Jornal 12h, edição de 26 de Abril de 2023

FILHA DE SECRETÁRIO-GERAL DO SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOFRE TENTIVA DE HOMÍCIDIO EM LUANDA;

HÉLDER PITTA GRÓZ PODERÁ FICAR EM FRENTE DOS DISTINOS DA PGR POR APENAS TRÊS ANOS, DIZEM JURISTAS BASEANDO-SE NA LEI;

JORNALISTAS VOLTAM A DISCUTIR LIBERTADE E ÉTICA NO EXERCÍCIO DAS SUAS FUNÇÕES;

ANGOLA INICIA PROCESSO DE RETIRADA DE CIDADÃOS DO SUDÃO;

CONSELHO DA EUROPA QUER REFUGIADOS E MIGRANTES RECEBIDOS COMO UCRANIANOS;

JINGLE 2023

Jornal da tarde da MFM, quarta-feira 26 de abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Manuel Vieira.

JINGLE INFORMAÇÃO

O secretário-geral do Sindicato de Professores do Ensino Superior de Angola volta a denunciar novas ameaças de morte, numa altura em que os docentes mantêm uma greve por tempo indeterminado.

Eduardo Peres Alberto, contou a MFM, através de um áudio enviado a nossa redação, que sua filha primogénita, que responde pelo nome de Maria Peres Alberto, sofreu uma tentativa de homicídio, quando dois supostos marginais, na centralidade do Zango 8 Mil,  lançaram gás lacrimogénio no rosto da menina, que minutos depois, foi levada ao hospital, Josina Machel.

RD-PERES ALBERTO 1 12H00

Peres Alberto, diz, que já notificou as autoridades sobre as constantes ameaças de morte, que tem recebido.

RD-PERES ALBERTO 2 12H00

Filha de secretário-geral do sindicato dos professores do ensino superior, Eduardo Peres Alberto, sofre tentativa de homicídio, na Centralidade do Zango 8 Mil, em Luanda.

Tentamos contactar a Polícia Nacional, para mais esclarecimentos sobre o assunto, mas sem sucesso.

PONTO

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, e a vice-procuradora geral, Inocência Pinto, são empossados hoje pelo Presidente da República, João Lourenço, depois de terem sido nomeados, terça-feira.

O empossamento acontece dois dias depois do pleito eleitoral do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, que os elegeu num pleito em que concorreram um total de 10 candidatos.

O activista Cívico, Luís Jimbo, entende, que a recondução de Hélder Pitta Gróz, ao cargo de Procurador-Geral da República, deveu-se a eventuais novos casos, no âmbito do combate a corrupção.

RD-LUÍS JIMBO 12H00

E jurista, Joaquim Jaime, diz que Hélder Pitta Gróz, ficará neste cargo por apenas três anos, baseando-se no artigo 56 número 1, da alínea a), os magistrados Judiciais e do Ministério Público, cessam as funções atingido o limite de 70 anos.

RD-JOAQUIM JAIME 12H00

Jurista, Joaquim Jaime.

A eleição do novo procurador-geral da República e do vice-procurador-geral deveu-se ao facto de os anteriores terem cessado o mandato de cinco anos, de 2017 à 2022, cujo processo de candidatura foi aberto no dia 18 deste mês.

PONTO

Jornalistas e outras vozes activas da sociedade civil abordam, por dois dias, em Luanda,  a liberdade de imprensa por ocasião do dia consagrado a um trabalho livre para os jornalistas de todo o mundo. 

A ética, e a transparência num jornalismo livre e o lema da conferencia que decorre por dois dias em Luanda promovida pelo instituto de média da africa austral MISA angola e parceiros.

Um dos membros da organização, Guilherme da Paixão, disse a MFM, que esta iniciativa, visa dar visibilidade a um dos dilemas mais gritantes do exercício do jornalismo que é o dilema entre a liberdade e a ética.

RD-GUI 1

Por outro lado, a organização diz ter chamado para o certamente um grupo variado de jornalistas, com destaque para os do interior do país, onde as questões de liberdade de imprensa no exercício da sua atividade são mais desafiadoras.

RD-GUI 2

Esta actividade conta com a parceria da MISA ANGOLA, com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos e a Comissão de Carteira e Ética.

PONTO

O executivo angolano continua a implementar estratégias, que visam melhorar o ambiente de negócios para atrair investimentos estrangeiros no País.

O assunto dominou o encontro entre o Presidente da República, João Lourenço e o Chanceler Austríaco Karl Nehammer, que concluiu visita de estado de dois dias à Angola.

O Presidente da República, João Lourenço, valorizou o nível de cooperação económica alcançado entre Angola e a Áustria, com realce para os investimentos austríacos feitos no país, nos sectores da energia e saúde. 

RD-LOURENÇO 12H00

PONTO

O Presidente da Associação dos taxistas de angola, Rafael Inácio, pede inserção dos taxistas nas políticas públicas.

Esta intenção foi manifestada durante o encontro que o primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, manteve com o conselho Nacional da Juventude, nesta terça – feira, na assembleia Nacional.

Mais detalhes, com Caçosso Domingo;

CAÇOSSO DOMINGOS 12H00

PONTO CORRIDO

O governo angolano acompanha “com muita preocupação” a situação política e de segurança no Sudão e informou que tem em curso diligências para a retirada de cidadãos nacionais, dez dos quais já a caminho de outros países.

“O Ministério das Relações Exteriores do nosso País, torna público a disponibilidade do governo para a evacuação de cidadãos angolanos em território sudanês, tendo em conta o recrudescimento do conflito armado naquele país”, lê-se num comunicado do MIREX, salientando a preocupação com a degradação da situação política e de segurança no Sudão.

Segundo o MIREX, cinco cidadãos nacionais que se encontravam a estudar na capital sudanesa, Khartoum, estão já a dirigir-se à fronteira terrestre entre o Sudão e a Etiópia, concretamente na localidade de Gallabat/Metema no Estado Regional de Amhara.

Outros cinco encaminham-se para o Egipto, num processo de evacuação coordenado com o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (da África do Sul.

PONTO

Centenas de produtores agrícolas nacionais vão expor os seus o resultado do seu trabalho numa feira em Luanda.

A feira de Agronegócios vai reunir agentes agrícolas, empresários e outros agentes s do ramo na barra do Kuanza nos próximos dias.  segundo a organização, serão dois dias, isto de 2 a 4 de Junho para esta amostra de negócios. 

A iniciativa serve para a amostra as populações locais e outros interessados a cadeia de valor do ramo agrícola e pecuário da região de Luanda, tal como descreve o seu coordenador, Luís Costa.

RD-LUÍS COSTA 12H00

DESPORTO

O Petro de Luanda define hoje as últimas estratégias para derrotar o City do Uganda, na estreia da liga africana de basquetebol que acontece amanhã. 

A actualidade desportiva, nacional e internacional, com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO-DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL

As forças armadas do Sudão disseram hoje que o antigo governante Omar al-Bashir estava detido num hospital militar, na primeira declaração oficial sobre a sua localização desde que a violência na capital levantou questões sobre o seu paradeiro.

Os militares afirmam que Al-Bashir, o antigo ministro da Defesa Abdel-Rahim Muhammad Hussein e outros antigos funcionários foram transferidos para o hospital Aliyaa, gerido pelos militares, antes do início dos confrontos em todo o país, a 15 de abril.

Al-Bashir foi deposto em 2019, no meio de uma revolta popular. Tanto Al-Bashir como Hussien são procurados pelo Tribunal Penal Internacional por acusações de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra relacionados com o conflito de Darfur.

::::::

O Conselho da Europa considera que o acolhimento de ucranianos nos países europeus é um bom exemplo de como devem ser recebidos migrantes e refugiados, afirmou hoje a representante especial da secretária-geral do organismo.

Leyla Kayacik, que falava com jornalistas portugueses em Estrasburgo à margem de um encontro sobre o desenvolvimento do seu trabalho, sublinhou que a diretiva europeia de proteção temporária, que se aplica aos cidadãos ucranianos no âmbito da invasão russa da Ucrânia, é “um bom exemplo” para outros migrantes e refugiados.

A representante especial da secretária-geral do Conselho da Europa para as Migrações e Refugiados lembrou que o “Plano de Ação do Conselho da Europa para a Proteção de Pessoas Vulneráveis no Contexto da Migração e do Asilo na Europa (2021-2025)” aplica-se a todos os refugiados e migrantes.

 

 

 

Data de Emissão: 26-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados