Jornal 12h, edição de 28 de Julho de 2023
TITULOS
LÍDER DA UNITA REFORÇA EM WASHINGTON QUE O SEU PARTIDO APRESENTARÁ EM BREVE O PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;
CONTA GERAL DO ESTADO REFERENTE 2021 – APROVADA APENAS COM VOTOS DO MPLA, QUE DETÉM MAIORIA ABSOLUTA NO PARLAMENTO.
NÚMEROS APRESENTADOS PELO INSTITUTO NACIONAL DE LUTA CONTRA A SIDA SOBRE CASOS DE HEPATITES AINDA NÃO REFLECTEM A REALIDADE DE ANGOLA, ESCLARECE RESPONSÁVEL;
INTERNACIONAL
QUASE 20 ANOS DEPOIS, SINGAPURA EXECUTA PRIMEIRA MULHER POR TRÁFICO DE HEROÍNA.
JINGLE MIX
Jornal da MFM, quarta – feira, 26 de Julho de 2023.
Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo e apresenta as noticias o Tony Fancy
PONTO
A conta geral do estado referente 2021 foi aprovada apenas com votos do MPLA, que detém maioria absoluta no parlamento.
Na ocasião, A Assembleia Nacional recomendou, ao Executivo, a melhorar os mecanismos de responsabilização dos gestores públicos pelo incumprimento e atraso na prestação de contas.
A recomendação vem expressa na Conta Geral do Estado (CGE) referente ao ano fiscal de 2021, cujo Projecto de Resolução foi aprovado esta quinta-feira, no hemiciclo, com 100 votos a favor (MPLA), 61 contra (UNITA) e 04 abstenções do PHA e grupo parlamentar Misto PRS/FNLA.
O documento foi apresentado no Plenário pela ministra das Finanças, Vera Daves.
VERA DAVES 07H
Ao Executivo o Parlamento recomendou a continuar com as diligências no sentido das missões diplomáticas consulares, governos provinciais e administrações municipais prestarem contas nos prazos estabelecidos por lei.
A Assembleia Nacional quer também que o Executivo preste maior atenção às recomendações do Tribunal de Contas, com realce aos exercícios anteriores, de modo a garantir o seu cumprimento global.
Os legisladores recomendaram ao Governo a garantir verbas para a conclusão dos projectos, no âmbito dos Programas de Investimentos Públicos e do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.
O ministro de estado para a coordenação económica, José de Lima Massano, falou sobre os momentos que justificam o actual orçamento.
MASSANO 07H
Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
PONTO UNITA
O presidente da UNITA reforça que o seu partido irá apresentar, em breve, na Assembleia Nacional o processo de destituição contra o Presidente da República, João Lourenço.
Adalberto Costa Júnior está em Washington e concedeu uma entrevista à Voz da América.
ADALBERTO 01
O líder do maior partido político na oposição em Angola entende que o MPLA não está preparado para um ambiente democrático.
ADALBERTO 02
O político considera, por isso, como muito negativo, o quadro político actual no país.
ADALBERTO 03
Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em entrevista à Voz da América. Em Washington, o político tem uma agenda carregada de encontros com estruturas do Governo americano e do Congresso, bem como outros parceiros multilaterais.
A visita do presidente da UNITA aos Estados Unidos termina no sábado.
-.-
Enquanto isso, o deputado do MPLA, Kilamba Van-duném, afirmou, ontem, na Assembleia Nacional, que a intenção da UNITA não tem fundamento legal constitucional.
KILAMBA 12 HORAS
Deputado do MPLA, Kilamba Van-duném, ontem, na Assembleia Nacional.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, abordou quinta-feira, em Luanda, com entidades de algumas congregações religiosas, várias questões relacionadas com o actual momento social, político e económico do país.
Entre as preocupações manifestadas ao Chefe de Estado pelos sete dirigentes religiosos recebidos, em audiências separadas, no Palácio Presidencial, da Cidade Alta, destaque para a subida dos preços dos produtos da cesta básica e a necessidade da criação de projectos que contribuam para a reintegração social dos cidadãos, em várias comunidades.
Na ocasião, a Secretária Geral do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola , Reverenda Deolinda Dorcas Teca, acredita nas decisões tomadas pelo executivo angolano para a melhoria da vida das populações.
DORCAS TECA 12 HORAS
Quem também deposita confiança nas medidas levadas a cabo pelo Presidente da República, João Lourenço, é o Presidente do Fórum Cristão Angolano, Reverendo Luís Nguimbi.
LUÍS NGUIMBI 12 HORAS
Líderes religiosos à margem da audiência concedida a si pelo Presidente da República, João Lourenço, onde apresentaram várias questões relacionadas com o actual momento social, político e económico do país.
PONTO
A Chefe de Departamento de Apoio Clínico e Medicamentoso do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida esclarece que os números apresentados por aquela instituição que indicam a notificação de mais de cinco mil casos de hepatites, entre 2021 e 2023, não reflectem ainda a realidade do país. Graça Manuel falava, à rádio pública, por ocasião do Dia das Hepatites, assinalado hoje.
GRAÇA MANUEL 01
Graça Manuel fala ainda das estratégias de combate à doença.
GRAÇA MANUEL 02
Chefe de Departamento de Apoio Clínico e Medicamentoso do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Graça Manuel, uma gentileza da RÁDIO Nacional de Angola.
O Dia das Hepatites, assinalado hoje, celebra-se com o lema: “Uma vida, um fígado”. Em Angola, a hepatite B é mais diagnosticada.
PONTO
Bancos centrais Americano e europeu sobem juros para máximos de 22 anos.
O regulador bancário da zona euro agravou a taxa pela nona vez consecutiva, em mais 25 pontos. A nova taxa tem entrada a 02 de Agosto.
O Banco central europeu explica que a inflação continua a descer, mas ainda se espera que permaneça demasiado elevada durante muito tempo.
No entender de Carlos Rosado de Carvalho, o finaciamento externo angolano fica mais complicado, dado o contexto económico mundial.
CARLOS ROSADO 12H
Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO CORRIDO
O governo angolano prepara-se para anunciar, em Setembro do corrente ano, o concurso internacional para a gestão do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL).
A inauguração do aeroporto está prevista para Dezembro deste ano, segundo o ministro dos Transportes, Ricardo d´Abreu.
A intenção do Executivo angolano, segundo o titular dos Transportes, passa por começar a operacionalização do Novo Aeroporto Internacional por via da transportação de cargas e, depois seguir com as outras fases subsequentes.
Quanto da execução das obras, reiterou que decorrem a “bom ritmo”, justificando a sua visita à China que serviu para a finalização de detalhes técnicos, como as questões tecnológicas, dos equipamentos a serem colocados ao longo da infra-estrutura aeroportuária e outros, para a operacionalização do aeroporto dentro das datas previstas.
INTERNACIONAL
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje aos líderes e representantes da maioria dos países africanos que a sua nação está a fazer todos os esforços para evitar uma crise alimentar global.
Vladimir Putin falava na sessão de abertura da cimeira Rússia-África, que conta com a participação de um número muito menor de chefes de Estado e de Governo africanos, em comparação com o encontro em 2019.
Putin afirma que o seu país continuará a apoiar os Estados e regiões necessitados, particularmente com as suas entregas humanitárias.
-.-
Ainda da actualidade internacional, a Singapura enforcou hoje uma mulher, de 45 anos, por tráfico de droga, disseram as autoridades, anunciou o Site Notícias ao Minuto.
Esta é a primeira mulher em quase 20 anos a ser executada pelas autoridades de Singapura.
“A sentença de morte imposta a Saridewi Binte Djamani foi executada a 28 de Julho de 2023”, informou o Gabinete Central de Estupefacientes, em comunicado.
Djamani foi condenada por tráfico de 30,72 gramas de heroína, mais do dobro do volume punível com a pena de morte em Singapura e é a primeira mulher a ser executada na cidade-estado desde 2004, disse o gabinete.