Jornal 12h, edição de 27 de Setembro de 2023
TRABALHADORES DA EMPRESA NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE ELETRICIDADE EM GREVE, DEVIDO A PÉSSIMAS CONDIÇÕES SALARIAIS E LABORAIS;
GOVERNO VAI UNIFORMIZAR OS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, PARA EVITAR DESIGUALDADES REMUNERATÓRIAS;
PRESIDENTE DA UNITA AFIRMA QUE EXECUTIVO NÃO TEM SIDO EFICIENTE EM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS ECONÓMICOS E SOCIAIS DAS POPULAÇÕES;
SECRETÁRIO DE DEFESA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DISCURSA HOJE EM LUANDA SOBRE POLÍTICA DO SEU PAÍS PARA O CONTINENTE AFRICANO;
NO DIA MUNDIAL DO TURISMO, CIDADÃOS RECLAMAM DA BAIXA QUALIDADE E DA ALTA DE PREÇOS DOS HÓTEIS E ESPAÇOS TURÍSTICOS NO PAÍS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, terça-feira, 27 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.
JINGLE MV
Os trabalhadores da ENCEL, Empresa Nacional de Construção de Eletricidade, cumprem hoje o primeiro dos nove dias da greve, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Energia Elétrica, que reivindica por melhores condições salariais e laborais.
À MFM, o secretário-geral da referida organização sindical, João Cata, disse que a condição social dos 160 trabalhadores da Empresa Nacional de Construção de Eletricidade é deplorável.
JOÃO CATA 01 12H 270923
A paralisação dos trabalhadores afectou os principais serviços da empresa, numa altura em que o sindicalista assegura que os trabalhos mínimos estão garantidos.
JOÃO CATA 02 12H 270923
João Cata, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Energia Elétrica.
E tudo acontece numa altura em que o governo garante que vai uniformizar os salários na administração pública para evitar desigualdades remuneratórias e para gerar sentimento de justiça salarial.
Esta terça-feira, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, o Roteiro para Implementação da Nova Estrutura Remuneratória da Administração Pública.
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, explica que a Nova Estrutura Remuneratória vai criar melhor harmonia salarial.
TERESA DIAS 01 12H 270923
Teresa Dias fala sobre a visão do governo sobre as alterações nas questões salariais dos funcionários públicos.
TERESA DIAS 02 12H 270923
Teresa Dias, ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
E esta medida do executivo, que pretende aumentar os rendimentos mensais dos trabalhadores e respectivas famílias, através dos grandes sectores económicos, nomeadamente a Agricultura, Transportes, Serviços, Indústria Transformadora, Comércio e Indústria Extractiva, mereceu comentários de Carlos Rosado de Carvalho.
Para o analista MFM a medida se destina a valorizar quem menos ganha na função pública;
CARLOS ROSADO 12H 270923
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
Ainda ontem, a Comissão Económica aprovou a política que define os preços mínimos de referência para aquisição e eventual constituição do stock da Reserva Estratégica Alimentar, com produtos de amplo consumo e de produção nacional.
O secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Antunes, destaca os incentivos do governo para o aumento da produção nacional.
AMADEU ANTUNES 12H 270923
Secretário de Estado para o Comércio, Amadeus Antunes.
PONTO UNITA
O Presidente da UNITA considera que o governo não tem sido eficiente em solucionar os problemas económicos e sociais que afectam a população angolana.
Adalberto Costa Júnior falava, esta terça-feira, em Luanda, durante a Conferência Internacional Sobre Paz, Segurança E Desenvolvimento em Angola, organizada pelo maior partido político na oposição, o âmbito do Dia Mundial da Paz.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 01 12H 270923
Adalberto Costa Júnior, que voltou a falar sobre desrespeito dos direitos fundamentais dos cidadãos angolanos, refere que a autoridade política só tem sentido quando serve ao bem comum.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 02 12H 270923
Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, falando ontem, em Luanda, durante a Conferência Internacional Sobre Paz, Segurança e Desenvolvimento em Angola, organizada pelo seu partido político.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, na manhã desta quarta-feira, o secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin, no âmbito do reforço da cooperação no sector Militar entre os dois países.
Desde terça-feira na capital angolana, para uma visita de 24 horas, o representante norte-americano vai manter, também, um encontro de cortesia com o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Ainda hoje, às 14 horas, Lloyd Austin vai proferir um discurso no auditório do Arquivo Histórico Nacional, sobre os novos ângulos da política dos EUA para a África, sob o lema “O Poder da Parceria”.
As soluções lideradas por africanos para desafios de segurança mútua e a importância das parcerias dos Estados Unidos no continente, são alguns pontos que fazem parte dos objectivos do périplo do responsável norte-americano ao Djibouti, Somália, Quénia e Angola.
De recordar que esta é a primeira visita ao país de um secretário de Defesa norte-americano.
PONTO
Continuam as reacções sobre a situação na escola n.º 306, também conhecida por colégio “Dembo Sala Mubemba”, na cidade de Caxito, província do Bengo, onde os estudantes do período nocturno estão sem aulas desde o incício do ano lectivo, porque a direção da instituição do ensino geral não tem dinheiro para comprar lâmpadas para as salas de aulas e outras dependências da instituição.
O presidente da Associação Provincial dos Estudantes do Bengo lamenta que os alunos daquela escola estejam uma vez mais a ser prejudicados por uma situação que já foi vivida no ano lectivo passado. Soeiro Paulino exige, por isso, uma medida urgente de quem de direito.
SOEIRO PAULINO 12H 270923
Soeiro Paulino, presidente da Associação Provincial dos Estudantes do Bengo.
Quem também adverte para necessidade de uma intervenção urgente do Gabinete Provincial da Educação do Bengo é o secretário do SINPROF naquela província, César António.
CÉSAR ANTÓNIO 12H 270923
César António, secretário provinial do SINPROF, Sindicato Nacional do Professores no Bengo.
PONTO
Celebra-se hoje, 27 de Setembro, O Dia Mundial do Turismo. Este ano, a Organização Mundial de Turismo escolheu como tema das celebrações “Turismo & Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.
No entanto, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, lembra que nos dias de hoje “a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo”.
Assim, o Secretário-Geral da ONU defende a necessidade de um reconhecimento vital de investimentos verdes para construir um sector de turismo que atenda às pessoas e ao planeta.
E esta manhã, os cidadãos reflectiram sobre o estado actual do turismo no país. Para o ouvintes da MFM, as péssimas condições por que se encontram mutas vias de acesso, bem como a alta de preços nos hóteis, têm contribuídos negativamente para o impulsionamento do sector turístico nacional.
VOX POP TURISMO 12H 270927
Celebra-se hoje, 27 de Setembro, O Dia Mundial do Turismo. Este ano, a Organização Mundial de Turismo escolheu como tema das celebrações “Turismo & Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.