Jornal 12h, edição de 27 de Setembro de 2024

MANCHETES

Destaques do Jornal do Meio-Dia – Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

MANCHETES
– LEVANTAMENTO DIÁRIO NOS MULTICAIXAS PASSA DE 100 PARA 120 MIL KWANZAS;
– JORNALISTAS PEDRO MIGUEL, DA RNA, E VICTORINO MATIAS UTCHICA, DO JORNAL DE ANGOLA, CONCORREM AO CADEIRÃO MÁXIMO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS;
– PRORROGADO PARA AMANHÃ O PRAZO DE ENTREGA DE CANDIDATURAS PARA A LIDERANÇA DA JMPLA;
– ISRAEL AINDA NÃO RESPONDEU À PROPOSTA DE CESSAR FOGO APRESENTADA PELA FRANÇA, ESTADOS UNIDOS E ALGUNS PAÍSES ÁRABES, PARA EVITAR A ESCALADA DO CONFLITO COM O HEZBOLLAH.
JINGLE MIX
Notícias no Jornal ao meio dia de sexta-feira, 27 de Setembro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
Os usuários dos serviços MULTICAIXA podem, a partir de agora levantar 120 mil kwanzas em duas operações de 60 mil cada, tal como anunciou a EMIS, Empresa Interbancária de Serviços.

Os clientes podem, ainda, levantar mais 30 mil kwanzas diários através dos Terminais de Pagamento Automático, vulgo “TPA”, totalizando assim 150 mil kwanzas por dia.

Antes, os multicaixas permitiam levantamentos diários de até 100 mil kwanzas, em três operações.
A este respeito, o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, considera que este aumento ainda é insuficiente e entende, por outro lado, que a ideia do BNA é de usar os levantamentos nos multicaixas como instrumentos de política monetária.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’ 03’’ 12H 27 09 2024
Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, a respeito do levantamento diário nos multicaixas que passa de 100 para 120 mil kwanzas.
PONTO
Os trabalhadores da indústria petrolífera estão reunidos neste momento, em Luanda, no sexto congresso ordinário do Sindicato das Indústrias Petroquímicas e Metalúrgicas de Angola, com foco na manutenção do emprego e melhoria das condições de trabalho dos filiados.
Entre as grandes preocupações dos trabalhadores da indústria petrolífera estão questões salariais, como fez saber o secretário-geral daquela associação sindical, Luís Manuel.
LUIS MANUEL – 01′ 18” 12H 27 09 2024
Luís Manuel, secretário-geral do Sindicato das Indústrias Petroquímicas e Metalúrgicas de Angola, que realiza neste momento o seu sexto congresso ordinário.

É já amanhã que será eleito o novo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, em substituição de Teixeira Cândido, que termina o seu segundo e último mandato.
A competição no sétimo congresso ordinário será marcada por duas listas, uma liderada pelo jornalista Pedro Miguel, da Rádio Nacional de Angola, e outra encabeçada por Vitorino Matias Utchica, profissional do Jornal de Angola, baseado na província da Lunda Norte.
Fazendo uma avaliação de dois mandatos de Teixeira Cândido, o jornalista Reginaldo Silva, um dos fundadores do sindicato, reconhece que nos últimos dez anos o Sindicato atingiu um patamar respeitável da sociedade, conferindo maior respeito e dignidade aos profissionais da classe;
REGINALDO SILVA – 02′ 27” 12H 27 09 2024
Reginaldo Silva, jornalista, a propósito do sétimo congresso ordinário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos que se realiza já amanhã.
PONTO MPLA
O prazo de entrega de candidaturas para a liderança da JMPLA foi prorrogado para amanhã, 28 de Setembro.
Inicialmente, o término estava previsto para ontem, mas a Comissão Preparatória do Nono Congresso Ordinário decidiu alargar o período, para permitir que outros militantes que queiram concorrer à liderança do braço juvenil do MPLA ainda possam apresentar a sua candidatura, tal como fez saber o primeiro secretário nacional cessante e coordenador da Comissão, Crispiniano dos Santos.
CRISPINIANO DOS SANTOS – 01’ 25’’ 12H 27 09 2024 BOMMM
Crispiniano dos Santos, primeiro secretário nacional da JMPLA e coordenador da Comissão Preparatória do IX Congresso Ordinário do braço juvenil do partido dos Camaradas, onde seis pré-candidatos já formalizaram a sua intenção.
A validação das pré-candidaturas será divulgada no dia 30 e as reclamação deverão ser submetidas até às 15h do dia 1.º de Outubro.
O Nono Congresso Ordinário da JMPLA acontece de 21 a 23 de Novembro deste ano.
PONTO
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República garante combate cerrado ao garimpo de diamantes, contrabando de combustível e emigração ilegal, na província da Lunda Sul.
O reforço das medidas que visam travar estes males foi anunciado por Francisco Pereira Furtado, durante a visita que efectuou àquela província esta semana.
FRANCISCO PEREIRA FURTADO 01 – 01′ 18” 12H 27 09 2024
O ministro de Estado considera como muito grave o contrabando de combustível na região leste do país, onde são desviados diariamente milhares de litros do produto para os países vizinhos.
FRANCISCO PEREIRA FURTADO 02 – 58” 12H 27 09 2024
Francisco Pereira Furtado, ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, a respeito do contrabando de combustível na região leste do país.

Por outro lado, o ministro Francisco Pereira Furtado, que é igualmente o Coordenador Comissão Multissectorial do Censo 2024, fez saber que o exercício censitário não será prorrogado e garantiu que estão resolvidas as questões de ordem logística verificadas na fase final do processo.
FRANCISCO PEREIRA FURTADO – CENSO – 01′ 13” 12H 27 09 2024
Não haverá prorrogação do CENSO 2024, garante governo angolano.
PONTO
A nova época chuvosa já começou a fazer estragos no país.
Duas pessoas morreram na última quarta-feira e uma outra ficou gravemente ferida, em consequência da queda de uma árvore, devido às cargas pluviométricas, na província da Lunda Norte.
Entretanto, na província de Cabinda, as autoridades já traçaram estratégias para minimizar os danos causados pelas chuvas, segundo o secretário executivo da Comissão de Protecção Civil, Henrique Brás Capita.
HENRIQUES BRÁS CAPITA – 01′ 42” 12H 27 09 2024
Henrique Brás Capita, secretário executivo da Comissão de Protecção Civil de Cabinda, onde foram traçadas estratégias para minimizar possíveis consequências da época chuvosa.

Continuamos na província mais ao norte de Angola.
O Hospital Provincial de Cabinda precisa de 42 médicos especializados nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e urologia, para a melhoria da assistência médica à população.
Neste momento, a instituição conta apenas com 12 médicos, número insuficiente para atender a demanda de pacientes, de acordo com o diretor da referida unidade sanitária, Pombalino de Oliveira.
POMBALINO DE OLIVEIRA – 01′ 13” 12H 27 09 2024
Pombalino de Oliveira, diretor geral do Hospital Provincial de Cabinda, durante a visita efectuada pela governadora local, Suzana de Abreu, à sua unidade sanitária.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço e a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, estiveram reunidos, esta quinta-feira, com o casal presidencial norte-americano.
O momento representa a recepção tradicional que é oferecida Presidente dos Estados Unidos da América aos líderes mundiais que se deslocam anualmente, em Setembro, a Nova Iorque, para o debate em plenária da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O encontro do Presidente João Lourenço com o homólogo norte-americano, Joe Biden, marcou o fim da missão oficial do estadista angolano em Nova Iorque, e acontece poucos dias antes da visita de Biden a Angola, que acontece de 13 a 15 de Outubro próximo.

Ontem mesmo, o embaixador norte-americano em Angola foi recebido em audiência pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

No Parlamento angolano, Tulinabo Mushingi reafirmou o investimento dos Estados Unidos da América em mais de 500 milhões de dólares no corredor do Lobito, tendo falado igualmente sobre a vinda de Joe Biden a Angola no próximo mês de Outubro.
TULINABO MUSHINGI – 01′ 03” 12H 27 09 2024
Tulinabo Mushingi, embaixador dos Estados Unidos em Angola à saída de uma audiência ontem na Assembleia Nacional, onde abordou, entre outros pontos, a visita do Presidente Joe Biden a Angola, que acontece de 13 a 15 de Outubro próximo.
A vinda do líder da maior potência mundial ao nosso país estará em debate, amanhã, na MFM, durante o programa O ESTADO DA NAÇÃO.
PONTO
O SENADIAC, Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, realiza no próximo dia 3 de Outubro, um seminário de capacitação, sobre regime jurídico das entidades de gestão coletiva, dos direitos de autor e conexos, ordenamento nacional e as experiências internacionais.
Em entrevista esta manhã, ao programa “10 PARA O MEIO DIA” da MFM, a diretora-geral adjunta do SENADIAC, Queta Kassola, explicou ao detalhe os objetivos do evento que irá decorrer em formato híbrido, e contará igualmente com a participação de especialistas estrangeiros.
QUETA KASSOLA – 01′ 53” 12H 27 09 2024
Queta Kassola, diretora-geral adjunta do SENADIAC, Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, que realiza no próximo dia 3 de Outubro, um seminário de capacitação, sobre regime jurídico das entidades de gestão coletiva, dos direitos de autor e conexos, ordenamento nacional e as experiências internacionais.
PONTO DESPORTO

A selecção nacional de futebol em sub 20 estreia-se hoje na Taça Cosafa, competição que começou ontem em Moçambique.
Angola liderada por Kito Ribeiro defronta a Zambia, às 15horas desta sexta feira, numa competição qualificativa para a fase final do CAN da categoria, a disputar-se em 2025, no Reino de Marrocos.
Angola está no Grupo B ao lado da Zâmbia e da Namíbia. O Madagáscar, por razões financeiras, desistiu da competição à última hora.

O lutador angolano, Demarte Pena, defronta hoje o lutador brasileiro Marcel Adur no prestigiado num evento internacional que decorre em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Demarte está motivado para representar o país e o contintente da melhor forma neste combate.
DEMARTE PENA – PARTE 1 – 43” 12H 27 09 2024
Demarte Penam, lutador angolano, prometendo elevar o nome de Angola a mais um evento internacional.
PONTO INTERNACIONAL

ISRAEL AINDA NÃO RESPONDEU À PROPOSTA DE CESSAR FOGO APRESENTADA PELA FRANÇA, ESTADOS UNIDOS E ALGUNS PAÍSES ÁRABES, PARA EVITAR A ESCALADA DO CONFLITO COM O HEZBOLLAH.
O gabinete do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou, esta quinta-feira, a possibilidade de um cessar-fogo de 21 dias, no Líbano, nas próximas horas.
“As notícias sobre um cessar-fogo são incorrectas. Trata-se de uma proposta franco-americana, à qual o primeiro-ministro nem sequer respondeu”, afirmou o gabinete de Benjamin Netanyahu num comunicado, citado pela Lusa.
Os Estados Unidos da América e países aliados, incluindo o Canadá, a França e a Alemanha, emitiram uma declaração conjunta, na quarta-feira, para apelar a um cessar-fogo de 21 dias na fronteira entre Israel e o Líbano.
O gabinete Primeiro-Ministro “deu também instruções às Forças Armadas para continuarem os combates com toda a força e de acordo com os planos apresentados”, refere a mesma fonte.

 

Data de Emissão: 27-09-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados