Jornal 12h, edição de 30 de Março de 2023
POLÍCIA NACIONAL ALERTA PARA CONSEQUENCIAS ADMINSITRATIVAS PARA, TRABALHADORES QUE DECIDAM FICAR EM CASA DEVIDO A PROTESTO.
INDÚSTRIA TRANSFORMADORA ANGOLANA REGISTA CRESCIMENTO DO PIB REAL
MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR TEM DISPONÍVEIS MAIS DE 120 NOVAS BOLSAS DE ESTUDOS PARA O MESTRADO, DOUTORAMENTO E PÓS-DOUTORAMENTO NO BRASIL
ANGOLA VAI BENEFICIAR DE 126 MILHÕES DE DOLARES DO FUNDO GLOBAL PARA COMBATE À MALÁRIA E HIV/SIDA
INTERNACIONAL
JORNALISTA DO WALL STREET JOURNAL DETIDO NA RÚSSIA POR ESPIONAGEM
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 30 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
A Polícia Nacional apela a todos os cidadãos a não aderirem a manifestações de rebelião, violência, vandalismo e desobediência civil.
O apelo das autoridades policiais surge em resposta à pretensão de alguns activistas e figuras da sociedade civil que, através das redes sociais, têm promovido uma manifestação de protesto silencioso para amanhã, dia 31 de Março, incentivando toda a população a ficar em casa.
Vamos ouvir o comunicado do Comando Geral da Polícia Nacional, na voz do jornalista Manuel Vieira.
MVIEIRA COMUNICADO
E as reações ao comunicado da Polícia Nacional não se fizeram esperar. O advogado Bartolomeu Milton, presidente da Associação Pro Bono Angola, diz não haver quaisquer indícios de que os promotores da campanha “Fica em Casa” queiram praticar actos de violência, razão pela qual considera que o comunicado da Polícia Nacional é desmesurado.
BARTOLOMEU MILTONH – J012H30032023
Já o jurista e analista político Joaquim Jaime, considera que o apelo da Polícia Nacional tem razão de ser, considerando que a campanha “Fica em Casa” constitui uma instigação à subversão e ao crime.
JOAQUIM JAIME – J012H30032023
Reações ao comunicado do Comando Geral da Polícia Nacional, que apela aos cidadãos a não aderirem a actos de rebelião e violência, face à campanha lançada nas redes sociais por alguns activistas que apelam a população a ficar em casa no dia 31 de Março, precisamente amanhã, sexta-feira.
PONTO
A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto real para a indústria transformadora angolana registou, no período 2018 a 2022, um acumulado de 7.7 por cento com maior destaque para último ano.
A informação foi prestada esta quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a cerimónia de abertura da V edição da Expo-Indústria, que decorre sob o lema “É possível caminharmos juntos”.
JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H30032023
Na exposição que acontece na Zona Económica Especial, no município luandense de Viana, João Lourenço afirmou que no mesmo período foram aprovados e implementados mais de 200 novos empreendimentos.
JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H30032023
Presidente da República João Lourenço.
POR OUTRO LADO
O Ministro da Indústria e Comercio Victor Fernandes, disse que a V Edição de Expo – Indústria vai ajudar a relançar a indústria nacional.
VICTOR FERNANDES – 1 – J012H30032023
Victor Fernandes, informou ainda que dos 22 polos industriais projectados no país, 7 já se encontram em funcionamento e várias províncias.
VICTOR FERNANDES – 2 – J012H30032023
Ministro da Indústria e Comercio Victor Fernandes, na abertura da V Edição da Expo – Indústria.
PONTO
O Presidente da República promulgou o prolongamento do PROPRIV. O maior destaque é a privatização da UNITEL e do BFA já este ano de 2023 por venda em bolsa.
O Programa prevê a alienação de cerca de 195 Empresa/Activos dos quais 50.
Segundo o comentarista Carlos Rosado de Carvalho a medida vem trazer novidades ao processo nos próximos tempos, com a questão do grupo Média Nova que também pode vir a ser privatizada.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Recordo que o Programa de Privatizações 2019-2022 foi aprovado através do Decreto Presidencial nº 250/19 de 5 de Agosto, tendo como principal objectivo a promoção de condições mais favoráveis à iniciativa privada ao investimento privado e a aquisição de know-how e competências específicas para a reestruturação e redimensionamento do Sector Empresarial Público.
PONTO
O Ministério dos Transportes encontra-se numa fase de consolidação das reformas efectudas nos últimos 4 anos.
A informação foi avançada pelo Ministro dos Transportes Ricardo de Abreu, durante o último Café CIPRA, que abordou a situação dos transportes no país.
RICARDO DE ABREU – 1 – J012H30032023
Ricardo de Abreu, considerou que a mobilidade é o maior desafio do seu sector e explica porquê.
RICARDO DE ABREU – 2 – J012H30032023
Ministro dos Transportes Ricardo de Abreu.
PONTO
O Ministério do Ensino Superior tem disponíveis mais de cento e vinte novas bolsas de estudos para o mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, no Brasil, para professores e pesquisadores das instituições publicas do ensino superior do país.
Segundo o Coordenador do projecto de bolsas Ricardo Queiros , os cidadãos deverão submeter as suas candidaturas nos domínios das ciências exactas e naturais, engenharia e tecnologia, ciências médicas e da saúde, e ciências agrárias e veterinárias
RICARDO QUEIRÓS – J012H30032023
Ministério do ensino superior tem disponíveis mais de 120 novas bolsas de estudos para o mestrado, doutoramento e pós-doutoramento no Brasil.
PONTO CORRIDO
Cento e vinte e seis milhões de dólares é o valor que Angola vai receber do Fundo Global das Nações Unidas, no próximo ciclo de financiamento (2024/2027), para apoiar o programa de combate à malária, HIV/Sida e tuberculose nas províncias do Cuanza Sul e de Benguela.
A informação foi avançada quarta-feira, na cidade do Sumbe, pelo gestor sénior do Fundo Global, Joshua Galjour, adiantando que a instituição decidiu aumentar de 82 milhões de dólares para USD 126 milhões a subvenção com o objectivo de reforçar o combate destas doenças nas duas regiões do país.
De acordo com o responsável, este aumento deve-se aos excelentes resultados alcançados por Angola na melhoria do sistema de saúde.
Criado em 2002, o Fundo Global é uma organização financeira internacional que tem como objectivo angariar e doar recursos para prevenir e tratar doenças infecciosas, principalmente o VIH, tuberculose e malária, nos países subdesenvolvidos.
-.-
A Assembleia Nacional (AN) aprovou, esta quarta-feira (29), por 187 votos a favor, nenhum contra e sem abstenções, a prorrogação, por mais três meses, da missão angolana na Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para Moçambique.
Os deputados, reunidos na sua VI reunião plenária extraordinária da I sessão legislativa da V legislatura, foram unânimes sobre a pertinência da missão no período que vai de 10 de Abril a 11 de Julho do corrente ano e que integra 20 militares da componente de projecção aérea.
Além destes meios humanos (20 militares), a missão integra meios materiais, uma aeronave, e financeiros, equivalentes a um milhão e 174 mil e 307 dólares.
Sobre o assunto, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, destacou a importância da missão e os fundamentos da solicitação do Presidente da República, enquanto Comandante-Em–Chefe das Forças Armadas Angolanas.
INTERNACIONAL
O Serviço de Segurança Federal Russo (FSB) revelou, esta quinta-feira, que deteve o jornalista do Wall Street Journal Evan Gersh -kovich, na cidade de Yeka- terinburg, nos Urais, sob suspeita de espionagem. A informação foi avançada pela imprensa russa.
De acordo com a RIA Novosti, Gersh – kovich esteve envolvido na recolha de “informações secretas” sobre uma empresa de defesa russa.
Relatos anteriores indicavam que o norte-americano estava em Yeka – terinburg para cobrir a guerra e o grupo mercenário Wagner.
De acordo com o The Moscow Times, o especialista em relações públicas Yaroslav Shirshikov disse, no Telegram, que recebeu um telefonema durante a noite de um funcionário do Wall Street Journal, que não conseguia entrar em contato com Gersh – kovich.
Segundo um perfil disponível no Wall Street Journal, Gershkovich, de 31 anos, trabalhou anteriormente como jornalista na Agence France-Presse e no The Moscow Times, além de assistente para o New York Times.