 

SÍLVIA LUTUCUTA 02 – 01’ 06” 12H 301023

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. 

O hospital do Prenda conta com 250, oitenta e dois monitores de hemodíalise camas e 20 serviços, como o de medicina interna, banco de urgência, urologia e Bloco Operatório.

A província de Cabinda necessita com urgência de um centro oncológico de raiz, devidamente equipado, para dar melhor resposta aos pacientes com problemas causados por diversos cancros, sobretudo pelo cancro da mama.

A informação foi avançada pelo responsável do Núcleo de Oncologia da Secretaria de Saúde de Cabinda, Pedro Sebastião, que esclarece que de Janeiro a Outubro, foram registadas quatro mortes devido ao cancro, numa altura em que 32 pacientes são controlados ao nível da província. 

PEDRO SEBASTIÃO 01 – 46’’ 12H 301023

O responsável fala com preocupação sobre os pacientes que têm abandonado o tratamento por falta de condições para se deslocarem a Luanda, por formas a conseguirem melhor assistência. 

PEDRO SEBASTIÃO 02 – 01’ 02’’ 12H 301023

Pedro Sebastião, responsável do Núcleo de Oncologia da Secretaria de Saúde de Cabinda. 

PONTO

Continuam as reacções ao facto de o Presidente da República, João Lourenço, ter autorizado, por despacho, a demolição e construção do Lote 1 do Prenda e a demolição de quatro outros edifícios a nível da Província de Luanda. 

Para o analista MFM, Carlos Cabaça, a medida justificada devido ao estado de degradação avançada, e com vista a preservar o bem vida e garantir condições dignas de habitabilidade, é acertada. 

CARLOS CABAÇA – 53’’ 12H 301023 

E o jurista Alberto Quixinacho aponta o facto do despacho ser  de importância para a preservação da segurança dos moradores do lote 1  do Prenda, ao mesmo tempo que vê a questão da celeridade como louvável; 

ALBERTO QUIXINACHO – 01’ 23’’ 12H 301023

Analistas MFM, reagindo ao facto de o Presidente da República ter autorizado a despesa e formalizado a abertura do Procedimento de Contratação Emergencial para a demolição e fiscalização de quatro edifícios em Luanda.

O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, posse na manhã desta segunda-feira, a três novos vice-governadores provinciais.

Na cerimónia, que decorreu no Palácio Presidencial, foram empossados Jorge Miguêns Augusto, ao cargo de vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico, Franco Mufinda, ao cargo de vice-governador da província de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, e Abel do Rosário Kapitango, ao cargo de vice-governador da província do Namibe para o Sector Político, Social e Económico.

Testemunharam o acto, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado, entre outros membros do Executivo.

PONTO ECONOMIA

O Governo entrega à Assembleia Nacional a proposta de Orçamento Geral do Estado para 2024 amanhã, terça-feira, dia 31 de Outubro.

É um documento que prevê despesas e receitas ligeiramente abaixo dos 20,1 biliões Kz previstos no OGE ainda em execução.

Isto porque o Executivo aponta a uma produção média diária abaixo de 1,1 milhões de barris de petróleo, contra os quase 1,2 biliões previstos no OGE 2023. 

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, diz que o documento é importante e realça os pontos centrais do OGE para a próxima execução financeira;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’ 10’’ 12H 301023

O documento será entregue na Assembleia Nacional dentro do limite estipulado por lei, ou seja, 31 de Outubro, pelas 12h00.

PONTO DESPORTO

Os dirigentes de alguns clubes de judo sediados aqui na capital continuam a exigir, junto da Associação Provincial de Judo de Luanda a realização de uma assembleia geral, para se alterar os regulamentos que regem a modalidade.  

Em nome dos associados, Mestre Cheno fez saber que os dirigentes exigem a retirada das escolas, núcleos e academias, das provas organizadas pela associação. 

RD-MESTRE CHENO-PARTE 1. 

Mestre Cheno disse ainda que outros regulamentos que precisam ser alterados são a questão dos valores cobrados nos campeonatos organizados pela associação, bem como o regulamento do conselho disciplinar. 

RD-MESTRE CHENO-PARTE 2 

Mestre Cheno, representante dos clubes associados de judo, que exigem a realização de uma assembleia geral a associação provincial de judo de Luanda, a fim de alterar alguns regulamentos que condicionam o desenvolvimento da modalidade na capital.  

PONTO INTERNACIONAL

A União Europeia pediu para que seja permitida a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza “sem obstáculos”, incluindo combustível e recursos para a protecção da população afectada pelos bombardeamentos israelitas.

O número de palestinianos mortos na Faixa de Gaza por bombardeamentos israelitas desde o início da guerra com o grupo islamita Hamas, aumentou para mais de oito mil, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Quase 73% dos mortos pertencem a populações vulneráveis, incluindo crianças, mulheres e idosos, de acordo com o relatório das autoridades palestinianas. 

Data de Emissão: 30-10-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados