Jornal 12h, edição de 29 Maio de 2023

PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO CONVIDADO MAIS UMA VEZ A DEMITIR SE.

ISABEL DOS SANTOS PODE SER LEVADA A TRIBUNAL PELO NÃO PAGAMENTO DE 400 MILHOES DE DOLARES DEVIDOS A UNITEL.

LUANDA ACOLHE CONFERENCI INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A CORRUPÇAO.

GOVERNADORA DE CABINDA COLOCA MULHER NO CENTRO DE TRANSFORMAÇOES DEMOCRATICAS EM ANGOLA. 

SOB FORTES MEDIDAS DE SEGURANÇA, NOVO PRESIDENTE DA NIGERIA TOMA HOJE POSSE.

JINGLE

Jornal ao meio dia são 29 de maio de 2023. Coordena de Alves, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

VIRGULA

O juiz conselheiro presidente do tribunal supremo esta cada vez mais isolado, a posição e de Carlos Rosado de Carvalho devido ao facto de vários membros da classe jurídica terem se pronunciado sobre a situação de Joel Leonardo.

O analista pensa que a situação do supremo esta a se torna insustentável.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 1 CASO JOEL 

Isabel dos Santos em situação delicada. A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, pode ser levada a tribunal num caso que envolve o não pagamento de cerca de 400 milhões de dólares à companhia de telecomunicações angolana UNITEl.

Os advogados da UNITEL pediram a um tribunal em Londres para acrescentar o nome de Isabel dos Santos ao processo que a UNITEL iniciou contra a companhia holandesa Unitel International Holdings (UIH).

Os defensores disseram que a UNITEL emprestou 395 milhões de dólares à companhia holandesa para a aquisição de acções em companhias de telecomunicações.

Para além dessa quantia, há ainda juros devidos, acrescentaram os advogados no tribunal em Londres.

Eles argumentam que Isabel dos Santos, que era a directora da UNITEL quando os empréstimos à UIH foram feitos, não cumpriu os seus deveres para com a UNITEL ao não tomar medidas para assegurar que a UIH iria pagar os empréstimos.

Por seu lado, os advogados de Isabel dos Santos argumentaram que a UNITEL é que é responsável pelo não pagamento das dívidas devido ao seu papel “na confiscação ilegal pelo Estado angolano dos bens da UIH”.

A UNITEL nega que tenha tido qualquer papel nessa confiscação pelo Estado. … comentário de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS CAÇABA ISABEL   12H 2

PONTO

Entre os dias 29 de Maio e 02 de Junho, Luanda vai acolher a Conferência sobre o Combate à Corrupção, cujo foco são os desafios da cooperação entre os Estados-membro da Comunidade de Países da África Austral (SADC), num evento organizado pelo Governo angolano e os Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC).

A actividade, que pretende reunir entidades governamentais, representantes da sociedade civil, especialistas e académicos da SADC, da UNODC e de organizações internacionais, tem como objectivo fortalecer a luta contra a corrupção, promover a transparência e a boa governação. Visa ainda contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas no âmbito da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (UNCAC).

O combate à corrupção e ao branqueamento de capitais são duas grandes bandeiras do Governo João Lourenço que tem em curso uma forte campanha de recuperação dos activos que foram constituídos com recursos públicos e ilegalmente transferidos para a propriedade de terceiros no país e no exterior.

“A realização da Conferência decorre do reconhecimento da necessidade urgente do desenvolvimento de acções coordenadas e de cooperação no âmbito da  SADC para a prevenção e combate à corrupção”, diz, o comunicado da organização do evento.…

O sub-secretário-geral das Nações Unidas (ONU) para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, valorizou, domingo, em Luanda, o potencial da diplomacia angolana para a estabilidade regional.

PONTO

A governadora de Cabinda, afirma ser a mulher, o principal expoente para a mudança consciência democrática.

Mara Kiosa, que falava a margem do encontro internacional da mulher ocorrido na última e que abordou assuntos ligados a Paz e a Democracia, disse que, a mulher tem nas mãos muitas das locações que o país precisa.

Durante o encontro várias mulheres afirmaram que ser preciso que o exercício da paz e da democracia, se faça de forma conjunta, onde a figura feminina seja vista como parte integrante do processo.

A jornalista Maria Humba tem mais dados…

MARIA HUMBA MULHER

PONTO

As Certidões de óbito entregues as famílias das vítimas do 27 de maio são credíveis… afirmação é do ministro da Justiça e Direitos humanos.

 Ministro, Marcy Lopes, desprezou às críticas ora desencadeadas por alguns familiares das vítimas, alegando não terem fundamentos e garantindo que alem de credíveis, o processo obedeceu todos os procedimentos técnico-legais.

RD: MARCY LOPES 1

Silva Mateus, presidente da Fundação 27 de Maio, corrobora da afirmação e diz não existir contrariedade sobre o andamento do processo, porque a organização que dirige tem acompanhado todo trabalho desenvolvido pela Comissão de Reconciliação em Memórias das Vítimas dos Conflitos Políticos.

SLVA MATEUS 12H

E o  sobrevivente do 27 de Maio, Miguel Francisco ‘’ MICHEL’’, considerou no ultimo sábado a MFM, que a Comissão de Reconciliação e Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos foi uma farsa e explica porque.

MIGUEL FRANCISCO – J013H27052023

Miguel Francisco ‘’MICHEL’’, exige que se crie uma Comissão da Verdade e que os algozes, perfeitamente identificáveis sejam responsabilizados politicamente.

MIGUEL FRANCISCO – J013H27052023

Miguel Francisco ‘’MICHEL’’, sobrevivente do 27 de Maio.

De recordar que alguns familiares das vítimas tombadas nos conflitos do 27 de maio, tem vindo a manifestar, descontentamentos afirmando que forma enganados pelo estado angolano.

 

Neste sábado 27 de maio, o cemitério dos Alto das Cruzes, em Luanda, acolheu o acto central de homenagem às vítimas do 27 de Maio de 1977.

O fim de semana foi marcado por várias ocorrências, entre acidente de viação, furtos,

Um morto, um ferido grave, e danos matérias ainda por calcular, é o resultado do acidente da viação ocorrido ontem, na estrada número 230, no município de Icolo e bengo. O acidente envolveu uma motorizada duas viaturas ligeiras e um autocarro. Segundo contam testemunhas, a condução sob estado de embriagues, excesso da velocidade estiveram na base do acidente em serie.;

RD: VOZ POP

Na província do Bengo, o Serviço de Investigação Criminal deteve, neste sábado, um cidadão nacional de 29 anos de idade, acusado na prática do crime de homicídio.

De acordo com a porta-voz do SIC Bengo, a vítima um cidadão nacional de 30 anos e que os factos terão ocorrido, na povoação de Lifune, comuna de Kicabo, motivados por uma discussão de valores monetários.

Subinspector de investigação Criminal Miguel Correia porta-voz do SIC no Bengo, disse que o implicado será presente ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais.

RD: MIGUEL CORREIA

E no âmbito da operação RX ao banditismo, desenvolvida pelo serviço de investigação criminal o este órgão do MININT, afirma ter detidos vários cidadãos. 

O cidadão exibiu armas de fogo em vídeo posto a circular nas redes sociais, cidadão que se fazia passar por uma senhora com imagem atraente e ludibriava as vítimas do sexo masculino; 

RD………. INSPECTOR-CHEFE QUINTINO FERREIRA PORTA-VOZ DA DIIP 1

Na Huíla, foi detido pela polícia na província local, o líder e mais 3 indivíduos   de uma associação criminosa altamente perigosa.

O implicado saiu em liberdade condicional, á 6 meses, depois de 11 anos na cadeia de Bentiaba província do namibe.

Como nos contas o inspector chefe Quintino porta-voz apontou ainda outros

RD………. INSPECTOR-CHEFE QUINTINO FERREIRA PORTA-VOZ DA DIIP 2

PONTO

ANGOLA MELHOROU CINCO POSIÇÕES NO ÍNDICE ANUAL DE MISÉRIA EM RELAÇÃO AO ANO 2021.

 

Angola desceu cinco lugares e ocupa a 13ª posição no Índice Anual de Miséria 2022, uma lista de 157 países, liderada pelo Zimbabué. Angola é o terceiro país mais infeliz economicamente em África, seguido do Sudão, o quinto no mundo e o segundo em África. No ranking global, o Zimbabué bateu a Venezuela e a Síria e lidera a lista elaborada por Steve Hanke, professor de Economia Aplicada na Universidade Johns Hopkins, EUA.

 

O Hanke”s 2022 Misery Index, divulgado, mede os países com base nas taxas de desemprego, inflação e dos juros dos créditos bancários, um ranking em que quanto maior a pontuação, maior é o grau de “infelicidade” económica. No caso do Zimbabué (com 414.7 pontos), o factor que mais pesa é a inflação, tendo destronado a Venezuela (330.8), que surge este ano em segundo lugar. Já no caso de Angola (93.518), o desemprego é o factor com mais peso na “infelicidade” económica dos cidadãos e que catapulta o País para um dos lugares cimeiros na lista onde os primeiros são os que estão pior.

 

Em relação ao índice de 2021, liderado por Cuba, o Zimbabué piora e galga cinco lugares, passando da quinta para primeira posição. Já no caso de Angola, regista-se uma melhoria. O país desce cinco lugares, da 8ª posição para 13ª.

 

A melhoria de posição, seja em que circunstância for, “é uma boa notícia” para Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola. Mas “não deixa de ser deprimente a posição de Angola, de resto em linha com outros rankings internacionais”.

 

 

 

 

 

 

 

AS AUTORIDADES REGULADORAS DA CONCORRENCIA REALIZAM AMANÃ O 2º FÓRUM NACIONAL DE REGULADORES.

 

Em alusão ao 5º aniversário da Lei da Concorrência, que marca igualmente os primeiros 5 anos de implementação da Politica de Concorrencia em Angola, a Autoridade Angolana da concorrência (ARC) realizará amanhã a 2ª Edição do Fórum Nacional de Reguladores.

O referido evento tem como objectivo principal reunir diferentes reguladores sectoriais para reflexão e debate acerca dos mais actuais assuntos que preenche a agenda da Regulação Económica em Angola.

Acerca da actividade, falou para a Rádio MFM,  Adalberto Cauaia, chefe do Departamento Jurídico e do contencioso da Autoridade Reguladora da Concorrência. 

RD:::: Dr. Adalberto Cauaia.

Luena acolhe 2ª sessão de Cooperação Regional Moxico/Ocidental

Uma delegação da província Ocidental da Zâmbia, encabeçada pelo seu ministro (governador), Kapelwa Mbangweta, chega hoje, segunda-feira, no Luena, para participar da 2ª sessão do Encontro de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre as duas regiões fronteiriças.

De recordar que esta  encontro realiza-se em resposta a primeira reunião decorrida de 24 a 26 de Abril último, na cidade de Mongu, capital da província Ocidental, cuja delegação do Moxico foi liderada pelo governador Ernesto Muangala.

INTERNACIONAL

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, este domingo, em Abuja, para a cerimónia de investidura do Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, a ter lugar esta segunda-feira.

No aeroporto local, Téte António,  que vai representar o Presidente João Lourenço, recebeu cumprimentos de boas vindas da Directora América do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Jane Adams, e do embaixador angolano, José Bamókina Zau.

Para assistir a investidura do novo Presidente da República Federal da Nigéria são aguardadas no país perto de 68 delegações estrangeiras e 30 Chefes de Estado e de Governo.

Bola Ahmed Tinubu, de 70 anos de idade, venceu as eleições presidenciais de Fevereiro, com 37% dos votos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito domingo (28), na segunda volta das eleições presidenciais do país, confirmou a Alta Comissão Eleitoral da Turquia.

“Com base nos resultados provisórios, foi constatado que o senhor Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República”, disse o presidente da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pela agência estatal Anadolu.

Os resultados oficiais finais devem ser anunciados no início desta semana.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já tinha reivindicado a vitória na segunda volta das eleições presidenciais que decorreram domingo no país, enquanto o adversário lamentou o resultado.

Perante os apoiantes, o chefe de Estado, que está há 20 anos no poder, garantiu que vai cumprir “todas as promessas feitas ao povo” e salientou que cada eleição é “um renascimento”.

Por seu lado, o opositor Kemal Kiliçdaroglu expressou a sua “tristeza” pelo futuro da Turquia.

 

 

 

Data de Emissão: 29-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados