Jornal 12h, edição de 28 de Março de 2023

SINDICATO DOS JORNALISTA ANGOLANOS COMPLETA HOJE 31 ANOS – CLASSE CONTINUA A LUTAR POR LIBERDADE DE IMPRENSA PLENA.

MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS DENUNCIA COBRANÇAS ILEGAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS 

NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL ENTRA EM FUNCIONAMENTO ESTE ANO – A GARANTIA É DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. 

INTERNACIONAL

RÚSSIA DIZ QUE TESTOU MÍSSEIS NO MAR DO JAPÃO

PONTO MIX

Jornal da Tarde na MFM 28 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

PONTO 

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos, celebra hoje o seu 31º aniversário, e para assinalar a data, a classe propõe uma reflexão sobre vários temas ligados a classe esta tarde em Luanda.

O Secretario Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, disse que a data é celebrada numa altura em que a classe se debate com vários desafios e felicitou os profissionais por mais um aniversario. 

TEIXEIRA CANDIDO – 1 – J012H28032023

O Secretario Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, considerou que o exercício do jornalismo continua a ser difícil, principalmente no interior do país.

O Sindicalista apontou como maior dificuldade a falta de uma sede condigna.

TEIXEIRA CANDIDO – 2 – J012H28032023

Teixeira Cândido, fez recurso a História para relembrar o 28 de Março, num contexto de bastantes dificuldades, embora reconheça melhorias actualmente.

TEIXEIRA CANDIDO – 3 – J012H28032023

Sindicato dos Jornalistas Angolanos comemora hoje 31 anos de existência. 

PONTO 

O Movimento dos Estudantes Angolano MEA, mostrou-se preocupado, com a cobrança ilegal de contribuições e emolumentos nas Escolas Publicas.

O Presidente do MEIA, Francisco Teixeira, disse hoje a MFM, que muito alunos chegam de ser impedidos frequentarem a aulas por falta de pagamento.

Segundo Francisco Teixeira, as cobranças são feitas pelas Comissões de Pais e Encarregados de Educação.

FRANCISCO TEIXIERA – 1 – J012H28032023

O Presidente do MEA, apelou ao Ministério da Educação e as Comissões de Pais e Encarregados de Educação, no sentido de pararem com este tipo de cobranças.

FRANCISCO TEIXIERA – 2 – J012H28032023

Movimento dos Estudantes Angolanos, denuncia cobrança ilegal de emolumentos nas escolas publicas.

PONTO 

O novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto entrará em funcionamento no fim deste ano, afirmou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de algumas horas a infra-estrutura, o Chefe de Estado manifestou-se satisfeito com a evolução física dos trabalhos.

João Lourenço reiterou que, para satisfazer a movimentação de passageiros, tendo em conta o potencial do novo aeroporto, estão em curso negociações com a construtora de aviões norte-americana Boeing, para a aquisição de novos aparelhos.

JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H28032023 

Segundo o Presidente da República, todas as companhias que operam no Aeroporto 4 de Fevereiro, vão passar para o Novo Aeroporto, logo após a sua inauguração.

JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H28032023

Por outro lado – O Ministro dos Transportes Ricardo de Abreu, garantiu que os projectos das acessibilidades ao Novo Aeroporto estão curso e em breve entram em execução os de medio e logo prazos.

RICARDO DE ABREU – 1 – J012H28032023

O Ministro dos Transportes, falou ainda de como decorre o processo de certificação do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto.

RICARDO DE ABREU – 1 – J012H28032023

O novo aeroporto possui duas pistas duplas e está dimensionado para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial.

A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro vôo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

O projecto do aeroporto contempla a construção, de raiz, de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de 75 quilómetros quadrados.

PONTO 

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, apontou, esta segunda-feira, a aposta na educação para a mudança de mentalidades sobre o papel e lugar da mulher na sociedade, educação para a igualdade e equidade do género.

Carolina Cerqueira, que falava na abertura da conferência sobre violência contra a mulher e direitos humanos, afirmou que o empoderamento da mulher deve ocorrer por meio da integração do tema nos programas lectivos dos diversos sistemas de ensino e a promoção de um diálogo franco, aberto e inclusivo, entre todos os actores sociais sobre a violência contra a mulher.

CAROLINA SERQUEIRA – J012H28032023 

Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

PONTO 

Dois supostos marginais foram mortos pela polícia nacional em Mbanza Congo, no Zaire, durante um confronto. 

Mais dados com a repórter Maria Humba  

MARIA HUMBA – J012H28032023

PONTO

A IGAE, deteve em flagrante, no último fim de semana um Escrivão de Direito da Procuradoria-Geral da República, junto do Tribunal de Comarca.

O mesmo exigia a família de um detido, o pagamento de Dois Milhões de Kwanzas, para o soltar por alegado crime de Violação, a uma menor, na Centralidade do Sequele.

Frederico Jambalima Director de Denuncias, queixas e reclamações da IGAE, conta seguir toda a história.

FREDERICO JAMBALIMA – J012H28032023

IGAE, deteve em flagrante, no último fim de semana Escrivão de Direito da Procuradoria-Geral da República, junto do Tribunal de Comarca.

PONTO 

FMI diz que o governo reconhece “deficiências” no regime de declaração de bens dos titulares de cargos públicos e pretende reformular a Lei da Probidade Pública de acordo com os padrões internacionais. 

Segundo esta instituição internacional as melhores práticas preveem a consulta pública dos rendimentos e património dos políticos. O comentário de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H 1

O analista MFM fala ainda na necessidade da entrega da declaração de bens em documento lacrado e só em caso de necessidade de ir a busca, apesar das debilidades na execução]ao pratica do procedimento administrativo.

CARLOS RO0SADO 12H 2 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho. 

INTERNACIONAL 

Moscovo testou mísseis anti-navio no mar do Japão, anunciou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

O Ministério disse que duas embarcações lançaram um ataque simulado com mísseis contra um falso navio de guerra inimigo, a cerca de 100 quilómetros de distância.

O alvo foi atingido com êxito por dois mísseis de cruzeiro Moskit, acrescentou.

O Moskit é um míssil de cruzeiro supersónico antinavio com capacidade para transportar ogivas convencionais e nucleares.

Moscovo indicou que o exercício decorreu no golfo de Pedro, o Grande, no mar do Japão, sem especificar as coordenadas.

FIM 

Data de Emissão: 28-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados