Jornal 12h, edição de 27 de Novembro de 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA HOJE NA LUNDA SUL O MAIOR PROJECTO DIAMANTÍFERO DO PAÍS; 

– JOÃO LOURENÇO SERÁ RECEBEIDO POR JOE BIDEN NA CASA BRANCA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

– NÃO HÁ SINAL DO CORPO DO JOVEM ARRASTADO HÁ TRÊS DIAS PELAS ÁGUAS DAS CHUVAS TORROENCIAIS QUE SE ABATERAM SOBRE LUANDA;

– CINCO CIDADÃOS CHINESES DETIDOS POR TENTAREM SUBORNAR EFECTIVOS DO SIC COM SETE MILHÕES DE KWANZAS; 

– FEDERAÇÃO ANGOLANA DE ARTES MARCIAS MISTAS PROTESTA RESULTADO DO COMBATE DA FINAL DO MUNDIAL JUNTO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA MODALIDADE;

– PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL CONDICIONA PROLONGAMENTO DE CESSAR-FOGO COM O HAMAS, À GARANTIA DE LIBERTAÇÃO DE 10 REFÉNS POR DIA. 

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 27 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE

Continua desaparecido o corpo do jovem cobrador de táxi que foi arrastado pelas águas das fortes chuvas que se abateram sobre Luanda na última quinta-feira.

O desenvolvimento desta matéria para acompanhar ao longo desta presença informativa.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço,  inaugura hoje na Lunda Sul, o maior projecto diamantífero do país. Trata-se da mina do Luele, localizada nas margens do rio com o mesmo nome, a 37 quilómetros da cidade de Saurimo, com uma dimensão três vezes maior do que a mina de Catoca.

Numa primeira fase, o projecto diamantífero do Luele vai funcionar com 1.200 trabalhadores, podendo garantir nos próximos cinco anos mais de 5.000 empregos directos.

Além da inauguração do projecto diamantífero, o Presidente da República João Lourenço vai igualmente reunir com o governo local, devendo receber em audiências separadas representantes das autoridades tradicionais e religiosas, assim como da classe empresarial e da juventude local..

O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, considera que a visita do Presidente da República vai dar um no impulso ao desenvolvimento da província, visto que há uma grande expectativa em torno dos benefícios resultantes da mina do Luele, que é o maior projecto diamantífero do país.

DANIEL FÉLIX NETO – 01′ 41” 12H 271123

Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, falando sobre a inauguração da mina do Luele pelo Presidente da República.

A este propósito, o historiador e professor universitário na cidade de Saurimo alerta para a necessidade de se criarem condições para a formação técnica e profissional dos jovens da região…

Era o historiador…

Presidente da República, João Lourenço,  efectua a partir de hoje uma visita de trabalho de dois dias à província da Lunda Sul, tendo como ponto alto a inauguração do maior projecto diamantífero de país, a mina do Luele, cujo kimberlito permite explorar diamantes até a uma profundidade de 600 metros.

Entretanto, o muito aguardo encontro entre o Chefe de Estado angolano com líder da maior potência do planeta, no salão oval da Casa Branca, acontece já esta quinta feira, dia 30 de Novembro. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe em audiência o Presidente João Lourenço, numa altura em que as relações entre os dois países atingiram um nível de excelência, em vários domínios.

No centro das abordagens estará ainda o Projecto de Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais no Corredor do Lobito, que ligará Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais, através do porto marítimo situado no litoral de Benguela. 

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, fala do novo momento das relações entre Angola e os EUA.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’ 36’’ 12H 271123

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, e o reforço das relações entre Angola e os Estados Unidos da América, que será marcado por um encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden, na próxima quinta-feira, 30 de Novembro, na Casa Branca. 

PONTO

As centrais sindicais angolanas continuam firmes quando uma possível convocação de uma greve geral a partir de Janeiro do próximo ano. A decisão sobre a possível paralisação total foi analisada na última sexta em todo o país, onde os movimentos sindicais UNTA-Confederação Sindical, CGSILA e a Força Sindical Angolana, ouviu opiniões favoráveis dos filiados, sindicatos e parceiros sociais, sobre a medida. 

A informação foi avançada à MFM pelo secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, Francisco Jacinto. 

FRANCISCO JACINTO – 02′ 13” 12H 271123

Francisco Jacinto, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, e a decisão da convocação de uma greve geral no país, a partir de Janeiro, com o objetivo de chamar a atenção do governo devido à sua falta de resposta sobre um conjunto de reivindicações apresentadas num memorado.

PONTO

Voltamos à matéria de abertura deste jornal…

Continua desaparecido o do corpo jovem cobrador de táxi que foi arrastado pelas águas das fortes chuvas que se abateram sobre Luanda na última quinta-feira.

A porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros na capital, Maina Panzo, disse à MFM que a corporação continua a efectuar trabalhos de busca para a localização e resgate do corpo.

MAINA PANZO – 01′ 01” 12H 271123

Maina Panzo, porta-voz dos bombeiros em Luanda.

Segundo testemunhas, tudo aconteceu quando o cobrador de aproximadamente 35 anos parou para o desembarque de um passageiro, tendo-se desequilibrado e caído para o interior da descampada vala de drenagem, sendo arrastado pela corrente das águas. 

Lembramos que na última semana o governador de Luanda, Manuel Homem, garantiu a continuidade dos trabalhos para a melhoria dos sistemas de drenagem na capital e assegurou o apoio do governo às vítimas das chuvas. 

MANUEL HOMEM – 01’ 35’’ 12H 271123

Governador de Luanda, Manuel Homem, garantindo o apoio do governo às vítimas das chuvas na capital. 

“CAUSAS REAIS E EFEITOS DEVASTADSORES DAS CHUVAS NA CIDADE DE LUANDA E OS PROBLEMAS QUE DAI ADVÊM” esteve em debate na MFM. 

A arquitecta Maria Joao diz que Angola devia intervir mais na questão da recolha de recursos para desanuviar o deposito de lixo com celeridade, principalmente na capital. 

Maria Joao, arquitecta e investigadora convidada a debate informativo de sábado na MFM aponta o processo de recolha de resíduos como basilares para a memoria do saneamento básico na capital;

MARIA JOAO 12H (01.43) 

O engenheiro hidráulico e sanitarista Francisco Lopes dá o exemplo d brasil para enaltecer a questão da lei do saneamento  básico, com grande desta que a gestão do solos  aguas pluviais;

FRACISCO LOPES 12H ( 01.06)

Ilido Daio, arquiteto e gestor de projectos, outro dos convidados, apontou a grave gestão de resíduos no Cazenga, por ser uma zona desenvolvimento  povoada; 

ILIDIO DAIO 12H ( 01.00)

O analista MFM, Joaquim Jaime, disse no debate que Luanda observa, para a sua insatisfação, varias estruturas para faze a mesma coisa;

JOAQUIM JAIME 12H ( 01.08)

Jurista, Joaquim Jaime. 

E quatro pessoas morreram em consequência de treze acidentes de viação registados no último fim de semana aqui em Luanda. 

Os dados foram avançados pelo porta-voz da polícia, superintendente Nestor Goubel, que fala ainda na detenção de 59 cidadãos e a apreensão e recuperação de quatro armas de fogo. 

NESTOR GOUBEL – 01′ 22” 12H 271123

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda. 

Estão detidos em Luanda cinco cidadãos chineses por tentarem subornar efectivos do Secrviço de Investigação Criminal com o valor de sete milhões de kwanzas, durante o acto de encerramento de uma fábrica que funcionava de forma ilegal na cidade da China, município de Viana.  

A informação é confirmada pelo porta-voz do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – 02′ 18” 12H 271123 

Superintende-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e a detenção de cinco cidadãos chineses por  tentarem subornar efectivos do Secrviço de Investigação Criminal com o valor de sete milhões de kwanzas, durante o acto de encerramento de uma fábrica que funcionava de forma ilegal na cidade da China, município de Viana.  

PONTO DESPORTO

A Federação Angolana de Artes Marcias Mistas protesta junto da Federação Internacional, o resultado do combate da final do mundial da modalidade, na categoria dos mais 120 quilogramas onde esteve envolvido o lutador angolano Helder Manuel. 

Márcio Herlander um dos treinadores adjunto das selecções nacionais disse hoje a MFM que o protesto consiste na aplicação ilegal na finalização, ao lutador Helder Manuel.  

RD-MÁRCIO HERLANDER-PARTE 1. 

Márcio Herlander treinador adjunto das selecções nacionais de Artes Marcias Mistas. Federação angolana da modalidade protesta junto da federação internacional resultado do combate da final, na categori a dos mais 120 quilogramas. 

PONTO INTERNACIONAL 

O processo de tréguas no conflito entre Israel e o movimento islamita Hamas, na Faixa de Gaza, termina amanhã. Mas poderá ser prorrogado caso as partes cheguem a um entendimento nesse sentido.  

A informação foi dada pelo primeiro-ministro israelita ao Presidente dos Estados Unidos, numa conversa ao telefone.

O Hamas também está disposto a estender a trégua por mais alguns dias nessas condições. Mas representante do Hamas refere que Joe Biden tem o poder para alargar o número de dias de tréguas e mesmo de acabar com a guerra.

Na tarde de ontem, que marcou o terceiro dia de trégua, foram libertados mais 17 reféns em troca de 39 prisioneiros palestinianos.

O acordo alcançado prevê pelo menos mais um dia de cessar-fogo.

Data de Emissão: 27-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados