Jornal 12h, edição de 29 de Março de 2023

SECRETARIO GERAL DO SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DENUNCIA AMEANÇAS DE MORTE NA SEQUÊNCIA DA GREVE DOS DOCENTES.

PRESIDENTE JOAO LOURENÇO LIBERTA QUASE 2 MILHOES DE DOLARES PARA FINANCIAR PROJECTO DE ÁGUAS PARA LUANDA.

BOMBEIROS ALERTAM PARA GRANDES INUDANÇOES NOS RIOS QUE CIRCUNDAM LUANDA.

MAIS DE DUZENTAS EMPRESAS PRONTAS PARA A EXPO INDÚSTRIA. A AMOSTRA ARRANCA LOGO A TARDE. 

AMERICA LIBERTA CEM MILHOES DE DOLARES PARA A LUTA CONTRA O TERRORISMO EM AFRICA.

SPOT MIX

Jornal da tarde de quarta-feira. São 29 de março de 2023. Edição de Manuel Vieira, com técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. a coordenação e de Alves Fernandes.

JINGLE MV

Greve dos professores do ensino superior, parece estar longe do fim. Secretario geral do SIMPES denuncia ameaça de morte.

O secretário-geral do Sindicato de Professores do Ensino Superior de Angola (SINPES) afirma estar a ser ameaçado de morte por causa da paralisação das aulas que já dura há um mês.

Eduardo Peres fez estas declarações acrescentado já ter apresentado queixa a uma esquadra de polícia nacional em luanda.

De acordo com o sindicalista apesar das constantes ameaças, ainda assim vai continuar por tempo indeterminado “até as últimas consequências“ disse.

E critica o silêncio do Governo, que a seu ver levará à anulação do ano letivo caso a situação se manter.

  1. PERES ALBERTO-1-29032023

Eduardo Peres Alberto, afirma ainda haver má vontade política por parte do executivo angolano no que diz respeito ao tratamento do diferendo.  E que o ministério está mais preocupado em disputar e discussões fúteis do que em negociar.

  1. PERES ALBERTO-2-29032023

Secretário-geral do sindicato dos professores do ensino superior, PERES ALBERTO, denuncia ameaça de morte.  Familiares das vítimas do 27 de Maio desapontadas com recusa do ministro em abordar o “caso das ossadas” e afirma que governo “continua a brincar” com sentimentos dos familiares.

PONTO

Os familiares das vítimas do 27 de Maio desapontadas com o silencio do ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola,  Marcy Cláudio Lopes, este se ter recusado a dar qualquer explicação sobre os resultados de testes de ADN, divugado pelas autoridades de saúde portuguesa, que confirmaram que ossadas entregues a algumas famílias das vítimas do 27 de Maio não são dos seus parentes.

Em declarações a imprensa, Familiares consideram o erro como grave e exigem explicações. 

É caso de Josefa da Silva, filha de António Lourenço Galiano da Silva, um dos nomes citados pelo presidente João Lourenço, aquando do reconhecimento do massacre de 27 de Maio, diz estar revoltada. Revelando que nunca ter confiado na CIVICOP.

  1. JOSEFA DA SILVA 1-29032023

Familiares das vítimas do 27 de Maio desapontadas com recusa do ministro em abordar o “caso das ossadas” consideram o erro como um “balde de água fria” e exigem explicações às razões da morte dos seus entes queridos.

PONTO ECONOMIA

Cerca de 230 empresas estão confirmadas para a exposição directa e indirecta da 5ª edição da Expo-indústria/2023, a ser realizada de 29 de Março a 1 de Abril, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, informou, o Presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Albernaz.

Sublinhou que as 230 participações confirmadas superam as cerca de 200 do ano 2019, altura em que a Expo-indústria registou um interregno de três anos, devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com o empresário, apesar de estar a ser finalizado o processo de inscrição, as participações confirmadas representam um número extremamente positivo para uma feira sectorial e relacionada com a indústria.

Fez saber que em termos de participação existem cerca de oito províncias, entre elas Benguela, Huíla, Namibe, Malanje, Cabinda e Cuanza Norte.

Acrescentou que as empresas expositoras são todas nacionais, “que operam no nosso mercado, exercem a sua actividade aqui, porque é uma expo virada à indústria nacional.

A participação internacional é de agentes que representam máquinas e equipamentos que põem à disposição destas indústrias para fazer o seu negócio”.

A 5ª edição da Expo-indústria/2023, a ser realizada de 29 de Março a 1 de Abril, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, vai juntar, entre vários sectores, a indústria de transformação, engenharia e construção civil, bem como indústria alimentar e o agronegócio.

Emprego e empreendorismo.  Jovens da Huíla pedem ao governo para acabar com exigência de cinco anos de experiência pelo sector privado nas admissões de trabalhadores. A analise de Carlos rosado de carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Governo angolano anuncia plano de recapitalização complementar para a TAAG.

O ministro angolano dos transportes Ricardo de Abreu , que respondia à questão sobre as constantes reivindicações dos funcionários da transportadora estatal angolana, manifestou-se também confiante de que o plano será apreciado, em breve, em Conselho de Ministros.

Falando na 8.ª edição do Café CIPRA (Centro de Imprensa do Presidência da República de Angola), em Luanda, o governante considerou existirem indicadores que demonstram claramente a necessidade de reestruturar a TAAG, em termos de processos, tecnologia e com “profissionais verdadeiramente comprometidos com a companhia aérea”.

RICARDO DE ABREU 12H

Gabinete de Operacionalização do novo aeroporto, José Paulo Nóbrega, dando conta que a certificação provisória será emitida pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) angolana. Segundo diz este aeroporto tem uma vida útil de mais de vinte anos.

JOSE PAULO NOBREGA  12H 

O novo aeroporto, segundo as autoridades angolanas, terá uma capacidade para receber 15 milhões de passageiros/ano, entre passageiros internacionais e domésticos, e está projetado para manusear 50 mil toneladas/ano.

PONTO

A primeira fase da implementação do projeto PROÁGUA – Plano Luanda 2022, que visa melhorar a rede de distribuição de água, conta com um financiamento de 196 milhões de euros, já autorizado pelo Presidente angolano, João Lourenço.

Em despacho presidencial n.º54/23 de 22 de março, João Lourenço autoriza a celebração do acordo de financiamento entre a República de Angola, representada pelo Ministério das Finanças e a instituição financeira inglesa Hong Kong and Shanghai Banking Corporation no referido montante.

O acordo de financiamento, diz o despacho a que Lusa teve hoje acesso, conta com a cobertura da Agência Francesa de Crédito à Exportação (BPI France), para o financiamento de 85% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro da BPI para a materialização do projeto.

O diploma presidencial autoriza também a celebração do acordo de financiamento entre as referidas instituições no valor global de 32,2 milhões de euros para o financiamento do “down payment” do referido contrato comercial e 100% da taxa de mitigação do risco.

O projeto PROÁGUA, criado pelo Governo angolano, visa reforçar a capacidade operacional da EPAL-EP (Empresa Pública de Águas de Luanda) com o objetivo de aumentar a produção dos sistemas existentes, melhorar a rede de distribuição de água e funcionamento otimizado com redução de perdas de redes associadas.

Os bombeiros de Luanda alertam para o risco de inundações em zonas ribeirinhas, isto junto os rios que circundam Luanda.

Segundo o informe dos bombeiros nos próximos dias se espera um aumento do caudal dos rios colocando em risco as populações ribeirinhas junto ao rio bengo e Kuanza. Faustino Migueis porta-voz dos bombeiros em Luanda

FAUSTINO MIGUEIS 1 CHUVAS

 Por outro lado, o porta voz apresentou as ocorrências das ultimas 24 horas, com destaque para mais de 4 intervenções.

FAUSTINO MINGUEIS 2 OCORRENCIAS

INTERNACIONAL

Os Estados Unidos vão apoiar com cem milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou hoje a vice-presidente, Kamala Harris.

O objetivo é travar a ameaça de expansão dos ramos da Al-Qaida e do grupo extremista Estado Islâmico que operam na região e nomeadamente no Sahel.

Harris, que está em visita oficial ao Gana onde se reuniu com o Presidente ganês, Nana Akufo-Addo, disse que os fundos fazem parte da estratégia dos EUA para promover a estabilidade no Benim, Costa do Marfim, Gana, Guiné e Togo. A analise de Osvaldo Nboko.

 

Data de Emissão: 29-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados