Jornal 12h, edição de 30 de Janeiro de 2023

GPL REAFIRMA QUE HÁ DISPONIBILIDADE DE ESPAÇOS EM MERCADOS POR LUANDA.

ANGOLA E PORTUGAL INICIAM PROCESSO DE FACILITAÇAO DE VISTOS.

FUGA A PATERNIDADE MOTIVA MARCHA EM LUANDA. ORGANIZAÇÃO APELA A SENSIBILIZAÇÃO DOS PROGENITORES PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS.  

LUANDA LIDERA CASOS DE LEPRA EM ANGOLA. 

PAPA FRANCISCO VISITA RDC E SUDAO DO SUL.

JINGLE

Jornal ao meio-dia de segunda feira, 3 de Janeiro de 2022. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões. 

JINGLE MV

O GPL considera que não se justifica a venda desordenada nas cercanias dos mercados oficias e na via publica, uma vez que há milhares de espaços disponíveis em todos os mercados da província de Luanda. 

Segundo o diretor municipal de promoção do desenvolvimento económico integrado de Cacuaco, Francisco Vitoriano, existem mais de 15 mil lugares por ocupar nos mercados naquela localidade.

FRANCISCO VITORIANO

Na mesma perspetiva, Viana conta atualmente com mais de dez mil lugares disponíveis nos mercados municipais, segundo Dorivaldo Adão, diretor municipal de promoção do desenvolvimento económico integrado.

DORIVALDO ADAO 

Perante as declarações dos representantes do GLP no programa o estado da nação, o comentador residente da MFM, Joaquim Jaime defende a tomada de medidas eficazes para retirar os vendedores das ruas e sancionar os cidadãos que estimulam esta pratica, fazendo compras em locais proibidos.

JOAQUIM JAIME 12 H

PONTO CORRIDO

A província de Luanda vai contar com instalações exclusivas, nos próximos dias, para o atendimento de vistos com destino à Portugal, anunciou o embaixador portugues em Angola, Francisco Alegre Duarte, citado este domingo, pela Lusa.

De acordo com Francisco Alegre Duarte, o consulado de Luanda é o maior emissor de vistos de toda a rede diplomática portuguesa, acrescentando mais adiante que, no ano passado, houve um aumento de 300 por cento na emissão de vistos, em relação a 2021, pela necessidade de recuperar os atrasos devido à pandemia, bem como um aumento de pedidos.

-.-

A Segurança Social vai avançar com processos de cobrança coerciva de dívida a 345 empresas que não cumpriram acordos de regularização de dívida assinados em 2019, no valor de mais de mil milhões Kz.

O Instituto Nacional de Segurança Social já está a preparar as notificações, mas as empresas ainda podem evitar a cobrança coerciva se pagarem a totalidade da dívida. Segundo avançou o chefe de departamento de Regularização e Cobrança da Dívida do INSS, Lourenço da Silva.  Analise com Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

PONTO

Luanda lidera a lista das províncias com mais casos de lepra, em todo o país.

Segundo o director do Programa de Combate à Lepra, Ernesto Afonso, em declarações à imprensa, só no ano passado, a capital registou 126 novos casos de lepra, de um total de setecentas novas infecções registadas nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Bié, Malanje, Cuanza Sul, Cuando Cubango e Moxico.

Ontem, 29 de Janeiro, o mundo assinalou o Dia Mundial dos Doentes da Lepra, instituído pelas Nações Unidas, no ambito dos esforços globais para a erradicação da doença.

-.-

A Segurança Social vai avançar com processos de cobrança coerciva de dívida a 345 empresas que não cumpriram acordos de regularização de dívida assinados em 2019, no valor de mais de mil milhões Kz.

O Expansão apurou que o Instituto Nacional de Segurança Social já está a preparar as notificações, mas as empresas ainda podem evitar a cobrança coerciva se pagarem a totalidade da dívida. Segundo avançou o chefe de departamento de Regularização e Cobrança da Dívida do INSS, Lourenço da Silva, o processo de cobrança coerciva implementado pelo Instituto obedece a várias fases, a começar pela notificação dos incumpridores.

PONTO

O Hospital psiquiátrico de Luanda está com superlotação. Com capacidade para 250 camas, o hospital tem, nesta altura, 300 pacientes internados, o que levou a Direcção a aumentar o número de camas em algumas enfermarias.

O hospital, que está a ser reabilitado e ampliado, recebeu no sábado, 28/01, a visita da Ministra da Saúde. Satisfeita com a evolução das obras de reabilitação, Sílvia Lutukuta acredita que, dentro de seis meses, o Hospital vai melhorar a acomodação dos pacientes com o aumento de número de camas de 250 para 450.

SILVIA 1

 

 

 

 

O Hospital tem mais de 70% dos doentes abandonados pelos familiares, número que preocupa a Ministra da Saúde, que promete intensificar os contactos com o sector da Acção Social, para ajudar a reverter o Quadro.

A titular da saúde falou igualmente da necessidade urgente de descentralização dos serviços, que tem como prioridade potencializar os cuidados primários.

SILVIA 2

Associação Junto Justo com o Povo-Gira Angola, saiu as ruas de Luanda neste sábado, com objetivo de repudiar e sensibilizar a sociedade em geral sobre a fuga a paternidade.

O Caçosso Domingos tem mais pormenores.

CASSOSSO DOMINGOS 12H 

Amanhã angola assinala o Dia Mundial do Ambiente. Os desafios continuam na ordem dia segundo o ambientalista Vladimiro Russo.

VLADIMIRO RUSSSO 12H 

INTERNACIONAL

O Papa inicia amanha uma visita a República Democrática do Congo, seguindo três dias depois de Kinshasa para Juba,  capital do  Sudão do Sul, onde vai permanecer ate ao próximo domingo.

Nestes dois países, fortemente abalados pela violência protagonizada por grupos rebeldes, a segurança do Papa eh encarada como um grande desafio, tanto para o serviço de protecção do sumo pontífice como para os organizadores da visita papal. 

Ao contrário do programa inicial, a visita já não inclui uma escala em Goma, principal cidade da província de Kivu do Norte, no leste da RDC, palco de violência por grupos rebeldes, há mais de 25 anos.

Desde a sua eleição  em 2013, o papa  Francisco viajou quatro vezes para África, nomeadamente para o Quénia, Uganda e República Centro-Africana, Egipto, Marrocos, Moçambique, Madagáscar e Ilhas Maurícias.

Esta viagem, inicialmente marcada para Julho, foi adiada pelo Vaticano devido a problemas de saúde do Papa, que completa 86 anos este mês.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu manter o nível máximo de alerta para a pandemia de covid-19, depois de uma reunião do Comité de Emergência dos Regulamentos Internacionais de Saúde.

Embora o comité tenha reconhecido que a pandemia pode estar a aproximar-se de um ponto de viragem, decidiu que “não há dúvida” de que o coronavírus SARS-CoV-2 continuará a ser um agente patogénico permanentemente estabelecido em seres humanos e animais para o futuro e, por conseguinte, é criticamente necessária uma ação de saúde pública a longo prazo, anunciou a OMS em comunicado hoje divulgado.

Boris Johnson revelou, numa entrevista à BBC, que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou atacá-lo com um míssil durante uma chamada telefónica, em fevereiro de 2022, pouco antes da invasão da Ucrânia.

 

O antigo primeiro-ministro britânico, que abandonou o cargo em setembro do ano passado, diz que a ameaça surgiu quando os dois líderes discutiam as posições da Rússia e do Reino Unido sobre um cenário hipotético de adesão da Ucrânia à NATO.

 

“A certa altura, ele ameaçou-me e disse: ‘Boris, não o quero magoar, mas com um míssil levaria apenas um minuto'”, contou Boris Johnson.

 

Data de Emissão: 30-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados