Jornal 12h, edição de 26 de Julho de 2023

TITULOS

 

MAIS DE 30 POR CENTO DAS CRIANÇAS ANGOLANAS SOFREM DE DESNUTRIÇÃO CRÔNICA  – DADOS REVELADOS PELA SOCIEDADE ANGOLANA DE PEDIATRIA.

 

UNITA DEPLORA  POSTURA DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICOS.

 

 

MILHARES DE PESSOAS SÃO FORÇADAS A DORMIR AO AR LIVRE NOS PASSEIOS DOS HOSPITAIS… – CIDADÃOS LANÇAM GRITO DE SOCORRO.

 

DETIDOS TRÊS CIDADÃOS QUE INTERMEDIAVAM A EMISSÃO DE PASSAPORTES E  VISTOS DE PERMANÊNCIA TEMPORÁRIA EM TERRITÓRIO NACIONAL

 

INTERNACIONAL

 

PUTIN VÊ ÁFRICA COMO UM DOS POLOS DO MUNDO MULTIPOLAR EMERGENTE

 

JINGLE MIX

 

Jornal da MFM, quarta – feira, 26 de Julho de 2023.

Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy

 

PONTO

 

Mais de 2 milhões de crianças são afectadas  todos os anos, pela desnutrição – os dados foram reveladas pela a associação angolana de pediatria.

Mais dados com o Jornalista Alves Fernandes

 

ALVES FERNANDES

 

Mais de 2 milhões de crianças são afectadas  todos os anos, pela desnutrição – os dados foram reveladas pela a associação angolana de pediatria

 

PONTO

 

Milhares de pessoas são forçadas a dormir ao ar livre em passeios e largos nas cercanias dos principais hospitais, para estarem em condições de apoiar os seus familiares internados, caso haja carência de algum medicamento ou material gastável.

Em Luanda, os casos mais gritantes registam-se nos maiores hospitais nacionais Josina Machel e Américo Boa-Vida, assim como nas maternidades Lucrécia Paim e Augusto Ngangula, tal como no hospital dos Cajueiros e do Kapalanga.

 

Jornalista, Zacarias Congo

 

ZACARIAS CONGO 12 HORAS

 

PONTO UNITA

 

A iniciativa da UNITA, de levantar um processo de destituição do Presidente da República, continua na ordem do dia.

O Maior Partido da Oposição angolana deplora a postura dos órgãos de comunicação públicos, na conferência de imprensa de apresentação pública da iniciativa legislativa a ser despoletada por Deputados à Assembleia Nacional que se propõem subscrever a iniciativa do processo de destituição do Presidente da República de Angola, João Lourenço, nos termos do artigo 129º da Constituição da República.

A indignação foi apresentada na voz da Deputada da UNITA, Navita Ngolo.

 

NAVITA NGOLO 7HORAS

 

UNITA deplora a postura dos órgãos de comunicação públicos, na conferência de imprensa de apresentação pública da iniciativa que se propõem a subscrever a iniciativa do processo de destituição do Presidente da República.

-.-

Na ultima semana, o Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Rui Falcão, DISSE que a UNITA, maior partido da oposição, pretende criar um clima de instabilidade institucional, com a realização de acções para o descrédito das instituições do Estado.

 

RUI FALCÃO –

 

Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Rui Falcão.

-.-

Ainda sobre os ecos da iniciativa da UNITA de destituição do Presidente da República, o jurista, Alberto Quixinacho, considera que está a haver uma má abordagem por parte do partido que governa o país e justifica a sua posição.

 

ALFREDO QUIXINAXO 01

 

Para o jurista, o processo de destituição do Presidente da República nada tem a ver com insurreição popular.

 

ALFREDO QUIXINAXO 02

 

Jurista Alberto Quixinacho.

 

PONTO

 

O crédito à habitação concedido aos particulares pelos bancos comerciais totalizou 248  mil milhões de kwanzas, em Junho último.

Segundo dados estatísticos disponíveis no site do BNA, referentes ao mês de Junho, o crédito bruto concedido no âmbito dos avisos do Banco Central cifrou-se neste valor representa 69,35% do total de crédito ao sector real.

Através desse documento, o BNA assegurava a disponibilidade de um total de 58 mil milhões de kwanzas para os bancos comerciais concederem créditos, com taxa de juros bonificados, aos cidadãos que pretendam adquirir ou construir a casa própria, com vista a minimizar a carência habitacional no país.

No entanto, ao fim de um ano, o crédito à habitação ao abrigo do aviso do BNA anunciado durante a campanha eleitoral pouco ultrapassa os 50 mil milhões de kwanzas.

A constatação é do economista e comentador MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

CARLOS ROSADO  CREDITO 12H

 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

PONTO

 

 A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) deteve em sequencia investigativa, três cidadãos que intermediavam a emissão de passaportes e de visto de permanência temporária em território nacional e cobravam avultadas somas.

Frederico Jambalima, Directot de Denuncias e Queixas e Reclamações avançou a imprensa que acção surgiu devido há varias denuncias feita por cidadãos lesados.

 

FREDERICO JAMBALIMA – J012H26072023

 

Detidos três cidadãos que intermediavam a emissão de passaportes e vistos de permanência temporária em território nacional.

 

PONTO CORRIDO

 

Mil e quinhentas habitações sociais, incluindo as infra-estruturas e equipamentos sociais, serão construídas no bairro Ngolome, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

De acordo com o Despacho Presidencial n.° 178/23, de 19 de Julho, o Presidente da República autorizou um valor global em kwanzas equivalente a setenta e cinco milhões, setecentos e nove mil, quinhentos e cinquenta e cinco dólares norte-americanos para a construção das habitações sociais, subdividido em três lotes.

O documento refere ainda que o primeiro lote compreende a construção de 500 casas sociais, uma escola do I Ciclo, escola secundária, jardim de infância, creche e posto de polícia, no valor em kwanzas equivalente a dezoito milhões, cento e seis mil, setecentos e dez dólares.

-.-

O presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, Mário Pedro, avançou, esta terça-feira, em Luanda, que os passes sociais de transportes públicos começam a funcionar em Agosto do corrente ano.

Mário Pedro adiantou, igualmente, que o lançamento dos passes sociais será feito na província da Huíla, numa altura em que estão já pré-cadastrados cerca de 4.500 estudantes.

O presidente da Comissão Executiva da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhética Integrada   referiu que está em curso um modelo unificado dos passes sociais, para permitir que o mesmo possa ser usado em todo o território nacional.

 

INTERNACIONAL

 

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que África está a tornar-se “um dos polos do mundo multipolar emergente”, durante uma mensagem de saudação enviada aos participantes do Fórum Económico e Humanitário.

“Hoje, a África apresenta-se cada vez mais com confiança e como um dos polos do mundo multipolar emergente”, afirmou a mensagem do Presidente, publicada no portal do Kremlin.

O Fórum Económico e Humanitário decorre no âmbito da segunda cimeira Rússia-África, que começa na amanhã, na cidade russa de São Petersburgo.

Estarão presentes na cimeira Rússia-África 49 delegações dos 54 países africanos, incluindo 17 chefes de Estado, que termina na próxima sexta-feira.

 

A primeira reunião entre a Rússia e a África foi realizada em outubro de 2019, na cidade de Sochi ( no Mar Negro) com o lema “Pela paz, segurança e desenvolvimento”, tema que se repete neste ano.

Data de Emissão: 26-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados