Jornal 12h, edição de 29 de Agosto de 2023
MANCHETES
GOVERNO ANUNCIA QUE NÃO HÁ AUTOTIZAÇÃO PARA SUBIDA DAS PROPINAS NO ENSINO PRIVADO. MOVIMENTO DE ESTUDANTES ANGOLANOS PEDE RESPONSABILIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES QUE JÁ SUBIRAM OS PREÇOS;
DISCUSSÃO SOBRE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO É DA RESPONSABILIDADE DA IGREJA, ESCLARECE PORTA-VOZ DA CEAST;
JUÍZES COLOCADOS NO INTERIOR DO PAÍS PASSARÃO A RECEBER SUBSÍDIOS DE ISOLAMENTO, ASSEGURA PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO;
AUTOMOBILISTAS NA HUÍLA CONTINUAM A VIVER INÚMEROS CONSTRANGIMENTOS DEVIDO À FALTA DE COMBUSTÍVEL NA PROVÍNCIA;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de terça-feira, 29 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
A ministra da Educação revelou, esta segunda-feira, que ainda não há qualquer autorização para o aumento das propinas nas instituições de ensino privadas e público-privadas. Luísa Grilo justifica a inexistência, até ao momento, de um decreto oficial para o efeito.
LUÍSA GRILO 12H
Em reacção, o presidente do MEA, Movimento de Estudantes Angolanos, Francisco Teixeira, pede medidas concretas ao ministério da Educação para responsabilização das instituições que já aumentaram os preços das propinas, como sublinhou.
FRANCISCO TEIXEIRA 12H
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento de Estudantes Angolanos, quando reagia à MFM sobre as declarações ontem da ministra da Educação que afirmou não existir ainda qualquer autorização para o aumento da propina nas instituições de ensino privadas e público-privadas.
Luísa Grilo falava no final da reunião extraordinária da Comissão para a Política Social, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote.
PONTO
Os bispos católicos angolanos rejeitaram pronunciar-se sobre a proposta de destituição do Presidente João Lourenço, numa iniciativa da UNITA.
O porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Belmiro Tchissengueti, esclarece que a discussão sobre o assunto é de total responsabilidade dos partidos políticos, uma vez que a CEAST não visa o alcance do poder político.
DOM BELMIRO 12H
Dom Belmiro Tchissengueti, porta-voz da CEAST, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, e bispo de Cabinda, quando falava, esta segunda-feira, aos jornalistas, no encerramento da segunda assembleia plenária dos bispos católicos de Angola e São Tomé.
…
O arcebispo emérito do Lubango diz que o seu livro de memórias surge para dar uma contribuição histórica aos angolanos sobre a sua trajetória, a construção da nação e a reconciliação nacional.
Dom Zacarias Kamuenho, lançou a sua obra ontem, intitulada “ACREDITEI, POR ISSO FALEI” na presença de várias figuras da sociedade angolana, entre políticos, religiosos e académicos.
Dom Zacarias Kamuenho mostrou-se feliz e justificou a pertinência da obra.
DOM ZACARIAS CAMUENHO 12H
Na apresentação da obra, Dom José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e actual presidente da CEAST afirmou que o livro é um contributo profundo para a história recente de Angola.
DOM IMBAMBA 12H
Dom José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e actual presidente da CEAST.
A obra “ACREDITEI, POR ISSO FALEI”, da autoria de Dom Zacarias Camuenho, foi lançada nesta segunda feira em Luanda.
PONTO
O juiz presidente do Tribunal Supremo anuncia que se está a criar condições para a acomodação dos magistrados no interior do país. Joel Leonardo, que falava, esta segunda-feira, na província do Bengo, esclarece que a medida visa atrair os juízes para as periferias.
JOEL LEONARDO 01 12H
Joel Leonardo apela, por outro, a maior celeridade dos profissionais da justiça no antendimento aos cidadãos.
JOEL LEONARDO 02 12H
Ouvimos o juiz presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, quando falava, ontem, aos trabalhadores do tribunal de comarca do Dande, na província do Bengo, durante a visita efectuada naquela região.
…
Vem aí o primeiro fórum jurídico, que vai abordar, de 5 a 7 de Setembro, a adopção da figura do juiz de garantia no ordenamento jurídico angolano, numa realização do INEJ, Instituto Nacional de Estudos Judiciários.
Francisco Hoje, da organização, disse à MFM que a actividade é aberta a todo o público interessado e destacou os temas a serem abordados.
FRANCISCO HOJE 12H
Francisco Hoje, técnico do INEJ, Instituto Nacional de Estudos Judiciários.
PONTO
A província da Huíla regista escassez de combustível há mais de uma semana. Os automobolistas e motociclistas no Lubango apelam à intervenção urgente de quem de direito para a resolução do problema.
VOX POP HUÍLA 12H
Falta de combustível na província da Huíla, cidadãos relatam inúmeros constrangimentos e apelam à intervenção urgente de quem de direito.
Contactada, a direcção regional sul da SONANGOL alegou não estar autorizada a pronunciar-se sobre o assunto.
…
A circulação do comboio no troço Moçâmedes-Bibala foi retomada, nesta segunda-feira, três anos depois de interrompida, devido à covid-19, numa cerimónia que contou a presença do ministro dos Transportes, Ricardo De Abreu.
O Presidente do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes garante que os serviços de manutenção, comunicação e segurança na transportação de pessoas e mercadorias serão funcionais.
António Coelho anuncia ainda que o preço do bilhete de passagem estará no alcance dos populares.
ANTÓNIO COELHO 12H
António Coelho, presidente do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes.
PONTO ECONOMIA
A consultora Oxford Economics reviu, esta segunda-feira, em baixa a previsão de crescimento de Angola, de 2,5% para 1,7% do PIB, Produto Interno Bruto, e piorou a estimativa para a inflação, esperando uma subida de 16,3% este ano.
“A inflação mais elevada e as maiores taxas de juros, bem como a forte redução nos subsídios aos combustíveis desde Junho, vai limitar significativamente o crescimento do consumo pessoal e o crescimento da economia não petrolífera”, escrevem os analistas num comentário aos últimos dados sobre a inflação no sítio da internet do departamento africano da consultora britânica Oxford Economics.
O analista Carlos Rosado de Carvalho diz que a previsão é realista, tendo em conta a actual dinâmica nacional.
CARLOS ROSADO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
…
O Executivo disponibilizou 153 mil milhões de kwanzas para apoiar a produção de alimentos e proteína animal, no quadro das medidas de estimulo à economia, informou, esta segunda-feira, o Ministério das Finanças.
Em nota de imprensa, o Ministério das Finanças esclarece que foi realizada a emissão de garantia pública no valor de 43 mil milhões de kwanzas à Campanha Agrícola 2024, com maturidade de 12 meses e taxa de juros de sete por cento/ano financiada pelo Banco Angolano de Investimentos.
PONTO DESPORTO
PONTO INTERNACIONAL